Páginas

sexta-feira, 26 de março de 2010

Massagem X Musculação - O que pode vir 1º ?


A massagem tem como objetivo, entre outros benefícios, melhorar a circulação sangüínea e linfática, eliminar as tensões musculares propiciando um grande alívio nas dores associadas aos exercícios. Sendo assim, ela pode ser tanto preventiva como corretiva e no caso, tanto pode vir antes como depois da musculação.

Antes, com objetivo de preparar a musculatura para a atividade principal como fazem os jogadores de futebol. Depois, para ajudar na eliminação do lixo metabólico gerado pelo exercício. Para isso, o massoterapeuta pode aplicar técnicas diferentes de acordo com o objetivo.

A massagem, com tantos benefícios, também tem as suas contra-indicações: casos inflamatórios, regiões com inchaço ou dores agudas, degenerações musculares, ósseas ou orgânicas, hematomas, nevralgias, úlceras, regiões com varizes severas entre outras. Isso significar dizer que nem sempre a massagem pode ser aplicada depois da musculação, principalmente, em casos de atletas "pegando" muito pesado.

Quem vai aplicar a massagem deve ter a sensibilidade de avaliar se não houve exagero no treinamento. Regiões hipersensíveis depois do treinamento podem estar necessitando mais de gelo do que massagem.
Na literatura Exercícios Aquáticos Terapêuticos , 1998, o autor menciona que a massagem tem o poder de aumentar a circulação, diminuir a sensibilidade à dor e proporcionar o relaxamento. O que pode acontecer também com a imersão em água aquecida. Na água aquecida, devido a pressão hidrostática da água, o terapeuta não necessita aplicar muita pressão na área envolvida afim de diminuir o espasmo e enrijecimento muscular, ele apenas tenta restabelecer um estado tecidual relaxado, alongado e normal.
Segundo Weineck 1989, Manual do Treinamento Esportivo, o aquecimento através de duchas, massagens, fricções, diatermia, etc... só pode ser utilizado com complemento do aquecimento ativo, pois somente ele contribui apenas francamente para uma elevação da " performance" ou para uma prevenção suficiente das contusões (Devries, 1959) . Segundo ele, as massagens podem apenas ser tomadas como ajuda , às vezes, necessária (por exemplo para relaxar os músculos contraídos) do aquecimento ativo propriamente dito, pois o aquecimento ativo proporciona um aumento perto de 6 vezes mais forte a irrigação sanguínea. Nos vários tipos de massagens se obtém apenas valores menores, como a massagem superficial, o coeficiente de crescimento gira em torno de 1,9 e com vibração, 1,5.
A massagem também deve ser encarada com importância na volta à calma, ou seja, após uma atividade física, para evitar dores musculares ou acelerar a recuperação, com efeito, neste caso, o aumento do fluxo sanguíneo permite uma melhor evacuação dos resíduos metabólicos (por exemplo: ácido lático) produzidos.
Luiz Carlos de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails