terça-feira, 31 de julho de 2018
segunda-feira, 30 de julho de 2018
Massagem Desportiva
A forma mais rápida e eficiente de tratar dores e desgaste físico decorrente da prática de esportes É um recurso eficiente para preparar e recuperar a musculatura de quem pratica exercícios físicos, e a melhor parte é que você não precisa ser um atleta pra se beneficiar dela.
A massagem desportiva gera diversos benefícios para o corpo, o mais óbvio deles é o alivio da dor e desconforto da musculatura que temos após a prática do esporte ou atividade física para a qual não estávamos habituado (a chamada dor do dia seguinte). Essa dor é decorrente do acúmulo do ácido lático do sangue nos músculos que foram exercitados na atividade física. A massagem desportiva ajuda no processo de remoção desse ácido lático fazendo com que você se recupere muito mais rápido, causando também a diminuição da fadiga muscular e retenção de líquidos (drenagem), além do melhoramento da amplitude muscular, entre outros benefícios.
domingo, 29 de julho de 2018
Massagem Desportiva
A Massagem Desportiva é uma excelente ferramenta, tanto para atletas profissionais quanto para atletas amadores.
Ela pode ser usada antes da atividade física, como uma forma de preparar o corpo para o esforço, assim melhorando o desempenho do atleta.
Também pode ser usada depois da atividade física, acelerando a recuperação da musculatura, a eliminação de resíduos metabólicos, e levando nutrientes para todos os tecidos.
A utilização dessa técnica após a prova é muito útil no tratamento das dores e da fadiga muscular decorrentes da prática de esportes e atividades físicas no geral.
sábado, 28 de julho de 2018
Massagem Relaxante e Energética
A Massagem trabalha o físico, mental, emocional e campo energético; As manobras tonificam, melhoram a oxigenação dos tecidos, ela acalma ,melhora a nossa concentração. Alivia o estresse e a ansiedade melhora a respiração e pressão sanguínea ajuda na digestão e o funcionamento do intestino.
Alivia tensões e cansaço, promovendo relaxamento muscular. Combates estados emocionais alterados. Tudo isso colabora para que nos sintamos mais relaxados e bem dispostos, reequilibrando a saúde de uma forma geral.
Massagem Relaxante e Energética: conhecida como massagem, massagem clássica ou ainda massagem tradicional
sexta-feira, 27 de julho de 2018
quinta-feira, 26 de julho de 2018
Massagem Desportiva
A Massagem Desportiva é uma excelente ferramenta, tanto para atletas profissionais quanto para atletas amadores.
Ela pode ser usada antes da atividade física, como uma forma de preparar o corpo para o esforço, assim melhorando o desempenho do atleta.
Também pode ser usada depois da atividade fisica, acelerando a recuperação da musculatura, a eliminação de resíduos metabólicos, e levando nutrientes para todos os tecidos.
A utilização dessa técnica após a prova é muito útil no tratamento das dores e da fadiga muscular decorrentes da prática de esportes e atividades físicas no geral.
quarta-feira, 25 de julho de 2018
terça-feira, 24 de julho de 2018
MASSAGEM DESPORTIVA Porque fazer?
MASSAGEM DESPORTIVA Porque fazer?
1. Melhora a circulação sanguínea e o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos
2. Ajuda a soltar músculos que ficam constantemente contraídos devido ao uso contínuo, fato que pode ocasionar em uma contratura
3. Melhora a mobilidade das articulações
4. Reduz os espasmos musculares
5. Reduz edemas e processos inflamatórios
6. Traz maior conhecimento corporal
7. Tem um efeito relaxante ou estimulante no sistema nervoso central 8. Diminui o tempo de recuperação entre os treinos
9. Ajuda a eliminar as toxinas e resíduos metabólicos.
10. Ajuda a prevenir lesões
segunda-feira, 23 de julho de 2018
Massagem: estímulo muscular deve ser feito antes ou depois da corrida?
Depois de participar de uma prova, nada melhor do que se dirigir para a arena, reidratar o corpo e receber uma boa massagem para relaxar os músculos. Ou será que teria sido eficaz ter recebido o estímulo antes de levar os tênis para o asfalto?
A massagem é uma prática milenar que visa tanto estimular os músculos e prepará-los para uma atividade, quanto relaxá-los após um estresse físico. Portanto, os atletas devem se preocupar em realizá-la tanto antes quanto depois de uma prova.
A massagem mais indicada para corredores é a desportiva. Quando é feita antes, a técnica avisa o corpo, por meio de estímulos, que ele terá que enfrentar um grande esforço. Além disso, ela estimula a circulação sanguínea dos músculos e os prepara para a corrida.
No final do percurso, já com o corpo fadigado, é bom dar uma recompensa para os músculos terem conseguido cumprir sua meta. Quando a massagem é feita depois da prova é um processo de reabilitação. Ela também melhora a circulação, propicia maior oxigenação para que as fibras musculares relaxem e evitem câimbras.
A massagem deve ser um complemento ao treino. Caso o atleta não esteja bem treinado para uma prova ela é imprescindível, pois o corpo do corredor não está preparado para o esforço que terá que enfrentar e precisará evitar câimbras e micro lesões.
Toda semana – Alguns atletas mantêm o hábito de fazer massagens durante a semana como alternativa para aliviar as tensões e estresses diários, além de aumentar seu rendimento no final de semana.
É saudável que o atleta mantenha um acompanhamento massoterapêutico 1 vez por semana. Porém, essa prática não elimina a necessidade da massagem antes e depois da prova.
Pontos-gatilhos – Os pontos-gatilho são regiões musculares mais rígidas que se estabelecem na fibra e podem ficar em estado de latência por muitos anos. Para ativá-los, basta que o indivíduo some a ele uma situação de stress físico e/ou emocional e uma nova sobrecarga do músculo. Quando ativado ele passa a produzir um espasmo doloroso.
Para se proteger, o cérebro envia um sinal para que o músculo se contraia, agravando as dores. Assim se forma um círculo vicioso: quanto mais dor, mais estímulos são enviados pelo sistema nervoso e mais contraídas ficam as fibras musculares.
Para aliviar o desconforto, o massagista deve pressionar o ponto em questão por algum tempo. A pressão envia uma mensagem para o cérebro parar de contrair o músculo e, assim, interromper a dor: esse tipo de massagem normalmente é feita junto da desportiva, mas pode ser realizada sozinha também.
domingo, 22 de julho de 2018
Efeito da massagem contra dor é similar ao de analgésico
Estudo mostrou, pela primeira vez, via bioquímica acionada pela prática
Para os autores da pesquisa, comprovação pode aumentar índices de recomendação médica da terapia
Na prática, já se sabia desde a antiguidade clássica, pois gregos antigos e chineses praticavam massagem em seus atletas depois de exercícios. Mas só agora uma equipe de cientistas, no Canadá, demonstrou o mecanismo bioquímico pelo qual a massagem faz efeito terapêutico.
O estudo foi publicado na edição de hoje da revista médica americana "Science Translational Medicine" pela equipe coordenada por Justin Crane e Mark Tarnopolsky, da Universidade McMaster, do Canadá.
Usando um grupo de 11 voluntários que realizou exercícios físicos, recebeu massagem feita por profissionais e, depois, foi submetido a biópsias nos músculos afetados, Crane e seus colegas documentaram as mudanças biológicas nos tecidos.
"Depois de dez minutos de massagem, vias de sinalização que respondem a estresses mecânicos foram ativadas. A massagem reduziu sinais de inflamação, e células musculares massageadas eram mais capazes de formar novas mitocôndrias", escreveu o editor da revista.
Exercício demanda energia. Graças à massagem, as células musculares produziram com mais eficiência "organelas" (pequenos órgãos dentro das células) ligados à produção de energia, essas mitocôndrias.
Ou seja, a massagem terapêutica facilita a recuperação após danos musculares.
"A massagem depois da prática esportiva ajuda em duas coisas", afirma Victor Liggieri, coordenador do setor de fisioterapia do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP.
"Há uma dor normal pós-exercício. A massagem reduz o tempo da recuperação muscular. E reduz o índice de lesão patológica, por exemplo, um estiramento muscular", diz Liggieri. Isto é, um alongamento, abrupto, do músculo, faz com que ele passe do seu limite elástico natural e o deixa contraído. E isso pode durar semanas, meses.
"Mas não é só o atleta que está em risco", diz o fisioterapeuta. O chamado atleta de fim de semana é a clássica vítima de dor muscular.
O objetivo do estudo canadense descrito agora era justamente avaliar essa situação em que pessoas sem condicionamento físico sofrem dor muscular.
O estudo envolveu testar os músculos das pernas de voluntários submetidos a exercícios exaustivos.
Dez minutos de massagem reduziram os sinais de inflamação nas células. E, algo que vai merecer mais estudo, o resultado foi parecido ao produzido por analgésicos.
Segundo os autores, é importante dar validade científica a tratamentos baseados no toque, que são cada vez mais procurados em substituição ou de forma complementar ao atendimento médico convencional. Além disso, livraria os pacientes de efeitos colaterais de analgésicos e anti-inflamatórios.
sábado, 21 de julho de 2018
MASSAGEM DESPORTIVA
Dentre os diversos benefícios desta técnica, podemos destacar:
Prepara a musculatura para o exercício
Aumenta a circulação sanguínea
Elimina as toxinas da musculatura
Previne lesões da musculatura e tendões
Tonifica o tecido muscular
Estimula a produção de adrenalina
Alivia as dores pós-treino
Mesmo que você não seja atleta é interessante conhecer esta técnica terapêutica para melhorar ainda mais os resultados esperados.
DIFERENÇA DA MASSAGEM RELAXANTE PARA A DESPORTIVA?
O principal objetivo da massagem relaxante é promover o relaxamento da musculatura tensa. Suas manobras são mais calmas para que o corpo libere hormônios como a ocitocina e endorfinas que são responsáveis por acalmar o corpo.
Para quem pratica atividade física e quer potencializar seus resultados, o ideal é a massagem desportiva, pois seus movimentos são mais fortes e rápidos para promover uma melhor circulação sanguínea, deixar a pessoa “mais agitada” antes do exercício, e no pós-exercício eliminar o ácido lático, que é responsável pela tão conhecida “dor do dia seguinte ao exercício”.
sexta-feira, 20 de julho de 2018
MASSAGEM DESPORTIVA
Pra você atleta de final de semana, pra você que malha e fica com dores musculares, pra você que faz maratonas, pra você que faz caminhada ou simplesmente pra você, que irá começar um treino novo ...
A terapia de massagem desportiva pode ser usada para melhorar a preparação do pré-treino e reduz o tempo de recuperação para o máximo desempenho durante o treino ou no pós-treino. Os atletas vêm descobrindo que esta técnica de massagem desportiva promove flexibilidade, reduz à fadiga, melhora a resistência, ajuda a prevenir lesões e prepara seu corpo e mente para o melhor desempenho ...
quinta-feira, 19 de julho de 2018
Massagem que alivia as tensões e promove muito bem estar.
Depois dos exercícios físicos, a massagem relaxante está liberada para todas as modalidades de esporte. Além de auxiliar no descanso muscular, promove o bem-estar psicológico.
Entre os casos mais comuns de problemas resolvidos quase que instantaneamente com a massagem estão as câimbras. Elas se manifestam quando o atleta está no limite do cansaço devido ao acúmulo de toxinas nas fibras musculares — a massagem esportiva auxilia na limpeza dessas regiões.
Pratica regularmente corrida, musculação, futebol ou vólei? Então não deixe de fazer a massagem esportiva para que tenha um excelente relaxamento muscular e ainda se previna de lesões. Massagem realmente muito boa!
quarta-feira, 18 de julho de 2018
Massagem depois de treinos e práticas esportivas
É normal depois dos treinos e provas surgir algum tipo de incômodo nos pés, por conta da intensidade do exercício. Para se livrar das dores, alguns atletas costumam optar por métodos como bolsas de gelo e até mesmo pomadas que aliviam as dores. Massagear os locais doloridos também pode ser uma boa pedida para quem pratica uma atividade física com a corrida.
Existem muitas técnicas para diminuir as dores musculares. Para a área dos pés, as mais recomendadas são as massagens relaxante e a reflexologia.
A massagem relaxante é feita para tirar tensão da musculatura, aumentando a circulação sanguínea, trazendo oxigênio novo e nutrientes para os músculos, além de limpar resíduos produzidos, como ácido láctico, durante o trabalho muscular. A reflexologia aplica pressões no pé em pontos que são relacionados com outros membros e órgãos do corpo, os chamados pontos reflexos.
Porém, para conseguir usufruir de tais técnicas sozinho, aplicando a automassagem, é preciso que o atleta tenha uma boa flexibilidade, alcançando facilmente todas as áreas afetadas. Já se o corredor tiver certa dificuldade, é aconselhável pedir para que outra pessoa faça a massagem.
Partes mais doloridas
Existem algumas partes do corpo que sofrem mais do que outras em determinadas atividades. Quando o assunto é a corrida isso não é diferente com relação aos pés. Áreas de mais impacto com o asfalto, como o calcanhar e o tendão calcâneo, são os lugares que mais sofrem, necessitando de uma massagem para que sua recuperação seja mais rápida.
Entretanto, há outras partes musculares na perna que também sofrem com esse impacto e pelo movimento contínuo durante a corrida. Outros músculos comuns, embora não no pé, que podem doer numa corrida são o da panturrilha e o anterior da tíbia. O Tibial Anterior pode ter um problema chamado de `síndrome de compartimento´, pois ele cresce sem ter espaço suficiente, o que pode gerar uma inflamação. Se o atleta descansar um pouco e fizer massagem na área, ele tende a recuperar mais rápido.
Fique de olho!
Mesmo aquecendo os músculos corretamente, as dores nos pés podem aparecer. Para evitar essas dores, a massagem pode ser útil tanto antes da corrida como depois, já que a sua principal função é de limpar os músculos e trazer oxigênio novo.
Para quem sofre com muitas dores no calcanhar, como no esporão, há uma forma simples de acabar com as dores na hora da corrida. A dica é puxar a gordura da bursa das laterais para o centro, embaixo do calcanhar, com a ajuda de um esparadrapo. Isso pode diminuir dores no pé `milagrosamente´. Com a bursa acumulada no lugar certo, o impacto do esporão diminui, o que pode ajudar a tirar uma eventual inflamação, podendo correr desta forma.
Fortalecendo os músculos do pé, a dor pode aparecer com menos intensidade. Uma das formas de conseguir esse feito é bem mais simples do que se pode pensar: andar descalço na grama ou na areia. Caso não tenha acesso à locais que tenham esse tipo de terreno, é aconselhável realizar um procedimento diferente, estendendo uma toalha no chão e tentando enrolá-la com os dedos dos pés.
Automassagem para diminuir as dores do pé
É uma massagem simples, com duração de 5 a 7 minutos em cada pé, pode ser feita na seguinte forma: use um creme ou óleo de massagem – pode ser óleo de semente de uva – para deslizar melhor os dedos no pé. Mas use pouco, porque o próprio pé normalmente já é deslizante. A massagem pode ser feita com uma força média ou mais leve. Não deve doer. Aqui vai uma sequência que se pode usar:
- Faça uma leve flexão e extensão no pé para alongar. Depois, faça círculos grandes nas duas direções. O movimento vai lubrificar as articulações.
- Deslize e aperte levemente o tendão do calcâneo (o tendão da panturrilha) com o polegar e o indicador.
- Aperte e faça círculos com o polegar e o indicador logo embaixo dos ossos laterais do pé, entre o tornozelo e o calcanhar.
- Aperte com a palma das mãos as laterais do calcanhar. Você pode fechar as mãos da mesma forma que usa quando vai rezar. Use a pressão entre as mãos para apertar a bursa do calcâneo (aquela almofadinha que a gente tem embaixo do calcanhar). A região tem uma tendência a acumular gordura nos lados em vez de embaixo do calcanhar devido a muito impacto, algo que pode acontecer com quem pratica corrida. A bursa no lugar certo diminui e amortece o impacto do osso calcâneo. Este movimento vai ajudar a puxar a bursa do calcâneo de volta ao lugar. O alívio pode ser imediato.
- Agarre o pé com as duas mãos e deslize-as pelo pé.
- Faça pressões com os polegares em toda a sola do pé ou feche a mão e use o punho cerrado para deslizar pela sola do pé, pressionando-a.
- Prenda o pé entre as duas mãos. Junte os dedos das mãos sobre o peito do pé e os polegares sobre a sola. Nesta posição, faça um movimento de abertura com os polegares, deslizando-os pela a sola.
- Pince os ossos do meio do pé com as mãos e mexa levemente estes ossos para cima e para baixo. Isto vai lubrificar as articulações.
- Aperte as bursas (as almofadinhas) dos dedos com o polegar e o indicador.
- Puxe os dedos.
terça-feira, 17 de julho de 2018
4 Benefícios De Uma Massagem Profunda
A massagem é conhecida por sua capacidade de ajudar o corpo e a mente a relaxar – e isso por si torna a massagem muito vantajosa. Massagem profunda do tecido pode fazer outros benefícios também para quem as recebe. Para ajudar você a entender isso, primeiro entenda o que é uma massagem profunda.
Massagem profunda do tecido é uma técnica que se concentra principalmente nas camadas mais profundas dos músculos e da fáscia. Às vezes, essa técnica envolve o terapeuta usando uma pressão mais firme, a fim de alcançar essas áreas-chave e levá-las para a liberação, razão pela qual essa massagem em particular é frequentemente recomendada para pessoas que estão confortáveis e preferem um toque um pouco mais intenso. No entanto, a massagem profunda do tecido também pode se referir à pressão suave, mas sustentada, visando a camada miofascial. A crença de que pressão profunda é igual a dor é um mito; no entanto, os benefícios da massagem profunda do tecido são inquestionáveis.
1 – Massagem profunda do tecido oferece alívio do estresse
Quando um cliente se sente estressado devido a demandas no trabalho, em casa ou em ambos, a massagem profunda pode ajudar a aliviar esse estresse de maneira saudável. Isso é importante, pois o estresse não resolvido pode causar grandes danos à saúde mental e física; estima-se que 60% a 80% das consultas médicas sejam relacionadas ao estresse.
2 – Massagem profunda do tecido alivia a dor
Massagem profunda pode ser capaz de diminuir a dor. A massagem profunda nos músculos posteriores da panturrilha, juntamente com exercícios de alongamento automático, ajudaram a reduzir a dor associada à fascite plantar (inflamação que se estende na sola do pé ligando o calcanhar aos dedos). Massagem profunda do tecido pode ser usada para outras condições, bem como fibromialgia, cotovelo de tenista ou dor lombar, potencialmente fornecendo algum alívio muito necessário.
3 – Massagem profunda do tecido facilita o movimento
O tecido da cicatriz se forma quando uma área do corpo é ferida e se cura. Embora as cicatrizes mais comuns sejam aquelas que resultam de um corte visível, às vezes elas ocorrem mais profundamente no corpo, como quando você danifica músculos, ligamentos ou tendões. É esse tipo de cicatriz que a massagem profunda pode ajudar a resolver, facilitando a movimentação e promovendo maior amplitude de movimento.
4 – Massagem profunda do tecido pode reduzir a frequência cardíaca e pressão arterial
Um estudo publicado em 2008 no Journal of Alternative and Complementary Medicine envolveu 263 participantes que relataram espasmos musculares ou distensão. A pressão arterial e a frequência cardíaca de cada indivíduo foram avaliadas antes de uma massagem profunda de 45 a 60 minutos, assim como após. O resultado foi menor pressão sistólica e diastólica, bem como frequência cardíaca em torno de 10 batimentos a menos por minuto.
segunda-feira, 16 de julho de 2018
Massagem esportiva
Esse é um tipo de massagem bem forte e profunda, foi criada inspirada em outros tipos de massagem como a massoterapia. Ela é perfeita para atletas pois reduz a chance do atleta sofrer contusões, a massagem desportiva dá mais força, amplitude de movimentos, melhora a performance e a flexibilidade dos músculos. Isso tudo acontece porque essa massagem ajuda a liberar com mais rapidez o ácido lático e os pontos de tensão.
sábado, 14 de julho de 2018
sexta-feira, 13 de julho de 2018
As vantagens de fazer massagem
A massagem é um meio que contribui para um maior e mais rápido desenvolvimento muscular. Para fazer massagens são necessários amplos conhecimentos sobre os músculos do corpo e seu funcionamento. Existem vários métodos de massagem, que devem ser aplicados de acordo com a necessidade física. Ao contrário do que crêem alguns fisioculturistas, os músculos mais difíceis de desenvolver são os dos braços e das pernas. A razão disto é o fato de esses grupos musculares estarem constantemente em funcionamento, o que faz com que os músculos sejam mais densos, e portanto mais difíceis de desenvolver. A massagem, neste caso, pode desempenhar um papel importante, dado que estes dois grupos musculares podem ser massageados pelo próprio, coisa que se não pode fazer com os outros grupos musculares. A massagem pode ser aplicada antes e depois de se ter feito o treino.
As vantagens de fazer a massagem antes são as seguintes:
1. Afrouxam-se os músculos antes de eles estarem em contração.
2. Melhora-se a circulação sanguínea.
3. Ajuda a um bom começo, pois os músculos já quentes e irrigados de sangue respondem melhor.
As vantagens de fazer a massagem depois são as seguintes:
1. Eliminam-se as toxinas acumuladas pelo exercício.
2. O músculo relaxa-se e descansa melhor.
3. Desaparece em parte a fadiga muscular. A massagem, que deve ser sempre dada na direção do coração, pode ser aplicada entre cada série, entre cada duas ou três séries, ou de cada vez que se termina um grupo muscular. A massagem evita que se tenham músculos nodosos, dando-lhes um contorno mais natural.
Quem deseja uma melhoria adicional, incorporará a massagem no seu programa de treinos. A massagem pode fazer muito bem ao culturista, pois dá tonicidade aos músculos e tecidos, reativa a circulação do sangue, melhora a nutrição da pele, dissolve a gordura, devolve a elasticidade aos músculos e proporciona uma agradável sensação de bem-estar. A massagem é muito importante, pois, além dos seus efeitos relaxantes e tonificantes, pode melhorar ou curar quase todas as alterações musculares.
A massagem atua sobre a pele, o tecido subcutâneo e os músculos, e também, de forma reflexa, sobre os órgãos internos.
quinta-feira, 12 de julho de 2018
9 principais razões para incorporar a massagem em seu dia a dia
Quando pensamos em massagem, muitas vezes visualizamos um momento de relaxamento. A massagem realmente é uma ótima maneira de escapar do estresse diário, mas estudos estão mostrando que a obter massagens regularmente são benéficas em uma variedade de áreas, incluindo benefícios emocionais e físicos.
Aqui estão as 9 principais razões para incorporar a massagem em seu dia a dia:
1. Massagem reduz o estresse Uma única sessão com um massoterapeuta pode reduzir sua frequência cardíaca, diminui a produção do cortisol (hormônio que é de extrema importância para o funcionamento perfeito do organismo) e nivelar os níveis de insulina em nosso corpo.
2. Massagem ajuda a relaxar Após uma sessão de massagem você vai se beneficiar com uma série de respostas químicas do cérebro que incentivam sensações de relaxamento, diminuindo o estresse e melhorando até seu humor. 3. Massagem melhora a postura A massagem pode ajudar seu corpo para reforçar movimentos saudáveis e naturais, contribuindo para corrigir problemas de postura.
4. Massagem melhora a circulação A pressão da massagem pode mover o sangue através do corpo para os músculos que precisam de cuidados especiais, pode curar locais tensos e é capaz de remover resíduos metabólicos.
5. Massagem reduz a pressão arterial Pesquisas afirmam que a massagem pode reduzir a pressão arterial diastólica e sistólica.
6. Massagem relaxa os músculos Ficar sentado por muito tempo pode causar dores crônicas nas costas. A massagem pode ajudar com a dor persistente relaxando os músculos da região.
7. Massagem melhora a flexibilidade O sedentarismo e a idade podem fazer as articulações ficarem menos flexíveis, a massagem é uma ótima terapia para ajudar a melhorar a fluidez e amplitude de movimento nas articulações e tecidos conjuntivos.
8. Massagem ajuda a respirar melhor E possível através da massagem descontrair a respiração, realizando o relaxamento de músculos da parte superior do corpo.
9. Massagem alivia dores de cabeça Muitos problemas de dores de cabeça podem ser resolvidos com a massagem. Uma das principais vantagens é que a massagem reduz a chance de desenvolver uma dor de cabeça no futuro, relaxando os espasmos musculares.
quarta-feira, 11 de julho de 2018
Massoterapia Esportiva
A massoterapia é um dos recursos humanos utilizados para obter efeitos terapêuticos desde os primórdios da humanidade e nos dias atuais reconhecida entre os profissionais da Saúde como um excelente recurso eficaz no tratamento do estresse. Os benefícios da massoterapia vão além do relaxamento influenciando sobre o organismo em âmbito mecânico, neural, fisiológico e químico.
Segue aqui alguns dos inúmeros benefícios da massagem:
- Controle do estresse;
- Alívio das dores de cabeça;
- Diminuição das insônias.
- Diminuição da ansiedade;
- Alívio da tensão e dores musculares;
- Melhora da circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imune;
- Estimulação e equilíbrio do sistema intestinal;
- Eliminação de toxinas e resíduos metabólicos;
Marque já sua sessão e melhore sua qualidade de vida.
CUIDA DE SI É O MELHOR REMÉDIO!!!!
terça-feira, 10 de julho de 2018
Massagem desportiva
A massagem desportiva é de extrema relevância dentro de todo programa de condicionamento físico, tanto para praticantes e atletas, se define como a manipulação mecânica dos tecidos do corpo com movimentos rítmicos e cadenciados (PASTRE et al., 2009).
A massagem desportiva visa o aumento do fluxo sanguíneo e consequente redução de edema e dor, aumento da remoção de lactato sanguíneo e alívio das dores musculares tardias (BARNETT, 2006).
Tendo em vista isso Jack Meagher afirma na introdução de seu livro Sport Massage "Independente do esporte que você pratica, a massagem desportiva proporciona 20% a mais de desempenho, bem como proteção e tempo extra de jogo, por temporada e por carreira." (p.xiii)
Marque já sua sessão e melhore seu DESEMPENHO!!!!
segunda-feira, 9 de julho de 2018
Massagem desportiva
Massagem com manobras vibrantes e suaves associadas a alongamentos , visando uma maior retorno das atividades físicas e prevenção de lesões. Também acelerando o metabolismo e auxiliando a eliminação do ácido lático e diminuição de câimbras. A massagem desportiva também eleva a quantidade de oxigênio nos músculos, aumentando a circulação sanguínea e ajudando o corpo a se livrar mais rápido das toxinas.
domingo, 8 de julho de 2018
Ortopedistas dizem que recuperação após um jogo é vital também para o atleta amador
A cuidadosa recuperação do atleta é necessária tanto para um jogador que participou de uma partida da Copa, como para o atleta de fim de semana, que fica exausto após uma pelada num campo de várzea. O alerta é da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, que divulga tanto os efeitos de um esforço físico extraordinário, durante a prática do esporte, como também as recomendações para a perfeita recuperação do organismo.
“A primeira preocupação é que durante uma partida de futebol o organismo perde não só água como também sais minerais e eletrólitos, que precisam ser repostos”, explica o presidente do Comitê de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da SBOT, Fábio Krebs. Essa reposição não pressupõe apenas tomar água, diz ele, há repositores hídricos comerciais desenvolvidos levando em conta os sais minerais e carboidratos que o corpo perde durante o esforço, mas se não estiverem disponíveis, “um copo de água com sal e açúcar” também ajuda bastante.
Os microtraumas que ocorrem durante o exercício também tem que ser levados em conta, pois podem acarretar numa lesão mais consistente, diz o médico, e por isso é necessário após um jogo o repouso, a hidratação e uma boa alimentação e não a feijoada com caipirinha e cerveja que muitos atletas esporádicos ingerem após o exercício. Eventualmente medidas analgésicas e antinflamatórias numa fisioterapia ajudam muito na recuperação do atleta.
O mais importante, porém, insiste Fábio Krebs, é que o atleta realize uma avaliação médica com traumatologista do esporte e com um médico do esporte, previamente à prática esportiva. O treinamento progressivo e adequado é fundamental, pois quem passa a semana sem fazer qualquer exercício e num domingo entra em campo para uma pelada, “tem a probabilidade de sofrer uma lesão maior”. Por isso mesmo ele recomenda que “a prática esportiva seja realizada de maneira progressiva, a medida que os treinamentos forem sendo realizados” e que os cuidados nutricionais sejam tomados antes, durante e após o exercício.
Krebs lembra que um jogador profissional tem uma equipe multidisciplinar que o avalia após um jogo, analisa a fadiga muscular, o batimento cardíaco, a necessidade de desintoxicar a musculatura e que faz todo um trabalho regenerativo individualizado. Já o atleta amador, como geralmente não conta com esse apoio, deve cuidar da própria recuperação.
As recomendações para após um jogo incluem o repouso e algumas vezes o alongamento dos músculos, para que percam a tensão e o estresse; a massagem, se for possível, em casos específicos , para a autolibertação miofascial – pode ser feita pela pressão aplicada pelo peso do próprio corpo sobre um rolo de espuma que toda academia tem -, um período adequado de sono, que ajuda a recuperar o sistema nervoso central e a nutrição adequada, que Krebs valoriza muito. O ideal é a ingestão de hidratos de carbono simples, para repor os carboidratos e de proteína, para recuperar as fibras musculares afetadas, além de gorduras.
Se por acaso o atleta de fim de semana não se preparou adequadamente, chegou à exaustão e fica todo dolorido, a recomendação é fazer exercícios mais curtos, de menor intensidade, para estimular a circulação e a eliminação das toxinas acumuladas na musculatura. Uma longa caminhada , uma sessão de natação ou massagem também servem para conseguir encarar com coragem a volta ao escritório e ao computador, na segunda-feira.
sábado, 7 de julho de 2018
MASSAGEM DESPORTIVA: UM GRANDE ALIADO NO DESEMPENHO DOS ATLETAS
As lesões desportivas são produzidas por esportes ou exercícios em consequência de métodos de treinamento incorretos, fragilidade dos músculos, tendões e ligamentos e desgaste crônico resultantes de movimentos repetitivos. As lesões podem ser consideradas como o principal fator de afastamento de atletas de sua modalidade esportiva afetando seu desempenho técnico e físico, além de trazer prejuízos psicológicos e nos esportes coletivos, pode afetar a equipe.
A Massagem chega como uma ajuda aos atletas e amadores a relaxarem e prevenir lesões, além de ajudar a melhorar a circulação sanguínea para eliminar toxinas acumuladas na musculatura durante as atividades e funciona na reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões. A massagem desportiva pré e pós competição possuem estímulos e objetivos diferentes, dependendo da sua prática e isso deve ser informado pelo profissional da área. Na pré, ela é indicada para preparar a musculatura, já depois atua no relaxamento.
Seja qual for o seu esporte, aproveite as vantagens da Massagem no seu desempenho!
sexta-feira, 6 de julho de 2018
MASSOTERAPIA DESPORTIVA - PRÉ-COMPETIÇÃO
⭐
De acordo com Dr. Boix (1959, p.60), este tipo de massagem pode ser chamada de massagem de aquecimento ou de indução. Esta massagem é realizada antes de começar uma competição ou um treino intenso.
Nessas circunstâncias a massagem deve ser feita de um modo que ative a circulação sanguínea dos músculos, preparando-o para o esforço que irá realizar imediatamente, esta massagem equivale a uma sessão de aquecimento, mas não a excluí, pois os melhores efeitos serão obtidos se ambas forem realizadas.
Dr. Boix (1959, p.60), ainda nos lembra que a única finalidade desta massagem de aquecimento é o de superaquecer a musculatura, a fim de prepará-la para o exercício intenso. Com estes estímulos prévios as habilidades psicomotoras serão antecipadamente despertadas.
quinta-feira, 5 de julho de 2018
Massagem esportiva
A massagem esportiva é indicada para aliviar câimbras, descansar a musculatura e até melhorar o fluxo sanguíneo. Faço uma combinação de massagem esportiva e massagem sueca, que ajuda a relaxar, prevenir lesões e beneficia tanto atletas profissionais quanto amadores, proporcionando um melhor rendimento nos treinos.
A massagem é voltada para recuperação muscular, auxílio na cicatrização de lesões e inflamações musculares, e recuperação e relaxamento da musculatura. A massagem ajuda também a eliminar toxinas acumuladas na musculatura durante as atividades, por isso o ideal é fazer após o exercício físico.
quarta-feira, 4 de julho de 2018
MASSOTERAPIA DESPORTIVA - INTERCOMPETIÇÃO
A massagem de InterCompetição (intervalo) tem como objetivo livrar o músculo mais rapidamente das substâncias da fadiga das cargas anteriores, preparando-o então para a próxima carga, a intensidade da massagem deve ser ajustada à condição do músculo.
Segundo o autor Weineck (1991, p.472) esta massagem é importante para aquele esportista que precisa realizar desempenhos máximos, mais de uma vez por dia (provas de crossfit, natação, tênis, corrida de velocidade sobre patins no gelo...).
Sendo assim seu propósito é, essencialmente, o mesmo da desportiva pré-competição; porém, devido ao fato de o atleta já haver se exercitado ou competido uma vez, deve-se considerar dor, fadiga, e qualquer lesão que pode ter ocorrido.
terça-feira, 3 de julho de 2018
Massagem desportiva
A massagem desportiva consiste numa série de movimentos profundos que têm como objetivo a reconstrução das fibras musculares, a prevenção de leões e a regeneração física do atleta. A intensidade varia entre o ritmo forte e intenso, a uma massagem mais lenta e precisa conforme o objetivo em questão. No caso de uma recuperação de uma competição, as duas técnicas são aplicadas com finalidades distintas.
A fadiga muscular após a prática desportiva é comum entre atletas e tem consequências que vão desde a dor, processos inflamatórios, espasmos musculares, contraturas, fadiga e até mesmo lesões. Um treino intenso pode comprometer várias estruturas do corpo nomeadamente tendões, ligamentos e tecidos moles. Além disso, por aumentar a frequência cardíaca poderá causar insônias, aumentando o cansaço e exaustão física. Ao combinar o repouso com uma massagem de relaxamento desportiva, irá reduzir o tempo necessário de descanso entre treinos e melhorar a performance a todos os níveis.
Mas os benefícios não se ficam por aqui. A massagem promete melhorar a circulação sanguínea e o consequente transporte de oxigênio para os músculos, diminuindo a fadiga e cansaço extremo. A drenagem linfática acelera o processo de regeneração mas ainda purifica o organismo através da eliminação de toxinas e resíduos metabólicos. A técnica previne o aparecimento de cãibras, melhora a mobilidade articular e reduz edemas e inflamações. Para além da regeneração, a massagem é relaxante o que vai promover o bom descanso do atleta após o treino.
A frequência ideal é de pelo menos uma vez por semana. Se faz esporte de competição o ideal será aumentar a frequência para duas vezes semanais ou até mesmo sempre após o treino. Isto poderá fazer diferença caso esteja a preparar-se para uma prova. Deverá ser realizada por terapeutas profissionais especializados na técnica e é contra indicada em caso de problemas de saúde como doenças cutâneas, feridas, problemas circulatórios ou lesões agudas.
segunda-feira, 2 de julho de 2018
MASSOTERAPIA DESPORTIVA - PÓS-COMPETIÇÃO
Com a finalização do esforço intenso, o músculo se encontra superaquecido e mais volumoso, a acidez local e outros fatores ligados às micro lesões determinam a formação de zonas de mialgia, que provocam as conhecidas dores musculares.
A massagem pós-competição (depletiva) é importante pois favorecerá a corrente arterial, a circulação venosa de retorno e a circulação linfática (Dr. BOIX, 1959, p.60-61) e acelera o processo de recuperação do organismo como um todo (LÜEDKE, 1979, p.200 apud WEINECK, 1991, p.472).
Ao favorecer essas correntes está realizando uma verdadeira "lavagem" muscular, eliminando a sensação de dor e dando ao atleta uma sensação de relaxamento e bem-estar.
domingo, 1 de julho de 2018
Massagem e a Importância da Água
Quando uma pessoa vai à uma sessão para fazer uma massagem e reclama do quanto seus músculos estão tensos e doloridos, uma das primeiras perguntas que terapeutas costumam fazer é: “Você bebe água?” Geralmente a resposta é “Não o suficiente” ou “eu bebo muita coisa. chá” ou “O café conta?” A resposta é “NÃO.” Você deve estar bebendo apenas água em uma base diária. O café é um diurético, portanto, mais água é eliminada do seu corpo. Então, quanto de água você deve beber? Uma pessoa cujo corpo é saudável sem doença grave deve beber cerca de metade do seu peso corpora. O velho mito 8 copos de água por dia não é verdade para todos. Quanto maior você for, mais água será necessária. Por exemplo: uma mulher pesando 45 quilos, deve beber aproximadamente 1,5 litro de água por dia. Um homem pesando 90 quilos, deve beber quase 3 litros de água por dia. Beba sempre mais se estiver ativo com esportes, em um clima muito quente ou suando muito.
Água e Sua Saúde
O copo de água é a primeira coisa mais importante da manhã. Seu corpo está desidratado enquanto você dorme, então comece seu dia com um copo de água. Isso aumentará seu metabolismo.
A água é o nutriente mais importante para a saúde, o crescimento e o desenvolvimento e é o nutriente mais abundante no corpo. Embora a água não forneça energia da mesma forma que os carboidratos e a gordura, ela desempenha um papel muito importante na transformação de energia. A água é o meio em que todas as reações de energia ocorrem. A água também ajuda na lubrificação das articulações. É um ingrediente na composição do líquido sinovial, que é o fluido lubrificante entre as articulações. Se seu corpo estiver desidratado, mesmo que por um breve período, menos fluido estará disponível para proteger essas áreas.
Músculos são 70% de água. Seu cérebro é 85% de água. Imagine como você está cansado ou fatigado durante o dia, porque você não reabasteceu o suprimento de água do seu corpo. Beba mais água e você sentirá e verá a diferença na saúde do seu corpo.
Desidratação e Massagem
Quando um cliente está de bruços na mesa de massagem, um terapeuta fazendo teste de deslizamento na pele para ver como estão desidratadas. Quando o tecido muscular está desidratado, a pele não “desliza” tão suavemente quanto deveria. Isso dá uma linha de base sobre qual tratamento deve ser aplicado em seguida. Um sinal comum de desidratação observada em uma sessão é a extrema dor muscular na palpação dos tecidos musculares quando um toque suave dos músculos envolvidos é aplicado. Um dos sinais mais comuns de desidratação envolve a perda do tom da pele ou a pele solta e enrugada. Sem a quantidade adequada de água correndo pelo seu corpo, imagine o quão espesso o seu sangue se tornou. Agora imagine suas fibras musculares se unindo como espaguete que foi drenado e resfriado. Imagina? Então, como os músculos e o corpo podem se desenvolver em seu potencial máximo quando as fibras musculares estão “pegajosas” e o sangue fica mais espesso? Isso faz com que as toxinas do corpo fiquem presas no tecido muscular e permaneçam lá, causando dores, dores de cabeça, etc.
A sede não costuma ser o primeiro sintoma ou o único sintoma de desidratação. Outros sintomas de desidratação incluem: fadiga, dor de cabeça, boca seca, tontura, fraqueza, batimento cardíaco rápido, pele seca, cãibras musculares e dor miofascial, etc.
Quando o corpo está totalmente hidratado, o sangue fica mais fino, movendo-se eficientemente e limpando o tecido muscular e trazendo os nutrientes necessários. Agora, as fibras musculares se separam, são mais cheias de hidratação e executam a sua maior capacidade, portanto, não apresentam sintomas de fadiga ou dores.
Água potável após a massagem recomendada. Uma razão é que a água ajuda os rins e outros órgãos a processarem as várias substâncias que se movem pelo corpo regularmente e, depois de um tratamento de massagem, muitas toxinas serão liberadas, então você precisará limpá-las. Beber água antes de uma massagem torna mais fácil para o massagista realizar um trabalho profundo, hidratando os músculos para que eles sejam mais fáceis de manipular.
Água e Músculo
Para mover e construir músculos, você precisa de água. Sem água suficiente, seus músculos não estão recebendo eletrólitos suficientes. A força e o controle muscular estão enfraquecidos. Músculos são 70% de água. A gordura é apenas 25% de água. Ao beber água, você adiciona peso muscular, permitindo que o músculo trabalhe com mais eficiência, o que, por sua vez, queima gordura.
Beber muita água aumenta a perda de gordura. Beber água ajuda a expulsá-los, melhorando assim o processo de queima de gordura. Se você não está recebendo água suficiente, seu corpo não estará metabolizando gordura e digerindo alimentos com a mesma eficiência, seu coração pode estar sobrecarregado e, em um dia quente, há risco de insolação.
Alguns de vocês vão insistir que a água é sem graça e chata, e que você não pode beber 8 ou mais copos por dia, ou que você está muito ocupado para beber água, correr para o banheiro é uma perda de tempo ou é inconveniente. No entanto, você vê a água, uma vez que você percebe o quão essencial é perder peso, construir músculos e manter-se saudável, você definitivamente terá todas as chances de beber mais, então levante seu copo… Felicidades! Para sua saúde!
Assinar:
Postagens (Atom)