Páginas

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

MOBILIDADE NO CROSSFIT: IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS




É bastante intuitivo imaginar que quanto mais móvel mais apto o corpo estará para realizar movimentos variados e amplos. Nesse sentido é também bastante direta a associação da mobilidade com a proposta do CrossFit. O CrossFit se caracteriza como modalidade de treinamentos intensos de movimentos funcionais constantemente variados. 

O CONCEITO DE MOBILIDADE 
Mobilidade é uma capacidade física que envolve vários aspectos do alcance da movimentação de uma pessoa. Considera os limites dos músculos, fáscias, tecidos moles, cápsula articular, tendões, coordenação e estabilização. 

OS BENEFÍCIOS DA MOBILIDADE 
Amplitude de movimento: O trabalho de mobilidade incrementa significativamente a amplitude do movimento na sua fase ativa. Esta fase é muito importante para o CrossFit que, além dos movimentos de ginástica, contempla os movimentos de levantamento olímpico. Nestes casos o atleta deve ativar os músculos para suportar altas cargas em posições de muita amplitude.

 Eficiência do exercício: O aumento da mobilidade está diretamente relacionado ao aumento da eficiência na execução de determinado movimento. Mais potência alcançável e menos energia desperdiçável. 
Estabilização da articulação: O desenvolvimento da capacidade de estabilizar a articulação durante o movimento aumenta a performance e contribui para prevenir lesões. 

MENOS MOBILIDADE = MENOS PERFORMANCE = MAIS LESÕES 

As limitações de mobilidade restringem o seu desenvolvimento no CrossFit de várias formas: A falta de mobilidade impede a execução perfeita do movimento e consequentemente o atleta perde potência durante o exercício; Os limites de mobilidade exigem maior gasto energético para executar determinado movimento. Quanto mais energia se gasta para cada movimento menos energia sobrará para avançar no Wod; O déficit de mobilidade torna a execução dos exercício imperfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails