Páginas

sábado, 18 de janeiro de 2025

O que é a massagem desportiva?



 Uma boa massagem é sempre bem-vinda quando precisamos relaxar. Quando é feita depois de um treino ou prova, a sensação de alívio pode ser maior ainda, mas há diferenças importantes entre uma simples massagem relaxante e uma massagem desportiva pensada para acelerar a recuperação dos atletas ou preparar o corpo para a próxima sessão de esforço intenso.

“O objetivo principal da massagem é melhorar a vascularização do tecido muscular, liberar as endorfinas e ativar a teoria das comportas que diminui a dor muscular por bloquear os estímulos que geram dor”, afirma o fisioterapeuta esportivo Dr. Edson Santiago.

O que é a massagem desportiva?

Os primeiros registros da massagem desportiva foram encontrados nas antigas culturas grega e romana. Os massagistas daquela época a utilizavam para aliviar as dores e aumentar a recuperação muscular dos atletas após as Olimpíadas antigas. Hoje em dia, a ação possui a mesma função, porém vai além de uma recuperação.

Um fator que deve ser levado em consideração é a diferença entre esta massagem e a relaxante. A desportiva usa movimentos e manobras mais rápidas e fortes, a fim de aumentar a circulação sanguínea e recuperar com mais eficácia a musculatura corporal, enquanto a relaxante libera hormônios como a ocitocina e até a endorfina para acalmar o corpo.

Benefícios

O principal benefício da massagem desportiva é acelerar a recuperação do atleta depois de um treino ou competição, para que seus músculos estejam bem para quando precisarem ser acionados de novo. Com isso, diminui a sensação de fadiga muscular, e pode auxiliar na prevenção de lesões nos músculos e tendões, diminui a ansiedade, reduz os espasmos musculares, as aderências, os edemas, os processos inflamatórios e as dores após o treino.

A massagem desportiva é capaz também de eliminar as toxinas da musculatura, melhorar o sono, a circulação sanguínea e o transporte de oxigênio e nutrientes aos músculos.

“Para os atletas de alto nível ou que praticam atividades extenuantes como triathlon e Ironman, a massagem desportiva tem se mostrado uma boa alternativa para diminuição da dor e melhora da fadiga percebida”, afirma o fisioterapeuta esportivo. “Pode ser indicado para praticantes de quaisquer atividades físicas, mas em corredores de até 10 km estudos recentes demonstraram que se tem um efeito moderado, sem melhora no desempenho e fadiga percebida”, completa.

Diferentes tipos de massagem desportiva

A massagem desportiva pode ser separada em duas categorias a partir do momento em que é realizada, antes ou depois da atividade física, e, consequentemente, do objetivo. Para as duas, no entanto, há diversas técnicas que podem ser adotadas, como a massagem trigger point, a massagem superficial e a massagem de manutenção.

Massagem pré-competição

A massagem antes das provas é feita para preparar a musculatura do atleta para o dia da competição. Possui ação tonificante, aquece os músculos, promove a vasodilatação e o aumento da circulação sanguínea, condições para fazer com que o atleta se sinta mais confiante e relaxado.

Massagem pós-competição

A massagem feita após as provas tem como objetivo principal  eliminar a fadiga muscular sentida pelos atletas. Ela atuará como um desintoxicante e é feita com movimentos de amassamento lentos e profundos.

Isso acelera a regeneração corporal e celular do atleta, além de eliminar resíduos metabólicos, por drenagem linfática, que ficam alojados no corpo.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Massagem desportiva: O que é, benefícios

 



Uma das áreas com maior crescimento é a de profissionais que atuam no ramo de esportes. Desde a preparação física à massagem desportiva são necessárias para ajudar no rendimento dos atletas, e é um campo que exige cada dia mais pessoas com qualificação.

 Dessa maneira, se você está em busca de um ramo de trabalho rentável e com um mercado amplo, continue por aqui. Deixamos um post completo sobre como a massoterapia desportiva pode mudar sua visão de mercado e por onde começar, aproveite.

 O que é Massagem desportiva?

A massagem desportiva é um ramo da massoterapia focada na reparação dos músculos após treinos intensos. Assim, é um conjunto de técnicas para melhorar a recuperação muscular, fortalecimento e cura de lesões após impactos por conta do exercício.

 Dessa maneira, o massagista desportivo trabalha ajudando os atletas a aumentarem sua capacidade muscular. Ainda, é possível conseguir resultados cada vez melhores utilizando as técnicas corretas de massagem.

 Por isso, vale lembrar que todo tipo de atividade física causa uma lesão muscular, é um processo natural. Com isso, liberam o ácido lático, que é o responsável por aquela dorzinha chata depois de pegar mais pesado na academia.

 Essa toxina demora um pouco para sair de seu organismo e deixar que seus músculos retornem ao estado natural. Portanto, é aí que entra a massagem desportiva: para ajudar a tonificar esses músculos, liberar essas toxinas e reestabelecer suas funções normais.


Importância dessa técnica para os atletas


Após um treino pesado na academia, ou uma partida de esportes, os músculos de um atleta entram em estado de fadiga. Com isso, há o acúmulo de toxina e dor intensa, que pode prejudicar o rendimento. Por exemplo, quando você pega pesado no treino e não consegue ir à academia durante o resto da semana.

 Então, o massagista desportivo trabalha com foco em eliminar esses compostos tóxicos e melhorar a fadiga muscular. Depois de uma boa sessão, o atleta tem um impacto menor com esse problema, aumentando seu rendimento.

 

Qual a diferença entre a massagem tradicional e a desportiva?


Como em outras áreas da saúde, a massoterapia também pode ter várias finalidades específicas: relaxamento, fortalecimento, melhoria de lesões, aumento do tônus muscular, rejuvenescimento, isso varia de acordo com a queixa e intenções do paciente.

 Então, diferente da massoterapia tradicional, a massagem desportiva possui um foco na recuperação de lesões musculares decorrentes de treinos e esportes. Assim, ela não tem a função somente de relaxamento, mas de melhora na condição física.

 Quais os benefícios da massagem desportiva?

Além de ajudar a aumentar o rendimento, existem vários outros benefícios da massagem desportiva. Essa técnica apresenta diferentes tipos de vantagens, que deixamos em uma lista para você conhecer:

 

  • Diminui processos inflamatórios;
  • Ajuda na recuperação de lesões musculares;
  • Alívio das dores depois de treinos leves, moderados e intensos;
  • Melhoria da fadiga muscular e cansaço;
  • Ajuda a diminuir a ansiedade;
  • Melhoria na qualidade do sono;
  • Auxilia na prevenção de lesões;
  • Melhoria na circulação sanguínea;
  • Remoção de toxinas musculares (que causam a fadiga).

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

  


Entenda isso, de uma vez por todas! O custo de fazer um exercício físico é MUITO menor do que o custo dos remédios que irá ter que tomar se não os fizer. O custo de tirar um tempo pra cuidar de si é MUITO menor do que o custo dos ansiolíticos e anti depressivos. O custo da prevenção de dores e lesões é muito menor do que o custo de ortopedista, fisio para reabilitação e de ficar sem poder fazer seu esporte favorito. NÃO inverta prioridades! Faça sessões de massagens.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails