É um espasmo local. Qualquer fator irritativo ou anormalidade metabólica em um músculo, como frio muito forte,ocorre uma redução do fluxo sanguíneo para o músculo ou excesso de atividades do músculo pode provocar dor ou outros tipos de impulsos sensoriais que são transmitidos do músculo para a medula espinhal, causando assim, a contração reflexa do músculo.
Essa contração, por seu turno, estimula mais os mesmos receptores sensoriais o que faz com que a medula espinhal aumente ainda mais a intensidade da contração. Assim se inicia um mecanismo de feedback positivo de forma que pequena quantidade de irritação inicial provoca contração cada vez maior até que a câimbra muscular se estabeleça.
A câimbra ocorre por um processo anaeróbico e é doloroso. A câimbra tetânica ocorre por um acúmulo de ácido lático no músculo. As células musculares não conseguem quebrar o ADP em ATP por causa da contração lenta (baixo potencial de ação) em relação a um músculo normal, tendo um acúmulo de ácido lático. A fadiga muscular dá câimbra e vice-versa.
Fonte: Fisiologia humana e mecanismos das doenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário