Páginas

domingo, 30 de setembro de 2018

Alongamentos

                                                                Atualmente muitos atletas tanto amadores quanto profissionais não tem aderido a prática do alongamento antes e depois do treino! Isso tem acarretado em uma série de consequências prejudicando não só na locomoção do indivíduo como também no processo de hipertrofia muscular. A prática do alongamento também faz parte do treino e isso contribui para um melhor desenvolvimento do músculo. A técnica de Liberação Miofascial é super importante nesses casos justamente por promover a elasticidade da fáscia (tecido conjuntivo) que foi encurtado devido a falta de alongamento! Esse procedimento oferece vários benefícios ao atleta, como: ✓Elimina as tensões musculares; ✓Aumenta a flexibilidade; 
✓Melhora a circulação; ✓Aumenta o raio de ação do músculo; ✓Evita lesões por esforço repetitivo.

sábado, 29 de setembro de 2018



Você atleta ou praticante de atividade física já deve ter sofrido uma tensão muscular ou até mesmo uma lesão ao se exercitar. A massagem vem como uma alívio para essa situação. 

A técnica possui manobras específicas para atuar na região afetada, promovendo o relaxamento da musculatura e aliviando a dor. Sabe aquela massagem com uma dorzinha gostosa de sentir?  O pós tratamento é revigorante, super recomendo para quem não dispensa atividade física.

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Auto liberação miofascial


Aqui está uma simples dica de auto liberação miofascial de romboides dada pelo fisioterapeuta e prof. de educação física márcio pilates, utilizando a bolinha dupla de massagem. 

Ainda não conhece a liberação miofascial? Veja aqui alguns benefícios dessa técnica no pré e pós treino:
 ▶️Pré-treino: 
Aumenta a mobilidade articular 
Favorece execução dos movimentos 
Diminui a sobrecarga e tensão músculo articular. 
Libera e ativa os músculos 
Prepara a musculatura que vai ser trabalhada 

▶️Pós treino: 
Relaxa a musculatura 
Ajuda na liberação do ácido lático 
Ajuda a diminuir as tensões musculares 
Ajuda na recuperação muscular e evitar dores tardias 
Previne lesões Proporciona bem-estar.

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Massagem desportiva



Um atleta que treina 5 dias por semana e compete regularmente deverá receber uma massagem uma vez por semana (corpo inteiro). Em semanas de treino intenso é benéfico que receba 3 sessões de massagem localizada. 

A massagem desportiva funciona na perfeição para todas pessoas que fazem algum tipo de desporto, seja como profissão, hobby ou prática amadora. Por exemplo, no caso das pessoas que regularmente frequentam uma academia é fortemente recomendada como um complemento ao treino e é altamente indicada para evitar lesões musculares, recuperar e preparar o corpo para o esforço produzido pela atividade física. 

Efeitos 

O efeito da massagem é imediato. No entanto, como referido anteriormente, apenas uma rotina de continuidade trará benefícios de caráter permanente.

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Massagem pode ajudar evitar overtraining



Uma das consequências do overtraining são as lesões musculoesqueléticas, dentre as quais, destacam-se os microtraumas. Esses microtraumas não causam dor, edema ou impotência funcional, mas devido a repetição excessiva de exercícios, produzem lesões no tecido muscular, o que vai gerar o overtraining. Os microtraumas mais comuns são as osteocondrites, fraturas por estresse, miosites, tendinites, rupturas parciais ou totais de tendões. O caráter silencioso com que essas lesões ocorrem é o que mais preocupa.

Cuidado com overtraining ⚠️ !! Faça massagem Quando consideramos a massoterapia desportiva, esses benefícios se tornam ainda mais amplos e até dependentes do objetivo do atleta. Tanto os atletas amadores como os profissionais têm objetivos definidos para os quais seguem planos de treino mais ou menos rigorosos. A maioria deseja aumentar o seu desempenho desportivo. Para isso, aumentam os seus níveis de treino, submetendo o seu corpo a maior esforço. No entanto, a probabilidade de lesão também aumenta com o aumento de esforço. Assim, entre os maiores benefícios da massagem desportiva estão a prevenção da lesão e a possibilidade de aumento da atividade sem as consequências diretas, como a dor. A massagem desportiva, de forma indireta, também contribui para melhorar a performance dos atletas . 

O que é overtraining? O overtraining, ou, excesso de treinamento no bom português, é uma situação caracterizada como uma espécie de “síndrome”, causada pela desproporção entre a quantidade (volume e intensidade) de treino e a capacidade de recuperação do organismo (tempo). Quando ocorre esta desproporção, ou seja, uma carga de trabalho muito grande que ultrapasse a capacidade de adaptação e/ou de recuperação do atleta, o organismo entra em falência, comprometendo vários sistemas, como o imunológico, o endócrino, o nervoso autônomo, entre outros. 

Além disso, existem outros fatores que podem predispor o indivíduo à chamada “síndrome do overtraining”, que são: Grande número de competições; Monotonia do treinamento; Quadros patológicos pré-existentes; Nutrição inadequada frente à carga de treinamento; Fatores ambientais (altitude, temperatura e umidade); Falta de orientação de um profissional para a prática de atividade física.

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Outros benefícios da massagem para esportistas



 Outros benefícios da massagem para esportistas 

Músculos tensionados e rígidos dificultam os movimentos e podem resultar em câimbras e lesões, assim, com a massagem o esportista irá ganhar mais mobilidade e pode prevenir-se de lesões perigosas e dores crônicas. 

Os músculos exigidos durante uma sessão de musculação precisam de atenção para se evitar danos permanentes, então tem que se buscar o restabelecimento. A recuperação desses músculos e tecidos tensos ou danificados podem ser feitas através de massagem terapêutica que melhora a circulação corporal; também é possível abrir os poros da pele e aumentar a liberação de calor. Para auxiliar no processo de recuperação, indicamos uma atenção especial também para a alimentação; pois complementando sua dieta com mais nutrientes,é possível repor o que foi perdido durante o treino.

domingo, 23 de setembro de 2018

Pubalgia



Que assunto complexo para os esportistas não?! Pois é. Mas não é somente para eles. Segundo Darren et a., (2016) é considerado uma situação complexa, caracterizada por dor crônica na região do púbis. É uma condição de difícil compreensão, envolvendo sinais e sintomas que convergem com outras patologias dificultando o seu diagnóstico. 

Tem uma etiologia multifatorial, mas baseadas em duas teorias: a primeira é devida a complexidade da inervação da área, ocorrendo a compressão de nervos, tais como, o ilioinguinal e genitofemoral. Por outro lado a segunda teoria diz a respeito da biomecânica, onde, uma situação que causa alteração no equilíbrio estrutural pode comprometer estruturas adjacentes, ocasionado problemas (Hegedus et al., (2012).  Oliveira et al (2016) por meio de seu estudo caso ocorra uma discrepância de forças, por exemplo, abdominais enfraquecidos e adutores fortalecidos, existe uma grande probabilidade de lesões, levando a uma instabilidade pélvica. . Outras causas podem estar associadas com a pubalgia, como problemas urológicas, doenças reumatológicas e afins, entretanto, existe uma forte associação com atividades esportivas que exijam alternância de direção ou movimentos repetitivos (Darren et al., 2016). 

Tendo o futebol como um dos esportes com maior taxa de incidência.  Neste cenário, que acomete diversos atletas o papel do fisioterapeuta é muito importante tanto na prevenção quanto tratamento dessa patologia.  Cabe ao profissional realizar uma avaliação minimalista, eliminando outras hipóteses de lesões, doenças inflamatórias/infecciosas, realizar exame físico, palpação, teste de força e outros testes específicos para que possa acertar no diagnóstico. Lembrando que uma boa avaliação garante o sucesso do seu tratamento.  Já que o assunto é tratamento terapêutico Hegedus et al. (2012) defendem que se deve iniciar por uma abordagem mais central, reduzindo ou eliminando a dor, e, posteriormente, tratar como um todo as estruturas que podem estar correlacionadas com a lesão. 

sábado, 22 de setembro de 2018

Massagem Desportiva



A Massagem Desportiva, quando feita constantemente, contribui na resistência, velocidade e flexibilidade. Também melhora a eficiência biomecânica e diminui as possibilidades de lesão. Realizar o tratamento com massagens para quem trabalha com esporte é um compromisso muito importante, que precisa de um amplo comprometimento entre o terapeuta e o atleta. E quando é seguido todo procedimento regularmente, os benefícios são perceptíveis.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

8 cuidados para os pés de corredores e maratonistas


Atletas devem estar com a saúde dos pés em dia para um bom rendimento no esporte
Um esporte simples e eficiente, a corrida é um dos exercícios mais completos em benefícios para a saúde do corpo e da mente. E, para que os corredores tenham um bom rendimento, o cuidado com os protagonistas da atividade, os pés, é indispensável. A pressão que eles sofrem nas corridas exige preparo e atenção especial após os treinos.
Para cuidar corretamente da saúde e do bem-estar dos pés, a podóloga e coordenadora técnica da rede de podologia Doctor Feet, Cristina Lopes, ensina algumas dicas para os corredores:
1. Escolha um tênis adequado e use-o com meias de algodão, que absorvem o suor e ajudam a mantê-los hidratados.
2. Não corte as unhas muito curtas, evite tirar totalmente as cutículas e não lixe demais a sola dos pés, principalmente antes de provas. Essas são proteções naturais do corpo que impedem a sensibilidade, calos, frieiras, infecções por bactérias e bolhas.
3. O corte das unhas deve ser feito por um podólogo, profissional habilitado que, além de cortar e lixar corretamente, também poderá identificar e tratar doenças específicas.
4. Mantenha-os sempre hidratados, pois isso evita o atrito com a meia e impede a formação de bolhas.
5. Para evitar calos e calosidades, opte por palmilhas e protetores de silicone que absorvem o impacto e evitam o atrito com o tênis.
6. Evite estourar as bolhas que costumam surgir nos pés, mantendo-os limpos, secos e em repouso, pois assim o risco de infecção é menor. Caso estourem, não remova a pele, ela servirá de proteção natural para a área machucada.
7. Em dias de provas, use tênis já amaciados. Isso evita surpresas desagradáveis como descobrir que o calçado aperta ou causa desconforto em alguma parte do pé.
8. Após os treinos e provas, faça um escalda-pés com água quente para relaxar e pingue algumas gotas de óleo essencial de melaleuca, que tem ação antifúngica, ou óleo essencial de lavanda, que é relaxante. Na falta dos óleos, junte à água um punhado de sal grosso, que ajuda na circulação. A reflexologia, uma massagem relaxante, também é recomendada para ajudar a relaxar, descansar e aliviar as tensões.
Redação Webrun

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Os pontos-gatilho



Sabe aqueles períodos de estresse no trabalho, na faculdade, com os problemas familiares, etc? É comum a musculatura entrar em um estado de tensão do qual muitas vezes é difícil sair e relaxá-la, até mesmo com o uso de medicamentos. Com a palpação, é possível que se observe a existência de áreas de maior sensibilidade e dor e alguns ‘nódulos’ na musculatura.
Além do estresse, o estilo de vida pouco ativo, fadiga constante, má qualidade de sono, diminuição da capacidade funcional, rigidez muscular excessiva, má postura e movimentos repetitivos podem incidir em nódulos ou ativá-los, se estiverem no estado latente. São ativos nas áreas onde há queixas de dor e latentes quando presentes, mas sem queixa de dor. 


Os pontos-gatilho geralmente aparecem nos nódulos ativos, provocando uma dor referida (pra outra região do corpo). Mas, também podem ser latentes.
.
A dor referida segue um padrão de localização. Por exemplo, um ponto- gatilho encontrado no músculo trapézio pode ser a causa de cefaleia tensional (dor de cabeça relacionada à tensão muscular e presença de pontos-gatilho). Este fenômeno pode confundir o diagnóstico e o tratamento, pois a região dolorosa está distante do local que está causando a dor. Outro dificultador do diagnóstico é o fato de exames como ultrassonografia e ressonância magnética não serem capazes de detectá-los.

Seu tratamento, contudo, é bastante variado.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Massagem adutores virilha



A massagem terapêutica de alívio de dores musculares em atletas, ou pessoas em alto nível de treinamento, previne lesões e proporciona relaxamento. Sua aplicação fica potencializada se houver sessão de crioterapia anteriormente.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Escalda pés, os benefícios para atletas !



Datado de 4.000 a.C., o escalda-pés era utilizado pelos antigos para descansar e aliviar os pés depois de longas caminhadas. Hoje em dia o método continua a ser utilizado, e não só por aqueles que caminham: o escalda-pés pode ser um grande aliado dos corredores.
“Os pés são verdadeiras colunas de sustentação de nosso corpo, merecem atenção especial. Os atletas os têm como ferramenta de trabalho e precisam estar atentos a esta parte do corpo”, diz a fisioterapeuta estética Sueli Marini, que faz tratamentos para corredores e praticantes de outros esportes com a ajuda do escalda-pés.
O escalda-pés tradicional é composto por uma tina de carvalho com água quente, na qual são adicionadas ervas relacionadas ao tipo de tratamento que a pessoa quer fazer. A fisioterapeuta explica que a terapia é simples e pode ser feita em casa.
As ervas e sais adicionados referem-se a quais tipos de dores a pessoa sente e se quer tratamento relaxante ou estimulante. Sueli cita as principais ervas e seus efeitos:
Ervas Contribui para:
Arnica -Diminuir a dor
Calêndula e manjericão - São ervas anti-sépticas e antibctericidas, combatem frieiras
Guine - Diminuir dores nas articulações
Arruda - Ativar a circulação
Sal grosso - Dominuir os edemas
Cravo, canela e alecrim - Estimular
Lavanda, erva cidreira e camomila - Relaxar, estimular o sono
Contra o nervosismo das competições

Ruben Sandoval é assistente administrativo e corre há cinco anos, porém em competições há apenas dois. Usa o escalda-pés neste mesmo período: “Recupera fisicamente, mas também contribui para diminuir a tensão pré-prova, quando fico nervoso e preocupado, só pensando na hora da largada. O tratamento ajuda a relaxar e aumenta a confiança”, afirma.
O corredor conclui com uma dica para quem pretende começar o tratamento: “O ideal é fazer o escalda-pés um dia antes da competição e outro dia depois, para iniciar a nova etapa de treinamentos renovado”.

Mas ATENÇÃO !!!

O escalda pés tem algumas contra indicações: 
Não pode ser feito em pessoas portadoras de Diabetes (devido a falta de sensibilidade tatil dessas pessoas, é contra-indicado, pois podem se queimar com a água quente e não perceberem...), arteriosclerose ou doença de Buerger (doença que afeta os vasos sanguíneos das mãos, braços, pernas e pés, provocando o seu inchaço (vasculitis) e impedindo a circulação do sangue (isquemia, um problema circulatório).

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Massagem Desportiva


Indicada para todos que praticam algum tipo de esporte, seja profissionalmente ou por hobby. É uma massagem profunda com deslizamento nos grupos musculares mais solicitados na prática de atividade física. Tem o objetivo de melhorar a circulação sanguínea, alongar as fibras musculares e eliminar as toxinas geradas durante a pratica esportiva.

Benefícios

  • Relaxar a musculatura em geral, porém com maior foco nos músculos mais solicitados conforme a prática esportiva;
  • Melhorar da circulação sanguínea e oxigenação das células;
  • Acelerar a recuperação dos grupos musculares;
  • Recuperação do vigor físico.

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Massagem desportiva




A massagem pode ajudar a prevenir lesões por tornar-se uma terapia eficaz ao liberar as tensões musculares e ao restaurar o equilíbrio do sistema músculo-esquelético de atletas e esportistas esporádicos. 

Saiba mais! A prática de esportes traz diversos benefícios para a saúde, mas também pode nos deixar indesejáveis dores no dia seguinte. Isso acontece porque o nosso corpo precisa ser preparado aos poucos para a atividade física e responde ao excesso de movimento com a dor e o desconforto para poupar o organismo e evitar o over use – o desgaste de músculos, tendões, etc. –, por conta do excesso de treino.Uma vez instalada a dor tardia provocada pelos exercícios, nada de lançar mão de remédios! Essa é uma resposta natural do organismo e, para amenizá-la, uma ótima opção é a massagem desportiva.
Quando aplicada com habilidade, a massagem torna-se a terapia mais eficaz para liberar tensão muscular e restaurar o equilíbrio do sistema músculo-esquelético, em especial nos atletas de alto rendimento, que padecem frequentemente desse tipo de problema.
A manobra ajuda também atletas e esportistas esporádicos a prevenir lesões mais sérias. O acúmulo constante de tensão nos músculos, causado pela atividade física regular, pode se deslocar para estruturas importantes como articulações, ligamentos, tendões e até os músculos, causando mialgias, tendinites e outros problemas de saúde que comprometem o treinamento e o bem-estar. 

A massagem desportiva pode ser usada tanto de forma preventiva quanto como tratamento, uma vez instaurada a lesão, com o uso de óleos, cremes, pomadas e até compressas geladas ou aquecidas, segundo a indicação médica.

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Massagem desportiva: o segredo para evitar lesões



Quem pratica algum esporte ou faz exercícios físicos precisa recuperar a musculatura de forma eficaz após cada atividade para obter resultados consideráveis. É normal sentir dores após um treino, corrida ou até mesmo uma competição.

A massagem desportiva é uma das técnicas que auxilia na recuperação da musculatura após os treinos, pois ela estimula a redução das citocinas, que são substâncias inflamatórias produzidas após o exercício.
Mas vale destacar que alguns cuidados básicos devem ser tomados pelos atletas, sejam eles amadores ou de alto rendimento. Todos precisam de um plano de treino adequado, capaz de aumentar a resistência, velocidade e força. É preciso também atentar-se às rotinas de treino, para não trabalhar os músculos de forma exaustiva e, assim, causar estresse nos tecidos. A dica mais importante para os atletas é evitar o excesso de treino e a ausência de alongamento, pois no futuro isso pode levar a uma lesão grave.
Quais são os benefícios da massagem desportiva?
Entre os benefícios da massagem desportiva estão o alívio de dores musculares e melhora da fadiga, aumento da flexibilidade e da circulação sanguínea, redução do estresse, prevenção das lesões e a melhora do desempenho do atleta.
Quando ela pode ser feita?
A massagem desportiva pode ser indicada antes de treinos ou competições, com o objetivo de melhorar a performance e a flexibilidade. E também pode ser realizada após atividade física. Neste caso, as lesões musculares causadas no treino são amenizadas, além de acelerar a regeneração do atleta, tonificar o tecido muscular, eliminar as toxinas acumuladas e relaxar a musculatura que foi sobrecarregada.
Como é realizada?
A técnica possui uma sequência de manobras de deslizamento, fricção, amassamento, percussão, vibração e movimentação. A forma que as manobras são realizadas e a força utilizada vai depender do objetivo da massagem, pois ela pode ser utilizada para estimular a musculatura, como também para recuperação após o treino. São utilizadas também manobras de alongamentos que auxiliam a promover movimentos.
Há contraindicações?
A técnica é contraindicada em casos de lesões agudas, doenças cutâneas, hipersensibilidade ou aversão ao toque, febre, infecções, tumores e TVP (trombose venosa profunda).
Quantas vezes o atleta pode fazer?
Durante a semana o ideal é fazer de uma a duas vezes, intercalando os dias.

domingo, 9 de setembro de 2018

Massagem Sueca



Massagem Sueca
Por volta do século XIX, Henrik Ling (1776-1839), estudando a cultura grega e romana percebeu que estes povos tratavam os músculos cansados dos guerreiros com massagem. Juntando conceitos gregos, romanos e alguns orientais, Henrik e seus discípulos criaram e aperfeiçoaram as técnicas criando a massagem sueca. Com as técnicas desenvolvidas, foi provado que os movimentos realizados favoreciam não somente os músculos, mas sim o corpo todo.




sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Massagem ,Musculação, Crossfit e Ciclismo...



Sem condicionamento, nada feito

Dificilmente você não conhece algum praticante de musculação, certo? Da mesma forma que é praticamente impossível não ter ouvido falar do mais recente boom fitness do momento, o crossfit. E fechando a tríade temos o ciclismo, uma das atividades esportivas mais praticadas e amadas no mundo inteiro.

Benefícios da massagem desportiva e da massagem relaxante

Como já falamos, tão importante quanto a prática daquele esporte que você aprendeu a apreciar e incluiu no seu dia-a-dia é cuidar-se ao máximo para que o seu corpo não sinta os efeitos negativos que aparecem mediante o esforço físico que cada um deles irá exigir.

E quem pode ajudar efetivamente nesse processo de recuperação e manutenção da saúde corporal são as massagens desportivas e as massagens relaxantes , que auxiliam a musculatura e preparam o esportista para a prática, não só fisicamente como também aliviando níveis de estresse, ansiedade e tensões naturais que estes esportes podem causar. Portanto, confira abaixo os principais benefícios e vantagens da massagem desportiva para ciclistas, crossfiteiros e bodybuilders.

Alívio de dores

Depois de exercícios físicos mais rígidos ou provas exaustivas é comum que o praticante de qualquer esporte sofra com dores em todo o corpo ou partes específicas. Com as massagens desportivas e relaxantes você consegue obter o alívio imediato de tais desconfortos, levando ao seu corpo um processo de regeneração mais efetivo, agradável e prático por meio dos movimentos executados nos pontos de tensão ou rigidez muscular.

Conheça as demais Massagens que podem ser aplicadas aos esportistas:
  • Massagem Anmá
  • Massagem Deep Tissue
  • Massagem Energética

Benefícios das massagens


Melhora a circulação do oxigênio

Com os estímulos que a massagem desportiva leva ao corpo, nossa circulação sanguínea ocorre com mais facilidade, chegando até o cérebro e favorecendo o trajeto do oxigênio para todo o corpo, processo que enriquece ainda mais a musculatura do esportista quando o assunto é recuperação do vigor físico que as dores recorrentes podem subtrair.

Regeneração muscular

A fadiga muscular, infelizmente, é uma realidade na vida do todo esportista, e é por isso que a prática regular da massagem desportiva é bem-vinda, pois ela ajuda a recuperar as fibras musculares ao eliminar substâncias negativas que o metabolismo acaba por deixar ao longo do seu processo. Assim, a reintegração muscular ocorre gradativamente com a realização de sutis e amplos movimentos.

Tonificação muscular

Quando realizada antes de exercícios físicos, a massagem desportiva leva mais segurança e condicionamento ao atleta, preparando e tonificando músculos e fibras que precisam de muita força para comportar os exercícios e práticas constantes que as modalidades citadas na matéria pedem.

Menos ansiedade e estresse

A massagem relaxante é recomendada para qualquer esportista que deseja manter a boa energia que a atividade física promove para além dos momentos de prática. Ampliando a sensação de alívio, satisfação pessoal, vigor e preparo, ela pode ser tudo que você vai precisar depois de uma boa pedalada, levantamento de peso ou dia intenso no crossfit, afastando qualquer chance da ansiedade ou do estresse estragarem tudo. Que tal?

Reduz chances de lesão

Ao ter o acompanhamento adequado que não se limita apenas à prática de determinado esporte e se estende também ao cuidado com o seu corpo e sua mente, torna-se mais rara a chance de que algum problema muscular aconteça. A massagem esportiva é um complemento essencial para que qualquer atleta não abra mão do seu bem-estar e tenha que lidar com distensões, lesões ou fraturas, pois a funcionalidade dos seus movimentos extensivos, específicos e energéticos levam ao corpo do praticante mais força, disposição e vigor.

Musculação, Crossfit e Ciclismo: modalidades que trabalham intensamente nossas funções corporais ligadas à força, energia, disposição, prazer, concentração e preparo físico, mas que executadas de forma exaustiva e sem dar a devida atenção às distensões musculares comuns ao esforço físico exigido em cada uma delas podem render imprevistos e problemas potenciais, principalmente aqueles relacionados às lesões, desconfortos diários, luxações e até fraturas.

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

5 dicas para reduzir a dor após a massagem


Ironicamente, muitos dos quais não estão cientes dos fundamentos da massagem terapêutica vão acreditar que uma sessão de massagem pode deixá-lo sentir-se totalmente energizado e rejuvenescido imediatamente após a massagem terapêutica, principalmente se for um tecido profundo. Bem, deixe-me estourar a bolha aqui e dizer que o sentimento energizado e rejuvenescido nem sempre é o caso em todas as sessões de massagem.
Dependendo do seu tipo de corpo, bem como o tipo de massagem que você pode estar recebendo, Dor pós-massagem e mal-estar pode ser experimentado após uma sessão de terapia de massagem.

O que é dor e mal-estar pós-massagem?

No mais básico das palavras, PMSM ou dor pós-massagem e mal-estar são semelhantes aos básicos de DOMS ou início tardio da dor muscular.
DOMS ou início tardio de dor muscular é tipicamente experimentado por aqueles que realizaram um treino intenso, súbito e atípico, que o corpo pode não ter sido preparado ou utilizado.
Aqueles que sofrem do início tardio da dor muscular podem estar sujeitos a dores musculares, dependendo da intensidade do treino, ou podem até sentir fraqueza.
Assim como o início tardio da dor muscular, o início da Dor e Mal-Estar pós-massagem é categorizado como o mecanismo de enfrentamento da anatomia pelo qual cura o processo de ruptura física súbita que pode ter ocorrido por meio de uma intensa sessão de massagem terapêutica. .
À medida que o corpo cicatriza, aqueles que sofrem de dor pós-massagem e mal-estar podem ficar cansados ​​ou muito doloridos um dia depois de receber uma massagem terapêutica baseada em óleo.
Massagens à base de óleo, em particular, são conhecidas por provocarem o aparecimento de dor e mal-estar após a massagem, pois utilizam a técnica de movimentos deslizantes de massagem que, como resultado, aumentam a taxa de injeção de fluidos nos nervos da massagem. a anatomia; portanto, criando um sistema de pressão relativamente alta dentro dos tecidos.
Os músculos, assim como seus tecidos conectivos, como resultado do aumento da pressão do fluido, enfrentam uma ruptura súbita.
Se você está acostumado com o estilo de vida de receber massagens; no entanto, ao mesmo tempo, não desejam experimentar o início da Dor e do Mal-estar após a massagem, e depois continuar lendo.
Vou listar ainda mais básico; contudo, técnicas eficazes pelas quais o desconforto causado pelo início da Dor e Mal-Estar pós-massagem pode ser reduzido se não for totalmente erradicado.

Comunicação com o seu terapeuta

O primeiro e mais importante passo sempre citado para evitar o desconforto ou dor causada como resultado de uma sessão de terapia de massagem é comunicá-lo com seu massagista. Se você acha que seus tratamentos de massagem estão deixando você com mais frequência em dor e desconforto do que fazendo muito bem, então não deixe de consultar o seu terapeuta.
Dependendo da gravidade da dor a ser sentida, o massagista ajustará os movimentos da massagem, a pressão e os padrões utilizados na terapia para proporcionar relaxamento ideal. Movimentos mais relaxados e sutis serão usados ​​para normalizar a anatomia e usá-la para massagens.
Para este remédio específico, deve-se ter certeza de ter contratado apenas os profissionais mais experientes, aqueles sem experiência suficiente podem agravar ainda mais a situação ou a dor a ser sentida pelos clientes, continuando com movimentos profundos e intensos de massagem.

Estiramento Pós-Massagem

O alongamento é conhecido como o processo de estender as partes do corpo para o aumento do fluxo sanguíneo, bem como para aumentar a flexibilidade.
O alongamento dentro da massagem terapêutica tem sido incorporado há décadas para melhor soltar os músculos tensos ou tensos dentro da anatomia.
É aconselhável que, no caso daqueles que sofrem de dor pós-massagem, o alongamento gradual do corpo pode ajudar a regularizar o súbito aumento do fluxo sanguíneo que pode ter causado a ruptura dos músculos ou nervos.
O alongamento também pode ajudar significativamente no afrouxamento de quaisquer músculos tensos dentro da área de massagem que pode ter ficado dolorida como resultado de compressão de nervos e pressão. Afrouxamento dos nervos ou artérias, como resultado, pode regularizar o fluxo sanguíneo; portanto, reduzindo o desconforto que é sentido.

Massagem tailandesa em vez de massagem profunda

Diz-se que a massagem tailandesa está entre os poucos tipos de massagens que não resultam em clientes que sofrem de dor pós-massagem de dor e mal-estar. Uma das principais razões por que isso acontece é devido à variação nos movimentos e técnicas de massagem usadas.
Uma massagem tailandesa incorpora o processo de afundar pressão nos tecidos musculares em vez de deslizá-lo para os tecidos musculares. Embora, a massagem tailandesa melhore a circulação sanguínea e o fluxo; no entanto, isso não acontece em ritmo acelerado; portanto, a pressão repentina acumulada nos músculos é evitada.
Com um nível mínimo de acúmulo de pressão dentro dos músculos, é muito improvável que o cliente sofra de dor ou desconforto após a sessão de terapia de massagem, quando comparado a uma massagem profunda baseada em tecido ou óleo.

Obtendo o corpo acostumado a massagens

Aqueles relativamente novos para o mundo de receber massagens mais comumente enfrentam casos graves de dor pós-massagem de dor e mal-estar devido ao motivo que sua anatomia não é usada para a colocação repentina de pressão através de movimentos de massagem.
Para reduzir as chances de estar sujeito a desconforto pós-massagem, deve-se começar com sessões de massagem terapêutica em um ritmo lento, que também incorporam movimentos que são bastante sutis do que intensos ou profundos.
Uma vez que o corpo começa a se acostumar com os movimentos de massagem, bem como a pressão sendo colocada em pontos de acupuntura do núcleo. A frequência das massagens recebidas e sua duração podem ser aumentadas.

Descansar

Por último, mas não menos importante, uma das maneiras mais comumente aconselhadas de reduzir os efeitos do início da Dor e do Mal-Estar após a massagem é repousar. O desconforto e a dor causados ​​mais amplamente duram apenas um dia ou dois; É essencial não esgotar a anatomia, tomando trabalho físico ou aumentando a atividade física.
Tire um dia de folga e descanse na cama até se sentir melhor.

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Celular e Cervicalgia



Não é mais novidade que a nossa sociedade tornou indispensável o uso do celular smartphone para boa parte das nossas atividades cotidianas. Se antes você ia ao mercado presencialmente, hoje pode fazer o pedido de suas compras por um aplicativo. Ir ao banco? Só se for algo muito específico, pois o aplicativo traz uma série de soluções acessíveis, rápidas e práticas. E o que dizer da informação? Não por acaso muitos editoriais e redações fecharam suas portas nos últimos anos, afinal, as notícias e a rápida propagação do conteúdo via world wide web deixou de ser luxo já algum tempo para tornar-se popular e sim, muito conveniente e econômica.

Impacto na saúde

Contudo, a tecnologia que está na palma da nossa mão também impacta em todo nosso ser, especialmente em nossa saúde. Ao mesmo empo que o celular smartphone traz toda a praticidade que jamais vimos há 15, 20 anos, ele também oferece uma perda significativa do nosso condicionamento físico e muscular, uma vez que nos colocamos em processo de repetição a cada acesso ao aparelho, o que muitas das vezes ocorre de forma involuntária e sem nenhum tipo de alerta com relação à postura e manuseio: é só inclinar a cabeça, mover os dedos e segurar, por quantos minutos ou horas desejar, o seu celular smartphone enquanto lê as notícias do dia, conversa com as pessoas ou, simplesmente, corre o olho para conferir como está o feed no Instagram.

Bom, é aí que mora o perigo, pois toda repetição que exige muito do nosso corpo nos leva às disfunções que conhecemos como LER – lesão por esforço repetitivo. Um problema que, entre outros fatores negativos, impede o indivíduo de trabalhar e ter uma vida mais confortável. Já ouviu falar em tendinite?

Pois bem, quem sofre com ela precisa lidar claramente com a certeza de que o agravante é resultado da repetição em escrever demais, digitar demais ou praticar esportes sem o devido cuidado e atenção ao corpo. Só que, além do uso repetitivo do smartphone permitir que um problema tão incômodo como a tendinite entre na sua vida, ele também traz outro: a cervicalgia. Em nosso país a proporção é que um habitante tenha mais de um celular, gastando entre 2 e 4 horas ao dia olhando para a tela e mantendo uma postura extremamente inadequada e prejudicial, que promove sobrecarga extrema na sua região cervical.

A seguir, vamos compreender melhor por quais motivos o simples ato de usar o seu celular smartphone pode levar o seu corpo a uma pane muito mais grave do que o seu Facebook ficar fora do ar por algumas horinhas. Observe.

Celular e Saúde

Aparentemente inofensivo, o uso regular do celular smartphone, caracterizado pela inclinação da cabeça até o campo de visão do aparelho, este quase sempre junto às mãos do usuário, entre a região peitoral e a cintura, promove em nosso corpo desconfortos latentes e que afetam negativamente nossa postura e estrutura muscular, podendo culminar em problemas ainda mais graves.

Para definir melhor o uso contínuo do smartphone e os malefícios que ele traz ao corpo surgiu o termo text neck, ou pescoço de texto, que nada mais é do que as dores que sentimos na cabeça e que estão ligadas à nossa nuca, além de tensões no pescoço graças ao tempo enorme que nos mantemos na posição inclinada enquanto usamos nossos celulares.

As dores e pressões podem trazer a sensação de queimação, a começar na base da cabeça e expandindo-se até o nosso couro cabeludo, ou na parte da frente, na altura dos olhos. Além disso, outro dado que impressiona é a discrepância entre o peso normal que a cabeça possui, ao encontrar-se na sua posição normal, e o peso que gera pela inclinação no uso do celular. Enquanto a postura adequada representa o peso de 5 a 7 quilos, a postura incorreta que o uso do smartphone traz representa cerca de 27 quilos. Ou seja: você acumula um sobrepeso na sua região cervical 5x a mais do que o peso aceitável.

Segundo a fisioterapeuta Priya Dasoju (Fonte: UMA-SUS), a enfermidade conhecida como pescoço de texto não só traz dores na cabeça, nuca e pescoço como também nos braços e ombros, desencadeando cefaleias cervicogênicas que aparecem com o constante inclinar da cabeça para a frente do celular e posterior pressão severa no pescoço.

E como devo utilizar meu celular?

Pelo hábito, nós utilizamos o celular de forma que nos inclinamos para a frente e por repetidas horas, como já falamos, contudo, este não é o único meio de usar e acessar o aparelho. A postura ideal ao utilizar smartphone é fundamental para que as dores sejam prevenidas. Mas qual é o uso correto?

A parte mais importante é saber que a tela do aparelho deve ficar na altura dos seus olhos, e você pode apoiar os braços numa mesa, cadeira ou qualquer outro tipo de elemento que facilite esse movimento. Com a tela alinhada ao seu campo de visão o ato de inclinar a sua região cervical é extinto, dando lugar para o uso mais recomendável e, assim, dores, incômodos e problemas mais graves sejam evitados.

Outra recomendação é evitar usar durante tanto tempo o seu smartphone e intercalar alongamentos e outras atividades para que não se mantenha por horas numa mesma posição. Assim, você já terá meio caminho andando para resolver esse incômodo e se ver livre de dores.

Massagens e Terapias Naturais

Esta é a outra parte do caminho que você precisa trilhar para se livrar dos incômodos, problemas e dores que as posturas inadequadas ao utilizar o celular trazem ao seu dia-a-dia. Quando o nosso corpo já está sentindo os efeitos negativos deste hábito, é sempre recomendável a prática regular de massagens terapêuticas que aliviam rapidamente os sintomas e levam ao seu condicionamento físico mais relaxamento muscular e energia, curando de dentro para fora os males que a “text neck” promove. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails