Sabemos que é uma lista continua tentar manter a postura correta usamos o computador por muito tempo. Essa indisciplina ergonômica pode proporcionar muito desconforto e tensão.
sexta-feira, 30 de novembro de 2018
quinta-feira, 29 de novembro de 2018
Massoterapeuta desportivo
O massoterapeuta desportivo é o responsável por desenvolver as manobras de massagem adequadas para que os efeitos sejam efetivos. Com isso, lesões podem ser evitadas até mesmo antes da prática das atividades físicas. Alívio de câimbras, relaxamento muscular, melhora do fluxo sanguíneo, além de ajudar a prevenir lesões e dores musculares nos ligamentos e nas articulações, são alguns dos benefícios da massagem esportiva. Portanto, ela é amplamente indicada para todas as modalidades de esporte, sejam praticadas por atletas ou por amadores.
quarta-feira, 28 de novembro de 2018
terça-feira, 27 de novembro de 2018
Massagem desportiva
Quando um atleta aumenta a sua rotina de treino, quase sempre utiliza os músculos de forma exaustiva, causando estresse nos tecidos. O excesso de treino e/ou a ausência de alongamento levam às dores musculares, muitas das vezes ignoradas pelos atletas, podendo mais tarde tornar-se crônicas ou em lesões graves.
A massagem desportiva na fase de preparação ajuda a evitar dores causadas pelo cansaço, é feita com maior intensidade para despertar a musculatura, aumentando assim a circulação e temperatura local, melhorando o rendimento dos treinos. Já após uma competição, pode auxiliar na regeneração muscular, alongando as fibras dos músculos, eliminando possíveis edemas e toxinas, como o ácido lático.
Alguns benefícios da massagem desportiva:
• Melhora a circulação sanguínea e o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos
• Ajuda a soltar músculos que ficam constantemente contraídos devido ao uso contínuo, fato que pode ocasionar em uma contratura
• Melhora a mobilidade das articulações
• Reduz os espasmos musculares
• Reduz edemas e processos inflamatórios
• Traz maior conhecimento corporal
• Tem um efeito relaxante ou estimulante no sistema nervoso central
• Diminui o tempo de recuperação entre os treinos
• Ajuda a eliminar as toxinas e resíduos metabólicos.
• Ajuda a prevenir lesões
segunda-feira, 26 de novembro de 2018
domingo, 25 de novembro de 2018
sábado, 24 de novembro de 2018
Massagem terapêutica esportiva
A massagem terapêutica esportiva, também conhecida como massagem esportiva ou desportiva, é descrita em alguns livros como a aplicação científica e intuitiva da massagem, movimento e alongamento em indivíduos fisicamente ativos. Apesar da definição acima, a massagem desportiva não é exclusiva apenas a atletas ou pessoas que realizam atividades físicas com frequência. Este tipo de massagem é uma combinação de variadas técnicas (neuromusculares, miofasciais e linfáticas), além de ter como base a massagem sueca/clássica e alongamentos passivos.
quinta-feira, 22 de novembro de 2018
MOBILIDADE NO CROSSFIT: IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS
É bastante intuitivo imaginar que quanto mais móvel mais apto o corpo estará para realizar movimentos variados e amplos. Nesse sentido é também bastante direta a associação da mobilidade com a proposta do CrossFit. O CrossFit se caracteriza como modalidade de treinamentos intensos de movimentos funcionais constantemente variados.
O CONCEITO DE MOBILIDADE
Mobilidade é uma capacidade física que envolve vários aspectos do alcance da movimentação de uma pessoa. Considera os limites dos músculos, fáscias, tecidos moles, cápsula articular, tendões, coordenação e estabilização.
OS BENEFÍCIOS DA MOBILIDADE
Amplitude de movimento: O trabalho de mobilidade incrementa significativamente a amplitude do movimento na sua fase ativa. Esta fase é muito importante para o CrossFit que, além dos movimentos de ginástica, contempla os movimentos de levantamento olímpico. Nestes casos o atleta deve ativar os músculos para suportar altas cargas em posições de muita amplitude.
Eficiência do exercício: O aumento da mobilidade está diretamente relacionado ao aumento da eficiência na execução de determinado movimento. Mais potência alcançável e menos energia desperdiçável.
Estabilização da articulação: O desenvolvimento da capacidade de estabilizar a articulação durante o movimento aumenta a performance e contribui para prevenir lesões.
MENOS MOBILIDADE = MENOS PERFORMANCE = MAIS LESÕES
As limitações de mobilidade restringem o seu desenvolvimento no CrossFit de várias formas: A falta de mobilidade impede a execução perfeita do movimento e consequentemente o atleta perde potência durante o exercício; Os limites de mobilidade exigem maior gasto energético para executar determinado movimento. Quanto mais energia se gasta para cada movimento menos energia sobrará para avançar no Wod; O déficit de mobilidade torna a execução dos exercício imperfeito.
quarta-feira, 21 de novembro de 2018
terça-feira, 20 de novembro de 2018
Massagem desportiva/Liberação Miofascial
A mioliberação de região interescapular de romboides, trapézio médio e inferior, que é uma das áreas mais afetadas pela rotina diária das pessoas, entra muito bem quando falamos em retirar pontos dolorosos ou pontos de gatilhos.
Nada substitui o toque!
O poder da massagem quando aplicada de maneira segura e eficaz, consegue aumentar a amplitude articular e muscular do paciente, favorecendo melhora e qualidade de vida no seu dia a dia.
segunda-feira, 19 de novembro de 2018
Massagem na região do pescoço
domingo, 18 de novembro de 2018
Manobras de aberturas das escapulas
Um dos grandes benefícios das manobras de aberturas das escapulas é o aumento da capacidade respiratória, permitindo que o diafragma se expanda livremente durante a inspiração. O trabalho nessa região libera principalmente as tensões das musculaturas romboides, trapézios e deltoides; alongam os músculos do manguito rotador e melhoram a mobilidade dos ombros e braços. Exemplos comuns que costumam somatizar tensões e contrair as musculaturas que envolvem as escápulas:
• Pessoas controladoras
• Registros de traumas e medos
• Ansiedade
• Uso excessivo de computador
• Sedentarismo
• Sobrecarga de tarefas e responsabilidades
Você se identifica com alguma dessas características ? O que tem feito para cuidar da sua saúde ?
sábado, 17 de novembro de 2018
De forma sucinta, a massagem atua nos músculos podendo estimulá-los ou relaxá-los, melhorando também a nutrição devido a um maior aporte sanguíneo.
Ao mesmo tempo, a massagem ajuda a melhorar o funcionamento do sistema linfático, esvaziando os ductos coletores de linfa (substratos indesejáveis no organismo) e melhorando todo o processo circulatório, condições da pele e possíveis edemas.
No sistema nervoso, o uso de massagens atua principalmente no sistema parassimpático, relaxando e regulando a liberação dos mediadores químicos, como as ocitocinas.
sexta-feira, 16 de novembro de 2018
Alongamento
MASSAGEM - Alongamento São exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular. O alongamento aplicado pelo massoterapeuta promove redução das tensões musculares, previne lesões ou dores, melhora a postura, reduz a ansiedade e a fadiga. A sessão de Alongamento é realizada em conjunto com a Massagem Relaxante.
quinta-feira, 15 de novembro de 2018
Massagem em corredores
O tratamento pode ser realizado tanto antes, quanto após os treinamentos. “No pré-treino, fazemos menos pressão e movimentos mais rápidos, para aquecer e estimular a musculatura”. “Depois da corrida, aplicamos mais pressão, com movimentos mais vagarosos, e o objetivo é eliminar resíduos tóxicos, aliviar as dores e relaxar os músculos.” Nesse tipo de massagem, especificamente para corredores, os terapeutas executam os movimentos no quadríceps, púbis, abdutores, adutores, tibiais anteriores, glúteos, isquiotibiais, panturrilha e na região lombar, partes mais exigidas durante a corrida. O trabalho é feito com o deslizamento do polegar, dedos, cotovelos, além do amassamento com as mãos espalmadas.
quarta-feira, 14 de novembro de 2018
terça-feira, 13 de novembro de 2018
Dor muscular após os treinos
Dor muscular após os treinos pode ser grave: entenda algumas situações também há a possibilidade do incomodo ser um bom sinal, apontando que a hipertrofia muscular está ocorrendo dor muscular após os treinos de musculação ocorrem devido ao micro rompimento de fibras musculares.
Quando você treina, você literalmente rompe (micro rompimentos) o tecido muscular. O resultado disso é a ocorrência de micro lesões musculares nos primeiros dias dos treinos musculares, pequenas rupturas do músculo causadas pelo excesso de esforço. Com alguns dias, o músculo começa a se reconstruir, por isso o repouso após os treinos é muito importante. Ocorre uma cicatrização das fibras musculares. Este processo de reconstrução torna os tecidos musculares mais fortes e maiores do que antes. Esse é o processo de hipertrofia muscular.
A hipertrofia muscular é o desenvolvimento de mais fibras musculares, o que deixa os músculos maiores e mais fortes para suportarem levantar mais peso. A dor que você nota nos dias posteriores ao treino é diferente da dor (queimação e ardor) que você sente durante o treino e também é diferente de uma dor de lesão muscular.
É essencial a conscientização das diferenças dessas dores, como a dor dos treinos, dor boa, que ocorre um dia ou dois depois do treino, e a dor de lesões, dores ruins, de lesões nas articulações e músculos. A dor boa, por mais forte que ela seja, ela não impede você de fazer outras atividades físicas, apesar da dor você consegue executar
segunda-feira, 12 de novembro de 2018
sábado, 10 de novembro de 2018
sexta-feira, 9 de novembro de 2018
Terapia de massagem desportiva
Um dos principais benefícios da terapia de massagem desportiva em comparação com outras modalidades é a sua capacidade de direcionar junções músculo-tendíneas melhorando sua mobilidade e tempo de recuperação. Em casos de atendimentos de 30 minutos já se percebe uma melhora na amplitude de movimentos que demonstraram uma notável tendência para diminuir a dor muscular em atletas que receberam massagem antes ou depois do exercício.
Para qualquer pessoa que participe de atividades físicas regulares, a terapia de massagem desportiva, realizada semanalmente, pode ser uma excelente adição ao seu regime de treino. É melhor conversar com um dos nossos massoterapeutas profissionais para encontrar um plano que funcione melhor com sua programação e nível de atividade .
quinta-feira, 8 de novembro de 2018
quarta-feira, 7 de novembro de 2018
Pesquisadores do Canadá encontraram uma explicação científica em nível celular para a eficácia da massagem no alívio da dor e na recuperação muscular.
Massagistas agora poderão dizer, com base científica, por que a atividade que exercem funciona no alívio da dor e na recuperação muscular. E isso tem a ver com ‘ligar’ e ‘desligar’ genes, segundo estudo.
Parte dos profissionais de saúde vê a massagem com ceticismo – afinal, qual a base científica para os tais benefícios relatados? Porém, não faltam relatos sobre os benefícios e a eficácia da técnica em sua ação contra a dor.
Agora, veio a público o que parece ser a primeira explicação científica em nível celular para a massagem. E a história das razões do estudo – relatada pelo serviço noticioso ScienceNow (01/02/12) – começa quando Mark Tarnopolsky, da Universidade McMaster (Canadá), passou a se submeter a massagens por indicação médica, depois de acidente esportivo.
O fato de as sessões trazerem alívio para a dor chamou a atenção do pesquisador. Haveria base celular para o que ele sentia? Tanopolsky, coincidentemente, trabalha com metabolismo celular. O cientista reuniu colegas e decidiu investigar.
Arrebanharam-se 11 jovens, submetidos a exercícios extenuantes. Dez minutos depois da prática esportiva (pedalar), uma das pernas foi submetida a massagem.
Os pesquisadores colheram amostras do quadríceps (músculo da parte anterior da coxa) das duas pernas em três ocasiões: antes do exercício, 10 minutos depois e 3h mais tarde. Primeiramente, eles constataram o que já se sabia: depois do exercício, as células apresentam mais evidências de inflamação e de sinais de autorreparo dos danos do que antes.
A surpresa veio quando se analisaram as células do tecido massageado: elas tinham 30% a mais de genes reparadores envolvidos no processo de transformar nutrientes em energia, bem como 300% menos de proteínas que ‘ligam’ genes envolvidos na inflamação.
Simplificadamente: os genes reparadores estavam ‘ligados’ e os relacionados à inflamação ‘desligados’.
O estudo foi publicado on-line na revista Science Translational Medicine.
terça-feira, 6 de novembro de 2018
segunda-feira, 5 de novembro de 2018
domingo, 4 de novembro de 2018
sábado, 3 de novembro de 2018
quinta-feira, 1 de novembro de 2018
Assinar:
Postagens (Atom)