Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Massagem desportiva ajuda na recuperação muscular


Técnica ajuda no pré e no pós-treino de corredores, ajudando inclusive a melhorar o desempenho
massagem desportiva é um procedimento que reúne um conjunto de técnicas cujo objetivo é melhorar o tônus muscular e proporcionar o aumento da performance. Ela envolve a manipulação e a reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões.
Se feita antes do treino, a massagem, que ativa pontos-chave do corpo através do movimento acelerado das mãos, prepara e aquece a musculatura, promove a vasodilatação e aumenta o fluxo de sangue para aquela regiãoestimulando-a. Já no pós-treino, a técnica muda, sendo a manipulação mais lenta e profunda, resultando numa ação desintoxicante. O objetivo é recuperar as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo (como, por exemplo, o ácido láctico, responsável pela dor na musculatura no dia seguinte ao exercício) através da drenagem sanguínea e linfática. Além disso, acelera a regeneração do atleta e favorece a nutrição celular.

Claro, a massagem, sozinha, não ajuda na recuperação do corredor. Tão importante para a recuperação e o alívio de dores musculares é manter uma alimentação equilibrada, alongar, repousar e se hidratar. No dia seguinte à prática de exercícios intensos é recomendável fazer somente atividades mais moderadas, como uma caminhada ou até uma hidromassagem, porque o corpo leva cerca de 24 horas para se recuperar totalmente. Atividades mais leves ajudam a recuperar e a relaxar a musculatura, já que dissipam e neutralizam o ácido láctico, substância produzida durante grandes esforços físicos e uma das causadoras das dores musculares.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Benefícios da Massagem Profunda


Aqueles que sofrem regularmente qualquer tipo de dor e dor muitas vezes encontrar alívio por sofrer uma massagem. Um tipo de massagem que é especialmente benéfico para as pessoas activas é uma massagem de tecido profundo. Se você sofreu uma lesão atlética ou necessidade de aliviar a tensão muscular, você vai estar muito interessado em aprender os benefícios de massagem profunda profunda do tecido.

O que é uma massagem de tecido profundo?

Facia do seu corpo e sistemas neurais contêm tecidos fibrosos que rodeiam e separam as fibras musculares. Estes tecidos fibrosos podem às vezes formar nós ou aderências, criando uma tensão não natural que pode limitar o movimento ou causar desconforto. Um massoterapeuta aplica força suave a essas áreas, permitindo que fibras musculares se tornem “desagrupadas” e ganhem o alinhamento apropriado novamente. A pressão firme é aplicada para atingir tecidos profundos. Como tal, você pode notar algum desconforto durante uma massagem de tecido profundo, mas se o procedimento é realizado corretamente, não será excruciante.

Benefícios da massagem profunda nos tecidos

As pessoas ativas, em particular, podem desfrutar de alguns benefícios únicos massagem profunda do tecido, tais como:
Aliviando a dor crônica: Um estudo realizado pela Universidade de Maryland Medical Center mostrou que massagem profunda do tecido é mais eficaz no tratamento da dor crônica do que um número de outros tratamentos convencionais.

Postura melhorada: Massagem profunda pode alongar e realinhar os músculos, melhorando assim a postura.
Aumento do fluxo sanguíneo: melhor circulação ocorre como o terapeuta aplica pressão aos tecidos musculares profundos. Atleta de resistência e aptidão autor David Young afirma que os músculos têm uma bomba melhor e crescem mais rápido quando há um bom suprimento de sangue indo para eles.
Reduz o tecido cicatricial: Após uma lesão esportiva, tecido cicatricial pode acumular-se nos músculos, tendões e ligamentos. Massagens de tecido profundo libera este tecido cicatricial e ajuda a promover a cura.
Toxinas de limpeza: A pressão aplicada durante uma massagem de tecido profundo permite o fácil fluxo de fluidos em todo o corpo, tornando mais fácil para você remover produtos residuais e toxinas.
Este tipo de massagem ajuda as pessoas ativas a ganhar uma melhor amplitude de movimento, afrouxando o tecido para permitir um movimento mais fácil. Deep massagem massagem benefícios são especialmente perceptíveis entre os atletas com fasceíte plantar, tendinite patelar, ou problemas de banda IT.

Quando ter uma massagem profunda

Uma massagem de tecido profundo pode ser ideal depois de sofrer uma lesão esportiva; No entanto, pode haver outras vezes em que é apropriado também. Por exemplo, terapeuta de massagem Mary Owen, (que se especializa em terapia esportiva), recomenda ter uma massagem de tecido profundo três a sete dias antes de um grande evento esportivo. Alguns atletas têm um em uma base mensal durante a entressafra como parte de um programa de manutenção em curso. A única vez que uma massagem de tecido profundo não é recomendado é imediatamente antes de uma competição atlética ou sempre que você tem uma lesão aguda ou inflamado músculos ou tendões.
Muitas pessoam comem direito e seguem um programa rígido da aptidão, contudo nunca consideram como os vários benefícios profundos da massagem do tecido poderiam lhes ajudar começar em uma forma melhor. Se você gostaria de aumentar o seu desempenho ou eliminar aperto ou dor em seus músculos, uma massagem profunda do tecido poderia ser a resposta. Se você apreciou este artigo, você pode querer ler nosso recurso na técnica ativa da liberação.
http://treino-feminino.com/beneficios-da-massagem-profunda/

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Imersão no gelo, massagem... Confira técnicas para recuperar os músculos

EuAtleta Thiago Asmar pre-temporada_gelo B (Foto: Eu Atleta | Arte | foto Igor Christ)
técnica é estranha, mas faz efeito. No vestiário, o atleta imerso no barril de gelo. A crioterapia é um procedimento que tem sido bastante utilizado no período de recuperação pós-exercício. Isso porque a água (muito) gelada é usada para remover o "lixo" que o nosso corpo produz depois da prática de atividade intensa, os chamados metabólitos. (A série "Pré-temporada" mostrou) 
+ "Pré-temporada": repórter é aprovado nos exames e sofre na caixa de areia 
+ "Pré-temporada" tem exercício a 40ºC, intensidade no campo e barril de gelo 

Os efeitos da crioterapia deverão ser sempre voltados para a melhora do quadro do dia seguinte, proporcionando que um novo treino ou atividade encontre o músculo com a melhor recuperação. 

- Muitos se adaptam a esse trabalho e outro sentem dificuldade. Com a prática, temos visto bons resultados e os clubes e atletas estão usando mais - destacou Alex Salgueiro, fisioterapeuta do Boavista, que vai disputar o Campeonato Carioca de futebol. 


Na série "Pré-temporada", repórter encara barril de gelo pós-treino (Foto: Eu Atleta | Foto: Igor Christ)


Teve espasmo muscular? Dor que tem causa desconhecida pode ser evitada 

Para surtir efeito, o atleta tem que ficar com o corpo no barril de gelo até a altura do abdômen. O método facilita o retorno venoso, levando o sangue rico em oxigênio para as pernas novamente. 

- A margem de segurança é de cinco ou sete minutos em média para não trazer prejuízos para o organismo. O ideal é fazer entre duas a três vezes na semana, isso no caso de um profissional - destacou Alex. 

Aguentar o frio de 5 a 10 graus não é tão simples, por isso muitos atletas preferem intercalar a crioterapia com a piscina ou banheira quente. A técnica pode ser usada também por amadores que estão treinando para as provas mais longas, como triatlo, natação e corrida, por exemplo. 

- O gelado com o quente é o que chamamos de contraste. Quando o atleta sai do gelo e vai para a hidromassagem. A piscina quente promove relaxamento, com o jogador andando para frente, de forma lateral e fazendo movimentos lentos e regenerativos - explicou o fisioterapeuta.  

TESTAMOS: faixa de gelo age para recuperação de lesões musculares 
EuAtleta Thiago Asmar pre-temporada_gelo C (Foto: Eu Atleta | Arte | foto Igor Christ)
Thiago recebe massagem depois do treino intenso: alívio para dores (Foto: Eu Atleta | Foto: Igor Christ)


Que tal uma massagem? 

Depois do barril de gelo e da banheira quente, nada melhor do que cair nas mãos de um bom massagista. Feita com movimentos ágeis em pés, coxas, panturrilhas e costas, a massagem desportiva pode ser uma grande aliada de atletas, amadores ou profissionais, principalmente por facilitar a liberação de ácido lático no pós-exercício. 

O objetivo é recuperar a musculatura para que a prática do exercício possa ocorrer de maneira mais segura e com um desempenho melhor nos treinos e provas. Os movimentos ajudam na recuperação de tecidos lesionados e na diminuição de inchaço, a eliminar toxinas, diminuir a sensação de dor e o cansaço muscular. 

Além disso, durante qualquer massagem, o atleta na maca tende a falar sobre seus medos e angústias. E Isso também vai ajudar a afastar o estresse antes de uma provaou competição. 

A massagem fecha um trabalho para recuperar membros inferiores, principalmente a coxa e a panturrilha. Todo jogador adora porque realmente relaxa os músculos depois daquela atividade desgastante. As dores diminuem bastante - ressaltou o experiente massagista Luizão, que tem passagens pela seleção brasileira, diferentes grandes clubes e atualmente está no Boavista. 


fontehttp://www.jornalfloripa.com.br/

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Massagem Desportiva



A massagem desportiva vem sendo cada vez mais reconhecida como uma importante modalidade terapêutica e é importante para tratar um determinado problema, assim como para auxiliar em cada uma das fases de treinamento do atleta (cada fase com seu objetivo específico).
Na massagem desportiva, o foco está nas necessidades individuais do atleta. O aumento do número de praticantes, aliado ao incremento da competitividade e intensidade do exercício, contribuiu para elevar o estatuto da massagem, agora, mais do que nunca, reconhecida como um meio privilegiado de recuperação.
A massagem desportiva possui pontos semelhantes à outros tipos de tratamento dentro do âmbito da massagem e é muito importante que o profissional que irá realizar a massagem, tenha profundo conhecimento de anatomia e fisiologia, em particular os sistemas muscular e esquelético. A massagem beneficia o atleta e deve se tornar parte integral do programa de treinamento.
Efeitos:
Entre seus principais efeitos, destacamos a diminuição dos riscos de lesão (pois remove produtos metabólicos e catabólitos, aumenta o fluxo de nutrientes e a circulação, além de aumentar a extensibilidade do tecido conjuntivo, aumenta os movimentos articulares, pelo relaxamento muscular, e ainda facilita a atividade muscular), melhora a consistência do treinamento, promove cura de lesões, reduz espasmos musculares, promovendo a função muscular normal, aumenta a confiança, aumentando a vida útil do atleta na atividade.
Indicações:
As principais indicações para o atleta realizar um programa de massagem são: ajudar no relaxamento (pós treino ou prova), efeito estimulante (pré treino ou prova), alívio de dores, tratamento de lesões principalmente quando há edema (inchaço) e aderências (tecido cicatricial).
Objetivos:
A massagem realizada na fase de condicionamento tem por objetivo promover rápida recuperação após treinamento intenso, evitar a dor muscular tardia (DMT), evitar a fadiga, além do bem estar físico.
Como tratamento, ela estimula a circulação, a quebra de aderências e ainda auxilia na manutenção da flexibilidade.
No período pré competição (pré evento), o objetivo é sempre preparar o corpo para a atividade física. Elevar a temperatura das regiões que irão sofrer maior desgaste e normalmente é realizada antes do aquecimento (de 20 a 30 minutos). Neste caso, as manobras realizadas são mais rápidas, intensas e vigorosas para “acordar” a musculatura, deixando-a mais ativa durante a prova.
Já no pós competição, o intuito é eliminar resíduos tóxicos do corpo, auxiliar na redução de dor e DMT e, havendo suspeita de lesão tecidual, pode ainda ser usada a criomassagem (massagem com gelo).
A massagem no pós evento promove uma recuperação de 2 a 3 vezes mais rápida que somente o repouso.
A massagem pode também ser realizada em situações especiais, enfrentada por grande número de atletas: as viagens! Objetivando melhorar a sensação generalizada de rigidez, dores nas costas e inchaço em membros inferiores (aliás, nestes casos de inchaços e retenção líquida a drenagem linfática é uma boa pedida).
Contra indicações
A massagem desportiva é desaconselhada em diversas situações, quando o prejuízo se sobrepõe ao benefício. Por isso, os atletas devem evitar a massagem quando se verificarem os seguintes casos:
Temperatura do corpo superior a 38 graus ou mal-estar do atleta.
Existência de traumas, feridas abertas, contusões recentes, roturas musculares, entorses, frieiras e queimaduras .
  • Tumores,
  • Doenças circulatórias (veias varicosas, flebites, tromboses);
  • Melanoma;
  • Hemofilia;
  • Doenças de pele infecciosas (infecções bacteriológicas, de fungos, virais e herpes) – Somente na região afetada;
  • Reação adversa ao tratamento;
Benefícios
A massagem desportiva bem aplicada é o método mais eficaz para resolver problemas de tensão muscular e restabelecer o equilíbrio do sistema músculo esquelético.
Se for utilizada regularmente, ajuda os atletas e prevenir lesões, cuja origem pode estar relacionada com a sobrecarga de treino. Um programa mais intenso prejudica os músculos, assim como articulações, ligamentos e tendões.
Os desequilíbrios musculares podem desenvolver-se e, sem diagnóstico preciso, atingir um estádio grave, capaz de causar desconforto ou impedir o desempenho desportivo.
Um massoterapeuta experiente, consegue detectar variações nos tecidos mais finos. A utilização de técnicas corretas ajuda a manter um estado físico saudável.
Qual a diferença da massagem relaxante para a desportiva
O principal objetivo da massagem relaxante é promover o relaxamento da musculatura tensa. Suas manobras são mais calmas para que o corpo libere hormônios como a ocitocina e endorfinas que são responsáveis por acalmar o corpo.
Para quem pratica atividade física e quer potencializar seus resultados, o ideal é a massagem desportiva, pois seus movimentos são mais fortes e rápidos para promover uma melhor circulação sanguínea, deixar a pessoa “mais alerta” antes do exercício, e no pós-exercício eliminar o ácido lático, que é responsável pela tão conhecida “dor do dia seguinte ao exercício”.
Fonte:
A Minha Corrida

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Técnicas de massagem desportiva



Antes de preparar para entender as técnicas de massagem desportiva é imperativo que nós sabemos o que é uma massagem desportiva. Não é uma meta que adere aos atletas quando a garantia para a realização de esportes massagem terapêutica. O objetivo da massagem é o de gerir a fadiga muscular, os níveis de ansiedade despencar atletas ir antes do evento, aumentar a força e vitalidade, flexibilidade e minimizar as ocorrências de lesões. No entanto, estes métodos podem ser projetados especificamente para os atletas, no entanto, são técnicas que podem ser úteis para uma pessoa que vai correr ou caminhada rápida, uma vez em uma semana. Assim, a massagem desportiva é muito versátil em sua aparência.
Há três áreas específicas de uma massagem desportiva. A primeira área é a massagem manutenção é realizada para ajudar a flexibilidade muscular. Isto é seguido por um lugar de massagem em eventos que se concentra em melhorar o nível de desempenho no campo, aumentar a energia quando o evento é interrompido por uma pausa e culmina com uma massagem após o evento desportivo onde grupos de músculos tensos relaxar para acelerar a recuperação. No entanto, mesmo depois de tomar medidas para prevenir lesões, massagem reabilitação é dado para reduzir a dor e desconforto causado devido a lesões.
As técnicas usadas para executar uma massagem desportiva sessão
Esportes e eventos esportivos têm grupos musculares específicos que exercem força. Quando grupos de músculos tensos e aperte no progresso de um esporte, um atleta pode enfrentar problemas em termos de os efeitos negativos da performance. Os terapeutas da massagem deve estar ciente desses grupos musculares e ter conhecimento suficiente das técnicas que funcionam melhor para um determinado esporte. Processo massagem desportiva pode ser usado sozinho ou em combinação com outros.
Massagem Sueca 
A técnica de massagem sueca também conhecida como técnica de massagem profunda sueco coloca um abdômen também conhecido como rítmica toque acariciando. Isto é seguido de uma massagem que incide sobre os pontos de pressão na pele, a pele é suavemente pressionado e levantado, de modo a aliviar a tensão. Esta massagem é chamado petrissage. Quando os músculos suporta nós e sem dor e pressão em uma determinada área ou um ponto, massagem petrissage pode ser eficaz. Vibração e percussão são os próximos passos para a realização desta massagem. Durante tapotement, o terapeuta ritmicamente batendo o corpo com vários movimentos dos dedos, também envolve tiros rápidos exercido através das partes a unir as duas palmas das mãos e, em seguida, executar o processo.

Massagem Compression 
A massagem de compressão é usado para aliviar dores no corpo e desconforto em algumas áreas do corpo. A massagem de compressão envolve movimento rítmico dos dedos e palmas lados e é geralmente realizada nos ombros, costas e panturrilhas. Estas são as áreas que são na maioria das vezes com dor. Este tipo de massagem é um sistema de aquecimento, no qual os músculos estão soltos, reduzindo assim a probabilidade de lesões musculares e as fitas duradouras.

Fiber cross-massage 
Nesta técnica de massagem desportiva, áreas específicas do corpo acariciado. Petting não é tão golpes effleurage são fortes carícias movimentos tentando alongar os músculos da maneira certa, ajudando a curar o tecido muscular danificado.

Ponto de massagem Tender 
massagem pontos dolorosos, também conhecida como massagem ponto de disparo, o processo envolve a amassar concentrado realizada principalmente pelas pontas dos dedos. Os pontos de pressão são massageados e guiado no caminho certo para que a vulnerabilidade e sensibilidade do tecido muscular é reduzida. Ele também 'eficaz no tratamento de espasmos musculares nos tecidos em que eles podem estar sofrendo de uma dor aguda ou uma dor latente que se recusa a ir embora.

Linfático 
Por esquemas de eventos esportivos agitado e constantes, os atletas podem sofrer danos que podem levar ao endurecimento do tecido muscular, o que leva a resultante do inchaço e desconforto na área específica. A massagem linfática eficaz ativa o sistema linfático para ajudar o sistema se livrar de toxinas e edema devido à inflamação persistente.

Benefícios da Massagem Desportiva
  • O aumento da vitalidade e uma onda de adrenalina fator que contribui para uma sensação de bem estar.
  • Regula e controla a pressão arterial.
  • Regulamenta a circulação sanguínea.
  • Melhora o sistema linfático.
  • Os músculos se tornam menos flexíveis e resistir à fadiga.
  • Alivia a tensão, dores musculares.
Apesar dos benefícios mencionados acima, às vezes essas formas de massagem não estar em conformidade com aqueles que sofrem de problemas de saúde como câncer, diabetes, melanoma e hemofilia. Não recomendado para quando você está sofrendo de dores musculares e febre.
Sabemos agora através deste artigo que ostenta técnicas de massagem são supostamente não só para facilitar os regimes esportes pessoas, no entanto, também podem ser usados ​​pelas massas para ficar em forma, se sentir bem e fazer o melhor dos níveis de força e energia .

domingo, 22 de janeiro de 2017

Massagem desportiva



O que é?

É uma massagem que reúne um conjunto de técnicas que visam o melhoramento do tónus muscular e proporcionam o aumento da performance física. Esta massagem envolve a manipulação e reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões.

Efeitos da massagem desportiva

Os efeitos das técnicas manipulativas utilizadas no deporto são mecânicos, fisiológicos e psicológicos, ocorrendo por intermédio de mecanismos reflexos e diretos, permitindo promover:
  • A diminuição das lesões e melhoria da consistência do treino;
  • A prevenção de lesões musculares e dos tendões;
  • A promoção da cura de lesões agudas;
  • A reabilitação total, evitando que os problemas agudos se tornem crónicos;
  • A reabilitação de lesões muito prolongadas;
  • A redução dos espasmos musculares, promovendo a restauração da fisiologia muscular;
  • Melhoria da Circulação sanguínea;
  • Melhoria da Mobilidade Articular;
  • Alívio dos músculos em tensão, rígidos e fatigados depois da prática desportiva ou após uma grande tensão física ou emocional;
  • A redução da Fadiga;
  • A serenidade mental;
  • O aumento da confiança;
  • A permanência do atleta durante mais tempo na prática do desporto.

  • Em suma, no tratamento dos atletas nas suas diversas atividades, a estimulação da circulação sanguínea e do fluxo da linfa, permitem um maior aporte de nutrientes e a remoção dos produtos indesejáveis do metabolismo. Garantem também a redução de tumefações e edemas e o alongamento de tendões e ligamentos contraídos.

    A quem se destina

    Este tipo de massagem aplica-se em situações de pré-treino desportivo, treino desportivo, pós-treino desportivo, pré-competição, competição, pós-competição, pós-viagem, prevenção de lesões e recuperação de lesões. Contudo, para se beneficiar de uma massagem desportiva não é necessário ser-se atleta.

sábado, 21 de janeiro de 2017

Curso de Liberação Miofascial Instrumental




Liberação Miofascial Instrumental 
.
✅Próximas turmas: Datas 

- São Paulo: 17 e 18/2 
- Campinas: 3 e 4/2
- Uberlândia: 3 e 4/3
- Araraquara: 28 e 29/4
- Balneário Camboriú: 26 e 27/5
.
💻Inscrição: www.INSTITUTOCEFISA.com.br .

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Massagem desportiva


A massagem desportiva prepara atletas profissionais ou amadores para a prática do esporte. Também poderá ser utilizada antes ou após a atividade para evitar lesões e dores musculares.​

Benefícios
  • diminuir a dor causada pelo acúmulo de ácido lático.
  • melhorar a flexibilidade tecidual
  • diminuir e tratar as contraturas musculares
  • relaxar o atleta de forma global.
  • auxiliar na reabilitação de lesões
*todas as técnicas utilizadas não substituem o tratamento médico, agindo somente como complemento deste.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A massagem grega espotiva


Ao fazer uma massagem, o massagista grego considera para que a massagem é , quando é necessário, e para que finalidade. Um caso em questão é como a massagem foi usada pelos antigos gregos e romanos como parte de um regime de exercício e cultura física.
      

A massagem grega foi um tipo de pré-treino foi concebido para preparar o corpo para a atividade física vigorosa, sem tensão ou lesão. Você poderia dizer que ele cumpre a mesma finalidade que o aquecimento antes de uma atividade física tem hoje.
      

A massagem paraskeuastic ou preparatória começou com um atrito rápido com uma luva feita de linho grosseiro ou musselina, aplicada com pressão moderada, de forma a trazer calor para os músculos, mas não despertar tensão indevida.

Em seguida, o corpo era apenas levemente untado com óleo, para soltar os músculos o suficiente para torná-los flexíveis, mas não a ponto de torná-los frouxos. Em consonância com este objetivo, o corpo então recebia uma massagem curta de pressão moderada e vigor - vigorosa o suficiente para estimular, mas sem apertar, e suave o suficiente para atingir a flexibilidade necessária ainda a manter o tônus
​​. O objetivo desta massagem preparatória era abrir os canais e poros e humores fora finas que se tornavam  muito viscoso e grosso.
      
A massagem pós-treino era chamada apotherapy. Ela era projetada para promover o relaxamento e aliviar a tensão e fadiga.  

domingo, 15 de janeiro de 2017

CURSO DE MASSAGEM DESPORTIVA - Porto Alegre

CURSO DE MASSAGEM DESPORTIVA

 Converge For 

Descrição do evento

O curso tem como objetivo formar profissionais com 
conhecimento teórico-prático para atuar na área desportiva, 
através de técnicas manuais, de acordo com a necessidade do
 atleta e período de treino em que ele se encontra.
Conteúdo:

Conceito de Massagem Desportiva;

Fisiologia aplicada ao esporte e à massagem;
Períodos de treinamento do atleta e objetivos da intervenção;
Tipos de massagem e prática das técnicas específicas para cada
uma delas;
Características das principais lesões de tecido mole;
Tratamento das principais lesões;
Uso de outras modalidades terapêuticas;
Prática de alongamentos;
Evidências científicas na área.

Data do curso:

25 e 26 de março

Horário:

Dia 25: das 14 hrs às 19 hrs

Dia 26: das 09 hrs às 17 hrs (com 1 hora de intervalo para o 
almoço)
Carga horária total:

12 horas

Local do curso:

Academia Converge For Health

Rua Coronel Corte Real, 881 – Bairro Petrópolis – Porto Alegre/RS

Sobre o produtor

Idaline Jariy da Rosa

Fisioterapeuta formada pelo IPA, tem 6 anos de experiência clínica
 e 3 anos de experiência docente.
Health - Porto Alegre, RS
 25 de março de 2017, 14h - 26 de março de 2017, 17h
https://www.sympla.com.br/curso-de-massagem-desportiva__111711

sábado, 14 de janeiro de 2017

Massagem desportiva

A massagem desportiva é indicada para praticantes de atividades físicas, para relaxamento da musculatura e eliminação de ácido láctico (muitas vezes com ardência e tensão localizada).
Auxilia também o sistema linfático, ajudando na remoção dos edemas e hematomas. 
A massagem desportiva envolve três tipos de manobras: o deslizamento, amassamento e a tapotagem.
Pode ser também realizada para alívio de estresse do dia a dia, por ser uma massagem vigorosa, estimula os tecidos e musculos profundamente, proporcionando alívio e bem-estar.
Técnica mais indicada para sua preparação e alívio de dores, pois ela melhora a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas existentes na musculatura.
A massagem desportiva pode ser feita nos dias do treinamento ou em dias intercalados. Após competição serve para relaxar a musculatura que foi sobrecarregada devido às competições. Esta técnica é indicada tanto para profissionais como amadores, também pode ser feita na pré e pós-competição.
Benefícios:- Prepara a musculatura para o exercício.- Aumenta a circulação sanguínea.- Previne lesões da musculatura e tendões.- Tonifica o tecido muscular.- Estimula a produção de adrenalina.- Alivia as dores pós-treino.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Uma massagem desportiva profunda e intensa é excelente




Uma massagem desportiva profunda e intensa é excelente. Os atletas relatam que ajuda a diminuir a tensão muscular e melhora a amplitude de movimento, ao mesmo tempo que os relaxa e faz sentir recompensados pelos duros esforços a que se sujeitam. A massagem estimula os tecidos (músculos, tendões,
ligamentos e fáscia (que envolve os músculos como uma embalagem), remove aderências entre a fáscia e os músculos permitindo maior liberdade de movimento. Isso é uma grande notícia, especialmente para os corredores, que dependem de articulações e músculos ágeis para o máximo desempenho sem dor.


A maior descoberta da ciência é sobre o que a massagem pode fazer pela recuperação do atleta.

Estudos publicados na Journal of Athletic Training e do British Journal of Sports Medicine descobriram que a massagem após o exercício reduziu a intensidade da dor muscular tardia, isto é, a sensação de "perna pesada" que se sente no 2º dia após uma maratona. E outras pesquisas sugerem que melhora a função imunitária reduzindo a inflamação. Justin Crane, Ph.D., pesquisador da Universidade McMaster, publicou na revista Science Translational Medicine um estudo que revela menos inflamação em atletas massageados e 30% no aumento de produção de um gene responsável pela construção de mitocôndrias (os "motores" que transformam os alimentos de uma célula em energia e facilitam a sua reparação). “Comprovámos uma recuperação de 50 a 60% na função muscular em comparação com a ausência de massagem.

O que vimos sugere que a massagem fornece ao atleta uma maior capacidade de treino, a possibilidade de treinar mais duro e acelera a recuperação, permitindo o retorno ao treino, dois dias após uma competição”.

 BENEFÍCIOS
- Rápida recuperação da rigidez muscular e menor ocorrência de lesões pelo alívio da tensão;
- Ativa a circulação sanguínea acelerando o processo de recuperação celular;
- Aumenta a performance reduzindo o aparecimento da fadiga muscular no treino ou competição, e evita a ocorrência de cãibras;
- Aumenta a flexibilidade e melhora os movimentos articulares;
- Reduz o cortisol (hormona do stress) bem como a citosina relacionada com inflamações e reações alérgicas e incrementa os glóbulos brancos, responsáveis pelo combate infecioso;
- Estimula a produção mitocondrial e reduz as proteínas associadas ao processo inflamatório muscular devido à exaustão provocada pelo exercício;
- Promove maior concentração mental;
- Estimula o processo de cicatrização;
- Reduz a pressão arterial 
- Promove a diminuição da insónia, depressão e ansiedade 
- Melhora o estado e nutrição da pele
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails