Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Alongamento dos ombros

O alongamento dos ombros ajuda a diminuir a tensão na região atrás do pescoço.



Passo 1
Sente-se com a postura ereta, o tronco erguido e as pernas cruzadas. Estenda os braços para os lados e para fora.



Passo 2
Cruze o braço direito sobre o peito. Pressione a parte da frente do braço esquerdo contra o peito. Fique nessa posição por 30 a 60 segundos, depois relaxe o corpo. Repita o movimento com o braço esquerdo.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Tensão muscular


A tensão muscular pode ser usada como um bom indicador do estresse físico e emocional. Toda tensão psicológica ou física se traduz por um aumento da tensão muscular, que tem como função preparar o corpo para uma situação de defesa. Quando essas situações ultrapassam o limite do organismo suportar o estresse, existe um processo de não recuperação do organismo, produzindo tensão muscular excessiva que terá ainda outros efeitos sobre o funcionamento do corpo.

Essa tensão muscular excessiva é responsável no estado de estresse pelas contrações dolorosas de certos músculos, os quais desenvolvem contraturas, denominadas Pontos-Gatilho ou Pontos Sensíveis (nódulos duros encontrados nos músculos).


EFEITOS QUE PODEM ESTAR ASSOCIADOS AO AUMENTO DA TENSÃO

*má postura: leva ao encurtamento muscular e estes quando forçados a um alongamento podem causar dor local e referida.
*bruxismo: ranger dos dentes que podem ocorrer pela contração muscular crônica
*cefaléia de tensão (ou de contração muscular): dores de cabeça que podem ocorrer devido ao aumento da tensão muscular e irritação dos pontos-gatilho.

Exemplo de ponto-gatilho e seu padrão de dor referida.


O ponto-gatilho que produz a dor referida pode estar associado com a cefaléia (dores de cabeça) de tensão.

A atividade física é um meio eficaz de atuar nessas situações, pois além de agir diminuindo o stress, pode atuar na musculatura fazendo com que o tecido conjuntivo e a musculatura retornem ao seu comprimento natural. Além dessa ação há também o efeito sobre o tônus muscular, diminuindo-o pela sua ação sobre os órgãos proprioceptores, principalmente quando utilizam-se os exercícios de alongamento.

IMPORTANTE
Para o relaxamento do Ponto sensível:

Realize sempre exercícios de alongamento ao final do seu treinamento.
A massagem no ponto-gatilho pode ter um resultado excelente tanto para o relaxamento muscular quanto para a postura.
A massagem suave pode também ser realizada antes, durante e após o alongamento.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal

Com muita:
Paz,União,Alegrias,Esperanças,Amor,Sucesso,
Realizações,Luz,Respeito,
Harmonia,Saúde, Solidariedade,Felicidade
,Humildade,Confraternização,
Pureza,Amizade,Sabedoria,Perdão,
Igualdade,
Liberdade,BoaSorte,Sinceridade,
Estima,Fraternidade,
Equilíbrio,Dignidade,Benevolência,
Fé,Bondade,Paciência, Gratidão ,Força,
Tenacidade,Prosperidade,Reconhecimento.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Massagem para liberação muscular


liberação muscular:

Massagem realizada em todo o corpo com o objetivo de liberar o tecido muscular.É altamente relaxante.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Dores na coluna ocorre devido a sobrecarga e má postura


Especialistas afirmam que uma em cada duas pessoas tem ou terá problemas nas costas que irão atrapalhar as atividades do dia a dia.

"As principais dores na coluna lombar são causadas por sobrecarga mecânica e má postura", explica o ortopedista Arnaldo José Hernandez, chefe do Grupo de Medicina do Esporte e Cirurgia do Joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP). Os primeiros sinais são sutis e surgem como dorzinhas suportáveis. Porém, podem se intensificar, irradiar pela perna, causando grande desconforto, e terminar com inflamação nos músculos, provocando a sensação de "travamento".

À exceção dos casos de pessoas com propensão genética, as doenças da coluna são comuns em sedentários, obesos e em quem permanece muito tempo em uma mesma posição - sentado ou em pé. Sem força, a musculatura da cintura e as articulações não suportam o impacto do corpo com o chão e inflamam. "Posturas viciosas, desequilíbrio muscular e falta de uso da musculatura abdominal causam dores nas costas", diz Gerceli Angeli, diretora do Centro de Medicina de Atividade Física e do Esporte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

As crises são tratadas com uso de medicamento e repouso. Mas, como alerta Gerceli, o tratamento é para sempre e deve ser feito com exercícios de correção postural e fortalecimento da musculatura e alongamento.

Autor do livro "O segredo da coluna saudável" (Editora Gaya), o quiropraxista Jason Gilbert estimula seus pacientes a manter atividades físicas regulares e a aprender a sentar, dormir, levantar e caminhar de maneira correta. "A caminhada já ajuda a fortalecer os músculos e adiar as crises".

Vice-presidente do Comitê de Coluna da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Sérgio Zylbersztejn lembra que é preciso consultar um especialista quando as dores não cessam. "Algumas doenças impactam na coluna, mas não estão relacionadas, como gota e problemas renais". As informações são do Jornal da Tarde.

do UOL Ciência

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Contra-indicação da massagem


Quando que a massagem não é indicada em um exercício físico:

A massagem é contra indicada em lesões agudas, doenças cutâneas, hipersensiblidade ou aversão ao toque, casos de febre , infecções, tumores e TVP ( trombose venosa profunda), nestes últimos casos, a mobilização dos tecidos pode disseminar ainda mais a infecção, pode acelerar a proliferação do tumor e até deslocar o trombo, provocando embolia pulmonar e/ou acidente vascular encefálico.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

APOTERAPIA


Apoterapia é uma entre diversas técnicas de massagem difundidas no mundo, ela é um recurso massoterapêutico utilizado em atletas visando reduzir os riscos de lesões e potencializar ganhos psicofisiológicos, otimizando assim a saúde do atleta e maiores chances de uma equipe na competição.

Designa-se por Apoterapia a massagem dada aos atletas antes e após a prática desportiva.

Os gregos utilizavam-na, acreditando que preparava a musculatura antes da competição e limpava os membros de matérias supérfluas e fluídos após todo o esforço despendido.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Massagem para Finalidades Específicas




- Massagem Esportiva

A massagem esportiva vem sendo cada vez mais reconhecida como uma importante modalidade terapêutica, à medida que um número cada vez maior de pessoas de todas as idades se envolve na prática dos esportes.

Efeitos da Massagem Esportiva:

* Diminui as lesões de treinamento;
* Melhora a consistência do treinamento;
* Ajuda a prevenir lesões musculares e tendinosas;
* Promove a cura de lesões agudas;
* Promove a cura completa, ao evitar que problemas agudos tornem-se crônicos;
* Promove a cura de lesões muito prolongadas (rompe aderências para a restauração da mobilidade);
* Reduz os espasmos musculares para a promoção da restauração do funcionamento muscular normal;
* Incentiva uma atitude mental relaxada;
* Aumenta a confiança;
* Capacita o atleta a permanecer no seu esporte por mais tempo.

A literatura não apóia o uso de lubrificantes, cremes ou géis. Para técnicas mais profundas, as substâncias oleosas podem reduzir demasiadamente a fricção, tornando os tecidos escorregadios demais.

É importante que qualquer pessoa que aplique massagem esportiva lembre-se que ela não serve como substituta dos exercícios de alongamento e aquecimento. A massagem deve ser um meio auxiliar destas atividades.

As técnicas da massagem esportiva não são diferentes das usadas para outras aplicações. A escolha da técnica mais eficaz depende da experiência e prática.

Os objetivos da massagem esportiva são:
(1) prevenção de lesões (que se concretiza pela manutenção de um comprimento em repouso ideal dos músculos);
(2) efeito benéfico duradouro para as lesões agudas e crônicas; e
(3) prevenção da dor.

Para assegurar que estes objetivos irão se concretizar, recomenda-se a adoção do seguinte regime:

(1) a massagem torna-se parte da rotina de treinamento. Ela é ministrada antes do aquecimento e ou tratamento, conforme a necessidade.
(2) Técnicas profundas são incluídas na rotina para os músculos, ligamentos e tendões que estejam vulneráveis; e
(3) massagem de condicionamento usando técnicas de pétrissage (amassamento) e tapotement (percussão).

Qualquer pessoa que tente aplicar qualquer técnica de massagem, deve compreender os efeitos esperados e as indicações para seu uso. Devem ser levados em consideração a idade e os estados psicológicos e físicos do cliente. Precauções de segurança e contra-indicações também devem fazer parte da linha de raciocínio para a seleçaão das técnicas. O tecido mole deve ser avaliado por observação e palpação para que seja detectada qualquer alteração. A avaliação objetiva da função, comprimento e força dos músculos, e mobilidade e amplitude das articulações, juntamente com um registro acurado dos locais dolorosos proporcionam informações relevantes.

A massagem será aplicada mais adequadamente como parte integrante de um programa terapêutico completo.

* Massagem Pré-evento


Para a promoção da velocidade, força e resistênci, e para evitar lesões, é razoável o uso da massagem para:
(1) romper aderências,
(2) aumentar a nutrição celular;
(3) aumentar a circulação e

(4) reduzir o espasmo muscular.

A duração ideal para a aplicação da massagem é de 20 a 30 minutos antes do aquecimento. A massagem não deve, em si, aumentar a temperatura central do corpo; entretanto, deve aquecer as partes do corpo que irão se beneficiar mais com o aquecimento e alongamento específico subseqüentes.

* Massagem para Lesões Esportivas

Embora seja preferível a prevenção, discutiremos o uso da massagem no tratamento das lesões agudas e crônicas.

* Lesões Agudas

Para as lesões ligamentares e tendinares, é preferível incentivar o desenvolvimento precoce de uma rede fibrilar ordenada.

A fibroplasia pode ser evitada mediante a inibição de uma reação inflamatória.
Lacerações ligamentares recentes respondem bem a fricções menos vigorosas aplicadas imediatamente, para que seja passivamente mantida a mobilidade no ligamento. Fricções transversais leves podem ser aplicadas quando os fibroblastos estão recém-formados, e antes que fiquem firmemente aderidos. Fricções profundas vigorosas são mais apropriadas nos casos de lacerações crônicas. Estes movimentos induzem o efeito atenuador da hiperemia ao aumentar a circulação sangüínea para a área, de modo que a substância P é destruída com maior rapidez. Em decorrência disso, a dor fica reduzida durante o tratamento, que habitualmente leva de 15 a 20 minutos, e por cerca de meia hora depois da massagem.

* Lesões Crônicas

Para a obtenção de efeitos terapêuticos, pode ser efetuado um alisamento profundo com os polegares trabalhando lado a lado ou um após o outro, objetivando a estimulação do fluxo da linfa e a indução da hiperemia nos tecidos mais profundos. Um cotovelo, um ou mais dedos, ou a parte cranial carnuda da palma da mão pode ter utilidade durante o deslocamento ao longo das fibras musculares. A massa dos tecidos do paciente e sua aceitação da técnica que está sendo aplicada determinarão a profundidade da massagem. Outros tipos de massagem e técnicas associadas que podem ter utilidade no tratamento das lesões esportivas crônicas são Cyriax, acupressão/Shiatsu.

Para o espasmo muscular, um suave alongamento após a aplicação de frio ou calor pode reduzir a dor. O alongamento de músculos lacerados apenas aumenta a dor, induz ao maior espasmo nas fibras musculares intactas e estabelece-se um ciclo adverso: mais espasmo leva a mais dor e a menos flexibilidade do tecido. Este ciclo pode ser interrompido pela massagem.

A sensibilidade muscular retardada é um fenômeno que ocorre mais freqüentemente após um exercício ao qual o indivíduo não está acostumado. O espasmo muscular tônico tem sido um achado comum, e em muitos casos de sensibilidade muscular retardata o tecido cojuntivo estava lesionado. Alguns experimentos clínicos descobriram que a massagem pode proporcionar uma recuperação mais rápida e gradual da sensibilidade muscular retardada, em comparação com a ausência de tratamento.

A massagem no tecido conjuntivo para lesões esportivas crônicas pode ser útil, porque esta técnica pode aliviar a dor e aumentar a microcirculação dos leitos vasculares. Para o tratamento das lesões esportivas, em que áreas musculares estão "presas", é provável que traç!oes longas e rasas do tecido conjuntivo sejam eficazes.

* Treinamento e Massagem Pós-evento

O lento alisamento dos tecidos moles e o amassamento dos músculos são dois movimentos amplamente utilizados. Estas técnicas são aplicadas durante 10 a 30 minutos para aumentar o relaxamento, tanto em sessões de treinamento como no dia de um evento. Os maiores ganhos relatados ocorreram na força. Também verificaram que as técnicas de massagem têm uma possibilidade duas a três vezes maior que o repouso, para a promoção da recuperação.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Manutenção preventiva


A massagem depois do esporte é sempre uma excelente maneira de manter o corpo em dia e pronto pra ser usado.

Nosso corpo é inteligente, ele se defende do esgotamento do nosso estoque de energia. O primeiro sintoma antes desse esgotamento é a fadiga, que aparece para evitar a queda total das reservas energéticas.

No entanto, esse limiar da fadiga pode ser aumentado ou retardado. Quanto melhor preparado, mais tempo o corpo agüentará o esforço e mais eficiente será sua recuperação.

Por volta dos 26 anos de idade estamos no auge da nossa forma física. Nessa fase, nosso corpo responde bem aos desgastes provocados pelos exageros.

Mas, à medida que os anos vão passando nosso metabolismo* sofre mutações e naturalmente vamos percebendo mudanças significativas no funcionamento do corpo.

O efeito do dia seguinte à balada, que antes tirávamos de letra, passa a demorar mais para passar. A recuperação depois de longas horas de esporte torna-se mais lenta, as dores musculares rotineiras que surgem após o esforço físico demoram mais para ir embora.

Esses e vários outros sinais de que o nosso corpo esta mudando e o metabolismo desacelerando nos forçam a acompanhar e se adaptar a essas mudanças.

Várias caídas no mar com tempo prolongado sem uma ponderação sobre a alternância entre atividade e repouso podem levar a um estado de fadiga crônica e queda de desempenho, dando margem para o surgimento de lesões.

Preste atenção em alguns sintomas que mostram que estamos exagerando:

- dificuldade de pegar no sono, dormir pouco ou acordar muitas vezes durante a noite, e durante o dia sentir forte sonolência.
- irritação por motivos bobos.
- novas dores surgem com mais freqüência, principalmente depois de atividades esportivas.
- falta de fome e descuido com alimentação.
- desânimo, muitas vezes sem motivo.
- doenças como gripe atacam com mais facilidade.

Ao sentir alguns desses sintomas, diminua o ritmo e avalie a sua atividade, pois você pode estar beirando ao um "overtraining", ou excesso de treinamento. Se possuir mais de 30 anos convém procurar um médico esportivo para realizar uma bateria de testes clínicos e laboratoriais.

Essa dor, essa incapacidade que sentimos, é uma defesa orgânica, é uma produção excessiva de acido lático, fator limitante do exercício produzido pelo nosso corpo através dos exercícios vigorosos.

Esse ácido lático que produzimos quando exercitamos em demasia é eliminado pelo corpo depois de algumas horas de repouso. Com um trabalho de recuperação imediatamente após o exercicio conseguimos acelerar esse processo de eliminação proporcionando uma melhor recuperação e sensação de bem-estar.

Durante treinamento de vários dias é natural que você se sinta cansado, com dores pelo corpo, mas se essas dores forem localizadas, tipo na coxa direita e no ombro esquerdo, diminua o ritmo, descanse, treine menos, aprenda a ouvir e conhecer o seu corpo.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Banhos Quentes vx Banhos frios


Não existe nada mais agradável do que tomar um banho de imersão bem quente, após um dia de trabalho cansativo, principalmente nos finais dos gélidos dias de inverno.
Os seus efeitos revitalizantes são extraordinários, contribuindo para o aumento da irrigação capilar da pele e dos músculos, potenciando a sudação e a consequente eliminação de toxinas, estimula a frequência cardíaca e a libertação de endorfinas, as quais promovem uma ação calmante sobre qualquer sensação de dor ou de mal-estar, assim como pode constituir uma excelente terapia coadjuvante no trabalho de várias maleitas, como, por exemplo, insuficiências cardíaca e cólicas renais e hepátias.
Temperatura ideal da água:
- Entre 34º e 36ºC, para quem padeça de varizes e/ou seja hipotenso (tensão baixa);
- Entre 40º e 42ºC, para quem sofra de alergias e/ou de dores articulares- No caso de sofrer de insónias e/ou tensão nervosa a água deverá estar a uma temperatura de 38ºC



BANHOS FRIOS

Ao invés do banho quente o banho frio é tido como desagradável, mas o choque térmico provocado pela água fria é extremamente revitalizante.
O principal objetivo do banho frio é justamente esse choque com a água fria. Banho frio, não é para ficar debaixo de água e deixar baixar a temperatura do corpo, correndo até o risco de ficar resfriado e apanhar uma constipação.
O choque térmico, vai “exigir” ao organismo uma formidável reação que promoverá o bem-estar que quem o pratica. Isto acontece, porque o choque produz endorfinas, vasoconstrição, ativa o metabolismo e o funcionamento de todos os órgãos. Privilegia o cérebro e deixa o corpo mais “acordado” e “lúcido”, pronto para a ação.
De ter ainda em conta que por estimular os órgãos, o banho frio revigora, estimula e aumenta todas as ações orgânicas, e em consequência o nível de saúde. É um afrodisíaco, deixa o corpo pronto a “ação”; se tomado corretamente aumenta exponencialmente o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Suco de maçã e gengibre


No verão, é muito importante manter-se sempre bem hidratado. Para isto, sucos gostosos e nutritivos são a pedida ideal para o meio da tarde ou para o lanche da manhã

O suco Vita, por exemplo, elaborado pela RG Nutri, traz uma combinação de vitaminas A, B1, B2 e C, além de sais minerais, como cálcio fósforo e ferro.

Um copo tem 143 calorias. Confira como fazer:

Ingredientes

1 caixinha de suco de maçã (200 ml)
2 figos
1 colher de café de gengibre ralado

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e deixe na geladeira por um tempo para gelar


143,63 32,29 2,24 0,61
Calorias Carboidrato (g) Proteína (g) Gordura (g)

Fonte: UOL Ciência

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cuidados ao dirigir


Quando estiver dirigindo traga o assento dianteiro do automóvel para frente, de modo que seus joelhos fiquem mais altos do que seus quadris. Isso faz com que os músculos da região lombar sejam menos solicitados.

Se o assento estiver muito longe do acelerador ou do freio, você terá tendência a curvar as costas cada vez que tentar alcançar o pedal.

Quando suas costas se curvam dessa maneira, sua pélvis se inclina para frente; os músculos extensores das costas, ao tentarem colocar a pélvis de volta no lugar, poderão sofrer espasmos.

Além disto, também é possível induzir um espasmo quando você se estica para trás para pegar para pegar um objeto que está no banco traseiro.

Uma almofada inflável ou um travesseiro de contorno anatômico poderão ajudá-lo a evitar o mal-estar das costas enquanto dirige.

sábado, 21 de novembro de 2009

Programa correto, excelentes resultados


A massagem previne torções e escoriações.

Esse planejamento tem como objetivo manter os atletas em ótima forma física e mental, além de diminuir os riscos de lesões. No Programa Regular de Prevenção e Manutenção de um Atleta está inserido o tratamento terapêutico massoterápico, com o objetivo de prevenir e/ou auxiliar nos casos de contusões, torções, escoriações e outras formas de acidentes.

O massoterapeuta é o principal responsável nestas situações, pois tendo ele total conhecimento de anatomia, pode contribuir muito com a aplicação de técnicas variadas nos tratamentos que lhe forem favoráveis no momento do problema.

A Massagem Desportiva é a mais indicada no tratamento de um atleta. Voltada única e exclusivamente ao esporte, ela se baseia em técnicas suecas, auxiliada por outras facilmente usadas, como: affleurage, petrissage e vibração. Em cada uma delas, o músculo é o principal alvo.

Massagem de compressão: Compressão rítmica dos músculos, usada para criar uma hiperemia (acúmulo de sangue) profunda e efeito de suavidade nos tecidos.

Massagem nos trigger points: Posicionamento e pressão combinados dos dedos e polegar nos trigger points e em músculos e tecidos conectivos. Reduz a hipersensibilidade e o espasmo muscular.

Drenagem linfática: Estimulação do sistema linfático, ajudando na remoção dos edemas e hematomas.


Benefícios da Massagem Desportiva

– Reduz as chances de contusões por meio de alongamentos apropriados e massagem nos tecidos profundos;
– Melhora a amplitude dos movimentos e a flexibilidade dos músculos, dando uma melhor resistência e força;
– Reduz os tempos de recuperação entre os exercícios de treinamento, com o atleta podendo treinar mais e com disposição;
– Melhora a eliminação de produtos metabólicos produzidos durante os exercícios.

Fonte: Revista Harmonya

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Tensão Muscular

A Tensão Muscular é fruto de uma intrincada e complexa cadeia fisiológica que tem como 'botão detonador' as respostas emocionais que são inerentes a cada pessoa.

Esta tensão tende a se acumular em determinadas partes do corpo de acordo com o mapa fisio-emocional individual, começando numa fase aguda até se tornar crônica, caso não venha a ser tratada.

Nem todas as pessoas ficam tensas nos mesmos grupos musculares que outras, pois existem diferenças significativas entre cada indivíduo na elaboração de emoções do dia-a-dia, tais como medo, preocupação, frustrações, ansiedades, tristezas, alegrias...

A tensão pode vir a se tornar um problema fisiológico constante se não for buscada suas causas primárias. A soma das tensões musculares adquiridas a partir da infância traduz, ao longo dos anos, uma 'couraça muscular'.


Esta espécie de armadura emocional vai escrevendo a geografia no corpo de cada pessoa, segundo sua própria história e dificuldades pessoais. Desta maneira, alguns sentimentos podem ser somatizados como: ansiedade, insegurança, medo, solidão, ressentimento, vergonha, etc.

A função da massagem é a de atuar nas áreas mais atingidas e tensas, efetuando um trabalho de relaxamento e melhor fluxo sangüíneo. Nesse aspecto, a massagem pode ser considerada como um agente atenuador primário pois vai agir primeiro superficialmente no corpo físico, atingindo, a seguir, o corpo emocional da pessoa, sempre dependendo da técnica utilizada e, principalmente, da sensibilidade da massoterapeuta.

A massagem atua no tecido conjuntivo dissolvendo bloqueios e expandindo a consciência corporal, procurando trazer uma sensação de bem-estar e equilíbrio, favorecendo o estado de saúde global e se tornando uma grande aliada no combate ao tratamento da tensão muscular mais prolongada.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Semente da Vitória

A Semente da Vitória - apontamentos

O conteúdo até o final consiste de apontamentos, com objetivo de indicação de leitura do livro "A Semente da Vitória", de Nuno Cobra.

Não se trata do que foi diretamente dito no livro, mas como foi percebido o que foi dito.
"Trabalhar o físico, o mental e o espiritual"

"A alimentação mental deve ter a dieta certa"

"Corpo frágil não sustenta espírito forte"

"Acreditar tem poder"

"O tripé da anulação: educação dos pais; escola; religião"

"Quem muda o corpo, muda a cabeça"

"A debilidade emocional deve ser trabalhada para se ter os resultados aos quais se quer chegar"

"Positividade, estar atento ao lado bom das coisas, praticar o poder do elogio são práticas para o desenvolvimento integral"

"Nosso organismo é mágico"

"Exercício burro não faz efeito, mas defeito"

"Tomar as rédeas da própria vida faz parte do processo de desenvolvimento (não confundir com defesa controladora...) "

"É fundamental parar de alimentar a doença"

"A base de toda a nossa vida é o sono; Quem não dorme bem está a perigo; O sono é um diálogo interno; Pouco sono, muitas doenças; Quando seu corpo pedir cama, vá!"

"O homem é o animal do hábito"

"O ambiente é fator preponderante no processo digestivo"

"Cheirar a comida é prazeroso e saudável"

"É importante transformar os sólidos em "líquidos" antes de digeri-los"

"Não se deve comer com indiferença"

"O homem é uma máquina de combustão"

"A hidratação é fundamental à conquista e manutenção da saúde"

"É preciso emagrecer a cabeça do gordo e engordar a cabeça do magro (realizar processos de visualização para se atingir os objetivos de peso e corpo desejados)"

"A essência da vida é o movimento"

"O coração é o alicerce da vida; Os exercícios físicos devem ser realizados dentro de uma faixa cardíaca adequada à pessoa, uma faixa baixa, especialmente no período inicial de preparação física; O mais comum atualmente, inclusive nas preparações físicas de academias e desportivas é incentivar uma faixa cardíaca elevada, visando resultados rápidos, queima de gordura etc. Trabalhar dentro de uma faixa cardíaca baixa envolve o desenvolvimento do corpo emocional"

"Os músculos reagem em qualquer idade, ficar velho é uma opção"

"Correr ou caminhar é uma questão de adequação ao perfil da pessoa. Deve-se considerar inclusive a corrida intermediária, assim como a evolução do exercício e do esforço envolvido, associando sempre o processo de evolução"

"Todos temos um deus dormente dentro de nós que pode e deve ser despertado"

"Deixe a vida fluir, logo colherá seus frutos"

"O corpo é um templo sagrado. Escutar os sermões do corpo é fundamental para o desenvolvimento e a evolução pessoal"

"Saber de cabeça não é saber nada. É necessário não só saber, mas principalmente fazer"

"Pelo corpo é que se chega ao espírito"

"Impossível limpar o mundo sem limpar a cabeça"

"O acreditar é que faz a diferença"

"O universo conspira a nosso favor"

"Coincidência não existe, tudo na vida é sincronismo"

"Encantador é cada momento"

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Calor ou Frio para o alívio da dor

O uso do Calor ou Frio para o alívio da dor

A aplicação do calor ou do frio são recursos valiosos na prática da massoterapia.
As terapias usando o calor (termoterapia) e usando o frio (crioterapia) não levam à cura de nenhuma enfermidade, porém são instrumentos importantes que auxiliam no tratamento de várias patologias ortopédicas e neurológicas. São recursos sintomáticos, que quando aplicados adequadamente, reduzem o espasmo muscular e a sintomatologia dolorosa, preparando a região afetada para a aplicação das técnicas terapeuticas.

Calor = Frio

Há vários tipos de distúrbios onde o calor e o frio produzem efeitos semelhantes. O espasmo muscular que acompanha a hérnia de disco, lombalgias, cervicalgias, e problemas articulares podem ser reduzida por esses dois processos.

Calor

Efeitos Terapêuticos do Calor:

1. Alivia a dor.

2. Aumenta a flexibilidade dos tecidos músculo-tendíneos.

3. Diminui a rigidez das articulações.

4. Melhora o espasmo muscular.

5. Melhora a circulação.

A aplicação do calor, promove alteração das propriedades físicas dos tecidos que compõem os tendões, cápsulas articulares e cicatrizes, melhorando suas respostas ao alongamento.

Contra-indicação

Não aquecer regiões do corpo que estiverem anestesiadas, edemaciadas, inflamadas, feridas com sangramento, em áreas onde haja tumores, sobre os testículos, sobre o abdome de gestantes ou em áreas do corpo de pessoas inconscientes.

Técnica de Tratamento

O tratamento domiciliar pelo calor deve ocorrer na freqüência de 3 vezes ao dia, durante 20 a 30 minutos, usando bolsas quentes nos locais a serem tratados.

Frio

Efeitos Terapêuticos do Frio:

1. Diminui o espasmo muscular.

2. Alivia a dor.

3. Nos traumatismos (entorses, contusões, distensões musculares, etc.), previne o edema e diminui as reações inflamatórias.

Para se ter um efeito mais efetivo, o resfriamento deve ser aplicado imediatamente após o trauma, antes que o edema esteja formado.

Técnica de Tratamento

O tratamento pelo uso do frio deve ser feito com bolsas geladas durante 10 minutos, no local da dor, 3 vezes ao dia.

O uso de calor é contra-indicado nos casos de traumatismo porque aumenta o edema.

O uso do frio é contra-indicado nos casos de artrite porque aumenta a rigidez articular. Nestes casos é preferível usar calor.


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Massagem Desportiva

Slide sobre massagem desportiva

Massagista desportivo


A massagem tem uma história notável de eficácia no campo dos esportes e, conseqüentemente, é bem recebida pela maioria dos atletas.

Os métodos para abordar a fadiga e a rigidez muscular no campo dos esportes são os mesmos que em qualquer outra situação. As divergências existem apenas quanto a aplicação de técnicas para desenvolvimento dos músculos. Um pré-requisito adicional para a massagem em atletas é a consciência dos aspectos psicológicos da competição; Também é importante ter em mente que alguns aspectos do tratamento, como lesões e reabilitação, pertencem aos domínios da medicina esportiva e, conseqüentemente, exige a experiência de um terapeuta esportivo.

Ainda assim é essencial que o terapeuta massagista compreenda os estados que os músculos tendem a assumir durante oi treinamento e em outras ocasiões. Pela mesma razão, é importante que os objetivos da massagem esportiva seja bem definidos.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Terapia com luz infravermelha




Uma confortável fonte de calor para os seus músculos.

Ótima fonte de calor para tratamento profundo de dores musculares e lesões esportivas.
As Lâmpadas infravermelho são aplicadas no cuidado com o corpo e a saúde, foram desenvolvidas para o tratamento em profundidade de dores musculares e lesões esportivas.

Essas lâmpadas incandescentes com refletor é uma excelente solução para tratamento térmico no alívio da dor muscular localizada. Elas também podem ser usadas tratamento de doenças como a lombalgia, nevralgias, mialgias e constipações.

Esta forma de terapia de aquecimento mostrou-se eficiente na cura de diferentes tipos de lesões, tais como lesões esportivas, feridas não-infectados, e em muitos outros casos, fornecendo alívio rápido e eficaz para a dor.

Os benefícios dessa forma de terapia de aquecimento são baseados no reforço local na pele da circulação sanguínea causadas por vaso dilatação. Isso resulta em um aumento da taxa metabólica e no transporte de outros compostos bioquímicos essenciais. Os benefícios também são adquiridos pela penetração mais profunda de calor, o que proporciona um suave e agradável efeito térmico.

Aplicações:
•Aliviar a dor muscular, reumatismo, lombalgia, nevralgias, constipações e outras doenças
•Ajudar na recuperação de lesões
•Proporcionar conforto e cuidados cosméticos
•Pode ser usado com qualquer equipamento adequado

Benefícios:
Tecnologia de ondas curtas com penetração na pele e músculos para o alívio imediato de dores musculares.

domingo, 1 de novembro de 2009

Massagem para atletas

Todos os atletas devem ser massageados pelo menos uma vez por semana. A massagem é benéfica, porque ajuda a extrair a quantidade de ácido láctico que se vai acumulando nos músculos com os variados esforços que o atleta se vai submetendo ao longo da semana.

Para facilitar o manejar das mãos na massagem, deve usar creme especiais ou produtos oleosos de fácil remoção. Não se devem empregar pomadas, uma vez que vão obstruir a passagem do ácido láctico e consequentemente a respiração.

Nas provas por etapas, os atletas devem ser massageados assim que acabam de tomar uma ducha e de fazerem os exercícios de alongamentos musculares. Evite a massagem depois das refeições. Só em casos em que não haja tempo de fazê-lo antes da refeição.

Para os ciclistas ,cada atleta deve ser submetido à pelo menos 45 minutos de massagem e pelos menos ½ hora para os músculos das pernas, começando pelos músculos flexores e depois os gêmeos e não esquecendo a sola dos pés.

Começar lentamente sempre no sentido do de baixo para cima, deixando de comprimir lentamente na mesma proporção que se iniciou.

Não se devem massagear os atletas antes das provas, porque nesse caso só os músculos é que estão quentes, enquanto os outros órgãos estão frios. Aconselha-se um bom aquecimento de maneira a aquecer todos os órgãos ao mesmo tempo.

A massagem traz vários benefícios para o organismo: relaxamento dos músculos tensos, alívio da dor muscular, melhora da circulação sanguínea, além de ser um instrumento importante no combate ao estresse, tão comum no mundo moderno.

sábado, 31 de outubro de 2009

Massagem para cilclista

Alem dos alongamentos uma massagem após a pedalada pode ajudar.

A massagem principalmente a profunda irá aumentar a circulação local e diminuir a rigidez e o espasmo muscular. Logo depois aplicamos o alongamento para garantir a extensibilidade dos tecidos moles, liberando de forma específica os pontos gatilhos (pontos de dor). A massagem no atleta pode ser local com ênfase na dor, ou uma massagem completa com intuito de relaxamento muscular . Geralmente é realizada uma massagem terapêutica desportiva.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Massagem de Manutenção

Os treinadores sabem que para manterem seus atletas no topo da forma física exige um programa regular de prevenção e manutenção assim como tratamento no local onde os exercícios são realizados tanto antes e depois.

Contusões, torções, escoriações e outras formas de acidentes requerem tratamentos variados para acelerarem a recuperação e reduzirem o desconforto. O terapeuta massagista pode ajudar nestas situações.

Um programa de manutenção efetivo está baseado no entendimento que o terapeuta massagista deve ter de anatomia combinados com um experiente conhecimento de quais músculos são mais ou menos solicitados durante a execução de um determinado esporte ou atividade física. De posse desta informação ele poderá trabalhar um músculo em particular ou grupo de músculos assim como tecidos específicos, ajudando assim o atleta a manter ou melhorar a amplitude de seus movimentos bem como a flexibilidade dos músculos. A objetivo básico do programa de manutenção é ajudar o atleta a alcançar um ótima performance através de um treinamento livre de contusões.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vitamina C e músculos


A busca por uma vida mais saudável é constante. Pequenas atitudes podem fazer a diferença no organismo de cada um. Tomar um copo de suco de laranja diariamente, por exemplo, aumenta o ferro do organismo e repõe a vitamina C. Além disso, a laranja reduz em até 30% o risco de câncer de pulmão.

Pessoas que praticam atividades intensas como corrida, têm na laranja uma excelente aliada. Rica em vitamina C, elas ajudam os músculos a se recuperar. Essa vitamina ainda ajuda prevenir a fadiga e aumentar a energia.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Agachamento constante eleva risco de artrite (osteoartrite)


Ciclistas e pessoas que passam longos períodos na posição agachada podem ter risco aumentado de desenvolver artrite nos joelhos, mostra uma nova pesquisa iraniana.

Realizado com 480 pessoas que tinham osteoartrite e 490 sem o problema, o estudo foi desenvolvido na Universidade de Medicina de Teerã.

Os pacientes que passaram mais de 30 minutos por dia na posição de agachamento foram 1,5 vez mais propensos a ter osteoartrite nos joelhos. Os que pedalavam por mais do que 30 minutos diários foram duas vezes mais propensos.

Da mesma forma, aqueles que tinham empregos que exigiam ficar com os joelhos dobrados por mais de meia hora por dia tinham esse risco dobrado.

Donas de casa tiveram maior chance de ter o problema do que mulheres que trabalhavam fora.

Segundo os pesquisadores, os achados reforçam a hipótese de que o uso excessivo de uma articulação possa influenciar no risco de desenvolver artrite.

A osteoartrite ocorre quando a cartilagem das articulações se danifica. Normalmente, o problema começa após a meia-idade. Os joelhos são frequentemente afetados.

"A osteoartrite é o tipo de artrite que mais afeta a população mundial levando à diminuição da qualidade de vida de milhões de pessoas. Afeta principalmente os joelhos, quadris e mãos, regiões muito importantes para a independência física do ser humano. É uma causa muito importante de afastamento do trabalho e de aposentadoria precoce. Além disso, é responsável por inúmeras cirurgias numa população cujo risco cirúrgico é muito elevado - os idosos. Durante muito tempo, pouco se sabia sobre como ocorriam as alterações articulares que levam à debilidade física. Hoje, sabe-se de vários fatores de risco para o desenvolvimento do quadro, cujo conhecimento tem facilitado uma melhor abordagem terapêutica e uma melhor prevenção da doença".

Artrites x Osteoartrite

O termo artrite se refere à inflamação nas articulações ou juntas do corpo humano. As juntas são superfícies onde há o contato entre dois ou mais ossos, possibilitando assim a mobilidade do esqueleto humano. São estruturas muito complexas devido aos seus diversos componentes e sua interação entre os mesmos. Existem vários tipos de artrites, que são causadas por diversos fatores e doenças. Costuma-se diferenciar, a princípio, as artrites relacionadas com sintomas sistêmicos (como febre, sinais inflamatórios, anemia, etc) daquelas cujas manifestações se restringem às articulações envolvidas. Dentre essas últimas está a osteoartrite, também chamada de osteoartrose ou artrose. É o tipo de artrite mais comum, afetando milhões de pessoas somente nos EUA. Devido à complexidade de fatores envolvidos na sua causa, as abordagens terapêuticas têm aumentado muito.

sábado, 24 de outubro de 2009

Massagem e acupuntura para lombalgia


Pacientes com dor lombar crônica devem ser tratados com acupuntura, massagem e fisioterapia segundo nova diretriz do National Institute for Health.

A dor lombar crônica ou lombalgia é praticamente um problema de saúde pública. Afeta milhões de pessoas em todo o mundo e é uma das principais responsáveis pelo absenteísmo (falta ao trabalho). No Reino Unido, cerca de 2,5 milhões de pessoas por ano procuram assistência médica com queixa de lombalgia.

Com causas diversas, a dor lombar em geral não evidencia anormalidades graves nos exames de imagem porém a persistência da dor leva o paciente a abusar de analgésicos. Muitas vezes, problemas de postura são a causa principal e a correção resolve o problema.

Vários estudos já haviam comprovado a eficácia da acupuntura e da massagem para o tratamento da lombalgia . Porém, esta é a primeira vez que o National Institute for Health, referência mundial para Medicina, indica uma terapia não convencional em uma de suas diretrizes.

Não existe tratamento efetivo para lombalgia crônica. Os portadores sofrem durante anos e conseguem pouco alívio dos sintomas. Para evitar o abuso de analgésicos, a acupuntura e a massagem surge como alternativas terapêuticas para estes pacientes trazendo pouco ou nenhum risco e agora, com eficácia comprovada.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Depilação no esporte e massagem

O italiano Giovanni Gerbi, introdutor da depilação entre os ciclistas

''Todos o chamam de O Diabo Roxo, mas seu verdadeiro nome era Giovanni Gerb, um campeão dos primeiros anos do século XX que, além de suas grandes vitorias, marcou a história do esporte porque teve a brilhante idéia de buscar um maior aerodinamismo raspando os pelos das pernas e também os cabelos''.

Não seria justo dizermos que o depilar das pernas de um ciclista é apenas uma melhoria estética. É muito mais que isso. Com a depilação, se ganha aerodinamica, igual a que se obtinha com o uso do maiô colado ao corpo (o mesmo CX - coeficiente de penetração aerodinâmica).

Do ponto de vista médico, pernas depiladas representam menos risco de infecções em caso de acidentes e facilitam a limpeza dos ferimentos.

A depilação ajuda também, na hora de receber uma boa massagem, pois as mãos deslizam melhor sobre os músculos e os cremes ou pomadas penetram com maior facilidade.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Dicas para evitar lesão no esporte


1) Procure uma avaliação médica e faça exames antes de iniciar um programa de exercícios. A orientação é antiga, mas deve ser sempre lembrada, já que mesmo em indivíduos jovens no qual o índice de coronariopatias é baixo, sempre existe o risco de doenças congênitas cardíacas, que se constitui a principal causa de morte súbita nos jovens. Os exames são simples e na maioria das vezes além do exame médico, o teste ergométrico além de exames de angue rotineiros são suficientes para avaliação inicial.

2) Procure orientação de um treinador ou especialista na área esportiva desejada, para que haja uma orientação específica, fazendo com que você atinja seus objetivos, evite lesões e não se desmotive durante os treinos.

3) Todo treinamento seja feito de maneira progressiva, tanto em termos de freqüência, tempo e intensidade , sempre respeitando os limites do seu corpo e a condição física em que se encontra no momento. Bom senso é fundamental.

4) O que usar e calçar deve ser o mais apropriado para a modalidade. Hoje a diferenciação neste item é total, estando a disposição artigos para todas as modalidades esportivas. Procure sempre equipamentos de boa qualidade, já que muitas vezes o barato pode sair caro tanto para seu bolso, quanto para o teu corpo. Tênis de má qualidade pode muitas vezes não cumprir com suas funções, levando a maior impacto das articulações do pé, tornozelo e joelho, resultando em processos inflamatórios dos tendões e músculos e podendo chegar até a fraturas por estresse dependendo do impacto empregado. Lembre-se que o mesmo deve ser trocado de tempos em tempos, pois mesmo os tênis de boa qualidade perdem seu poder de amortecimento. As roupas devem ser confortáveis e promover adequada ventilação, evaporação do suor e secagem rápida além de conservar a temperatura do corpo nos dias frios.

5) Alonge-se, pois esta é uma medida essencial para se evitar lesões. Os alongamentos devem ser realizados antes das atividades para que a fibra muscular ganhe comprimento máximo,diminuindo os riscos de lesão, associados a um bom aquecimento. O alongamento após as atividades, devolve a fibra muscular o comprimento prévio, já que durante o exercício existe um encurtamento das mesmas.

6) Lembre-se o tipo de piso pode representar uma agressão a mais para as articulações, pois atividades esportivas em superfícies mais endurecidas tem relação maior com aparecimento de processos inflamatórios osteo articulares, a corrida por exemplo na esteira ou grama proporcionam menor impacto ao organismo

7) Quanto a alimentação, o que na verdade se recomenda é um jejum de pelo menos 2 horas antes das atividades, evite-se ingestão protéica, fazendo uso de carboidratos como fonte de energia antes dos exercícios. As refeições normais devem ser balanceadas, lembrando-se que a atividade física traz fome, e se não houver um controle adequado da ingestão, não vai haver emagrecimento, por outro, se a alimentação for restrita, o organismo vai queimar massa magra e não gordura.

8) Hidrate-se, pois a perda de eletrólitos e líquidos, dependendo da situação em que a esportista se expõe pode resultar em desidratação, e promover contrações involuntárias das fibras musculares (câimbras). Por isso a ingestão de líquidos deve ocorrer durante a prática esportiva, a períodos de 20 a 30 minutos, e dependendo do tempo e duração a reposição de eletólitos deve ser considerada.

9) O uso de gelo ou banhos frios após as atividades físicas é uma boa opção para diminuir o processo inflamatório e as dores que ocorrem a nível muscular, muitas vezes dispensando até o uso de sintomáticos e relaxantes musculares.

10) A persistência de dor após a atividade física, por períodos maiores que a clássica dor muscular, pode representar o início processo patológico ou lesão que ocorreu durante a atividade física. Nestes casos o ideal é procurar um médico especializado, para que o problema seja sanado e você possa voltar o mais breve possível as suas atividades.

sábado, 17 de outubro de 2009

Por que receber uma massagem?


A massagem é uma maneira construtiva de libertar tensões nervosas, acalmar a dor e melhorar o bem-estar geral. Nesta forma de terapia utilizam-se principalmente as mãos e os dedos para trabalhar os músculos e os tecidos mais moles do corpo, para aliviar a rigidez e para descontrair o corpo e a mente. A mente vai-se gradualmente relaxando à medida que os músculos do corpo libertam a tensão.

A massagem utiliza especificamente o sentido do tato. O terapeuta interpreta as informações recebidas através das mãos, apercebendo-se das áreas de calor, de frio e de imobilidade. À medida que o tratamento vai prosseguindo, estas áreas vão-se alterando e tornando mais fáceis de manipular.Tanto o terapeuta como o paciente apercebem-se destas alterações. É preciso ter em conta que esta é uma forma de terapia que trabalha conjuntamente a mente e o corpo, uma forma holística de melhorar e manter o estado geral de saúde. A massagem é benéfica para seis áreas específicas.

Seis efeitos principais da massagem

1 Relaxamento profundo. A medida que o paciente relaxa com o tratamento, o complexo processo de resposta entre as terminações nervosas da pele e o cérebro é estimulado, provocando a libertação de substâncias químicas, cujo efeito é ajudarem a relaxar mais profundamente o corpo e provocarem sensações positivas na mente. Este processo é extremamente benéfico para o sistema nervoso em geral.

2 Um tom de peie mais saudável. As mãos do terapeuta estimulam a superfície da pele através do toque. Esta prática aumenta a temperatura da pele, causando uma maior afluência de sangue oxigenado ao complexo sistema de pequenos vasos aí existentes. Consequen-temente, o sangue traz nutrientes para a pele e retira as toxinas, acelerando o processo de renovação celular. Alguns óleos particulares ou produtos nutritivos aplicados durante a massagem também alimentam a pele e aumentam a sua elasticidade.

3 Respiração mais eficiente. Massagear determinados locais do corpo, como o peito ou as costas, facilita a expansão da caixa torácica para que a respiração se faça de uma forma mais lenta e profunda. Isto acontece de um modo relativamente espontâneo - é surpreendente verificar como contraímos a nossa respiração. Inspirar e expirar profundamente provoca a afluência de sangue oxigenado a todos os locais do sistema, alimentando literalmente cada uma das células existentes. A massagem ajuda a restabelecer os padrões de respiração, acalmando problemas como a asma ou a bronquite.

4 Digestão mais eficiente. Massagear a área abdominal facilita o processo de digestão, desde os movimentos digestivos até à passagem dos alimentos processados através dos intestinos delgado e grosso, aliviando alguns problemas relacionados com a digestão, como é o caso da prisão de ventre. Outro benefício é trazido pelo fato do toque relaxante do terapeuta libertar tensões nervosas, resultantes de estados emocionais, como a ansiedade. É impressionante verificar a quantidade de tensão que acumulamos na zona abdominal; e é por isso uma área que requer um trabalho muito cuidado.

5 Desintoxicação. O sistema linfático é responsável pela remoção de produtos não aproveitados pelo corpo, e a eficiência deste sistema depende de uma circulação sanguínea sã. Tratamentos de massagem aplicados com regularidade ajudam a tratar os locais onde as toxinas se acumulam (como as pernas, coxas), provocando depósitos de gordura conhecidos como celulite.

6 Circulação sanguínea mais eficiente. Este é um efeito facilmente detetado; o terapeuta sente as zonas mornas ou quentes sob os dedos ou mãos, e o paciente sente uma leve sensação de formigueiro na pele à medida que a circulação é estimulada. A massagem estimula as fibras que compõem o tecido muscular, aumentando a afluência de sangue a estas zonas para que o excesso de resíduos de toxinas seja removido. O calor e uma circulação sanguínea eficiente também aliviam áreas doridas ou contraídas pela tensão.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cervicalgia


Cervicalgia aguda, patologia muito comum, geralmente as pessoas apresentam muito incomodo com a dor no pescoço e dificuldade para movimentação do braço, na sequência há a descrição de uma espécie de protocolo, que vem demonstrando ser uma boa tecnica de tratamento, sobretudo na fase aguda!!

Cervicalgia

A coluna cervical que é a articulação do pescoço grosseiramente falando, é fonte de grande problemas de origem dolorosa, que chamamos de cervicalgia ou cervicobraquialgia, este termo descreve os sintomas, que é dor na região da cervical, diminuição de força muscular nos membros superiores, uni ou bilateralmente seguido ou não de parestesia ou formigamento do membro. Cervicobraquialgia não um diagnóstico, várias são as causas deste sintoma, a mais comum e com grande incapacitação para os pacientes são as hérnias discais na região, estenose vertebral, espondilolistese cervical, torcicolo, tensões musculares” síndromes dolorosas miofaciais”, dentre outras….

Mais uma vez a fáscia envolvida, mio significa músculo e facia, é aquele tecido que forma um emaranhado em torno do músculo, por onde passam os feixes vásculos nervosos. Leiam o post que segue a baixo sobre uma breve discussão entre alongamento e pompagens principalmente para esta região da coluna, que vocês irão compreender melhor como melhorar a funcionalidade fáscial.

Aquela dor chata no pescoço também é caracterizada pelo enrijecimento dos músculos do pescoço, o problema limita os movimentos da cabeça e muitas vezes de toda a região dorsal. O torcicolo pode ocorrer através de uma noite dormida em uma posição inadequada, por um forte estresse ou devido a um movimento brusco da região. A vértebra cervical pode ter saído mínimamente fora do lugar e além disso, essa dor chata pode ser sintoma de alguma doença como hipertiroidismo, tumor de pescoço ou doenças respiratórias crônicas, como a bronquite e a asma.

Uma das formas de evitar o problema é dormir na posição adequada, além dos cuidados com a postura e prática de alongamentos e pompagens associado ou não a massagem local.
Cuidados com alongamento puro nesta região.

sábado, 10 de outubro de 2009

Massagem de Reabilitação


Mesmo com manutenções preventivas, cãibras, contusões, rompimentos e dores musculares pode ocorrer mas a massagem desportiva pode acelerar o processo de recuperação e reduzir o desconforto durante o processo de reabilitação.

Técnicas de manipulação dos tecidos moles empregadas por terapeutas massagistas são eficazes nos tratamentos de dores agudas e crônicas.
Por exemplo, acrescentando a massagem linfática aos procedimentos padrões num estágio agudo de uma contusão poderá melhorar o estágio seguinte que é a hipoxi (falta de oxigênio no local da contusão ou ferimento) e ajuda no processo de escoamento da linfa através do sistema linfático, acelerando assim o processo de recuperação.

A técnica dos trigger points (ou pontos de gatilho) reduz os espasmos musculares e a dor que ocorrem no músculos machucados. Quando a técnica de fricção das fibras cruzadas é aplicada na fase sub-aguda e de maturação do processo de cura melhor a formação dos tecidos além de deixá-los mais fortes, o que é vital para manter o região livre de dores permitindo assim movimentos de maior amplitude durante a fase de reabilitação.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Corra para a massagem


"O sufoco daquela corrida ou treino forte acabou. Sua única vontade é deitar numa cama e relaxar, de preferência enquanto alguém cuida dos seus músculos doloridos. Tornando esse desejo realidade, você vai ajudar a se recuperar e a se preparar para a próxima batalha.

É o complemento que todo o atleta quer: deitar numa cama e relaxar enquanto mãos experientes juntam os estilhaços dos músculos moídos. Pois esse prazer traz grandes benefícios para seu corpo e sua corrida. Ele ajuda na recuperação muscular, um processo que pode levar de 24 a 72 horas, e que pode ser acelerado pela massagem, previne lesões em fases de treino intenso, desmancha os nós (fibras musculares que aderem umas às outras) que tantas vezes sentimos nas costas e ainda trazem relaxamento e bem-estar. "A massagem é uma última opção para complementar a recuperação. Porém, ela não substitui o desaquecimento e muito menos o alongamento. Cada um tem funções diferentes", afirma José Marques Neto, ortopedista, educador físico e fisiologista do exercício do Instituto de CiÍncias Biológicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP). "O ideal é fazer a massagem até 48 horas após o exercício físico, focando os principais músculos envolvidos na corrida: lombares, glúteos, tibial, quadríceps, peitorais e ombros", indica o massoterapeuta Alberto Takashi, formado pela Escola Oriental de Massoterapia e Acupuntura.

Após a atividade física, os músculos estão "sujos" de metabólitos (lactato, íons H+, fosfato inorgânico, amônia) produzidos pelo corpo durante o esforço. O ato de massageá-los, manipulando ao mesmo tempo tendões e ligamentos, acelera a "limpeza" no local. "Esse processo de limpeza ocorre naturalmente no organismo, mas a massagem acelera a saída dessas substâncias porque aumenta a irrigação sanguínea nesses locais", afirma Neto. "O estímulo mecânico das mãos no músculo torna mais rápida a ida do sangue sujo aos rins. Lá ocorre uma 'lavagem' e o sangue, agora mais limpo, vai para o coração e posteriormente para os órgãos", completa.

A maratonista Marizete Rezende, campeão da São Silvestre e da Meia Maratona do Rio de Janeiro, é uma das muitas atletas que têm a massagem como parte de seu processo de recuperação. "Depois de uma maratona fica difícil até caminhar. A massagem é um ótimo complemento para me recuperar e, além disso, relaxa bastante", afirma a atleta, que faz sessões de massagem até três dias após uma maratona e, ao todo, leva sete para voltar aos treinos diários. A sensação de relaxamento a que Marizete se refere está relacionada à liberação de hormônios, principalmente, a endorfina. "A pressão do toque aumenta a circulação sanguínea no local, estimulando o sistema endócrino, que libera os hormônios. Aí vem o bem-estar", disse Takashi.

Mesmo que você já tenha uma sessão de massagem marcada para o dia seguinte, não deixe que o cansaço e a preguiça prevaleçam após o treino ou a prova. "Além de auxiliar na limpeza dos metabólitos, o papel do alongamento é restaurar o comprimento original do músculo e preparar a musculatura para a próxima sessão de treinos", define Neto. "O massoterapeuta pode fazer o alongamento passivo, em que o atleta fica relaxado e tem seus músculos esticados. Mas o atleta deve ter responsabilidade e avisar o profissional", alerta Takashi. Também não espere que uma massagem pós-competição seja sempre 100% prazerosa. Se os músculos estiverem muito doloridos, os movimentos da massagem podem ser um pouco desconfortáveis - mas nem por isso menos benéficos".

REVISTA O2 - EDIÇÃO 08

http://revistao2.uol.com.br/mostramateria.asp?IDmateria=275

sábado, 3 de outubro de 2009

Alongamento da panturrilha

O objetivo do alongamento da panturrilha é esticar o músculo gastrocnêmio, que fica atrás da perna. Para alongar esse músculo da maneira correta, posicione os dois pés paralelamente.


Passo 1
Fique em pé e posicione os pés a uma distância de aproximadamente o tamanho de seu quadril. Deixe os joelhos relaxados, os dedos dos pés apontando para frente ou em uma posição confortável e mantenha o tronco erguido. O peso do corpo deve ser distribuído para os calcanhares e os ombros devem estar relaxados.

Passo 2
Coloque as duas mãos na coxa direita e dê um passo para frente com a perna direita, deixando o joelho na mesma linha do calcanhar. Empurre o calcanhar esquerdo para o chão. Mantenha os pés paralelos e apontando para frente. Fique nessa posição por 30 a 60 segundos. Repita o procedimento com a outra perna.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Homens X osteoporose


Estudo mostra que osteoporose atinge igualmente homens e mulheres

Para muitos, osteoporose era um mal que afetava apenas as mulheres. Engano. Os homens têm quase a mesma chance de sofrer a doença.

A tese foi comprovada pela organização não-governamental (ONG) Instituto Ortopedia & Saúde, que realizou pesquisa para descobrir a incidência da doença entre homens e mulheres. Segundo o estudo, feito com 250 homens e 250 mulheres, a ocorrência da osteoporose no fêmur entre eles é de 15%, próximo dos 18% entre elas. Os índices de ocorrência da doença na coluna são de 35% e 43%, respectivamente.

O primeiro estágio é a osteopenia, quando os ossos estão pouco comprometidos. A pesquisa mostrou que nesse caso os homens superam as mulheres quando o mal acomete a coluna (50% e 43%). Segundo Marcelo Pinheiro, reumatologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a doença atinge um homem para três mulheres. Mas o quadro vai mudar. "Em 20 anos, aumentará a incidência nos homens. Entre elas, os índices vão se estagnar." A explicação é que, nos últimos 30 anos, as campanhas de prevenção foram focadas nas mulheres.

De acordo com o especialista, uma pesquisa realizada no ano passado com pessoas acima de 40 anos revelou que 12% dos homens tinham sofrido pelo menos uma fratura de osso causada pela osteoporose. Entre as mulheres, o índice foi de 15%.

Presidente da ONG, o ortopedista Fabio Ravaglia explica que a doença atinge os homens principalmente na andropausa - quando cai o nível de testosterona, o hormônio responsável pelas características masculinas. "A partir dos 35 anos, quando se atinge o pico do índice de massa óssea, as perdas são maiores do que as reposições." Quando o homem chega aos 65 e tem histórico de condutas de risco como tabagismo, consumo excessivo de álcool e sedentarismo, o risco da doença é maior.

"Os homens devem fazer o máximo de exercícios físicos para fortalecer os ossos", recomenda o ortopedista. Outras dicas são adotar dieta rica em cálcio (presente principalmente no leite e derivados) e evitar álcool e cigarro. Também é importante realizar exames preventivos - o que, segundo a pesquisa, é ignorado pelos homens: 80% dos 250 entrevistados mediram pela primeira vez a densidade óssea durante o estudo. Entre as mulheres, somente 18% estavam na mesma situação.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Respiração



RESPIRAÇÃO NORMAL - média
Lactentes
30 a 40 movimentos
Crianças
25 a 30 movimentos
Mulheres
18 movimentos
Homem adulto
16 movimentos

A respiração aumenta com a digestão, os movimentos musculares, nervosismo e a excitação diminui com o repouso e o sono.
A contagem dos movimentos respiratória é observada através do peito ou ventre e após a inspiração e expiração conta-se 1 (um) movimento.
Não é conveniente alertar o cliente, pois o mesmo iria modificar o ritmo da sua respiração.
Em geral, inicia-se contando a pulsação, findo o que se inicia a contagem da respiração, continuando a segurar o punho do cliente e observando ao mesmo tempo os movimentos da respiração.
A classificação quanto às alterações na respiração são as seguintes:
· APNÉIA – Respiração sem regularidade é interrompida;
· DISPNÉIA – Respiração difícil;
· TAQUIPNÉIA – Respiração acelerada;
· BRADIPNÉIA – Respiração vagarosa.

PRESSÃO ARTERIAL

1. PRESSÃO MÁXIMA = É a contração do coração que recebe o nome de SÍSTOLE;
2. PRESSÃO MÍNIMA = é o relaxamento muscular do coração. É a fase em que ele o sangue. É a DIÁSTOLE.
O manômetro marca a pressão em milímetros de mercúrio (mmhg). A faixa que contém a câmara de ar embutida para se comprimir o braço chama-se ESFIGNOMANÔMETRO.A média, na maioria dos indivíduos é de:
· Máxima = 120 mmhg
· Mínima = 80 mmhg
PULSAÇÃO NORMAL
CLASSIFICAÇÃO
BPM
Crianças de 1 ano
120 a 130
Crianças de 5 anos
100
Crianças de 10 anos
90 a 95
Mulher adulta
70 a 80
Homem adulto
60 a 70
Sob condições normais, varia ainda com o exercício físico (100 a 120 Bpm) aumentando com o estado de nervosismo ou emoção, decrescendo com o repouso.
Com o aumento de temperatura, em regra geral, a pulsação acelera-se, em média, cerca de 10 batimentos para cada grau de temperatura. Verifica-se a pulsação através das artérias radial, carótida, temporal e pedis. Quando da contagem, observa-se a regularidade e o volume.

O método de contagem pode ser aplicado de várias formas:

· Contam-se os batimentos no período de 60 segundos;
· Contam-se os batimentos no período de 15 segundo e multiplica-se por 4;
· Contam-se os batimentos no período de 20 segundo e multiplica-se por 3;
· Contam-se os batimentos no período de 30 segundo e multiplica-se por 2;
Nos casos mórbidos, caracteriza-se a pulsação nos seguintes casos:
ARRITMIA
Bate sem regularidade
TAQUICARDIA
Bate aceleradamente
BRADICARDIA
Bate lentamente
FILIFORME
Apresenta-se débil como um fio

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Depressão X osteoporose


Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Israel , quadros de depressão favorecem o desenvolvimento de doenças como a osteoporose. Para os estudiosos, a explicação para tal associação é a diminuição da emissão de estímulos nervosos nestes pacientes, que acabam ficando com menos pique e sobrecarregam os ossos na tentativa de manter a frequência de atividades físicas que tinham antes.

Os estudiosos explicam que essa sobrecarga provoca a diminuição da densidade óssea dos pacientes, favorecendo o aparecimento de fraturas. Quanto mais tempo a pessoa força os ósseos, mais chances de desenvolver a osteoporose.

Foram testadas mais de 2400 pessoas depressivas que foram submetidas à exercícios físicos por seis meses. Após o teste, os cientistas observaram a perda da densidade óssea em até 80% dos participantes, quando comparados com pacientes que sofriam de depressão.

Outras pesquisas haviam sido feitas nesta direção, mas nenhuma tinha comprovado a real ligação entre as duas doenças. Os cientistas acreditam que estes resultados são muito importantes para tratar a osteoporose em idosos, pois, muitos não apresentam propensão a doença, mas desenvolvem o quadro devido a depressão desencadeada pelas perdas trazidas pela idade.

domingo, 20 de setembro de 2009

Crioterapia


Crioterapia s. f. (fr. cryothérapie; ing. cryotherapy). Emprego terapêutico das baixas temperaturas, sob a forma de duchas ou de banhos frios, de aplicações locais de gelo, de neve carbônica ou de cloreto de etilo.

Todos nós já vimos em jogos de futebol a aplicação de cloreto de etilo, nas regiões lesionadas. O seu eficaz efeito faz com que muitas vezes se chame a este tipo de sprays de mágico.
A crioterapia é uma das principais técnicas utilizadas na traumatologia desportiva, sendo também entre todas, a mais econômica e a de mais fácil acesso.
Como todas as terapias aplicadas na medicina desportiva, também a crioterapia tem indicações e contra-indicações.

Os efeitos fisiológicos associados ao uso da crioterapia são:

a) Anestesia;
b) Redução da dor (efeito de analgesia);
c) Redução do espasmo muscular;
d) Estimulo do relaxamento;
e) Facilita a mobilização precoce;
f) Melhora a amplitude de movimento;
g) Estimula a rigidez articular;
h) Redução do metabolismo;
i) Redução da inflamação;
j) Redução da circulação;
k) Redução do edema; e,
l) Quebra do ciclo dor-espasmo-dor.

Como contra-indicações podemos apontar entre outras as seguintes situações:

a) Queimaduras;
b) Gangrena;
c) Resfriados, etc.

Técnicas de tratamento

Bolsas frias

Este tipo de bolsas podem ser compradas por um preço bastante baixo e são reutilizáveis. Normalmente são fabricadas com um fel de sílica e existem diversos tamanhos e formas. A temperatura de armazenamento deverá ser de aproximadamente de -5ºC e ser colocada no frigorífico pelo menos duas horas antes. Por uma questão de assepsia deve-se colocar um pano entre a bolsa e a zona lesionada. Este pano não deverá ser muito espesso para que o frio possa passar. Este princípio aplica-se a todas as técnicas onde se utilize um pano.

Compressas frias

Geralmente usadas em casa, quando ocorrem pequenos traumatismos (nomeadamente com crianças), consiste no molhar de uma toalha em água fria ou na colocação de gelo moído dentro de uma toalha.
Este é um método pouco eficaz, devendo ser aplicado durante um período de tempo, não inferior a 5 minutos.

Massagem com gelo

Ao contrário do que muita gente (quase todos os agentes desportivos) afirma, o gelo pode ser aplicado diretamente. Diretamente sim, fixo não. O gelo direto tem de ser aplicado sobre a forma de massagem. Por norma é extremamente eficaz em zonas como a região tíbio-társica, o joelho e as articulações do membro superior. A massagem deve ser efetuada sempre no sentido da circulação de retorno ou seja em direção ao coração.

Banho de imersão

Eis uma das técnicas mais eficazes e menos aplicadas no desporto nos nossos dias.. Ao fim da prova entra numa banheira de água e gelo para evitar as micro-rupturas tão comuns em alguns esportes.

sábado, 19 de setembro de 2009

Alongamentos


O alongamento é uma parte importante de qualquer treinamento físico. Ele ajuda não só a diminuir a dor que geralmente aparece depois dos exercícios como também aumenta o comprimento dos músculos, melhorando a mobilidade e a flexibilidade geral do corpo. O alongamento também aj­uda a prevenir lesões que podem acontecer durante o exercício. Mesmo que você não realize atividades físicas intensas, o alongamento pode ser incorporado a sua rotina diária. O alongamento melhora a circulação, diminui o estresse e alivia as tensões.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

As incômodas e dolorosas caimbras


Um dos problemas que aflige atletas e médicos são as incômodas e dolorosas caimbras musculares. Estas, porém não é um problema exclusivo dos atletas afetando toda a população em geral especialmente os mais sedentários. Nos atletas, as caimbras surgem com maior freqüência durante ou após um grande esforço e/ou em climas muito quentes.

Causas:

As principais causas são, quando a competição se desenrola em ambientes muito quentes e o organismo perde uma grande quantidade de líquidos. Esta perda exagerada de líquidos pode, além de provocar a desidratação, predispor o músculo a sofrer uma cãibra muscular, pese embora a inter-relação entre estes fatores ainda não ser cientificamente conhecida. No entanto, a diminuição do glicogênio e a perda de sais minerais, podem contribuir para o aparecimento das referidas caimbras.

Podem contribuir para o aparecimento de caimbras, o calçado (incluindo meias e ligaduras elásticas) demasiado apertados, o acumular do ácido láctico nos músculos e as infecções.

Como prevenir o aparecimento das caimbras?

Deve o atleta efetuar um treino adequado ao exercício/competição seguinte, efetuando um prévio e correto aquecimento e fazer o uso devido dos equipamentos auxiliares à sua atividade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails