Páginas

domingo, 27 de julho de 2014

A IMPORTÂNCIA DOS PÉS NA POSTURA


A estruturação da postura depende de um grande número de reações posturais estático-cinéticas que interagem. Elas combinam movimentos automáticos como ajustes de alterações, reações de equilíbrio e de endireitamento.

A postura e o equilíbrio da estrutura corporal estão assentados nas seguintes bases: 
a inferior, que são os pés e pernas, a superior, que é a pelve, também chamada de flutuante porque depende da inferior para sua estabilidade.


Os pés estão anatomicamente estruturados para atender a dois objetivos fundamentais que são: 
sustentar/apoiar o peso corporal locomover, mas é também sobre eles que se obtém a posição ereta e a postura. Os receptores dos músculos dos pés e os receptores de pressão sob a pele têm significativa atuação sobre a regulação da postura. A capacidade dos pés para sustentação e locomoção depende de seus arcos. A modificação dos mesmos altera a posição dos ossos e a função dos músculos, provocando como conseqüência deficiências na postura e na marcha. 

As alterações nos pés aparecem freqüentemente combinadas com as alterações na postura e nas pernas, o que provoca “efeitos em cadeia” sobre a postura e a locomoção. São causas de dores, geralmente decorrentes da má postura, acentuadas com a atividade física. Essas dores podem se irradiar para pernas, joelhos e região lombar. pé plano, pé cavo, pé varo, pé valgo, hálux valgo (joanete) formas combinadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails