Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2019

Massagem no pós treino


Saiba que seus músculos precisam de descanso para se fortalecer e crescer.
Por que o descanso é importante?
No processo de fortalecimento das pernas, do peitoral, das costas ou de qualquer outro grupo muscular, o descanso é tão importante para o resultado quanto o exercício propriamente dito. A falta de descanso pode levar ao excesso de treinamento — supertreinamento ou overtraining —, o que pode gerar uma redução do desempenho, elevar a pressão arterial, reduzir a imunidade, desencadear distúrbios do sono e muito outros fatores associados.
O exercício físico danifica as fibras musculares e pode criar uma sensação de dor, sensação de "queimação" da musculatura e desconfortos. Durante os períodos de descanso, os músculos têm tempo para se reconstruir e se recuperar, ficando cada vez mais fortalecidos, aumentando de tamanho e volume. Pense que você inicia o processo na academia, com a carga, repetição e sequência de exercícios, e termina a "tarefa" do ganho de força em casa, descansando.

Mas quanto tempo descansar?

Pesquisas  sugerem que a dor muscular pode atingir o pico dois dias após o exercício. Por isso, 48 horas é o tempo mínimo de descanso que essas pesquisas mostram ser ideal para potencializar o processo de recuperação e prevenir lesões. No entanto, outros pesquisadores e profissionais sugerem descansar até 72 horas entre os treinos se você é um iniciante no exercício, enquanto alguns dizem que oito horas de sono são suficientes para o seu corpo se recuperar.
Uma metanálise determinou que, para um desenvolvimento da força, hipertrofia e recuperação e reparo das fibras musculares, um a dois dias de descanso entre as sessões são ideais para iniciantes que treinam três vezes por semana e praticantes experientes treinando duas vezes por semana com exercícios mais intensos e concentrados.
Mesmo assim, há outros fatores a serem considerados quando se trata de determinar o descanso adequado. Pessoas com mais idade, por exemplo, tem um maior tempo de recuperação e crescimento muscular — principalmente por conta do processo de sarcopenia (perda de força e redução de massa muscular) que ocorre nessa faixa etária.
Além do mais, outros fatores, como intensidade de treino, carga, frequência de treinamento, alimentação e até a duração dos treinos, podem influenciar nesse processo. Por isso, não existe uma regra, e sim o entendimento tanto do indivíduo sobre as suas limitações e também do profissional de educação física que está o orientando para que os resultados sejam ótimos.

Treino também pode ser descanso

Os períodos de descanso nem sempre precisam ser ociosos e com uma pausa total no treinamento.  Um estudo descobriu que exercícios pós-treino de baixa intensidade –como nadar ou caminhar — podem aumentar o relaxamento muscular, o que beneficia a recuperação.
Então, se gosta muito de treinar, em vez de sentar-se no sofá o dia todo, alguns dias você pode realizar exercícios diferentes que faz nos dias de treinos mais intensos (exemplo: ioga, pilates, corrida leve ou natação), que podem ser consideradas atividades de "dia de descanso" — é claro que dependendo do seu nível de condicionamento físico.

Como aliviar a dor?

Se você está em fase de adaptação ao treino, é normal sentir dor muscular –que é muito diferente da dor de lesão, por isso é importante prestar atenção se ela se mantém ou até aumenta após 72 horas.
Se o desconforto estiver muito incômodo, faça gelo, alongamentos estáticos, liberação miofascial e massagem terapêutica. A nutrição pós-treino também ajuda no processo recuperativo. Evite remédios, pois podem influenciar no processo de hipertrofia. Só use medicamentos quando houver indicação médica.
Não há fórmula mágica para dias ótimos de descanso. Leve em consideração seu nível de condicionamento físico, intensidade, frequência e duração da atividade e procure sinais de que o corpo precisa de uma pausa, como dores musculares ou articulares crônicas e desempenho físico prejudicado. Certifique-se de reconhecer a diferença entre dor muscular e lesão e, acima de tudo, não tenha medo de descansar.
Referências:
– PHYSIOLOGIC RESPONSES AND LONG-TERM ADAPTATIONS TO EXERCISE.
– Burt, D.G.; et al. The effects of exercise-induced muscle damage on cycling time-trial performance. Journal of Strength and Conditioning Research / National Strength & Conditioning Association, 2011, Dec.;25(8):1533-4287.
– Rhea, M.R.; et al. A meta-analysis to determine the dose response for strength development. Medicine and Science in Sports and Exercise, 2003, Jul.;35(3):0195-9131.
– Suzuki, M.; et al. Effect of incorporating low intensity exercise into the recovery period after a rugby match. British Journal of Sports Medicine, 2005, Feb.;38(4):1473-0480.
– Flann, K.L.; et al Muscle damage and muscle remodeling: no pain, no gain? The Journal of Experimental Biology, 2011, Jun.;214(Pt 4):1477-9145.
– Tofas T.; et al. Plyometric exercise increases serum indices of muscle damage and collagen breakdown. Journal of Strength and Conditioning Research / National Strength & Conditioning Association, 2008, Sep.;22(2):1533-4287.
– Urakawa, S.; et al. Manual therapy ameliorates delayed-onset muscle soreness and alters muscle metabolites in rats. Physiological Reports, 2015, Feb.;3(2):2051-817X.
– Berardi, J.M.; et al. Postexercise muscle glycogen recovery enhanced with a carbohydrate-protein supplement. Medicine and Science in Sports and Exercise, 2006, Oct.;38(6):0195-9131.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Massagem esportiva




Indicada para recuperação de lesões musculares causadas pelos treinos excessivos, a massagem esportiva auxilia no aumento do fluxo sanguíneo e ajuda a eliminar toxinas que se acumulam nos músculos após a prática de exercícios físicos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 
E mais:⠀ Alivia o estresse e a dor;⠀ Diminui inchaços e tensões musculares;⠀ Auxilia no aumento de flexibilidade;⠀ Previne lesões. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 

Recuperar também deve ser parte da rotina de treinos! Agende agora mesmo a sua sessão.

sábado, 27 de abril de 2019

Massagem desportiva



A massagem desportiva pre exercícios usa movimentos e manobras mais rápidas e mais fortes para aumentar a circulação sanguínea, o que traz uma recuperação mais eficaz depois um esforço físico. Ela pode concentrar a atuação em áreas isoladas para resolver problemas na musculatura, nos tendões ou nas articulações. 

Não costuma ser aplicada como uma massagem completa, que visa mais um relaxamento geral. 

Benefícios: É indicada para lesões musculares causadas pelo esporte. Também melhora a circulação e ajuda a eliminar sobras metabólicas nos músculos depois da prática de exercícios. 

sexta-feira, 26 de abril de 2019

MASSAGEM DESPORTIVA




✓A sua rotina de treinamento é intensa? 
✓Utiliza massagem desportiva como forma de recuperação muscular? 

Atletas e praticantes de exercícios físicos com frequência sabem que os músculos para a recuperação precisam de cuidados especiais. 

A massagem desportiva é reconhecida por tratar (recuperação) e ajudar a alcançar melhores objetivos (preparação) ao desportista. Serve, portanto, para pré e pós atividades físicas e/ou competições. Ser melhor a cada dia, cuidando do corpo antes e depois...


quinta-feira, 25 de abril de 2019


Raios infravermelhos



Os raios infravermelhos são ondas de energia invisíveis que penetram profundamente nas camadas da pele e nos músculos. A energia dessas ondas eleva suavemente a energia da superfície do corpo provocando; •Relaxamento; Aliviando a dor; diminui a rigidez, relaxando o músculo; facilita o movimento das articulações; regenera o tecido; retarda o envelhecimento da pele; estimula o sistema imunológico; aumenta a circulação sanguínea; Agende sua sessão!

terça-feira, 23 de abril de 2019

OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA QUEM PRATICA ATIVIDADE FÍSICA


  
Quem se exercita com frequência sabe que as dores musculares são consequências de um treino intenso. Já aqueles atletas de fim de semana, podem sofrer com o desconforto na musculatura devido à falta de prática e preparo físico.

A massagem para quem pratica atividade física pode ser utilizada para tratar lesões e também para melhorar o desempenho do atleta durante o treino. Os benefícios da massagem começam de imediato e não possuem contra-indicação.

MASSAGEM PRÉ-TREINO

Quando realizada na fase de condicionamento, a massagem prepara a musculatura para o dia da competição ou da prática da atividade física, fazendo com que o atleta se sinta mais confiante para realizar o exercício. Tonificante, esse tipo de massagem deve ser superficial e rápida.
O benefício da massagem pré-treino é que ela evita as dores causadas pelo cansaço. Seu objetivo é aquecer e preparar a musculatura, através do aumento da circulação sanguínea disponível para os músculos que serão solicitados na prática esportiva.

MASSAGEM PÓS-TREINO

O esgotamento e fadiga muscular após a atividade física ocorrem devido a produção de ácido lático. Massagear a área afetada ajuda a aumentar a quantidade de oxigênio nos músculos, de forma a estimular a circulação sanguínea local, ajudando o corpo a se livrar de toxinas orgânicas produzidas em consequência do estresse muscular causado pela atividade física. Assim,  a massagem pós-treino proporciona um relaxamento mais rápido da musculatura e evita as dores e contraturas musculares, muito comuns em praticantes de esportes.
A massagem ajuda também na regeneração muscular, alongando as fibras musculares e eliminando possíveis inchaços. Para essas situações, o recomendado é que a massagem seja feita de forma mais lenta e precisa.
A massagem desportiva também é responsável por:
  • Melhorar a fadiga e a recuperação muscular
  • Reduzir aderências
  • Melhorar a circulação sangüínea e o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos
  • Prevenir contraturas e lesões
  • Reduzir espasmos musculares
  • Reduzir edemas e processos inflamatórios
  • Aumentar o conhecimento corporal
  • Diminuir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono.
Além de apoiar os atletas no pré e pós treino, os benefícios da massagem também podem ajudar quem sofre de dores nas costas e região lombar, dores de cabeça crônica e tensões causadas por estresse e ansiedade.

QUER DESCOBRIR NA PRÁTICA OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM?

Exagerou nos exercícios e precisa aliviar as dores para o próximo treino? Aqui na  você encontra o Mix de Massagem. Um serviço que envolve um conjunto de terapias, com objetivo de aliviar dores musculares, amenizar dores localizadas e melhorar a circulação, de forma a te ajudar a relaxar e aliviar o estresse. Realizado em uma única sessão.

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Massagem Desportiva

 

A Massagem Desportiva hoje é vista como um diferencial onde é exigido um trabalho mais vigoroso e dinâmico de corpo.

Atuação em  atletas e clientes que necessitem massagem vigorosa e profunda (contraturas e nódulos de tensão) ou com efeito circulatório.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A massoterapia é um instrumento particular na área da saúde que utiliza métodos de tratamentos ocidentais e orientais (arte das manipulações dos tecidos moles frequentemente encurtados e com disfunções), sendo, também, auxiliar nos tratamentos de fisioterapia. Existem, no mundo, centenas de técnicas de massagem. Via de regra, são metodologias regionalizadas e inerentes a um povo, um país, ou uma região geográfica. As técnicas de massagem dividem-se basicamente em duas grandes categorias: energéticas e fisiológicas. As primeiras buscam a reorientação da energia vital (chi, ki, prana), e as segundas buscam a desintoxicação do organismo através da eliminação do ácido lático das fibras musculares, além de auxiliar o retorno do sistema venoso.
A massagem desportiva é a técnica mais indicada para preparação de esportistas, atletas e pessoas que trabalham o corpo trazendo  alívio de dores. Técnica bastante eficiente para quem pratica atividade física, pois o rendimentos poderão aumentar consideravelmente. 
Este tipo de massagem aplica-se em situações de pré-treino desportivo, treino desportivo, pós-treino desportivo, pré-competição, competição, pós-competição, pós-viagem, prevenção de lesões e recuperação de lesões.
Toques e manipulações que tem por objetivo a estimulação da circulação sanguínea e do fluxo da linfa, permitindo um maior aporte de nutrientes e a remoção dos produtos indesejáveis do metabolismo. O toque terapêutico das manipulações leva a uma maior  redução de tumefações e edemas e o alongamento de tendões e ligamentos contraídos.
Benefícios
  • Prepara a musculatura para o exercício
  • Aumenta a circulação sanguínea
  • Elimina as toxinas da musculatura
  • Previne lesões da musculatura e tendões
  • Tonifica o tecido muscular
  • Estimula a produção de adrenalina
  • Alivia as dores pós-treino
Essa massagem é muito procurado  por atletas e pessoas que desejam melhorar sua performance na área física e que desejam passar pelo tratamento de massagem desportiva. Por meio do toque terapêutico da massagem desportiva com o uso associado de óleos essenciais com propriedades terapêuticas  específicas visando aliviar dores pós-treino, tonificar o tecido muscular além de preparar a musculatura para o exercício, enfim realinhar o bem estar geral do cliente.

domingo, 21 de abril de 2019

MASSAGEM DESPORTIVA



Uma massagem específica para público com musculatura tonificada: para atletas, esportistas e pessoas que praticam atividades físicas intensas.
É uma técnica de massagem que age a níveis mais profundos, alongando profundamente todo grupo muscular (ou seja, atinge os músculos superficiais e também os mais profundos).
É uma ótima técnica para prevenir lesões, pois quando realizada PRÉ TREINO tem a função de preparar e aquecer a musculatura, enquanto a massagem desportiva PÓS TREINO, tem a função de relaxar a musculatura eliminando os resíduos metabólicos provenientes da atividade física. Deste modo aceleramos o processo de regeneração muscular, aumentando a produtividade deste atleta.
Realizamos as técnicas de massagem tradicional na MACA e no SOLO, que é proveniente da cultura Japonesa.
A massagem desportiva também age indiretamente alongando a fáscia muscular, o que permite maior flexibilidade desse tecido, possibilitando que o músculo possa aumentar de tamanho e se desenvolver da forma mais saudável possível, atenuando as “dores de crescimento” provenientes dos exercícios físicos.

sábado, 20 de abril de 2019

Massagem Dorsal



Massagem que utiliza diversas técnicas de massoterapia na região das costas, massageando toda a extensão da coluna cervical, trapézio  e lombar.
Indicações :
•    Ativa a circulação sanguínea
•    Proporciona o relaxamento muscular
•    Alivio de dores
•    Stress


Duração
30 minutos

sexta-feira, 19 de abril de 2019



E você vai desistir? Um esporte de muitas lesões como o tênis devem ser acompanhadas de perto com massagem para tratamento e alívio de dores.

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Dor muscular pós-treino



Por que ocorre a dor muscular pós-treino? A sigla DOMS (Delayed Onset Muscle Soreness) significa dor muscular de inicio tardio, relacionada às microlesões musculares, que ocorrem ao realizarmos atividade física, seja uma corrida ou uma musculação, por exemplo. Esses sintomas podem aparecer de 8 às 24h e persistir por 2 a 5 dias, dependendo da intensidade do exercício realizado.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Massagem de Recuperação



Massagem de Recuperação é um programa de regeneração muscular com eliminação de toxinas acumuladas com o exercício físico (ex: ácido lático) que utiliza técnicas  de massoterapia, tais como: ventosa terapia, liberação miofascial, dry needling, crioterapia, mobilizações articulares e terapia manual. 

Este programa é utilizado por atletas (elite ou amador) com o objetivo de recuperação em curto prazo, reduzindo os desequilíbrios musculares e melhorando a mobilidade, para que o atleta possa retomar suas atividades físicas de forma rápida e que lhe transmita segurança em seus treinos e competições. 

Convém ressaltar que existem contra indicações para algumas técnicas descritas acima, o que demandará uma análise caso a caso pelo fisioterapeuta.  

segunda-feira, 15 de abril de 2019


Muita gente não tem conhecimento sobre a MASSAGEM DESPORTIVA, é um dos meus serviços que sou apaixonado trabalhar É uma massagem voltada para quem pratica esportes ou atividade física em geral, o interessante é que essa modalidade tem três tipos e tempo a serem feitas. 

A primeira = PRÉ TREINO/quando o atleta está se preparando para o esporte - São manobras que ñao chegam a relaxar a musculatura, e sim, estimulam para ter um bom desempenho.

 Segunda = PÓS- TREINO/ logo após aquele exercício intenso, a musculatura está um pouco rígida, a massagem tenta evitar que o músculo fadigue por completo, melhora as dores e articulações.

E tem a fase do RELAXAMENTO que pode ser feito, um dia depois ou qualquer outro dia que não seja época de campeonato ou treino intenso. O propósito é relaxar totalmente a musculatura. Caso o esportista queira a massagem de relaxamento para ir treinar, não é uma boa opção, talvez o desempenho não renda tanto assim, pois o organismo está relaxado não quer um punch de adrenalina. É uma massagem maravilhosa que ajuda o atleta a prevenir lesões e diminuir tensões musculares, além de eliminar toxinas do metabolismo, aceleração da regeneração e favorecimento da nutrição celular. 

OBS: Você que é atleta amador, fique tranquilo, você pode fazer também , é uma massagem para todos aqueles que fazem atividade física regularmente.

Massagem Desportiva



Massagem Desportiva :Tem com o intuito a Liberação Miofacial , direcionada para músculos Lesionados devido excesso de exercícios repetitivos ou dores ocasionadas pelo Ácido Lático. Consiste em massagem Rápida e moderada para relaxamento imediato e soltura de tensões existentes que prejudique treinos posteriores.

sábado, 13 de abril de 2019

Massagem CLÁSSICA



Massagem CLÁSSICA ( relaxante) é uma massagem mais tradicional. Trabalha região plantar ( pés e pernas ), região glútea, região lombar, cervical, ombros, braços e mãos. É a massagem tradicional que costumamos fazer em barracas de praia, eventos e shoppings. Uma massagem mais voltada para retirada de tensão muscular.

quinta-feira, 11 de abril de 2019

O que é distensão muscular?



A distensão muscular é um tipo de lesão em que os músculos ou tendões que se prendem aos ossos sofrem um esforço tão grande que acaba provocando o rompimento das fibras musculares e vasos sanguíneos que irrigam esses tecidos. 

 É comum ouvir, quando ocorre uma distensão, que a pessoa sentiu uma “fisgada” na região da lesão. Como consequência do rompimento, podem surgir sintomas como dores, inchaço e hematomas acompanhados de inflamação no local da lesão. O diagnóstico de uma distensão é algo imediato, uma vez que essa ruptura causa dor instantânea, impedindo que a pessoa ou atleta continue realizando o exercício. 

 O que pode causar: ▪️Falta de condicionamento físico; ▪️Idade; ▪️Pouco aquecimento antes do treino; ▪️Fadiga muscular; ▪️Reabilitação incompleta. 

 Quais os músculos mais atingidos? Qualquer músculo pode sofrer uma distensão muscular, mas alguns estão mais propensos, pois são frequentemente exigidos. São eles: ▫️Musculatura interna da coxa; ▫️Músculos da panturrilha; ▫️Músculos anteriores da coxa (quadríceps); ▫️Posteriores da coxa. 

 Os sintomas da distensão muscular incluem: ▪️Dor imediata no local da lesão; ▪️Fraqueza; ▪️Hematoma, resultado do rompimento de veias capilares; ▪️Edema (inchaço); ▪️Equimose (infiltração sanguínea nos tecidos musculares); ▪️Sangramento; ▪️Deformidade; ▪️Dificuldade para movimentar o músculo lesionado. 

Tratamento: 🔹Permanecer em repouso; 🔹Colocar gelo sobre a área lesionada, para compressão; 🔹Usar faixas para comprimir a região lesionada; 🔹Elevar o membro onde a lesão ocorreu. 

 Outros tratamentos que podem ser necessários incluem fisioterapia ou massoterapia, e uso de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios para ajudar a aliviar a dor e a inflamação. A massagem no local da lesão pode ajudar a reduzir o inchaço e deixar a musculatura solta.

terça-feira, 9 de abril de 2019

A massagem



Quem se exercita com frequência sabe que as dores musculares são consequências de um treino intenso. A massagem para quem pratica atividade física pode ser utilizada para tratar lesões e também para melhorar o desempenho do atleta durante o treino. Os benefícios da massagem começam de imediato e não possuem contra-indicação. 

A massagem pode ser realizada Pré-treino: ✔️Prepara a musculatura para o dia da competição ou da prática da atividade física, fazendo com que o atleta se sinta mais confiante para realizar o exercício. E pós treino: ✔️O esgotamento e fadiga muscular após a atividade física ocorrem devido a produção de ácido lático. Massagear a área afetada ajuda a aumentar a quantidade de oxigênio nos músculos, de forma a estimular a circulação sanguínea local, ajudando o corpo a se livrar de toxinas orgânicas produzidas em consequência do estresse muscular causado pela atividade física. Assim, a massagem pós-treino proporciona um relaxamento mais rápido da musculatura e evita as dores e contraturas musculares, muito comuns em praticantes de esportes. 

A massagem ajuda também na regeneração muscular, alongando as fibras musculares. Não basta apenas treinar, tem que cuidar!

segunda-feira, 8 de abril de 2019



O vasto universo das massagens e terapias de relaxamento coloca ao nosso dispor vários métodos e técnicas que visam o alívio de tensões e do stress. Sob a designação de massagens engloba-se a utilização de várias terapias manuais com movimentos lentos e suaves que percorrem todo o corpo com o objetivo de libertar tensões nas articulações, promover o relaxamento geral e eliminar o stress acumulado. Uma massagem de relaxamento permite ainda equilibrar o estado corporal, mental e emocional. 

sexta-feira, 5 de abril de 2019

A massagem desportiva



A massagem desportiva é uma excelente ferramenta para atletas profissionais nos períodos pré-competição e pós-competição para otimizar a performance e recuperação muscular, e é também indicada para os atletas amadores que praticam algum tipo de esporte com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Essa técnica age nas dores dos atletas, mas é indicada não só quando se tem lesão, devendo ser realizada tanto para prevenir as mesmas, ou simplesmente para amenizar o cansaço muscular. 

Antes da prática do exercício a massagem estimula o organismo, elevando, aumentando a atividade circulatória e preparando os músculos. Ela deve ser realizada de forma rápida e profunda, facilitando inclusive a execução de alongamentos posteriormente. 

Após o exercício, a massagem precisa ser realizada de forma lenta e profunda para promover a movimentação de resíduos metabólicos musculares – como o ácido láctico (adquirido com a forte carga da atividade física), também auxiliando na redução da dor e dos nódulos de tensão quando houver.

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Massagem relaxante



A vida de um atleta não é fácil! Rotina pesada de treinos, alimentação regrada, competições, pressão psicológicas e cobranças, tudo isso e mais um pouco compõe a vida de uma atleta. Há diversos tipos de técnicas manuais e instrumentais como a liberação miofascial, crochetagem, eletroterapia, alongamentos, drenagem, entre outra que ajuda o atleta a se recuperar e manter um alto desempenho. 

Mas onde a massagem relaxante entra, como poderia ajudar? Então, a massagem relaxante, o próprio nome já diz para que serve relaxar. Mas esse relaxamento traz com ele diversos benefício como melhorar a circulação, diminui tensões musculares, melhora a nutrição e hidratação da pele, mas o ponto principal é o relaxamento mental, onde o atleta pode ter uma melhor qualidade de sono, melhor concentração para os treinos e competição, diminui estresse e ansiedade e mais foco. 

A massagem desportiva pode também trazer esse efeitos físicos, mas a relaxante faz com que o corpo e mente se equilibram trazendo maior bem estar e tranquilidade ao atleta. 

terça-feira, 2 de abril de 2019

Massagem profunda



Massagem profunda é uma técnica de massagem caracterizada pela aplicada de pressão em alguns pontos do corpo, ajudando a relaxar e alongar os músculos  . O procedimento é indicado para efeitos do uso incorreto da musculatura, maus hábitos de postura, treinos intensos, estresse e problemas emocionais. 
Além de proporcionar bem-estar e relaxamento , a liberação miofascial diminui a sobrecarga e a tensão dos músculos, aumenta a mobilidade, ajudando na recuperação muscular e a prevenir lesões. Com isso, ela torna-se uma grande aliada na manutenção da qualidade de vida. 

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Massagem esportiva pós treino



Após o treino, a massagem esportiva é indicada para desintoxicação, aumento da amplitude articular e da flexibilidade muscular, regeneração celular, analgesia. O tempo de recuperação entre as atividades é menor com massoterapia. Procure um(a) massoterapeuta para acompanhar seu treinamento. Bom treino! 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails