Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Massagem e atletas


A massagem ajuda um atleta a recuperar de um treino ou competição intensa, mas também pode prepará-lo para obter melhores resultados. A frequência da massagem é determinada pelo esforço do treino e pelo próprio desporto em que está envolvido. Para além do bem-estar dos músculos, a massagem também promove a circulação dos fluídos linfáticos.

Durante um período de treino o objetivo da massagem é manter a elasticidade dos músculos. As necessidades individuais do atleta e a reação dos músculos à massagem desempenham um papel decisivo no planeamento do objetivo e agendamento do tratamento. A massagem dada durante o período de treino é normalmente intensa. A massagem, administrada uma ou duas horas após uma sessão de treino extenuante, acelera efetivamente a recuperação. Em condições ideais a massagem, nesta fase do ciclo desportivo, deve ser seguida de um dia de descanso ou de apenas atividade física leve.

Durante um período de preparação do atleta para a competição, este gasta tipicamente um tempo considerável em treino específico do desporto, exercendo tensão em músculos específicos ou grupos de músculos. De forma a ser capaz de focar a massagem corretamente, o massagista deve estar familiarizado com as características particulares do desporto que pratica o atleta.

Durante uma época de competição, o toque do massagista deverá ser razoavelmente leve e as sessões deverão ser de curta duração.

De forma a obter um benefício pleno e não prejudicar a performance, a massagem de preparação do atleta para competição, requer um temo e toque corretos. A massagem não deve, nesta fase, ser dada a um atleta sem qualquer experiência de massagem anterior. A massagem administrada imediatamente antes de uma competição é particularmente crucial para uma performance de sucesso. Esta deverá ser rápida, leve e de curta duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails