O seu corpo - essa casa onde você não mora*
O seu corpo - essa casa onde você não mora*
A ansiedade e o estresse (em um patamar crônico) podem desequilibrar o sistema nervoso simpático, que é o segmento de nosso organismo responsável por respostas a situações de medo, estresse, ativação e excitação. Crises recorrentes de ansiedade podem culminar em doenças como a síndrome do pânico, por exemplo.
A automedicação de analgésicos é muito comum entre os atletas. Cuidado!
Usada em larga escala no mundo do esporte, a massagem desportiva é eficiente na prevenção a lesões e no relaxamento muscular de atletas profissionais e amadores, pré e pós-competição. Também auxilia na recuperação da musculatura para quem pratica exercícios físicos.
A massagem desportiva pode, inclusive, aumentar consideravelmente o rendimento de atletas, principalmente quem pratica competições de longa duração ou de forte impacto, como futebol, basquete, tênis e até maratonas.
1 - Alimente-se de carboidratos com fácil absorção: frutas, sucos naturais ou água de coco. Esse tipo de alimentação repõe os estoques de glicogênio e assegura o padrão anabólico, o que proporciona o reparo do tecido do músculo.
2 - Crioterapia: o método consiste basicamente na imersão das pernas em um balde ou recipiente cheio de gelo logo após o exercício, durante cerca de 15 minutos. A prática faz os vasos sanguíneos se contraírem e a circulação sanguínea na região aumenta e a musculatura relaxa. A baixa temperatura ajuda a recuperar o músculo, diminuindo as chances de inflamação muscular e dores localizadas.
3 - Hidratação: durante o exercício é importantíssima. Porém, a ingestão de líquidos (principalmente água) é igualmente importante no pós-treino para reposição dos eletrólitos - sódio, cloro, potássio e etc. Durante a prática de atividades, acabamos por perder muitos desses eletrólitos com a respiração e transpiração.
4 - Ter um sono adequado: especialmente nos dias de atividade esportiva, é fundamental ter um sono adequado. Para total reparo muscular, o ideal é dormir o mínimo de oito horas.
5 - Ingerir proteínas: a proteína ajuda a reparar as células que foram danificadas durante o treino e proporciona o fortalecimento dos músculos. Carnes magras, laticínios e suplementos alimentares - são fontes abundantes de proteínas.
6 - Massagem: nem sempre disponível por envolver o gasto com um profissional, a massagem pode ser altamente benéfica na recuperação muscular. É uma forte auxiliadora por desfazer "nós", que muitas vezes estão em locais de difícil acesso. . .
A massagem regenera todos os tecidos moles tais como , músculos, tendões e órgãos do atleta. Muitos não tem o hábito de fazer a massagem por não saber sobre seus benefícios. Vou ser breve em explicar , mas é bem mais complexo e saudável.
A Massagem desportiva desintoxica a musculatura, realinha e regenera as fibras musculares, solta a fáscia que quando presa também causa dores e inibe o desenvolvimento muscular ( Hipertrofia ), drena as toxinas , melhora o arco de movimento fazendo com que melhore sua técnica e postura na prática do exercício. Com isso, seu treino/competição rende melhor, com 70% do corpo sem dores podendo chegar a 100%. Melhora seu humor, sono , tensões psicossomáticas, retenção de líquidos, estresse entre outras melhorias.
Mas para isso ser um sucesso, a massagem tem que fazer parte do treino, sendo praticada no mínimo 1x por semana. Dito isso , busque um massoterapeuta com experiência no mercado!!! Tenho mais de 15 anos dedicados a massagem desportiva e estudos na área.
É uma técnica que atua na liberação dos tecidos moles, sendo músculos, fáscias ou tendões, com o objetivo de melhorar a disposição das fibras, amenizar tensões e prevenir possíveis lesões pelo esforço muscular nos seus treinos. Além, é claro, de melhorar seu desempenho no esporte!! Vale muito a pena conferir e aderir a massagem Desportiva ao seu hábito de preparação a sua atividade física.
Pense numa toalha, num perflex, que vc usa, coloca embaixo da torneira e a sujeira vai embora. Ocorre a mesma coisa com o músculo fatigado, esgotado por excesso de exercício, intoxicado pelo estresse. Ele vai acumulando muita quantidade de resíduos metabólicos que vão aniquilando-o cada vez mais. O músculo fica retraído, o que pode provocar uma distensão ou lesões irreversíveis. Com a circulação estimulada pela massagem, o sangue leva nutrientes e oxigênio a esse músculo e lava-o retirando as impurezas que geram dor e cansaço.
No campo da MASSOTERAPIA, a intenção de tocar o corpo do outro é sempre para aproximar o ser humano de si mesmo, de seu potencial inato, fazê-lo melhor, mais saudável, menos vulnerável às intempéries cotidianas.
Após o treinamento e recomendado a massagem desportiva. Ela é usada para promover a reconstrução do sistema muscular, principalmente em atletas ou para pessoas que praticam atividades físicas. Ela visa prevenir lesões e câimbras e reduzir a tensão provocada pelo esforço físico. Também pode ser feita antes da atividade física.
A Massagem Desportiva vem sendo cada vez mais reconhecida como uma importante modalidade terapêutica e é importante não só para tratar um determinado problema como para auxiliar em cada uma das fases de treinamento do atleta esportivo e também daquelas pessoas que fazem uso excessivo da academia.
Na Massagem Desportiva, o foco está nas necessidades específicas do cliente/paciente. O aumento no número de praticantes de atividades físicas, aliado ao incremento da competitividade e intensidade do exercício contribuíram para elevar o estatuto da massagem, agora, mais do que nunca, reconhecida como um meio privilegiado de recuperação.
Você sente algum tipo de limitação ao realizar algum exercício do seu treino?
Já imaginou que isso pode se tratar de encurtamento muscular? O encurtamento ou retração de um músculo atribui-se a uma pequena diminuição do comprimento de uma unidade muscular, permanecendo saudável, resultando assim na limitação da amplitude de movimento (POLACHINI et al, 2005).
Para “soltar” essa musculatura aplica-se técnicas de massagem desportiva, realizada com mobilizações manuais sobre o músculo que com um tratamento contínuo, promove um aumento de amplitude de movimento.
Uma boa massagem é sempre bem-vinda quando precisamos relaxar. E quando é feita depois de um treino ou prova, a sensação de alívio pode ser maior ainda. Mas há diferenças importantes entre uma simples massagem relaxante e uma massagem desportiva, pensada para acelerar a recuperação dos atletas ou preparar o corpo para a próxima sessão de esforço intenso.
O objetivo principal da massagem é melhorar a vascularização do tecido muscular, liberar as endorfinas e ativar a teoria das comportas que diminui a dor muscular por bloquear os estímulos que geram dor. Um fator que deve ser levado em consideração é a diferença entre esta massagem e a relaxante. A desportiva usa movimentos e manobras mais rápidas e fortes, a fim de aumentar a circulação sanguínea e recuperar com mais eficácia a musculatura corporal, enquanto a relaxante libera hormônios como a ocitocina e até a endorfina para acalmar o corpo.
A recuperação pós-exercício é de extrema relevância dentro de todo programa de condicionamento físico (BARNET,2006) Essa etapa do treinamento físico consiste em restaurar a homeostase dos sistemas orgânicos.
A massagem é definida como a manipulação mecânica dos tecidos do corpo com movimentos rítmicos e cadenciados (PASTRE et al., 2009), visando ao aumento do fluxo sanguíneo e consequente redução de edema e dor, aumento da remoção de lactato sanguíneo e alívio das dores musculares tardias (BARNETT, 2006). . .
Este tipo de massagem, diferente da relaxante, tem como função preparar e recuperar a musculatura, além de eliminar resíduo metabólicos gerados pela atividade física. A desportiva é ideal para você deseja melhores resultados e o aumento da performance no esporte.
A massagem desportiva irá aumentar consideravelmente o rendimento dos seus treinos, se você já sentiu dores após uma corrida ou outra atividade, saiba que esta é a técnica mais indicada para sua preparação e alívio de dores, pois ela melhora a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas existentes na musculatura.
PARA QUEM É INDICADA A MASSAGEM DESPORTIVA?
É indicada para amadores como para atletas profissionais, utilizada principalmente como pré-treino/competição e pós-treino/competição.
Esta massagem age as dores dos atletas, mas a sua indicação não é somente para tratar lesão e sim principalmente para realizar a prevenção de lesões.
A massagem desportiva pode ser feita nos dias do treinamento ou em dias intercalados. Após competição serve para relaxar a musculatura que foi sobrecarregada devido às competições.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM DESPORTIVA?
Dentre os diversos benefícios desta técnica, podemos destacar:
CONCLUINDO…
Mesmo que você não seja atleta é interessante conhecer esta técnica para melhorar ainda mais os resultados dos seus treinos.
Procure sempre um profissional especializado e capacitado para cuidar da sua saúde!
A massagem desportiva serve para apoiar o condicionamento físico, reduzir as dores provenientes de esportes, melhorar o desempenho e diminuir o tempo de recuperação de lesões musculares. Pode ser utilizada na pré e no pós-performance. Ou seja, durante o treino ou para reabilitação de lesões.
Este tipo de massagem é indicado para todos os níveis de atleta, inclusive os amadores. O terapeuta manipula sistematicamente os tecidos moles do corpo, se concentrando nos músculos relevantes de acordo com o esporte que você pratica. Ou seja, existe uma diferenciação ampla de técnicas e movimentos, de acordo com cada tipo de cliente.
É bom ressaltarmos que a massagem desportiva é para todos! Uma lesão muscular é muito importante, independentemente do que a causou. Entre em contato conosco! Marque seu horário e venha conhecer os benefícios da massagem desportiva!
A tensão muscular é considerada uma resposta fisiológica ao desconforto causado ao corpo pelos estímulos externos. Os mais comuns são provocados por fatores emocionais, como estresse e ansiedade, ou decorrentes de problemas de postura. Assim, a dor tensional pode ser consequência tanto de fatores ligados a uma rotina estressante como de hábitos posturais inadequados. Essas situações provocam a retração muscular como reflexo de sobrecarga física, tensão emocional ou cansaço mental.
->Como combater a tensão muscular? Temos algumas sugestões para evitar que esse problema afete a sua saúde:
-faça uma higiene mental; -invista em chás que aliviam o estresse; -deixe cair água morna sobre a região afetada; -alterne compressas de água quente e gelo no local atingido; -procure se afastar de mágoas ou estresse; -faça exercícios de alongamento para acalmar o corpo e diminuir os níveis de ansiedade. A massoterapia pode ter ajudar a combater sua tensão muscular com uma boa massagem relaxante.
Este tipo de massagem, diferente da relaxante, tem como função preparar e recuperar a musculatura, além de eliminar resíduo metabólicos gerados pela atividade física. A desportiva é ideal para você que deseja melhores resultados e o aumento da performance no esporte.
A massagem desportiva irá aumentar consideravelmente o rendimento dos seus treinos, se você já sentiu dores após uma corrida ou outra atividade, saiba que esta é a técnica mais indicada para sua preparação e alívio de dores, pois ela melhora a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas existentes na musculatura.
PARA QUEM É INDICADA A MASSAGEM DESPORTIVA?
É indicada para amadores como para atletas profissionais, utilizada principalmente como pré-treino/competição e pós-treino/competição.
Esta massagem age as dores dos atletas, mas a sua indicação não é somente para tratar lesão e sim principalmente para realizar a prevenção de lesões.
A massagem desportiva pode ser feita nos dias do treinamento ou em dias intercalados. Após competição serve para relaxar a musculatura que foi sobrecarregada devido às competições.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM DESPORTIVA?
Dentre os diversos benefícios desta técnica, podemos destacar:
CONCLUINDO…
Mesmo que você não seja atleta é interessante conhecer esta técnica para melhorar ainda mais os resultados dos seus treinos.
Procure sempre um profissional especializado e capacitado para cuidar da sua saúde!
A recuperação pós-exercício é de extrema relevância dentro de todo programa de condicionamento físico (BARNET,2006) Essa etapa do treinamento físico consiste em restaurar a homeostase dos sistemas orgânicos.
A massagem é definida como a manipulação mecânica dos tecidos do corpo com movimentos rítmicos e cadenciados (PASTRE et al., 2009), visando ao aumento do fluxo sanguíneo e consequente redução de edema e dor, aumento da remoção de lactato sanguíneo e alívio das dores musculares tardias (BARNETT, 2006). . .