A Massagem Desportiva deve ser personalizada para cada atleta e os estímulos dependem da fase de treinamento/competição e de cada modalidade esportiva.
A técnica, que tem ganhado cada vez mais adeptos, possui inúmeros benefícios que otimizam a performance desportiva, entre eles: -Melhora a fadiga e a recuperação muscular -Reduz aderências -Melhora a circulação sanguínea e o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos -Previne lesões -Reduz espasmos musculares -Reduz edemas e processos inflamatórios -Tem um efeito relaxante ou estimulante no sistema nervoso central -Aumenta o conhecimento corporal, traz confiança e serenidade -Diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono.
Os primeiros registros de massagem desportiva são encontrados nas antigas culturas grega e romana. Os gregos usavam massagem nas Olimpíadas para aliviar dores e aumentar a recuperação muscular dos atletas olímpicos. Na verdade, os massagistas antigos eram médicos e tinham grande status na sociedade.
A Massagem desportiva é uma técnica indicada para atletas amadores ou profissionais, pois ela trabalha com a manipulação e reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões. Possui uma sequência de manobras de deslizamento, fricção, amassamento, percussão, vibração e liberação miofascial. Utiliza a Cinesiologia Aplicada e manobras de alongamentos para auxiliar a promover movimentos, e também a Drenagem Linfática como sistema de auxílio.
PROCURE SEMPRE UM PROFISSIONAL COM QUALIFICAÇÃO EM MASSOTERAPIA PARA A REALIZAÇÃO CORRETA DESSA MASSAGEM, ALCANÇANDO TODOS BENEFÍCIOS QUE ELA POSSUI SEM CAUSAR PREJUÍZOS PARA SUA SAÚDE.