Hipócrates, pai da medicina, dizia que a massagem abranda a musculatura, aumenta a resistência, a destreza e o vigor físico. Não só Hipócrates, como também Aristóteles, Celso, Platão, foram os incentivadores da massagem como prática de alto teor terapêutico.
A Massoterapia é muito antiga e tem sido utilizado pelos mais variados povos. Talvez a primeira forma de aliviar a dor adotada pelos humanos instintivamente, já que é a primeira coisa que se faz quando sentimos alguma dor.
No tempo dos samurais, os japoneses não dispensavam uma boa massagem, geralmente praticada por deficientes visuais. Talvez seja o povo que mais aprecia esta prática. Os mestres em artes macias invariavelmente deviam conhecer todas as técnicas de massagem.
A massagem terapêutica tem como foco produzir a nutrição dos tecidos do corpo. Ao friccionar, comprimir e pressionar a musculatura e ao manipular os pontos de pressão, intensificar a circulação do sangue, da linfa e dos hormônios, fortalecendo os sistemas: nervoso central, simpático e parassimpático e imunológico, retardando o envelhecimento celular.
A massagem terapêutica é um conjunto de técnicas da Massoterapia que trabalha todo o corpo físico, buscando o relaxamento máximo do cliente. Seu bem estar é a principal preocupação do profissional Massoterapeuta.
Hoje em dia, em todas as modalidades de esportes, encontramos os Massoterapeutas contratados principalmente nos clubes de futebol e em algumas boas academias. A prática de massagem é universal. Principalmente depois da descoberta do sistema linfático, sua importância ao lado do sistema circulatório, respiratório, etc.
É necessário frisar que a massagem não pode ser praticada por qualquer pessoa. Exige um amplo conhecimento da anatomia humana. Uma massagem bem aplicada traz benefícios à saúde, mas se mal, as consequências são desagradáveis. As indicações da massagem e suas contra indicações se embasarão nos efeitos desta sobre o sistema circulatório e nervoso.
Indicações: tensões musculares; antes ou após atividades físicas, estresse, cansaço, indisposição, cefaléias, má postura, muito trabalho físico etc...
Contra-indicações: Qualquer patologia em fase aguda; Processos infecciosos e inflamatórios em fase aguda; enfermidades tumorais / câncer, alterações neurológicas com falta de sensibilidade dolorosa.
Obs.: Gestação, período menstrual e hipertensão arterial devem ser relatados ao Massoterapeuta antes do início da massagem.
Atendimento nas disfunções da coluna vertebral: Alívio Nas Dores - Cervicalgia, Torcicolo, Lombalgia, Lordose, Escoliose, DORT/LER, Nervo Ciático, Hérnia de Disco, Tensões Musculares, Fadiga Crônica, Fibromialgia e Miogelose. A Massoterapia Ajuda no combate ao ESTRESSE E A DEPRESSÃO.
por Rodrigo Nora
Nenhum comentário:
Postar um comentário