Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2013

Massagem Desportiva





Cada esporte e evento atlético usa grupo de músculos de diferente maneiras. O terapeuta massagista voltado ao esporte deve estar familiar com cada músculo, grupo de músculos e como ele são afetados por movimentos específicos e os estresses de cada esporte. Estes terapeutas também devem ter treinados no uso apropriado de hidroterapia e crioterapia.

A terapia da massagem voltada ao esporte é freqüentemente baseada na massagem sueca e freqüentemente inclui o uso de um ou mais das seguintes técnicas:

Massagem Sueca Profunda

Aplicação em músculos específicos das técnicas de effleurage, petrissage e vibração.

Massagem de compressão

Compressão rítmica dos músculos, usado para criar uma hiperemia (acúmulo de sangue) profunda e um efeito de suavidade nos tecidos. É geralmente usada como aquecimento profundo quando se quer um trabalho de massagem bem específico. 

Massagem nos Trigger Point/Tender Point

Posicionamento e pressão combinados dos dedos e/ou polegar nos trigger/tender point e em músculos e tecidos conectivos para reduzir a hipersensibilidade, espasmo muscular e padrões de dor referidos que caracterizam o ponto. Deixados sem tratamento, tais trigger/tender points freqüentemente conduzem a movimentos restritos e dolorosos em regiões inteiras do corpo.

Massagem Linfática

Estimulação do sistema linfático ajudando assim na remoção dos edemas e hematomas.

A massagem para esporte, quando realizada regularmente, pode trazer os seguintes benefícios:

Reduz as chances de contusões por meio de alongamentos apropriados e também através da massagem nos tecidos profundos;
Melhora a amplitude dos movimentos e flexibilidade dos músculos, resultando numa melhora de força e performance;
Reduz os tempo de recuperação entre os exercícios de treinamento, isto quer dizer que você se sente mais disposto a treinar mais.
Melhora a eliminação do produtos metabólicos produzidos durante os exercícios.

Massagem de Manutenção

Os treinadores sabem que para manterem seus atletas no topo da forma física exige um programa regular de prevenção e manutenção assim como tratamento no local onde os exercícios são realizados tanto antes e depois. 
Contusões, torções, escoriações e outras formas de acidentes requerem tratamentos variados para acelerarem a recuperação e reduzirem o desconforto. O terapeuta massagista pode ajudar nestas situações.

Um programa de manutenção efetivo está baseado no entendimento que o terapeuta massagista deve ter de anatomia combinados com um experiente conhecimento de quais músculos são mais ou menos solicitados durante a execução de um determinado esporte ou atividade física. De posse desta informação ele poderá trabalhar um músculo em particular ou grupo de músculos assim como tecidos específicos, ajudando assim o atleta a manter ou melhorar a amplitude de seus movimentos bem como a flexibilidade dos músculos. A objetivo básico do programa de manutenção é ajudar o atleta a alcançar um ótima performance através de um treinamento livre de contusões.

Massagem na Competição

A massagem antes e após uma competição tem objetivos distintos, então vejamos:

Massagem Antes: A massagem antes de uma competição é usada como um suplemento ao atleta na hora do aquecimento pois melhora a circulação e reduz o excesso de tensão tanto mental como dos músculos. A massagem também melhorar a flexibilidade dos tecidos, preparando o atleta para sua performance máxima.

Massagem Depois: A massagem depois de uma competição tem como principal objetivo a redução dos espasmos musculares e produtos liberados pelo metabolismo durante exercícios vigorosos. Diversas técnicas de massagem desportiva aceleram o processo de recuperação do corpo, melhorando o retorno dos atletas aos altos níveis de treinamento e competição, reduzindo assim o risco de contusões.

Massagem de Reabilitação

Mesmo com manutenções preventivas, cãibras, contusões, rompimentos e dores musculares pode ocorrer mas a massagem desportiva pode acelerar o processo de recuperação e reduzir o desconforto durante o processo de reabilitação.

Técnicas de manipulação dos tecidos moles empregadas por terapeutas massagistas são eficazes nos tratamentos de dores agudas e crônicas. 
Por exemplo, acrescentando a massagem linfática aos procedimentos padrões num estágio agudo de uma contusão poderá melhorar o estágio seguinte que é a hipoxi (falta de oxigênio no local da contusão ou ferimento) e ajuda no processo de escoamento da linfa através do sistema linfático, acelerando assim o processo de recuperação.

A técnica dos trigger points (ou pontos de gatilho) reduz os espasmos musculares e a dor que ocorrem no músculos machucados. Quando a técnica de fricção das fibras cruzadas é aplicada na fase sub-aguda e de maturação do processo de cura melhor a formação dos tecidos além de deixá-los mais fortes, o que é vital para manter o região livre de dores permitindo assim movimentos de maior amplitude durante a fase de reabilitação.

Fonte: American Massage Theapy Association - Sports Massage - The Athlete´s & Trainer´s Edge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails