A massagem, quando bem executada, torna-se uma aliada à prática esportiva. Com a incrível capacidade de intensificar a restauração e reabilitação da força, e mobilidade muscular.
A massagem é uma importante aliada não apenas para os esportistas de alto rendimento, mas para todos que praticam algum tipo de atividade física.
As massagens que podem ser realizadas são massagem desportiva, massagem ayurvédica, shiatsu ou reflexologia, neste último caso é mais recomendada a esportistas que utilizem bastante o trabalho com os pés, como por exemplo, os corredores. Especificamente a massagem desportiva pode ser realizada antes e/ou depois dos treinos. Agora, você vai conhecer alguns dos benefícios que a massagem traz e já pode inclui-la na sua rotina.
PREVENIR LESÕES
No caso da massagem desportiva, ela ajuda muito na prevenção de lesões, afinal ela aquece os músculos e estimula o sistema nervoso central, preparando a musculatura para as atividades físicas.
ALÍVIO DAS LESÕES
Quando praticamos um novo exercício ou quando estamos começando uma rotina de treinos as dores são inevitáveis, mas as massagens podem gerar um grande alívio neste momento.
REDUZ A TENSÃO
Com seu efeito relaxante, a massagem ajuda a reduzir a tensão provocada pelo esforço físico e traz uma sensação de bem-estar, o que também ajuda no controle do estresse e da ansiedade.
REGENERAÇÃO MUSCULAR
Massagens depois do treino ajudam a reduzir as inflamações nos tecidos musculares, pois estimulam o fluxo sanguíneo. Essa prática pode acelerar em até 60% a regeneração muscular.
FREQUÊNCIA
Tudo vai depender da sua necessidade, mas a massagem não deve ser realizada mais de uma vez ao dia. É necessário um descanso de um ou dois dias para que o sistema linfático possa se regenerar, pois suas estruturas são muito finas e superficiais.
Outros benefícios são:
- Alívio da dor muscular;
- Acelera a recuperação de entorses musculares, tão comuns na prática esportista;
- Melhora da amplitude de movimentos e maior flexibilidade, por causa dos alongamentos da massagem.
- Aumenta a resistência;
- Efeito calmante;
- Ajuda a eliminar gordura armazenadas nos músculos;
- Reduz e previne os riscos de câimbras musculares;
- Aumenta o fluxo sanguíneo.
As técnicas de massagens também estimulam o sistema linfático, responsável pela eliminação de impurezas que ficam acumuladas em nossos corpos durante a prática de atividade física, e também, por desinchar.
A massagem também pode complementar e otimizar o seu programa de exercícios físicos. Você poderá utilizar a massagem antes dos exercícios para aquecimento muscular e após, para prevenir a rigidez e as dores musculares.
Uma massagem bem aplicada mantém a musculatura mais elástica, flexível e resistente, melhorando a performance e os resultados de suas atividades físicas.
Na prática com corredores, ciclistas e atletas de alta performance, todos os esportistas relataram que tornaram-se também muito mais relaxados e preparados para os treinos e competições, após as sessões de massagens.
MASSAGEM APÓS OS EXERCÍCIOS FÍSICOS
Durante a prática de qualquer atividade física, algumas substâncias ficam acumuladas na musculatura, resultando nas dores e na rigidez.
O sistema linfático tem a responsabilidade de drenar estas substâncias para fora do corpo. Mas, naturalmente, sem qualquer intervenção, essa eliminação é mais lenta, podendo se estender por muitas horas ou dias.
Assim, a massagem exerce um papel muito importante, pois agiliza a remoção destas impurezas, eliminando com maior celeridade o ácido lático nos músculos, acelerando o processo de recuperação muscular.
O ácido lático é produzido pelo próprio organismo humano durante a realização de exercícios físicos, ele é essencial para o corpo, pois é a oxidação do ácido lático um dos principais responsáveis por gerar energia para o organismo, sendo a principal fonte de abastecimento de células cardíacas ou fibras musculares.
No entanto, se a atividade física for feita de forma desregulada ou em excesso, o ácido lático acaba sendo acumulado de forma excessiva, sendo formado muito mais rapidamente do que é eliminado – normalmente através da urina ou suor. Isso pode gerar muito cansaço e fortes dores musculares.
Sendo assim, a massagem alonga a musculatura, reduzindo as tensões, aumentando a mobilidade, o que melhora a circulação sanguínea, oxigenando e nutrindo as células musculares, reduzindo gradualmente as dores e a rigidez.
Quem pratica exercícios físicos regularmente sabe que outros problemas como torções e contraturas também são muito comuns.
Tensões nada mais são do que alargamentos e extensões excessivos da musculatura envolvida. Nestes casos, não ocorre inchaços, apenas rigidez muscular.
Já nos casos de torções, geralmente associadas a danos nos ligamentos, tendões, músculos e nervos; há inchaços e fortes dores, impedindo a movimentação do membro local afetado.
Em ambos os casos, uma massagem suave e corretamente aplicada poderá acelerar o processo de cura e recuperação, diminuindo os inchaços e as dores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário