Desde a antiguidade são aplicadas técnicas de massagem para aliviar dores e aumentar a recuperação doa atletas nas olimpíadas. Na cultura greco romanas eram realizadas por médicos, hoje em dia modernizou-se, sendo indicada para atletas amadores e profissionais de todas as modalidades.
A massagem aplicada corretamente, pode ser complementar para o aumento no desempenho e rendimento esportivo do atleta. Os processos de recuperação dos atletas são influenciados por fatores que agem durante o período de recuperação, como a alimentação, o repouso, a massoterapia e a massagem.
"Sobre a massagem esportiva entende-se a utilização da massagem no processo de treinamento, assim como antes, durante e depois da competição. Ela serve preferencialmente dos manuseios da massagem clássica e é utilizada quase que exclusivamente nos esportistas saudáveis" (SCHMIDT, 1974, p.252 apud WEINECK, 1991, p.468).
A massagem desportiva utiliza recursos da cinesiologia aplicada, massagem clássica, manipulando tecidos moles, como por exemplo músculos, articulações e ligamentos.
Benefícios:
Pré competição: Massagem tonificante e rápida. Prepara a musculatura, aquece e promove vaso dilatação, aumentando a circulação e também contribuindo para concentração e confiança do esportista.
Pós competição: Amassamentos lentos e profundos. Os principais objetivos é acelerar a recuperação das fibras musculares, eliminação dos resíduos metabólicos do organismo, afeito desintoxicante, permitindo uma nutrição celular saudável.
Benefícios gerais: -Melhora a fadiga e a recuperação muscular - Previne lesões - Reduz espasmos musculares - Reduz edemas e processos inflamatórios - Efeito relaxante ou estimulante no sistema nervoso central - Diminui a ansiedade e aumenta a qualidade do sono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário