Quem não gosta de viajar, né? Conhecer novos lugares, e poder viajar e se divertir é muito bom, mas tem uma parte que nem sempre é tão positiva assim: viagens longas costumam ser cansativas e causar dores em diversas partes do corpo, dentre elas as costas. São muitos os motivos que podem causar dor nas costas durante uma viagem: ficar muito tempo em uma mesma posição, carregar malas muito pesadas, postura incorreta, dormir de maneira torta e por aí vai. A prevenção para evitar esse desconforto é uma das saídas para quem sofre desse mal com frequência.
Primeiro, antes de iniciar a viagem, aproveite o tempo para se certificar de que está confortável desde o momento em que partiu em sua viagem, não tenha sua carteira, telefone celular ou qualquer outra coisa no bolso de trás, pois isso pode deixar sua coluna desalinhada. Reduza o alcance do volante, o que coloca mais pressão na coluna lombar, pescoço, ombro e pulsos.
Em vez disso, sente-se o mais próximo possível do volante sem comprometer sua segurança. Sente-se em linha reta com os joelhos levemente mais altos que os quadris e mantenha o queixo puxado para que a cabeça fique ereta em cima da coluna. Certifique-se de que suas costas estejam alinhadas na parte de trás do seu assento.
E a dica principal: Sua espinha é projetada para se mover. Sentado em uma posição em um carro vai endurecer os músculos das costas e pode levar a dores e possivelmente espasmos musculares.
Se possível, planeje com antecedência para programar as paradas - idealmente a cada 30 minutos - e saia do carro para que você possa se mover e alongar-se. O movimento estimula a circulação sanguínea, que traz nutrientes e oxigênio para a parte inferior das costas.
Espero que pelo menos algumas das dicas acima sejam úteis para você e, espero que elas estimulem você a pensar em outras maneiras pelas quais você pode passar por uma longa viagem com menos dor. Ficamos a disposição!