Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo



O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho do que fomos e tivemos. É viver cada momento e construir a felicidade aqui e agora. Claro que a vida prega peças. O bolo não cresce, o pneu fura, chove demais, perdemos pessoas que amamos... às vezes amamos quem não nos ama com a força que queremos ser amados....

Mas, pensa só:
Tem graça viver sem rir de gargalhar, pelo menos uma vez ao dia? Tem sentido estragar o dia por causa de uma discussão na ida pro trabalho? Tem graça ficar magoado com alguém de quem gostamos tanto?

Eu quero viver bem...E você? 2010 foi um ano cheio de coisas boas, mas também de problemas e desilusões, tristezas e perdas, reencontros... Normal...

2011 não vai ser diferente. Muda o século, o milênio muda, mas o Homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas, e aí? Fazer o quê? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?

O que eu desejo pra todos nós é sabedoria. E que todos nós saibamos transformar tudo em uma boa experiência. O nosso desejo não se realizou? Beleza...Não estava na hora, não deveria ser a melhor coisa para esse momento (me lembro sempre de uma frase que ouvi e adoro: 'cuidado com seus sonhos, desejos, eles podem se tornar realidade').

Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano...Mas,se a gente se entender e permitir olhar o outro e o mundo com generosidade,as coisas ficam diferentes. Desejo para todo mundo esse olhar especial!

2011 pode ser um ano especial, se nosso olhar for diferente.
Pode ser muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro.
2011 pode ser o máximo, maravilhoso, lindo, especial!
Depende de mim... e de você.
Pode ser...E que seja!

É isso que desejo pra você, sempre.

Te desejo de todo coração muita paz, sucesso, prosperidade e muita , mas muita saúde, esperança, perdão....por que o futuro depende do que fazemos agora no presente....
Feliz, feliz, feliz 2011 !!!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Estresse e dor nas costas


Levantar peso não é o único desgaste que pode machucar suas costas. O desgaste mental ou emocional pode ser prejudicial da mesma forma e muitas pessoas encaram situações estressantes diariamente. Em curto prazo, a tensão criada pelo estresse emocional pode lhe dar uma dor nas costas; em longo prazo, pode prepará-lo para uma séria lesão nas costas, entre outras ameaças para sua saúde.

Reconheça seu estresse

Muitas pessoas retêm o estresse emocional em seus músculos, especialmente os do pescoço e ombros. Você já deve conhecer este estresse como uma tensa dor de cabeça que começa atrás do pescoço e daí move-se para cima e para baixo. Um dia ruim de trabalho ou uma futura entrevista de emprego podem começar aquela rigidez progressiva.

O que na realidade causa a dor? Bem, o sangue flui normalmente dos músculos do pescoço e costas com bem pouca resistência. Entretanto, quando você está emocionalmente estressado, certos músculos podem estirar e comprimir estes vasos sangüíneos. Tal como uma mangueira de jardim dobrada, o fluxo do sangue pode ficar reduzido ou até interrompido por esses músculos tensos. Quando seu pescoço e costas não estão recebendo um suprimento apropriado de sangue, eles comunicam isso através da dor.

Além do desconforto temporário, conseqüências mais sérias podem resultar dessa tensão ligada ao estresse. Uma vez que o sangue carrega os nutrientes e oxigênio que os músculos necessitam para funcionar, a redução do fluxo sangüíneo pode enfraquecê-los. Eles estão, na verdade, perdendo seu suprimento de combustível e, como já mencionado, músculos fracos são muito suscetíveis a distensões e lesões. Aprenda como reconhecer quando seu humor e nível de estresse estão afetando sua condição física.

Aprenda a aliviar o estresse

Depois de identificar o estresse emocional na sua vida, como lidar com ele? Existem muitas maneiras. Tente identificar as pessoas ou situações que tendem a aborrecê-lo. Talvez você possa evitar alguns deles completamente - este seria o melhor remédio. Mas, na realidade, algumas situações e pessoas não podem ser evitadas, como engarrafamento no trânsito, prazos no trabalho ou um chefe inflexível. Um pouco de ansiedade simplesmente faz parte da vida diária.

Outra opção além da evasão é aprender a antecipar estas situações e tomar uma decisão consciente para que elas não lhe afetem. Se precisar ir à mercearia em horário de pico, por exemplo, aceite o fato de que haverá longas filas no caixa e planeje uma diversão para si mesmo: leve um livro para ler. Se você não pode agüentar a batalha do trânsito nos horários de movimento, planeje malhar na academia por uma hora depois do trabalho. Você evita o tráfego, relaxa sua mente e beneficia suas costas ao mesmo tempo.

Observar a paisagem é uma maneira de aliviar o estresse do dia-a-dia

Você pode preferir cortar alguns dos hábitos que agravam sua condição já bem estressada. A cafeína e a nicotina podem ajudar a criar uma sensação de ansiedade mesmo quando você não está ansioso por coisa nenhuma. Cortar o consumo de estimulantes ajuda a reduzir o nível de estresse.

Claro, sempre há um método de prontidão para acabar com o estresse. Encontre um lugar quieto e afastado; feche os olhos; ouça música relaxante; respire devagar e profundamente e imagine-se na praia, com areia morna, o marulhar das ondas e uma brisa suave. Parece bom, não parece?

Como você pode ver, há sempre muitas maneiras de prevenir as dores nas costas, assim como há maus hábitos que as causam. Se você transformar essas sugestões na rotina de seu dia-a-dia, suas costas serão fortes e saudáveis.

Publications International, Ltd.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Necessidades da Massagem desportiva


No século XIX, surge o pai da ginástica sueca, Peter H. Ling, que a utilizou no desporto, no Instituto de Ginástica de Estocolmo, e observou seu valor como terapia de apoio. A partir daí a massagem foi difundida amplamente.

Necessidades da Massagem:

Há muitos fatores que contribuem no processo degenerativo das células e músculos e no envelhecimento precoce, contamos alguns: sol em excesso, grandes variações de temperatura, uso de roupas apertadas, banhos muito quentes, vida sedentária e alimentação não balanceada.

A massagem não visa substituir a ginástica ou exercício voluntário, antes disso, deve ser vista como complemento dos exercícios ativos.
A massagem deve ser realizada com cuidados, respeitando estruturas como a pele, vasos arteriais, venosos e linfáticos, e não deve provocar hematomas ou dor. E, então, com o estímulo dos órgãos responsáveis pela nutrição dos tecidos e eliminação de toxinas, ocorre a sensação de bem estar.

A massagem apesar de ser exercício passivo, movimenta e ativa sistema muscular, nervoso e circulatório. Como exercício passivo, toxinas são eliminadas durante as manipulações, levando o paciente a um estado de bem estar e relaxamento.

A massagem desportiva é utilizada antes de acontecer á atividade física do atleta, aplicamos a massagem estimulante, por meio de deslizamento, amassamentos, percussões e fricções profundas e enérgicas com a duração média de 6 minutos. Não deve ser usada percussão sobre ossos, coluna vertebral, contratura muscular, região lombar, região mamária, região axilar, virilha, fosse poplítea e prega do cotovelo.

No esporte a massagem é bem mais conhecida principalmente no futebol e usada como parte do aquecimento dos jogadores e ou depois das partidas para aliviar as tensões. Podem ser usados os métodos do alisamento ou amassamento dependendo se o objetivo for o de atingir só a circulação periférica ou camadas mais profundas da musculatura.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Osteopatia


É uma ciência terapêutica baseada na biomecânica do corpo.
A sua origem data do final do século XIX quando o médico Andrew Taylor Still identificou a inter-relação entre o sistema músculo-esquelético e o resto do corpo.

Como atua a osteopatia
Pelo tratamento manual e natural, uma vez que o corpo possui uma capacidade de cura e reequilíbrio. A função do osteopata é tratar, através das mãos, as disfunções somáticas e estruturais do corpo.

Qual e o campo de ação da osteopatia
O aparelho da locomoção, coluna vertebral, articulações, músculos, ligamentos e fasciais. O sistema visceral, certos desequilíbrios funcionais.
A osteopatia craniana.

Tratamento
A osteopatia é recomendada nos seguintes casos: dores nas costas, nas cervicalgias, torcicolos, neuralgia cervicobraquial, dorsalgias, lombalgias, ciática, lesões desportivas.
Stress, irritabilidade, dores de cabeças.

É um meio para reencontrar uma postura adequada e movimentos sem dor. Ajustando o equilíbrio interno e eliminando tensões, visa uma harmonia holística do corpo, proporcionando bem estar.

A osteopatia atua na prevenção de vários distúrbios, sendo ainda eficaz como complemento a práticas psicológicas e médicas.

Aprenda a ouvir o corpo

É um meio de sentirmos o corpo e entrarmos em contato com as suas tensões e desequilíbrios.
Despertando uma nova e mais profunda consciência do corpo, aprendemos a conhecê-lo melhor e a respeitá-lo, tornando-nos mais sensíveis ao seu ritmo e necessidades.

Metodologia
Técnicas estruturais: manipulações articulares.
Técnicas rítmicas: estiramentos, bombeios.
Técnicas funcionais: relaxamento das fáscias.
O tratamento osteopático inclui um exame completo com a anamnese, observação de postura e avaliação dos tecidos e articulações.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

8 dicas caseiras que acabam com a dor nas costas


Nossa estrutura corporal sofre diante do esforço em excesso ou incorreto, má postura, além do crescente sedentarimo típico dos tempos atuais. Vira e mexe, portanto, aparece o incômodo da dor nas costas. Quer saber o que fazer para aliviar esse mal-estar? Aprenda alguns truques caseiros!

1 – Calor é benéfico para as costas. Faça compressas quentes com chá de alecrim ou tomilho. Se preferir, pode usar saquinhos de sementes aquecidos.

2 – Banhos quentes com óleo de alecrim ou extrato de tomilho, seguidos de massagem com óleo de rosas em temperatura ambiente, também aliviam a dor.

3 – Banho em fontes termais quentes também faz bem.

4 – Massageie as costas com erva-cidreira. Deixe 200 g de folhas frescas da erva mergulhadas em 1 litro de álcool a 60% em recipiente bem fechado guardado em local quente por 10 dias. Coe e dilua em água na proporção de 4 para 1.

5 – Massagem com óleo de erva-de-são-joão também resolve. Peça a alguém que esfregue um pouco do óleo entre as mãos e massageie as costas com delicadeza.

6- Compressa de trigo quente é outra opção. Cozinhe 1 kg de grãos de trigo até que amoleçam, coloque em um saquinho de linho e deixe agir por 15 minutos sobre as costas.

7 - Um exercício leve, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar em ritmo moderado, por exemplo, atenua a dor nas costas.

8 – Coloque um travesseiro alto ou uma almofada entre as pernas, deixando a coxa posicionada para cima e quase reta. Faça um ângulo de 90 graus com o joelho.

Fonte: Livro O melhor da sabedoria popular – Seleções

domingo, 26 de dezembro de 2010

Acabe já com a dor nas costas


As dores nas costas podem surgir de várias formas e a principal delas é a postura. Muitas vezes, essas dores são provocadas por fraqueza dos músculos abdominais que não conseguem sustentar adequadamente as costas, sobrecarregando a coluna e os músculos dorsais.

Se ficarmos sentadas o dia inteiro, por exemplo, a parte superior do corpo pode se cansar e desenvolver inchaço nas articulações e tensões nos músculos. A longo prazo, isso prejudica a condição óssea e muscular de todo o corpo, resultando no desconforto e dor nas costas.

Uma boa alternativa para dar fim a esse incômodo, é praticar Pilates - uma sequência de exercícios estruturados cuidadosamente que coordenam movimentos dos músculos com a respiração. Ainda tonifica todos os grupos musculares, melhorando a postura.

Eis, então, uma ótima forma para superar a dor lombar e qualquer desconforto associado ao músculos, como o do pescoço, dos ombros e as articulações. “Muitas pessoas que começaram a praticar o Pilates por causa de dores nas costas, já usufruem seus benefícios só de trabalhar com a estabilidade do corpo”.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Acabe com a dor de cabeça de um jeito bem prazeroso


A Sociedade Internacional de Cefaléia reconhece mais de 150 tipos de dor de cabeça. Algumas têm causas estruturais, metabólicas, tóxicas ou infecciosas. Outras são identificadas como consequências de lesões ou outras alterações tais como sinusites, infecções do sistema nervoso ou sistêmicas, tumores, coluna cervical e outras.

Algumas dores de cabeça têm uma causa tratável e é desta que vamos falar. Problemas posturais, tensionais (estresse) e circulatórios são causadores de dores de cabeça constantes e após uma avaliação entramos com o tratamento preventivo que é a atividade física.

A lista de benefícios dos exercícios físicos é interminável. As atividades leves em comunhão com as aeróbicas, que estimulam a circulação sanguínea, são primordiais para amenizar crises de dor. E não é só para acabar com a dor de cabeça que o exercício físico é um aliado. Por exemplo, os problemas cervicais, causados pela má postura, é um dos grandes vilões das dores constantes — e seções diárias de alongamento e fortalecimento muscular podem facilmente combater.

Quando em movimento nosso corpo produz endorfina, que cai na circulação sanguínea e atua como uma morfina natural, acabando de vez com muitas dores que nos incomodam no dia a dia. Sabemos também que a prática de exercícios aliada a alimentação rica em fibras e água traz mais resultados positivos ainda.

Então, alimente-se bem e escolha uma atividade que se enquadre ao seu estilo de vida e comece já! Mas, atenção, busque sempre a orientação de um profissional antes de iniciar qualquer atividade física.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal!


Estamos no final de mais um ano, época em que nós paramos para somar as coisas boas que aconteceram em nossas vidas e a boa surpresa deste ano foi poder contar com mais um ano de apoio e contar com você como amigo e Cliente.

Que neste Natal você possa ser feliz, que consiga tudo o que vem buscando, que seja uma noite de paz, repleta de surpresas boas, de acontecimentos que ficarão marcados em seu coração, porque o tempo passa e é com o passar do tempo que a gente consegue definir o que é realmente bom na vida, saiba que você continuará tendo a nossa empresa sempre e a sua disposição. Um feliz Natal

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Automassagem depois da corrida


Dicas e técnicas de como aliviar as dores e incômodos da prática do esporte de forma rápida e sem sair de casa...

É normal depois dos treinos e provas surgir algum tipo de incômodo nos pés, por conta da intensidade do exercício. Para se livrar das dores, alguns atletas costumam optar por métodos como bolsas de gelo e até mesmo pomadas que aliviam as dores. Massagear os locais doloridos também pode ser uma boa pedida para quem pratica uma atividade física com a corrida.

Existem muitas técnicas para diminuir as dores musculares. Para a área dos pés, as mais recomendadas são as massagens relaxante e a reflexologia, como explica Nils Bergqvist, massagista de esporte, da Clínica Bergqvist.

“A massagem relaxante é feita para tirar tensão da musculatura, aumentando a circulação sanguínea, trazendo oxigênio novo e nutrientes para os músculos, além de limpar resíduos produzidos, como ácido láctico, durante o trabalho muscular”, explica Bergqvist, que completa. “A reflexologia aplica pressões no pé em pontos que são relacionados com outros membros e órgãos do corpo, os chamados pontos reflexos”.

Porém, para conseguir usufruir de tais técnicas sozinho, aplicando a automassagem, é preciso que o atleta tenha uma boa flexibilidade, alcançando facilmente todas as áreas afetadas. Já se o corredor tiver certa dificuldade, é aconselhável pedir para que outra pessoa faça a massagem.

Partes mais doloridas
Existem algumas partes do corpo que sofrem mais do que outras em determinadas atividades. Quando o assunto é a corrida isso não é diferente com relação aos pés. Áreas de mais impacto com o asfalto, como o calcanhar e o tendão calcâneo, são os lugares que mais sofrem, necessitando de uma massagem para que sua recuperação seja mais rápida.

Entretanto, há outras partes musculares na perna que também sofrem com esse impacto e pelo movimento contínuo durante a corrida. “Outros músculos comuns, embora não no pé, que podem doer numa corrida são o da panturrilha e o anterior da tíbia. O Tibial Anterior pode ter um problema chamado de `síndrome de compartimento´, pois ele cresce sem ter espaço suficiente, o que pode gerar uma inflamação. Se o atleta descansar um pouco e fizer massagem na área, ele tende a recuperar mais rápido”, afirma Bergqvist.

Fique de olho!
Mesmo aquecendo os músculos corretamente, as dores nos pés podem aparecer. Para evitar essas dores, a massagem pode ser útil tanto antes da corrida como depois, já que a sua principal função é de limpar os músculos e trazer oxigênio novo.

Para quem sofre com muitas dores no calcanhar, como no esporão, há uma forma simples de acabar com as dores na hora da corrida. “A dica é puxar a gordura da bursa das laterais para o centro, embaixo do calcanhar, com a ajuda de um esparadrapo. Isso pode diminuir dores no pé `milagrosamente´. Com a bursa acumulada no lugar certo, o impacto do esporão diminui, o que pode ajudar a tirar uma eventual inflamação, podendo correr desta forma”, explica o massagista.

Fortalecendo os músculos do pé, a dor pode aparecer com menos intensidade. Uma das formas de conseguir esse feito é bem mais simples do que se pode pensar: andar descalço na grama ou na areia. Caso não tenha acesso à locais que tenham esse tipo de terreno, é aconselhável realizar um procedimento diferente, estendendo uma toalha no chão e tentando enrolá-la com os dedos dos pés. Clique aqui e assista a um vídeo com mais dicas de como fazer a automassagem.

Confira uma massagem para diminuir as dores do pé, recomendada pelo massagista esportivo Nils Bergqvist:

Massagem simples, com duração de 5 a 7 minutos em cada pé, pode ser feita na seguinte forma: use um creme ou óleo de massagem - pode ser óleo de semente de uva - para deslizar melhor os dedos no pé. Mas use pouco, porque o próprio pé normalmente já é deslizante. A massagem pode ser feita com uma força média ou mais leve. Não deve doer. Aqui vai uma sequência que se pode usar:

1-Faça uma leve flexão e extensão no pé para alongar. Depois, faça círculos grandes nas duas direções. O movimento vai lubrificar as articulações.
2-Deslize e aperte levemente o tendão do calcâneo (o tendão da panturrilha) com o polegar e o indicador.
3-Aperte e faça círculos com o polegar e o indicador logo embaixo dos ossos laterais do pé, entre o tornozelo e o calcanhar.
4-Aperte com a palma das mãos as laterais do calcanhar. Você pode fechar as mãos da mesma forma que usa quando vai rezar. Use a pressão entre as mãos para apertar a bursa do calcâneo (aquela almofadinha que a gente tem embaixo do calcanhar). A região tem uma tendência a acumular gordura nos lados em vez de embaixo do calcanhar devido a muito impacto, algo que pode acontecer com quem pratica corrida. A bursa no lugar certo diminui e amortece o impacto do osso calcâneo. Este movimento vai ajudar a puxar a bursa do calcâneo de volta ao lugar. O alívio pode ser imediato.
5-Agarre o pé com as duas mãos e deslize-as pelo pé.
6-Faça pressões com os polegares em toda a sola do pé ou feche a mão e use o punho cerrado para deslizar pela sola do pé, pressionando-a.
7-Prenda o pé entre as duas mãos. Junte os dedos das mãos sobre o peito do pé e os polegares sobre a sola. Nesta posição, faça um movimento de abertura com os polegares, deslizando-os pela a sola.
8-Pince os ossos do meio do pé com as mãos e mexa levemente estes ossos para cima e para baixo. Isto vai lubrificar as articulações.
9-Aperte as bursas (as almofadinhas) dos dedos com o polegar e o indicador.
10-Puxe os dedos.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Método Feldenkrais



Dr. Moshe Feldenkrais (1904-1984). Russo, físico, cientista, primeiro campeão de judo europeu. Feldenkrais fez revolucionárias descobertas sobre a relação entre nossos movimentos corporais e a maneira como nós pensamos, sentimos e aprendemos.

Em que consiste o método CONSCIÊNCIA PELO MOVIMENTO
Utiliza uma grande diversidade de sequências de movimentos, inicialmente simples, evoluindo para movimentos complexos e de maior amplitude, envolvendo imaginação, atenção e percepção.

CONHECER O FUNCIONAMENTO DO CORPO
A finalidade principal é perceber como o corpo funciona, e as relações das diferentes partes do corpo.

NADA COM ESFORÇO
O que precisamos na realidade é diminuir o esforço no movimento, para isso, precisamos primeiro desenvolver a nossa percepção para sentir e descobrir outros caminhos que exigem menos esforço e menos degaste nas nossas articulação e que preservem a integridade física.

“ REEDUCAÇÃO POSTURAL DINÂMICA ”
A nossa postura relaciona-se com nosso estado mental e os hábitos posturais segundo Feldenkrais, afetaria a personalidade.

"O volume de estímulos que chega ao sistema nervoso é proveniente da atividade muscular constantemente afetada pela gravidade"

"portanto a postura é uma das chaves mais importantes não apenas para a evolução mas também para a atividade do cérebro."

BENEFÍCIOS DO MÉTODO FELDENKRAIS.

Promove mudanças na respiração e na postura e torna os movimentos mais elegantes.
Desenvolve as qualidades físicas de coordenação e flexibilidade.
Desenvolve a qualidade e eficiência de seus movimentos, com um menor gasto energético.
A melhora da respiração associada com a diminuição da tensão muscular crônica reduz a fadiga e o stress.
Elimina dores e restrições na amplitude de movimento, eliminando desconforto.
Restaurar as funções em pacientes neurológicos e ortopédicos.

"O método Feldenkrais faz do impossível possível, do possível fácil, e do fácil elegante".
M. Feldenkrais




O Método Feldenkrais é um processo de aprendizagem que produz novas formas de movimentos — mais eficazes, confortáveis e saudáveis — pela exploração do grande potencial do sistema nervoso. Moshe Feldenkrais, seu criador, acreditava que a capacidade humana de aprender — incomparávelmente maior do que a de qualquer outra criatura viva” — dá-nos a extraordinária oportunidade de formar uma espécie de massa de reações aprendidas. Mas, junto com esse dom, temos uma “vulnerabilidade especial” para desenvolver maus comportamentos. Ao contrário, “as reações dos outros animais aos estímulos estão ligadas ao sistema nervoso em forma de padrões instintivos de ação, o que faz com que errem com menos freqüência e só diante de mudanças ambientais”. Mas, segundo Feldenkrais, nós podemos mudar — apesar dessa tendência. Se tiver oportunidade, nosso cérebro escolhe a maneira mais fácil e mais eficaz de agir. Mas cabe a nós fornecer-lhe os meios.

É isso que faz o Método Feldenkrais. Por meio de experiências físicas, e não de palavras, ele apresenta novas informações ao cérebro, retreinando-o para aceitar uma imagem melhorada em substituição à antiga imagem distorcida. Isso é realizado pelo desmembramento de movimentos e padrões funcionais em componentes menores, estabelecendo novas conexões neurais entre o córtex motor do cérebro e o sistema muscular. Depois de repetir muitas vezes uma seqüência de exercícios, a nova forma começa a parecer «normal” e natural. A repetição é necessária. Feldenkrais acreditava que ficamos tão acostumados ao padrão habitual e ineficaz, que nosso julgamento é prejudicado, o que faz com que qualquer mudança muscular nos pareça anormal. Não é suficiente tomar consciência de um padrão, diz ele, pois a “melhora na ação e no movimento aparece só depois que ocorre uma mudança no cérebro e no sistema nervoso”.

O Método Feldenkrais usa dois procedimentos para «religar” ou reeducar sutilmente o sistema nervoso. Na Integração Funcional, o trabalho de manipulação é feito na mesa, cada sessão é sob medida, pois o professor adapta cada aula de movimento às necessidades do corpo de cada aluno, usando, sensitivamente, as mãos para comunicar uma nova configuração sensorial e urna nova organização motora.


MOSHE FELDENKRAIS

Nascido na Polônia, na época da ocupação russa, Moshe Feldenkrais (1904-1984) imigrou para a Palestina em 1920. Formou-se em engenharia mecânica e elétrica, além de fazer um doutoramento na Sorbonne, na área de ciências. Passou dez anos em Paris no Curie Institute, período em que publicou vários artigos acadêmicos em co-autoria com FrédéricJoliot-Curie, ganhador do Prêmio Nobel.
Feldenkrais foi um dos primeiros europeus faixa preta em judô, fundador do Clube de Judô de Paris. Durante todo esse período, ele dava aulas para se sustentar. Engenheiro e fisico, atleta e mestre de judô, matemático e estudioso da acupuntura, ele transformou-se em reeducador funcional, depois de se curar de uma antiga lesão no joelho.

Quando jovem, Feldenkrais jogava futebol. Nessa época, machucou o joelho, que nunca se curou. Na Segunda Guerra Mundial, trabalhou dirigindo pesquisas anti-submarinas para o Almirantado Britânico, tinha de permanecer durante horas em navios todos os dias. O balanço constante do navio teve um efeito devastador para seu joelho. Um dos maiores cirurgiões da Inglaterra recomendou uma cirurgia, garantindo apenas 50% de chances de sucesso. Diante disso, Feldenkrais decidiu tomar a si a solução do problema. O médico avisou que ele voltaria em seis meses, implorando para ser operado.

Sem desanimar, Feldenkrais estudou tudo o que se relacionava com o movimento do corpo humano: anatomia, biologia, fisiologia, cinesiologia, neurologia, psicologia e antropologia. Sua mulher, uma pediatra, ajudou-o a compreender o desenvolvimento infantil. Estudou também Yoga, a filosofia de Gurdjieff e o trabalho de F. M. Alexander, além de assistir às aulas de Gerda Alexander em Paris e Israel.
Empenhado em curar o próprio joelho, Feldenkrais desenvolveu uma perspectiva original e abrangente da função sensório-motora e de sua relação com o pensamento, com a emoção e com a ação. Aprendeu a andar sem sentir dor e restaurou a função do joelho. As aulas em grupo do Método Feldenkrais e da Consciência Pelo Movimento surgiram em resposta aos pedidos de pessoas que também queriam aprender a se movimentar mais livremente.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Massagem Desportiva


A técnica
Massagem aplicada com movimentos rápidos e fortes e alongamentos que esticam as fibras musculares. É personalizada para cada atleta, levando em conta o esporte praticado e a área de atuação do atleta no esporte.

Benefícios
Aumenta a circulação sanguínea, podendo ser aplicada antes do exercício físico a fim de preparar a musculatura ou após, para acelerar a recuperação muscular. Por conta de seus movimentos vigorosos, é capaz de liberar adrenalina, agitando o atleta antes do esforço físico.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Aquecimento e alongamento: como prevenir lesões


Mantenha respiração relaxada durante o alongamento

1 Como deve ser feito?
A respiração é fundamental: quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.

Deve-se respeitar os seus limites. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Não se preocupe em alongar até ao limite. Aos poucos você vai ganhar flexibilidade.

Regularidade e relaxamento são ingredientes obrigatórios para um bom alongamento. Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.

Torções - Uma das lesões mais comuns durante a prática dos esportes de aventura é a torção. Entorse pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou laceração de tecidos moles como cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos. Porém esse termo é freqüentemente usado em referência especifica a lesão de um ligamento, recebendo a seguinte graduação:

Grau I - ligamento preservado, dor leve ligamentar e edema local.

Grau II - frouxidão ligamentar, dor intensa, edema difuso + hematoma.

Grau III - ruptura ligamentar parcial ou total, provável fratura por avulsão, dor intensa, instabilidade, edema difuso e hematoma.

O fatores que fazem com que o atleta tenha um entorse de tornozelo são: musculatura fraca, tênis inapropriado, ligamentos frouxos do tornozelo, dentre outros.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Bem estar com atividade física


Conquistar uma vida saudável, longa, feliz e aproveitar cada instante com disposição é o objetivo de muita gente. Para que isso seja possível só depende de você! O que as pessoas precisam, na maioria das vezes, são de pequenas ações e atitudes que fazem parte do dia-a-dia como, por exemplo, preparar uma alimentação saudável e fazer uma caminhada.

Segundo Cláudio Castilho, diretor Técnico da Assessoria Esportiva Saúde e Performance, presidente da Associação de Treinadores de Corrida de São Paulo e treinador de Atletismo do Esporte Clube Pinheiros, a qualidade de vida pode ser resumida em uma única palavra: equilíbrio.

“Não é possível determinar um estilo de vida como o ideal para conquistar o bem-estar, já que existem as diferenças individuais entre cada um. Mas uma coisa é certa, para que isso aconteça é importante manter um equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal, sem esquecer de praticar uma atividade física”, orienta Castilho.

Se a intenção da atividade também é diminuir de peso, prefira os exercícios mais dinâmicos, que trabalham grandes grupos musculares ao mesmo tempo, os aeróbios:

Nadar;
Correr;
Caminhar;
Pedalar .

sábado, 18 de dezembro de 2010

massagem desportiva de recuparação


Cada vez mais os desportistas e as pessoas que vão à academia estão a aperceber-se que uma massagem pode benificiá-las em várias formas. A massagem não só ajuda á rapida recuperação de lesões em qualquer tipo de atleta como também pode ser usada como um método preventivo para quem puxa pelo seu corpo até aos limites.

Para os desportistas profissionais ou para os praticantes casuais, as massagens desportivas podem auxiliar na recuperação em dias ou até semanas.

Fadiga crónica ou lesões musculares podem resultar em uma diminuição do fluxo de oxigénio e nutrientes até aos músculos. Combinando a massagem com o exercício que pratica aumenta o fluxo sanguíneo e promove a recuperação muscular.

Nas Massagens desportivas utiliza-se técnicas de massagem de relaxamento destinadas a relaxar os músculos e aliviar a tensão acumulada durante os exercícios.

Os benefícios de uma massagem nesses casos incluêm um alívio da tensão muscular e da dor crónica e redução da pressão sanguínea. A prática regular de massagens pode também ajudar as pessoas que sofrem de edemas, tendinites e artrites. Os sintomas relacionados com a fibromialgia também podem ser reduzidos com a prática regular de massagens.

Quer seja um desportista profissional ou apenas um atleta de fim-de-semana, as sessões regulares de massagens ajudarão a melhorar o seu desempenho físico e o seu bem estar.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Caminhar em jejum, não!


Caminhadas matinais são excelentes para controlar o peso e para garantir uma boa energia nas diversas atividades do resto do dia.

Mais é muito importante que você coma algo antes e depois do exercício físico. Antes da caminhada, nosso organismo precisa principalmente de carboidratos simples, como os que estão presentes nos pães. Essa é a maneira mais fácil de fazer nosso corpo obter energia com rapidez. Assim, evitamos o cansaço e o mal estar.

Após o exercício, é necessário se alimentar para que os músculos se recuperem do esforço intenso, alem de evitar a fadiga. Nessa refeição , você pode comer um sanduiche de queijo ou um iogurte com frutas.



Revista Ana Maria

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Praticar exercícios no auge do estresse pode provocar lesões.


Dar aquela corrida ou entrar numa aula de ginástica após um estresse do dia é uma ótima maneira para relaxar. A pratica de exercícios neste caso ajuda o organismo a se livrar da adrenalina e do cortisol, os conhecidos hormônios do estresse que ficam na circulação em momentos de tensão.

Porém, estudos recentes da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp, dão um alerta.

As pessoas tendem a canalizar todo o estresse na malhação e correm o risco de se machucar. A adrenalina que já está no corpo inteiro tenciona os músculos. E aí um movimento um pouco mais forte é suficiente para provocar uma lesão.

Até mesmo a visão periférica é afetada quando as tensões se acumulam e você teima em praticar um esporte. O que isso significa? Você simplesmente deixa de enxergar o que está acontecendo à sua volta. Em uma partida de futebol, por exemplo, o risco de choque corporal com outro jogador é grande.

O melhor a fazer nos casos de um dia muito estressado, é esperar a cabeça esfriar para fazer sua atividade física. Ou então, optar por uma atividade que elimine a tensão do dia e promova a sensação de bem estar como a yoga ou receber uma massagem.



Fonte: Equipe Bem Star

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Alongamento e respiração para aliviar dores na coluna


Eixo saudável: O alongamento e a respiração são formas eficazes de aliviar dores da coluna.

O jeito torto de se sentar em frente à TV ou no trabalho, os ombros contraídos durante grande parte do dia e sensações de ansiedade, raiva, remorso, depressão e baixa-estima pesam sobre a coluna, ocasionando desde incômodos suportáveis a fortes dores. Para aliviar este problema fisioterapeutas dão algumas dicas.

A coluna é um verdadeiro eixo: sustenta a cabeça, centraliza os ombros e os quadris, protege órgãos vitais de impactos e permite as pessoas ficarem em pé. Quando inclinada demais para frente ou para trás, a força da gravidade atua mais fortemente sobre as costas, exigindo dos músculos um trabalho extra para compensar o desvio.

A primeira condição para ter músculos resistentes, que dêem uma boa sustentação à coluna, é a prática do alongamento. Um movimento fácil, que pode ser feito a qualquer hora do dia – algo como espreguiçar-se. Nesta hora vale respirar profundamente e devagar, prestando atenção na entrada e saída do ar.

Mas se as dores forem muito fortes, a dica é buscar a ajuda de um especialista, que pode recomendar várias alternativas, como massagem, reeducação postural global (RPG), acupuntura, quiropatia, entre outras técnicas.

Equipe Bem Star

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A busca pelo equilíbrio perdido:




O rolfing é uma técnica de trabalho corporal em harmonia com a Lei da Gravidade.

Este método de trabalho do corpo foi criado na década de 70 pela Dra. Ida Rolf e leva em conta a integração estrutural do corpo, com base em técnicas da , yoga, osteopatia e conceitos da bioquímica,metafísica e filosofia.

O rolfing prega que para se ter uma boa saúde, o corpo precisa se relacionar de forma harmoniosa com a força da gravidade. Qualquer desvio desta norma requer energia extra e com o envelhecimento, músculos e ossos tendem a enrijecer, o que interfere com a respiração, digestão, circulação e sistema nervoso.

O trabalho consiste em sessões de uma hora à uma hora e meia de duração, com exercícios que levam a objetivos específicos, trabalhando todas as áreas do corpo.

Segundo os praticantes, ao final das primeiras 10 sessões, a pessoa começa a perceber que algumas mudanças na postura corporal se fazem necessárias para melhorar o equilíbrio e o bem-estar.

Antes e depois de 10 sessões



www.prevenindoacistite.com.br

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A massagem e o esporte



Inúmeros atletas de alto nível de competição beneficiam com o tratamento da massagem desportiva para manterem-se na melhor forma possível (tenistas, bailarinos, jogadores de futebol, maratonistas ...)

As lesões prejudicam a precisão necessária dos gestos técnicos, diminuem a performance e podem criar lesões mais graves a longo prazo.
Tratar as cadeias musculares e normalizar as funções articulares permite restaurar a harmonia e eficácia no esporte.

São notáveis as disfunções mecânicas no meio do esporte e da dança, distensões musculares e bloqueios vertebrais que são tratados pela massagem.

COMO ATUA A MASSAGEM DESPORTIVA
É um tratamento manual baseado no conhecimento profundo da anatomia, fisiologia e biomecânica do corpo.
Tem como função restaurar o equilíbrio da mobilidade sem dor uma vez que o movimento é a base de todo o funcionamento do nosso corpo.
As únicas ferramentas do massoterapeuta são as mãos e a sua concentração.

Para que as várias estruturas anatômicas sejam elas :
- densas (ossos)
- moles (viscerais, fascias, músculos, ligamentos, tendões ...)
- fluidos (sangue, linfa, liquido cefalorraquidiano ...)
Possam movimentar-se normalmente restituindo uma boa mobilidade articular.

A massoterapia vê o ser como um todo sendo uma terapia holística.

A estrutura governa a função:
Cada função do nosso organismo seja ela (respiratória, digestiva, cardíaca, de locomoção ou psicológica ...) apóia-se em elementos estruturais anatômicos. Se essa estrutura (esqueleto) está desalinhada (em disfunção mecânica) é previsível que aconteça uma compensação de tecidos que impedem o movimento normal, desencadeando assim uma descompensação continua.

A relação vértebra-órgão e órgão-vértebra.

Homeostase

É a faculdade que o organismo possui para reequilibrar a suas tensões constantes (tensão arterial, regulação térmica, secreções hormonais e defesa imunitária ...).
O massoterapeuta apenas vai desencadear e facilitar esse processo de auto regulação.


TRATAMENTO E INDICAÇÕES
O paciente é avaliado de forma global onde a causa da lesão é a principal preocupação e não as suas conseqüências. A origem da lesão primária é fundamental, pois sabemos que as lesões geram adaptações e compensações que se não forem travadas despertam dor e desconforto. Quanto mais cedo se atuar no tratamento da disfunção melhor será o seu prognostico.

Indicações :
As algias vertebrais : torcicolos, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, ciáticas ...
Dores do membro superior: Nevralgias cervicobraquiais periatrites escapulourmerais, arestesias, lesões por esforços repetidos, síndrome de compressão do desfiladeiro escapulotorácico.
Dores do membro inferior: Ciáticas, cruralgias, entorses.
Estados de tensão: tensão, dor de cabeça, irritabilidade.
Entre as contra-indicações estão os reumatismos inflamatórios, cancro, fracturas,, vertigens por insuficiência vertebro-basilar, osteoporose avançadas, AVC, trombose ...

QUAIS OS MÉTODOS UTILIZADOS
O massoterapia utiliza uma técnica especifica para cada tipo de tecido e de lesão a partir do seu exame inicial.

Técnicas utilizadas:
Técnicas estruturais: Manipulação da disfunção vertebral com impulso de pequena ou alta velocidade.
Técnicas funcionais: No tratamento de compressão nervosa com a técnica de pontos gatilhos (gate-control).
Técnicas rítmicas e miotensivas: Bombeios, estiramentos e facilitação neuro-muscular.
Técnicas de relaxamento: Relaxamento muscular, massagem dos tecidos para libertar contraturas, espasmos e tensões nas fascias.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Massagem e Pilates


As abordagens holísticas, ou terapias alternativas, têm em comum aquilo que a Organização Mundial de Saúde descreve como: “cuidar de modo que as pessoas sejam vistas em sua totalidade dentro de um espectro ecológico amplo, que enfatize a visão de que a saúde ou a doença é gerada por uma perturbação, ou desequilíbrio, de uma pessoa em seu sistema global, e não causada apenas pelo seu agente etiológico e pela evolução patogenética.”

A totalidade do individuo incorpora não apenas corpo, mas quadrantes de necessidade e função o físico (corpo e movimento), o intelectual (cérebro e mente), o emocional (sentimentos) e o espiritual (desejo de compreender a si próprio). Trabalhamos para atingir a integralidade, na tentativa de ajudar no processo de recuperação doença/lesão e permanecer saudável, facilitando o fluxo de energia do próprio indivíduo. Acreditamos que o estado natural do corpo é estar saudável, e o binômio corpo e mente pode e realmente consegue curar a si próprio. As evidencias de que as pessoas continuamente se curam é a razão pela qual são realizadas pesquisas clinicas duplo-cegas controladas com placebo.

A massagem assim como o Pilates tem a possibilidade de reabilitar a cultura vigente, uma cultura que entende as pessoas como máquinas em suas atividades profissionais, que tem criado empregos que levam a síndromes do esforço repetitivo, uma cultura que se mostra confusa em relação ao toque, uma cultura que ensina “educação física” nas escolas sem dar informações sobre o corpo, e inclui informações para ignorar os sinais emitidos pelo próprio corpo que indicam que uma posição ou atividade é dolorosa e o que fazer para corrigir isto.

O professor Thomas Hanna, foi muito influenciado pelo método de percepção através do movimento de Feldenkrais (uma das bases com currículo Polestar Pilates/Physio Pilates). A pesquisa de Hanna o levou ao entendimento de que nós podemos adaptar-nos ao estresse através do enrijecimento neuromuscular anormal. A habilidade de contrair ou relaxar um músculo voluntariamente depende diretamente do grau em que este músculo pode ser sentido, estresse ou trauma podem romper este ciclo que resulta numa amplitude limitada de movimento.

Os estudos demonstram que, interações da mente com o corpo alteram os sistemas neurológico e imune, embora ainda não esteja claro de que forma esses sistemas se interagem. O estudo de Black publicado em 1995 na Scientific American demonstra como o cérebro e o sistema imune se interagem por meio de hormônios, neurotransmissores e citocinas transportados pelo sangue e pelos nervos. O estresse produz influências especiais na imunidade. Os efeitos estressantes da vida foram relacionados com a susceptibilidade às infecções, ao câncer e à progressão da infecção pelo HIV.

Os clientes geralmente expressam uma atemporalidade durante uma sessão de massagem e de Pilates. Estas modalidades permitem aquietar nossos corpos e experimentar sensações mais sutis. As pessoas começam a enxergá-las não somente com entidades estruturais que estão contraídas, rígidas ou fora de alinhamento, mas como seres humanos não conscientes, e que para ser saudável, é preciso aprendera se perceber, a se alongar, a se curvar a se torcer, a respirar e a se mover da maneira que a natureza nos preparou para que acontecesse. Os efeitos positivos do Pilates, das massagens, dos toques, das terapias corporais nos trazem de volta um senso de poder, e a consciência sensório-motora intensificada devolve um maior controle sobre nosso corpo, descobrimos novas possibilidades de movimentos, flexibilidade, energia e saúde de uma maneira ampla e aumentada.

Tracy Walton descreveu da seguinte forma:
“Ao tocarmos o corpo, tocamos em todos os eventos que ele vivenciou. Por uns breves momentos, temos em nossas mãos toda a história do paciente. Presenciamos a presença da pessoa em sua própria carne, por meio de alguns dos métodos mais poderosos possíveis: o contato de nossas mãos, a aceitação do corpo sem julgamentos e ocasionalmente a escuta atenta. Com estes gestos, rompemos o isolamento da experiência humana e temos acesso a experiência da própria pessoa. Ao fazermos isso construímos uma ponte que pode curar a todos nós”.

A união das duas terapias têm crescido muito nos Estados Unidos com ótimos resultados. Alguns terapeutas estão se formando professores de Pilates ou vice-versa devido ao perfeito casamento.

A Massagem beneficia a pessoa de várias maneiras: relaxa, diminui as dores musculares devido a melhora da circulação sangüínea e diminui o estresse. O Pilates, por outro lado, através de um complexo trabalho respiratório, trabalha a melhora da força, correção postural e melhora a mecânica do movimento evitando a reincidência de lesões e possibilitando a cura.

Essa união poderá acelerar o processo de cura e melhora em casos de dores crônicas, tendinites, tensões musculares e de estresse. Levando o corpo a um equilíbrio físico, mental e espiritual.


Referências
Black PH. Psychoneuroimmulogy: Brain and immunity. Scientific American. 1995:16-25.
Walton T. The health history of human being. Massage Therapy Journal. Winter 1999.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Musculatura e alongamento


Musculatura e alongamento

Antes de alongar faça um leve aquecimento na musculatura do corpo, andando, pedalando ou movimentando-se de maneira leve e suave.

Para que alongar-se ?

- para relaxar

- prevenir lesões musculares

- aumentar a amplitude dos movimentos do corpo

- melhorar coordenação motora


Quando alongar-se?

- quando se está tenso

- sempre antes de qualquer exercício

- no meio de um uma prática esportiva demorada

- depois do exercício físico

- em qualquer hora, qualquer lugar, por qualquer razão, quando sentir vontade


O que é alongamento?


- espreguiçar, no mínimo

- aquecimento não é alongamento

- tomar consciência do corpo

- no esporte, refinar a técnica de uso da musculatura e do corpo

- manter-se pelo menos 20 segundos em cada posição

- dar tranco no músculo não é alongar-se

- há uma seqüência de alongamento para cada exercício / esporte

- há um alongamento correto para cada momento

- há uma técnica específica para o correto alongamento

- um pouco de incomodo pode ocorrer, sentir dor forte não


Tipos de alongamento

- de aquecimento: antes do esforço muscular

- de recuperação: melhora a "respiração" e recupera o músculo

- de flexibilidade: aumenta a amplitude dos músculos e movimentos

- de relaxamento

Uma correta respiração - calma e prolongada - é extremamente importante para um bom alongamento. Nunca prenda a respiração durante o alongamento.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Vitamina de cereja


Vitamina de cereja diminuem dores musculares após provas de corrida de longa duração.

As vitaminas de cereja se mostraram eficazes na recuperação muscular de maratonistas. Agora, uma nova investigação veio dar mais importância às cerejas. É sabido que depois de longas corridas os músculos ficam desgastados durante vários dias. Para combater esta situação, os atletas costumam ingerir anti-inflamatórios não-esteróides (AINE), apesar de os mesmos possuírem efeitos secundários.

O que esta nova investigação vem mais uma vez mostrar é que os shakes de cereja são uma solução natural e sem efeitos secundários para a recuperação muscular. Cinquenta e quatro maratonistas consumiram ou vitaminas de cereja ou um composto placebo duas vezes ao dia durante os 7 dias que antecederam a competição. Apesar de terem sido reportadas dores musculares em ambos os grupos, as queixas daqueles que consumiram os shakes de cereja foram significativamente menores do que os atletas do grupo do placebo.

*Kuehl, K. et. al., Efficacy of tart cherry juice in reducing muscle pain during running: a randomized controlled trial, The Journal of the International Society of Sports Nutrition 7:17, Maio 2010

Massagem Transversa profunda


EFEITOS DA MASSAGEM TRANSVERSA PROFUNDA DE CYRIAX

INTRODUÇÃO:

A palavra massagem vem do grego masso, que significa amassar [1]. Sua prática vem desde os tempos pré-históricos e é mencionada nos registros médicos mais antigos como forma terapêutica.

O século XX foi marcado por um maior interesse pela medicina manual dentro da profissão médica tradicional. O Dr. James Cyriax ficou famoso por seus livros sobre o assunto, tendo também colaborado para a expansão da formação e da esfera de ação dos fisioterapeutas. Incorporou os procedimentos da medicinal manual na pratica da “medicina ortopédica” e fundou a Society for Orthopedic Medicine [2]. O Método do Dr. Cyriax consiste na avaliação em torno da função de cada tecido móvel, obtendo respostas positivas e negativas para selecionar a tensão desse tecido, formando um padrão cuja análise tem como base à anatomia aplicada. No início de sua residência em ortopedia ele constatou que um grande número de pacientes era portador de lesões do sistema músculo-esquelético que não podiam ser diagnosticadas e, para tanto, todos eram encaminhados para o centro fisioterápico onde recebiam condutas que na época não eram bem fundamentadas como aplicação de calor, massagem e exercícios. Dr. Cyriax, em determinado momento escreveu: "Movimentos ativos: testam articulações e músculos; movimentos passivos testam apenas as articulações; movimentos resistidos testam somente os músculos". Assim, Cyriax finalmente havia formulado a ferramenta de diagnóstico que tanto buscara e a resposta podia ser descoberta através do “tensionamento seletivo” [3].

Segundo De Domenico [4], Dr. Cyriax foi um expoente na massagem por fricção profunda e seus textos que tratam sobre o assunto se tornaram padrões essências para as técnicas empregadas até hoje.


TECIDO CONJUNTIVO
A massagem por fricção profunda foi projetada, sobretudo, para atingir o tecido conjuntivo, tendões, ligamentos e músculos.

O tecido conjuntivo é o principal dos tecidos moles. Por definição, ele conecta todos os outros componentes dos tecidos moles em seu papel funcional. Engloba os músculos, tendões, tecido adiposo, osso, cartilagem, sangue e linfa [5].

Os tecidos conjuntivos originam-se do mesênquima e este deriva do folheto embrionário médio ou mesoderma.Estes tecidos possuem três tipos principais de fibras a saber: as colágenas, as reticulares e as elásticas.

Para Junqueira & Carneiro [6], as fibras elásticas cedem facilmente mesmo a trações mínimas, porem retomam sua forma inicial tão logo cessem as forças deformantes. São compostas por dois componentes estruturais, a elastina e a microfibrila. As fibras elásticas e as laminas são os maiores componentes dos vasos arteriais, ligamentos, bronquíolos, pele e cartilagem [7].

As fibras reticulares são formadas por colágeno do tipo III associado a um elevado teor de glicídios. Formam o arcabouço dos órgãos hematopoiéticos (baço, linfonodos, medula óssea vermelha, etc...). Além disso, formam redes em torno das células musculares e das células de muitos órgãos epiteliais como, por exemplo, o fígado, os rins e as glândulas endócrinas.

As fibras colágenas são constituídas de uma proteína denominada colágeno. Este é o maior componente dos tendões, ligamentos, ossos e estroma da córnea [7]. O colágeno possui diferentes classificações frente a sua localização e função.

MASSAGEM TRANSVERSA PROFUNDA
Trata-se de uma técnica de massagem aplicada transversalmente, com a intenção de manter ou restabelecer a mobilidade normal em uma estrutura atingida, ou ainda, retomar a função. Após uma lesão muscular ocorre formação de tecido cicatricial, podendo resultar em adesões entre as fibras musculares, causando dor quando o músculo se contrai. Da mesma forma, tendões e ligamentos podem ser lesados, resultando em uma cicatriz inflamada e aderência do ligamento à superfície óssea. Todos esses fatores podem levar a perda de função, dor e limitação para as atividades do cotidiano. A massagem transversa profunda é utilizada para quebrar essas adesões, permitindo aos músculos, ligamentos e tendões tratados readquirir a função normal e sem dor.

A massagem transversa profunda não guarda qualquer relação com a massagem convencional e tem como princípio básico o realinhamento dos tecidos moles após lesão músculo-tendineo-ligamentar (figuras 1 e 2) [9].

EFEITOS BIOLÓGICOS
A pressão contínua e profunda nos tecidos causa uma certa lesão local e libera uma substância similar à histamina, chamada substância H, e outros metabólicos que atuam diretamente nos capilares e arteríola no local, causando uma vasodilatação. A resposta irá depender da profundidade da manipulação e da duração da aplicação. A vasodilatação local promove um aumento do liquido tecidual na área, o que provocará distensão local. Com efeito, o movimento produz uma inflamação controlada da área alvo e, ao mesmo tempo, mobiliza as estruturas que não estavam tendo uma boa mobilidade.

Com freqüência o tecido cicatricial secundário a uma fibrosite ou traumatismo é doloroso e sem mobilidade. Essas características podem ficar comprometidas por qualquer organização local de tecido fibroso, resultando provavelmente em uma perda de funcionamento articular e até mesmo do membro acometido.

A massagem transversa profunda, juntamente com outras intervenções em um programa terapêutico planejado são úteis no tratamento das lacerações musculares, lesões musculotendinosas, tendinites e rupturas tendinosas parciais (lacerações tendoperiósticas), tendossinovites, torções ligamentares, endurecimento de áreas subcutâneas e tecido cicatricial [4].

CONTRA INDICAÇÕES

As principais contra-indicações para as fricções profundas são semelhantes a outros movimentos de massagem, sobretudo os que envolvem a aplicação de uma pressão significativa sobre os tecidos. Entre elas podemos citar:

>> Lacerações musculares agudas (sobretudo hematomas intramusculares);

>> Articulações agudamente inflamadas;

>> Doenças de pele (sobretudo dermatite aguda, psoríase, ou qualquer infecção cutânea comunicável) na área a ser tratada;

>> Vasos sanguíneos lesionados ou enfermos (sobretudo tromboflebite e trombose de veia profunda) na área a ser tratada;

>> Neoplasia ou tuberculose na área a ser tratada ou em suas proximidades;

>> Infecções bacterianas na área a ser tratada, ou em suas proximidades, sobretudo infecções articulares [10].



CONCLUSÃO

Conclui-se que a Massagem Transversa Profunda, descoberta pelo Dr. Cyriax, faz parte do arsenal do profissional de terapias para que o utilize sempre quando o tecido músculo-esquelético apresente limitações decorrentes de uma fibrose tecidual demasiada a qual atrapalha o movimento funcional normal dos pacientes. Empregar corretamente a técnica e o momento certo de aplicá-la poderá auxiliar o profissional no restabelecimento da função e normalização do processo cicatricial.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. CASSAR, Mario-Paul. Manual de Massagem Terapêutica. São Paulo: Manole, 2001.

2. GREENMANN, Philip E. Princípios da medicina Manual. 2ªed. São Paulo:Manole, 2001.

3. COUTINHO, Fernanda; OLIVEIRA, Graziane de. Método Cyriax. Disponível em : http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/cyriax.htm Acessado em 25 de abril de 2006

4. DE DOMENICO, Giovanni. Técnicas de Massagem de Beard . 4ªed. São Paulo: Manole, 1998.

5. CAILLIET, René. Doenças dos Tecidos Moles. 3ªed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

6. JUNQUEIRA, L.C ; CARNEIRO, José. Histologia Básica. 8ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A.,1995

7. HENRIKSON, Ray C.; KAYE, Gordon I.; MAZURKIEWICZ, Joseph E. Histology. Baltimore:Williams&Wilkins, 1997.

8. SNELL, Richard S. Histologia clínica. Rio de Janeiro: Interamericana, 1985.

9. IGF. INSTITUTO GOIANO DE FISIOTERAPIA. Serviços. Disponível em http://www.gosites.com.br/igf/terapia_manual.htm#Massagem%20Transversa%20Profunda .Acessado em 26 de abril de 2006.

10. ROSA FILHO, Blair Jose, Massagem Neuromuscular, Disponível em: http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/massagem.htm Acessado em 26 de abril de 2006.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Massagem antes da luta de Muay thai

">

Thai massagem antes da luta

">

Massagista “mão quente”


Pedalar mais de 100 quilômetros por dia exige preparo físico, concentração e dedicação dos ciclistas. Rotina desgastante de treinamento e repetições para tentar atingir a perfeição.

Para relaxar depois de várias pedaladas os ciclistas, da equipe do Avaí/Florianópolis, recorrem as mãos santas de do uruguaio Edgar Eduardo Bintaneorit Oliveira,

No Uruguai sua profissão é conhecida como Kinesiologo, mais conhecido como massagista no Brasil. Antes das etapas, Edgar faz um trabalho para soltar a musculação dos ciclistas. “Essa primeira massagem é muito importante, pois vai soltar a musculatura dos atletas e a fadiga muscular vai ser menor durante a prova”, explica Edgar.

Mas é depois de cada etapa que as mãos do uruguaio trabalham mais. Ao final de cada etapa todos os atletas recebem uma massagem de relaxamento. “Essa massagem serve para relaxar a musculatura,pois estão mais tenso, isso evita que aconteça alguma futura contusão”, completa Edgar.

Os serviços do massagista já deram resultados. Foi campeão da Volta do Uruguai, em 2004, pela equipe Villa Teresa. No ano seguinte, o campeão geral do evento foi Jorge Giacintti, massageado por Edgar.

Esta é a sua primeira participação no Tour de Santa Catarina. Se mantiver a crença de “mão quente”, algum atleta do Avai poderá terminar o Tour como campeão.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Chris McCormack recebendo massagem

Videos do novo campeão do mundo de Ironman, sagrado no passado dia 09 de Outubro no Hawai - o australiano Chris McCormack, aka "Macca", recebendo massagem antes de uma competição:


">

">


">

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sucos Poderosos


Os sucos preparados com alimentos funcionais têm eficiência comprovada na prevenção e combate a doenças ou problemas de saúde. As receitas seguintes foram pensadas para indivíduos que praticam atividades físicas, pois dão energia, impedem a oxidação, aliviam o estresse e a prisão de ventre.

ANTI-ESTRESSE (150kcal/copo – sem açúcar)

Ingredientes:
1 copo (250ml) de água
1 maracujá maduro (45kcal)
1 colher (chá) de ginseng
1g de geléia-real (11kcal)
1 colher (café) de pólen
1 colher (café) de anis
1 colher sopa) de camomila
1 colher (chá) de levedura de cerveja (94kcal)
Açúcar a gosto (1 colh de sopa tem 59 kcal) ou adoçante

Preparo:
Bater os ingredientes no liquidificador.

PROPRIEDADES:
O maracujá tem ação relaxante.
A geléia-real é muito conhecida por sua ação
imunológica.
O pólen é um potente antioxidante e energizante.
O anis tem efeito calmante e relaxante.
A levedura age no sistema nervoso central

ENERGÉTICO (550kcal/copo – sem mel)

Ingredientes:
1 copo (250ml) de suco de laranja (139kcal)
1 colher de sopa de guaraná em pó
3 colheres de sopa de polpa de açaí (118kcal)
1 colher de sopa de farinha de arroz (62Kcal)
1 colher de sopa de aveia (55kcal)
1 colher de sopa de semente de gergelim (90kcal)
3 colheres de sopa de beterraba ralada (21kcal)
1 colher de sopa de farinha de soja (20kcal)
1 colher de chá de levedura de cerveja (47Kcal)
Mel a gosto (49kcal/colher de sopa)

Preparo:
Bater tudo no liquidificador

PROPRIEDADES:
Potente antioxidante, capaz de aumentar a imunidade, rico em calorias, fornece energia, proteínas, vitaminas do complexo B.

ANTIOXIDANTE (204kcal/copo)

Ingredientes:
1 copo (200ml) de suco de laranja
4 folhas de couve manteiga
½ cenoura média crua
¼ de mamão papaia
¼ de maçã
Adoçante

Preparo:
Descascar as laranjas (deixe a parte branca). Bater no liquidificador as laranjas, a couve, a cenoura, o mamão e a maçã.

PROPRIEDADES:
Fornece clorofila, acido fólico e piridoxina vitamina B6), importantes para a oxigenação das células, transmissão dos impulsos nervosos e contrações musculares.
Contém potássio, vitamina C e bioflavonóides, que melhoraram a circulação sanguínea e favorece a desintoxicação.


Fonte:Bem Leve

Aprenda a descansar



Todos sabemos quanto o sono de boa qualidade influencia o nosso desempenho físico, cognitivo e o nosso bem estar. Passar o dia com aquela sensação de cansaço, de que tudo se torna mais difícil: concentração, humor e disposição. Por outro lado, uma boa noite de sono nos transforma em seres mais produtivos e bem humorados.

Um grupo de estudiosos do Instituto do Sono da cidade de São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), identificou que 27,1% dos indivíduos fisicamente ativos e 35,9% dos não ativos reclamam de distúrbios de sono associados com a insônia. Participaram da pesquisa 1.000 indivíduos de todas a regiões da cidade, representando todas as classes sociais. Em resposta à pergunta número um, parece que pelo menos um terço da população sofre com o sono.Em relação à pergunta número dois, parece que quem pratica atividade física tende a apresentar menos distúrbios do sono.

Ainda neste mesmo estudo, os pesquisadores citam que um grupo de cientistas encontrou respostas similares em uma amostra da população australiana. Ótima notícia! No entanto, precisamos ter cuidado ao interpretar estas informações. Há indícios que evidenciam que o excesso de exercício (correr por mais de uma hora em uma sessão de treino, por exemplo) pode prejudicar o sono. Portanto, o equilíbrio volta a ser o ponto-chave para nos auxiliar a dormir melhor. Temos que praticar atividade física, porém em doses moderadas.

Referências bibliográficas
1-PJF Martins, MT Mello… – Rev. Bras. Med. Esp., 2001
2-Mello, M. T, Fernandez, A. C. e Tufik, S. LEVANTAMENTO EPDEMIOLÓGICO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA CIDADE DE SÃO PAULO. Rev. Bras. Med. Esp., 2000


Preparativos para dormir

-evitar exercícios pesados antes de ir para cama

-evitar bebidas alcoólicas até 4 horas antes de dormir

-evitar leituras, filmes, músicas de grande intensidade emocional

-tomar banho relaxante

-fazer um leve alongamento, quase um espreguiçar

-massagem não é nada mal

-permanecer em silêncio e no escuro

-trabalhar a respiração

-sexo sempre ajuda muito


Condições ideais

-silêncio

-apoio do corpo em local plano, uniforme e de preferência não muito mole

-cama bem preparada

-colchão adequado

-temperatura do quarto o mais estável possível

domingo, 5 de dezembro de 2010

Guia da massagem para dor lombar e pelvica (dica de livro)

GUIA DO TERAPEUTA - MASSAGEM PARA DOR LOMBAR E PELVICA

CHAITOW, LEON - autor

Sinopse

Este texto oferece uma fonte única de informação integrada escrito especificamente para massoterapeutas. O DVD que acompanha esse texto inclui vídeo seqüências de todas as técnicas indicadas no texto pelo ícone.



Dados técnicos:

Editora: ELSEVIER
ISBN: 8535228411
ISBN-13: 9788535228410
Edição: 1ª EDIÇÃO - 2008
Numero de páginas: 216
Formato: BROCHURA C/ DVD

sábado, 4 de dezembro de 2010

líquidos e sólidos


Pessoas que praticam atividade física com frequência têm uma necessidade maior de reposição de energia. Uma refeição adequada é a base para um bom desempenho físico, pois uma dieta pobre em nutrientes pode causar fadiga e estresse muscular .

Dicas para melhorar sua alimentação e, consequentemente, aumentar seu desempenho:

- Beba muita água;
- Abuse de frutas;
- Aumente seu consumo de fibras;
- Fuja de qualquer tipo de gordura;
- Nada de excessos com o sal e o açúcar;
- Não caia em tentação com bebidas alcoólicas e refrigerantes;

O importante é procurar um profissional que oriente qualquer modificação na sua alimentação. Lembre que mesmo alimentos saudáveis em exagero ou no horário não apropriado podem acabar gerando consequências indesejáveis.

Líquidos

A base de nosso corpo é água: mantenha-se sempre hidratado

-dê preferência à água

-evite encharcar-se; hidrate-se aos poucos

-evite líquidos durante as refeições

-água de coco faz quase milagres, principalmente num país tropical

-tome um certo cuidado com líquidos industrializados

-bebidas light ou diet engordam, sim senhor!

-se possível, evite líquidos gasosos

-um líquido frio ou gelado é metabolizado com maior rapidez

-beba café moderadamente

-líquidos gordurosos são de digestão mais lenta

-cuidado com a quantidade de açúcar nas bebidas

-bebidas alcoólicas não servem para hidratar

-bebidas alcoólicas tem alto teor calórico

-bebidas alcoólicas e esporte não devem se misturar

-sopas alimentam e hidratam

Está desidratado? Misture num copo de água, uma colher de sobremesa de açúcar e uma colher de chá de sal, e beba. Ou beba água de coco gelada.

Sólidos:

-aprenda a entender as necessidades de seu corpo

-perceba o que você precisa comer naquele determinado momento

-tenha disciplina nos horários

-tenha um tempo específico para comer com calma

-a temperatura do alimento não faz diferença no tempo de digestão

-diversidade de alimentos e cores

-evite centralizar a refeição num único alimento

-sirva-se menos do que você pensa que pode comer

-não abuse no sal

-aliás, não abuse de nada - busque equilíbrio!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Tai Chi Chuan



O Tai Chi Chuan é uma prática suave e muito fácil de aprender.
Os exercícios ajudam a alinhar a saúde do corpo e mental

Estudos recentes, realizados por médicos americanos, afirmam que de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é o mais suave e o mais fácil de ser aprendido. Seu poder de rejuvenescimento tanto físico como mental, tem sido comprovado, pois, abaixa a pressão sangüínea, irriga as juntas, estimula a circulação, constrói os músculos e mobiliza o sistema imunológico... e tudo isso sem estresse ou tensão!!

Em toda a China, milhares de homens, mulheres e crianças de todas as idades se juntam nos parques das cidades todas as manhãs, bem cedo, para praticar a arte graciosa do Tai Chi Chuan, com o objetivo de melhorar sua forma física e mental. O Tai Chi Chuan ainda melhora a saúde cardiovascular e a formadas pessoas, além de aliviar os estados depressivos. De acordo com uma pesquisa médica publicada em 1986 no "China Sports", a prática do Tai Chi Chuan gera um sentido de paz interior, na medida em que nos concentramos nos movimentos sem nos distrairmos. E, os movimentos suaves e fluídos, fazem com que a mente e os músculos relaxem, promovendo a flexibilidade.

Esta Arte Marcial milenar Chinesa desenvolvida por Mestres da sabedoria oriental, além de ser excelente para a saúde apresenta-se como um caminho de desenvolvimento interior e autoconhecimento.

Exercita a atenção, concentração e desenvolve em seus praticantes, uma consciência corporal em profundidade. Pode ser praticada por pessoas de todas as idades sem restrições!

Tai Chi Chuan Laboral:


Movimentos rítmicos e suaves que visam fortalecimento de músculos e articulações com o menor impacto possível. Além disso, promove melhora postural e tem forte potencial preventivo. É uma atividade super prazerosa!
Todos podem praticar!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Regras básicas para a pratica de qualquer esporte


Sempre, sempre, sempre

-auto-respeito!

-equipamento correto

-alongamento

-bom senso

-evolução gradativa

-carga apropriada

-constância

-critério

-disciplina

-descansar corretamente

-de novo e sempre: auto-respeito!


Nunca:


-nunca tenha vergonha de seus limites

-nunca evolua mais de 10% por semana

-sabedoria esportiva:

-calma! Bons resultados só se atingem com calma

-hidrate-se antes, durante e depois dos exercícios

-alimente-se corretamente

-alongue-se corretamente antes e depois do exercício

-durma bem e aprenda a descansar

-chique é praticar o esporte de maneira sábia, correta.


Quer se machucar? Coloque status e demonstração de poder acima do esporte!

Esporte e bebida alcoólica não combinam bem, Evite.

Oferta de emprego



CLÍNICA DE ESTÉTICA CONTRATA: FISIOTERAPEUTA, MASSOTERAPEUTA, Tec enfermagem, Assist Adm, recepcionista e motorista.


Curriculum: candidato20@gmail.com

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Caminhar 10 km por semana pode preservar o cérebro dos sintomas da velhice


Estudo feito por pesquisadores americanos e publicado na revista “Neurology” demonstra que caminhar por pelo menos 10 km por semana pode ser uma das coisas que as pessoas podem fazer para impedir o encolhimento do cérebro e combater a demência.

A pesquisa analisou cerca de 300 pessoas em Pittsburgh, que registraram quanto caminharam a cada semana, e mostrou que aqueles que andavam pelo menos 10 km tinham redução cerebral relacionada à idade menor que a das pessoas que caminhavam menos.

“O cérebro encolhe na fase mais avançada da idade adulta, o que pode causar problemas de memória. Nossos resultados devem incentivar experimentos que verificam se o exercício físico em idosos é uma abordagem promissora para prevenir a demência e o Alzheimer”, disse Kirk Erickson, da Universidade de Pittsburgh.

A equipe de Erickson realizou a pesquisa para averiguar se as pessoas que andam muito poderiam estar mais preparadas para combater as doenças da idade. Eles analisaram 299 voluntários que começaram o estudo livres de demência, e que registraram seus hábitos de caminhadas. Nove anos depois, os cientistas fizeram varreduras nos cérebros para medir o volume dos órgãos. Após quatro anos, eles realizaram testes para ver se algum participante sofreu prejuízo cognitivo ou demência. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que caminhavam cerca de dez quilômetros por semana tinham metade do risco de desenvolver problemas de memória em comparação aos demais.

Eles disseram que mais estudos precisam ser realizados sobre os efeitos do exercício e a demência, mas na ausência de tratamentos eficazes para o Alzheimer, a caminhada pode ser uma alternativa. Nenhuma droga atual pode alterar a progressão da doença de Alzheimer, que afeta mais de 26 milhões de pessoas no mundo.

Massagem em eventos


Leve a qualidade de vida para seus eventos :

Feiras
confraternizações
eventos esportivos
festas
Sipats

Temos os melhores profissionais para atender aos seus clientes , funcionários e amigos em todo tipo de evento , propiciando um momento agradável de lazer e bem estar .

* Solicite um orçamento sem compromisso
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails