É usada como um suplemento para a fase de aquecimento pois melhora a circulação e reduz o excesso de tensão tanto mental como dos músculos. Melhora também a flexibilidade dos tecidos e prepara o atleta para sua performance máxima.
Através da massagem vigorosa e localizada por grupos musculares, das pressões, mobilizações e alongamentos, visa prevenir lesões bem como aumentar o nível competitivo (performance) do atleta ao colocar a estrutura músculo-esquelética num patamar de otimização superior, por estimulação da produção de adrenalina, libertação da fáscia e outras estruturas do tecido conjuntivo, aumento da circulação sanguínea (hiperemia) com inerente aumento da oxigenação celular, redução da tensão/tónus muscular e ainda providenciando mais sentido cinestésico que ajude a criar uma atitude positiva no atleta, preparando-o para a competição.
Se a massagem for feita muito próximo da prova, deverá ser de 10 a 15 minutos, rápida e vigorosa pois o efeito sedativo é totalmente contraindicado. Também deverá terminar pelo menos a cerca de 30 minutos do início da competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário