Jay Cutler, campeão de bodybuilder e Mr Olympia recebendo massagem
IFBB professional bodybuilder and Mr. Olympia winner Jay Cutler.
domingo, 31 de maio de 2009
jay cutler recebendo massagem
sábado, 30 de maio de 2009
O inicio da massagem desportiva
Per Henrik Ling (1776-1839), o fundador da massagem sueca e da educação física moderna, viu o corpo humano como parte da grandeza humana. A ginástica, para ele, era totalmente anticompetitiva. A finalidade da ginástica, segundo Per Henrik Ling, era formar as características de um atleta e criar pessoas bonitas.
A nova constituição
No ano de 1809, a Suécia ganhou uma nova Constituição Democrática, que tirou o poder dos antigos reis e aristocratas. A sociedade passou a não ser mais governada com a força do poder de poucos homens e, como conseqüência disto, surgiu uma nova forma de educação dos cidadãos. A industrialização nesta mesma época também mudou o perfil do povo trabalhador, quando as indústrias necessitaram de um corpo administrativo produtor. Como fazer as pessoas trabalharem nos mesmos horários o ano todo, quando a maioria era costumada a se levantar e a dormir com o nascer e o pôr-do-sol e dependendo das estações do ano? Como conseguir unir o homem soldado e guerreiro, com o novo homem defensor dos direitos civis? A resposta destas perguntas era uma só: a educação corporal e a disciplina física. Um corpo forte e resistente, na época, constituía também uma alma masculina poderosa que sempre estava pronta a se sacrificar pela pátria.
A competição como uma ameaça à humanidade
Na filosofia do alemão Fichte discutia-se na época, a luta entre o ser humano e a natureza, uma guerra interna de controle corporal e uma guerra externa de sobrevivência. Havia o pensamento de que, para ter progresso, era preciso sacrificar os mais fracos e que a guerra entre nações era um mal necessário. Mas Per Henrik Ling não tinha a mesma opinião. Ele viu o ser humano como parte de algo maior, com uma ligação à natureza divina e ao cosmos. Ele quis que o ser humano chegasse à harmonia entre estas guerras internas e externas, pelo esporte. Porém, ele viu a competição como uma ameaça à humanidade.
O movimento esportista e tratamentos com massoterapia
Com isso surgiu o movimento esportista e atlético na Suécia e no resto da Europa. Práticas de esportes e competições não eram mais exclusividade dos aristocratas. Per Henrik Ling estudava, com interesse, a filosofia e a literatura das antigas culturas, a Grega e a Romana, e constatou que os antigos atletas tratavam os músculos cansados com massagem. A palavra grega ma’sséin significa justamente apertar, friccionar e amassar. O pai da medicina, Hipócrates, escreveu 400 anos antes de Cristo, que o mais importante para um médico era “saber amassar”. E eram justamente os médicos que faziam massagem, uma arte que, na época, era considerada um dos mais finos tratamentos. No antigo império romano, a massagem chamada tripsis ou ana´tripsis manteve uma posição elevada e foi praticada pelos profissionais com formação médica. A técnica foi desenvolvida, chegou a um alto grau de aperfeiçoamento e começou a abranger tratamentos dos mais variados tipos. Na antiga ginástica e no atletismo, a massagem era considerada necessária para um bom desempenho corporal e a forma mais importante de tratamento de dores e lesões relacionadas à musculatura.
Massagem considerada um pecado pela igreja
Estes conhecimentos profundos das antigas culturas perderam-se no tempo medieval, quando a Igreja Católica divulgou a idéia de que contato físico era algo pecaminoso, mais ligado ao prazer corporal. A partir de então, a massagem começou a ser considerada erótica no ocidente, uma idéia errada que infelizmente sobrevive até hoje. No oriente, porém, a religião não fechou o campo da massagem e os conhecimentos antigos foram preservados até os dias atuais.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Danos à saúde
A barriga fica saliente: quando a musculatura das costas fica tensionada, caso de quando a gente se senta horas a fio diante do PC, os músculos do abdômen acabam relaxados. Aí, sem a prática regular de exercícios físicos, a barriga começa a exibir sinais de flacidez e se transforma em um alvo fácil para o acúmulo de gordura
As pernas incham: esta posição pressiona os vasos da coxa e, dessa forma, torna-se mais difícil para o sangue fazer o caminho de volta para o coração. Ele fica represado nas veias, que se distendem e permitem a passagem de água para os tecidos, inchando as pernas.
Há risco de lesionar os tendões: muito comum, a LER (lesão por esforço repetitivo) inclui uma série de problemas, como tendinite (inflamação dos tendões dos dedos e punhos), tenossinovite (inflamação de membranas dos tendões) e bursite (inflamação das bursas, almofadas que permitem o deslizamento dos tendões)
O pescoço fica tensionado: a flexão exagerada do pescoço sobre a tela é ruim para os músculos da região. Eles tendem a ficar contraídos e duros, como esponjas que retêm água, e não conseguem voltar rapidamente a seu formato original
Você pode ter cansaço visual: para ler as informações na tela, a gente, sem se dar conta, faz um grande esforço. Depois de horas e horas de leitura, os músculos que sustentam o cristalino, lente responsável por focar o que vemos, entram em fadiga, deixando a visão turva e desfocada. Luz de mais ou de menos também contribui para o desconforto, porque a pupila tem de se fechar ou se abrir mais para controlar a passagem dos raios luminosos.
Os olhos ficam ressecados: o número de piscadas cai até 30% durante o trabalho em frente ao computador. Assim, ocorre uma rápida evaporação do filme lacrimal, uma fina camada de água que recobre os olhos. A córnea, então, fica seca. Daí, o olho pode ficar irritado, já que há menos proteção. Qualquer partícula de poeira causa incômodo e a visão pode ficar embaçada
Massagem no Esporte
Posição Para Execução das Manobras:
Não há garantia de que existirá uma cama de tratamento disponível ao utilizar a massagem no esporte. Assegure-se sempre de que o terapeutas seja hábil para realizar todas as técnicas necessárias com a maior facilidade e que a pessoa que recebe esteja o tempo todo quente e confortável.
Limpeza:
Os participantes não podem entrar em uma área de competição cobertos por óleo. Um jogador de basquete com óleo nas coxas pode passá-lo para as mãos com desastrosos resultados. Sabão, água e/ou loção adstringente deverão estar disponíveis na sala de tratamento.
Avisar o Paciente:
Mesmo que o participante faça massagens freqüentes, sempre o avise sobre o que esperar como resultado dessa sessão, por exemplo, a massagem estimulante pré- competição pode induzir a uma sensação de calor, mas as regras de aquecimento ainda precisam ser observadas.
Acupressura:
Na massagem desportiva a acupressura tende a ser para pontos deflagrados específicos. Esses pontos são identificados como tensos, algumas vezes duros, e sempre produzindo dor no músculo.
Depois que o ponto a ser tratado foi identificado, o dedo ou polegar é usado para aplicar pressão naquele ponto específico. A técnica é semelhante àquela usada nas fricções circulares mas apenas um dedo ou ponta do polegar é usado. Existem muitas opiniões quanto ao tempo de pressão que deve ser mantido. Uma pressão firme acompanhada com um movimento circular delicado aplicado por, no máximo, um minuto, relaxado e reaplicado três ou quatro vezes, dá bons resultados. O objetivo é tentar obter o relaxamento muscular no mais curto espaço de tempo possível, tornando assim essa técnica muito útil imediatamente antes da atividade, removendo pontos determinados de tensão do músculo.
Massagem com Gelo:
O método mais conveniente de aplicação da massagem com gelo é usar um copo de polietileno que foi cheio com água depois congelado. Corte um anel de 1,25 cm do topo do copo e então massageie a área machucada com o gelo. Se for uma área de menor um cubo de gelo envolto em um pano é melhor.
Massagem Desportiva Específica:
A massagem desportiva específica é aplicada por uma razão determinada e pode ser usada em seis situações diferentes
(1) Massagem no condicionamento
(2) Massagem como tratamento
(3) Massagem pré-competição
(4) Massagem entre competição
(5) Massagem pós-competição
(6) Massagem pós-viagem
Massagem no Condicionamento:
Pode ser realizada no corpo inteiro, parte por parte, uma meia hora, meio corpo de meia hora a três quartos de hora. Essa massagem pode ser feita diariamente durante o período de condicionamento, com a primeira massagem sendo realizada no dia anterior do primeiro dia de treinamento pesado.
Objetiva:
(1) Para promover recuperação de uma dura sessão de treinamento. Espera-se, após um turno de exercícios, que o desportista experiente experimenta várias dores e uma sensação de membros pesados. A massagem pode ser valiosa nesse período.
(Desintoxicante)
(2) Para evitar o SMIR - sofrimento muscular de início retardado. (Desintoxicante)
(3) Efeito Psicológico: Nesse duro período de treinamento para um desportista, uma massagem realizada por um bom profissional pode fazer uma vasta diferença para seu bem-estar contínuo e pode realçar os benefícios do período de condicionamento. (Calmante)
Massagem como Tratamento:
A massagem como um tratamento para lesões esportivas pode ser usada depois de 48 horas se toda a hemorragia e inchaço tiverem cessado. No caso de hematoma, depois de quatro dias ou dependendo da tolerância do paciente.
Objetivos:
(1) Estimular a circulação: Após 48 Horas do trauma é importante limpar os fragmentos do incidente e remover o excesso de fluido do tecido.
(2) Promover a recuperação da lesão
(3) Quebrar aderências
(4) Promover flexibilidade: Sempre massagear as áreas proximais e depois as áreas distais do corpo antes de concentrar-se adequadamente na área do tratamento.
Duração: Dependendo da área e da sensibilidade da área a ser tratada, entre 10 a 30 minutos. O tratamento o pode ser usado diariamente dependendo do nível de desconforto do paciente.
Massagem Pré-Competição (Estimulante):
O aquecimento é a preparação do corpo para a atividade física. Os objetivos são elevar a temperatura do corpo, aumentando a atividade cardiovascular, preparando assim os músculos para o exercício, auxiliando assim a execução de alongamentos específicos necessários para qualquer desempenho. Possui efeitos psicológicos. É um bom momento de reforçar mensagens de otimismo e acalmar temores sobre medo de lesões e o estado dos adversários.
Massagem Pós-Competição:
Objetiva eliminar os resíduos do corpo. Permitindo que as funções do corpo voltem ao normal. No fim de qualquer período de atividade física o sistema cardiovascular talvez esteja trabalhando excessivamente, como forte resultado da cessação da atividade a pressão pode cair subitamente. A massagem, especialmente o deslizamento centrípeto é muito útil para restaurar a normalidade. Promove a eliminação de resíduos metabólicos musculares adquiridos pela forte carga da atividade física. Também auxilia na redução de dor e nódulos de tensão, havendo a suspeita de lesão tecidual, pode-se aplicar a massagem com gelo. Também tem efeito psicológico agregado.
Massagem Pós-Viagem:
Os problemas mais freqüentes destacados após longos períodos de viagem são a sensação generalizada de rigidez, dores especialmente nas costas, pescoço e ombros e inchaço na parte inferior das pernas e pés.
A massagem nesse caso objetiva melhorar a circulação venosa e linfática e assim remover inchaço e rigidez. O alongar dos tecidos, para remove dores e aumenta a flexibilidade. Enfim esta massagem visa restabelecer o equilíbrio do corpo e sensação de bem-estar.
Massagem Esportiva Não –Específica:
Essa massagem ocorre nos períodos onde não há competições. Nessas ocasiões o atleta continuará mantendo o corpo em um estado de preparação para as atividades do futuro. Objetiva aumentar uma sensação de bem-estar geral, promover relaxamento, monitorar as condições da musculatura do atleta.
Referências Bibliográficas: (Prof. Roberta Madina)
Hollis, Margaret. Massagem na Fisioterapia, Editora Santos, SP , 2001:
Downer,J (1992) Headway Lifeguides.Hodder & Stoughton, London.
Williams, J (1974) Massage and Sport, Bayer, Switerland