Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Quiropraxia desportiva



Prática, pouco conhecida no país, pode ser solução para dores nas costas, que atingem 36% dos brasileiros.

A dor nas costas é considerada a doença crônica mais comum entre os brasileiros. Segundo dados da Escola Nacional de Saúde Pública, o problema atinge cerca de 36% da população e está em terceiro lugar no ranking de principais motivos de afastamento do trabalho no Brasil, de acordo com informações do Ministério da Previdência Social.

Já no mundo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 80% das pessoas sofrerão ao menos um episódio de dor nas costas durante a vida. E estudos apontam que os números vêm aumentando por causa da má postura, do sedentarismo e da obesidade.

Para combater o problema, muita gente recorre à massagem, a fim de aliviar a dor e aumentar a qualidade de vida. Entretanto, uma outra técnica ainda pouco conhecida, próxima da massagem, promete ser uma solução: a quiropraxia.

Como é pouco divulgada, a prática é frequentemente confundida com massagem, mas vai muito além. Ela exige curso universitário com cinco anos de duração e mais de mil horas de estágio. Segundo a Associação Brasileira de Quiropraxia, há duas faculdades no país que disponibilizam o curso: a Universidade Anhembi Morumbi (em São Paulo) e a Universidade Feevale (Rio Grande do Sul).

Por meio de técnicas variadas de manipulação (daí a semelhança com a massagem), a quiropraxia trata alterações do sistema neuromusculoesquelético, ou seja, problemas articulares, nos músculos, tendões, ligamentos, etc. “Apertões”, estalos e alongamentos são comuns nas sessões. “Quem mais nos procura são pessoas que sofrem de lombalgias (dores nas costas), mas a quiropraxia trata também torcicolo, hérnia de disco, tendinite e dores de cabeça”, diz Camila Benedicto, quiropraxista e professora.

“O tratamento é feito sem o auxílio de medicamento, o que traz enormes benefícios para a saúde do paciente, além de uma economia grande”, completa Ana Paula Facchinato, quiropraxista e coordenadora do curso da Anhembi.

Os quiropraxistas também são habilitados a dar orientação aos pacientes sobre a melhor postura e a prescrever exercícios para serem feitos em casa.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.

O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e conseqüências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.

As principais condições tratadas com Quiropaxia são:

Dores na coluna vertebral
Dores de cabeca
Dores e tensão muscular
Dores articulares
Restrições a movimentação

Existem apenas duas faculdades de Quiropraxia aqui no Brasil e profissionais habilitados graduados por elas. É comum encontrar pessoas que se dizem quiropratas sem nunca se quer terem estudado para isso, colocando em risco a vida de muitas pessoas.
Regulamenta-la virá a beneficiar, com segurança, não só a nós, mas o custo do nosso sistema de saúde.
Precisamos propiciar condições para a criação de legislação que reconheça e regulamente a Quiropraxia como profissão da área da saúde no Brasil, com direitos e prerrogativas que assegurem a prática da profissão segundo os padrões aceitos internacionalmente.

A Quiropraxia Desportiva é o ramo da Quiropraxia que mais se desenvolveu na última década. Com ênfase na manipulação articular, de comprovada eficácia em problemas que atingem o sistema músculo esquelético, e sua interação com o sistema nervoso, a Quiropraxia é uma opção de tratamento conservador (sem medicamentos) em constante ascendência, que tem conquistado o seu espaço entre os atletas amadores e profissionais das mais variadas modalidades. Isto se deve aos três objetivos que norteiam a especialidade:
Aumento da performance do atleta, devido a maior mobilidade articular e muscular; Reabilitação de lesões, devido à aceleração do processo de drenagem do acúmulo de líquidos inflamados na região, diminuindo a dor local; Prevenção de lesões, devido ao aumento da precisão na percepção do corpo no espaço.

As principais áreas de atuação da Quiropraxia Desportiva são as extremidades superiores e inferiores, embora a coluna vertebral seja o pilar da profissão. Muitas vezes, a articulação sacroilíaca, joelhos ou tornozelos com liberdade e amplitude de movimento ideal podem significar um melhor desempenho e mais tempo sem lesões para corredores, ciclistas, jogadores de futebol, entre outros. Do mesmo modo que as articulações do ombro e coluna cervical para os nadadores, jogadores de vôlei, golfe e lutadores.

Melhorar as alterações biomecânicas das articulações através do ajuste e otimizar o sistema muscular, com enfoque em técnicas de tecido mole, são os objetivos da Quiropraxia desportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails