Páginas

sábado, 30 de abril de 2016

PESQUISA COM MASSOTERAPIA E DORES LOMBARES



Pesquisadores norte-americanos e Europeus fizeram uma pesquisa onde terapias complementares eram utilizadas para tratamentos de coluna nas mais variadas disfunções. O Dr. Leon Chaitow, que coordenou o estudo aponta que para dores lombares idiopáticas a massoterapia tem sido recomendada devido a sua eficiência em eliminar quadros álgicos. 
Cerca 275 pessoas foram selecionadas para receber voluntariamente diversos tratamentos para dores lombares, onde as terapias eram, shiatsu, massagem clássica, massagem miofascial, exercícios cinesiologicos dentre outros. Quase de 80% dos voluntários assumiram ter diminuído as dores após 04 dias de atendimento com massagem. Em outro grupo piloto, indivíduos foram tratados concomitantemente no mesmo horário e não recebeu massagem e foi observado a continuação das reclamações. 
Essa pesquisa é um ensaio cientifico para avaliar o impacto da massoterapia nas dores lombares. Vale ressaltar que todo indivíduo recebeu cerca de 50 minutos com massagem na região. Duas vezes por semana. Futuramente haverá outro estudo em relação as técnicas mais aceitáveis.

Westminster University 2008
Columbia -2008

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Benefícios da terapia manual no tratamento dos tecidos conjuntivos em pacientes com cervicalgia




A cervicalgia é uma síndrome caracterizada por dor e rigidez transitória do pescoço, acometendo 30% dos homens e 43% das mulheres em alguma fase da vida. Os sintomas geralmente são causados por um espasmo muscular e/ou tração de suas raízes nervosas
A cervicalgia pode evoluir de forma aguda (curta duração) ou crônica (isto é, igual ou superior a 3 meses). A presença de dor crônica está associada às lesões traumáticas e manifestações psicossomáticas (depressão, ansiedade e dificuldades no trabalho).
Histologia da massagem no tecido conjuntivo
A massagem do tecido conjuntivo (MTC), ou Bindegewebsmassage, em alemão, foi idealizada por uma fisioterapeuta alemã, Elizabeth Dicke em 1929.
Dicke desenvolveu a técnica da MTC na Alemanha em 1953, e afirmou em seus estudos que a MTC afeta a Sistema Nervoso Vegetativo, e por reação reflexa, pode corrigir desequilíbrios nas funções vegetativas do corpo.
A relação entre as doenças nos órgão e o tecido conjuntivo da superfície corporal, assim como a relação reflexa e segmentar já haviam sido explicadas pelas obras norteadoras de Head (1898), Mackenzie (1911) e Hasen Staa (1938). Desde 1909 já há estudos sobre os efeitos terapêuticos da massagem embasada na teoria reflexa.
Na década de 50 e 60, várias pesquisas foram realizadas sobre MTC na Europa, principalmente na Alemanha e na França. Já na década de 70, expandiu-se também para Eslováquia e Dinamarca. Nos anos 80, para Itália e Inglaterra e, na década de 90, no Brasil.
Efeitos da massagem no tecido conjuntivo
A MTC é uma importante técnica da massoterapia que faz a manipulação da pele e tecido subcutâneo em áreas determinadas do corpo, com o intuito de se obter efeitos em órgãos internos e em estruturas locomotoras podendo contribuir nos diagnósticos gerais e no tratamento de algumas patologias.
Os médicos ingleses Head e Mackenzie foram os primeiros a descrever a relação segmentar entre pele, músculos e vísceras, fazendo a relação entre as enfermidades viscerais e hiperalgesia muscular e estabelecendo a relação músculo-visceral e cutâeo-visceral.
Durante o desenvolvimento embrionário, o corpo humano possui 33 somitos mesodérmicos que dão origem às raízes nervosas da medula espinhal, formando as áreas dos dermátomos, miótomos e esclerótomos, ou seja, áreas da pele, músculos ou ossos que são inervadas pela mesma raiz nervosa. Desta forma, áreas da pele inervadas pelas mesmas raízes nervosas medulares, que possuem a mesma origem embrionária, fazem uma inter-relação metamérica entre pele, vísceras e músculos.
A disfunção de um órgão promove um efeito reflexo em áreas cutâneas correspondentes, alterando a estrutura do tecido conjuntivo. Na manipulação da pele, se obtém o efeito inverso, normalizando o tecido conjuntivo, e fazendo com que impulsos contrários ao distúrbio sejam enviados aos órgãos, modificando sua função.
Esta técnica se distingue da massagem tradicional em técnicas e efeitos fisiológicos. As suas manobras exercem sobre a pele e subcutâneo estímulos desconfortáveis, que desencadeiam reflexos neurais com aumento da circulação sanguínea e redução da dor na área reflexa correspondente à região a MTC tem, então, o objetivo de interajir sistemas nervoso somático e viscerais, através do estímulo das camadas reticulares da derme.
O processo de inter-comunicação entre sistema nervoso somático e visceral ocorre em ambos os sentidos, tanto de víscera para pele como de pele para víscera. Os sinais provenientes de nociceptores viscerais podem manifestar-se como dor em outras regiões do corpo, a chamada dor referida. A convergência de fibras aferentes somáticas e viscerais pode explicar este tipo de dor. Provavelmente este efeito é decorrente da anatomia do sistema nervoso, onde as fibras aferentes nociceptivas das vísceras e de áreas somáticas periféricas convergem no mesmo neurônio de projeção no corno dorsal, e desta forma, o encéfalo não tem como identificar a origem do estímulo.
A pressão exercida na pele durante a massagem, provoca áreas de eritema resultante da liberação de histamina e dos pequenos traumatismos na área.
A histamina liberada pode provocar edema local e dilatação arteriolar, e este aumento de aporte sanguíneo auxilia na resolução de processos sub-agudos ou crônicos, reduzindo a dor pela remoção dos produtos de metabolismo existentes no tecido.
Através da fricção da pele, por via reflexa, obtêm-se efeitos específicos em órgãos internos correspondentes, de forma segmentar, mas também se pode influenciar no funcionamento dos órgãos controlados por outros níveis de inervação.
A MTC estimula as regiões de aderências subcutâneas, provavelmente por receptores de estiramento, com consequente ativação dos neurônios inibitórios da medula, causando a inibição de estímulos aferentes vegetativos.
Indicações e Contra-indicações
A MTC é indicada para alterações funcionais de órgãos internos e do sistema locomotor, enfermidade de obstrução arterial, afecções venosas e alterações do tecido conjuntivo.
Existem inúmeros estudos citando os efeitos benéficos da MTC e como ele tem sido indicado para várias patologias, como a enxaqueca, cefaleia, lesão musculoesquelética, entorse, entre outros; a proposta da MTC não pode curar todas estas desordens, mas pode diminuir a severidade dos sintomas associados à enfermidade.
Não são muitas as contraindicações para a MTC, mas certos distúrbios cardíacos e algumas condições cutâneas generalizadas afetando as costas (psoríase), câncer ou tuberculose, hipertricose nas costas, feridas abertas, úlceras e outras lesões cutâneas na área a ser tratada podem não ter a MTC como terapia adequada.
Técnicas e aplicação da massagem no tecido conjuntivo
Um conceito terapêutico da MTC é que, considerando-se que a patologia visceral reconhecidamente acarreta alterações no tecido conjuntivo da pele em zonas bem definidas, o tratamento aos tecidos conjuntivos da pele de uma zona definida poderia gerar efeitos em outros estruturas que são derivadas do mesmo segmento mesodérmico. Isso forma uma parte extremamente importante do raciocínio desenvolvido para os efeitos da MTC.
As técnicas de MTC podem ser praticadas na maioria das áreas do corpo, não apenas na região cervical e das costas, mas também em regiões mais perifécicas.
A MTC é uma técnica específica de manipilação aplicada aos tecidos conjuntivos colocando-se uma tensão elástica sobre eles.
Nitidamente, existem dois tipos diferentes de movimentos da MTC, um é o movimento “diagnóstico”, e o outro, uma técnica terapeutica. Em alguns casos estes dois movimntos são iguais.
Normalmente o paciente ficará numa posição sentado para uma massagem do tecido conjuntivo, ocasionalmente, o paciente poderá estar em uma posição lateral ou prona, quando não puder ser tratado numa posição sentado. O massoterapeuta deverá estar numa posição em que ofereça boa mecânica para o corpo, seja confortável e evite fadiga. O tratamento começa com um exame da pele que reveste as costas do paciente. É efetuada minuciosa avaliação e observação da postura e dos músculos, juntamente com uma palpação cuidadosa das estruturas orgânicas. As alterações do tecido conjuntivo são visualizadas como áreas achatadas ou faixas deprimidas, que podem estar circundadas por áreas mais elevadas. As áreas mais achatadas são as áreas de resposta primária, e o tecido conjuntivo é rígido, resistindo à distração em qualquer direção, durante a aplicação de um movimento. As áreas secundárias elevadas surgem como áreas de tumefação localizada, sendo assim percebidas pelo tato. O objetivo do exame consiste em mapear as áreas de contorno anormal, relacionando-as aos outros sinais e sintomas do paciente.
Técnicas manuais são ultilizadas na identificação de áreas de alteração do tecido conjuntivo que podem não estar visíveis.
A técnica diagnóstica e terapêutica da massagem se caracteriza por um deslizamento da pele sobre os planos profundos. Se faz assim uma tração irritante sobre o tecido subcutâneo. Realiza-se primordialmente com o dedo médio e o apoio consequente do indicador e anular, movimento este denominado Traço estirado. Para realizar essa tração, há a necessidade de se efetuar uma pressão sobre o tecido.
De acordo com o posicionamento dos dedos, se for de forma mais plana ou inclinada, obtêm-se uma maior pressão ou não. A manobra de traço pode ser longa ou curta, onde houver maior resistência o paciente pode sentir uma dor “cortante” característica.
Os tecidos conjuntivos tem áreas de tensão local características. Existe certa imobilidade das diferentes camadas umas contra as outras, onde normalmente deveria haver una quantidade limitada de movimentos entre elas.
Outra técnica utilizada tanto para avaliação como para tratamento, é o Rolamento da pele, onde os tecidos subcutâneos são rolados sobre as estruturas mais profundas visando a mobilização entre a pele e as estruturas subcutâneas facilitando o movimento articular que possa ter ficado comprometido por uma imobilização excessiva da pele. As mãos repousam completamente, lado a lado, sobre a superfície cutânea, com os polegares esticados e afastados o mais longe possível. Os dedos estendidos arrastam os tecidos na direção dos polegares produzindo uma prega de pele entre os dedos e os polegares. Em seguida, os polegares comprimem os tecidos na direção dos dedos rolando-os em torno daquela parte do corpo em movimento ondular. As unhas devem estar bem curtas e nenhum lubrificante deve ser usado.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Massagem Desportiva




Objetivo aumentar a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas acumuladas após o exercício físico.
Deslizamento, amassamento, percussão, fricção e a vibração
– Aumento da quantidade de sangue no local que está sendo massageado.
– Aumento da temperatura do corpo
– Aumento de atividade cardiovascular
– Liberar adrenalina
– Preparar os músculos do corpo para a atividade física (musculação no caso)
– Diminuir os riscos de lesões
-  Desintoxicar o corpo

quarta-feira, 27 de abril de 2016

SÍNDROME DO PIRIFORME



O músculo piriforme localiza-se bem no meio da nádega — sob o músculo glúteo máximo. Quando elevamos o pé do chão na troca da passada, na caminhada ou corrida ele ajuda a estabilizar a pelve, além de auxiliar na abdução e rotação externa do quadril. Por baixo ou por dentro desse músculo passa o nervo mais longo do corpo humano, o ciático, que estende-se da região lombar até o dedão do pé. Estimulado (ou tensionado) em excesso, o piriforme cresce, irritando e depois inflamando o nervo ciático. Com isso, desencadeia-se a chamada síndrome do piriforme, ou dor glútea profunda, que acomete principalmente as mulheres.

“Constantemente, temos de rodar o pé para fora para nos equilibrar, frear etc. Isso faz com que o músculo piriforme se contraia. Ao mesmo tempo, ele comprime o nervo ciático, aumentando o risco de lesá-lo por esmagamentos de repetição, que gera a síndrome do piriforme”, descreve o ortopedista Lafayette Lage.A dor causada pela síndrome do piriforme se concentra na região lombar e na glútea, mas pode se irradiar para a perna, coxa e região espinhal. Por isso, esta lesão é de difícil diagnóstico.

Dor parecida, lesões diferentes
O piriforme tanto recebe a carga do peso corporal como é uma confluência de ossos, ligamentos, músculos, vasos e nervos, tanto da coluna vertebral como no quadril. Isso pode confundir até o médico mais experiente. “Quando todas as causas de dor na região da coluna e do quadril são excluídas, pensa-se na síndrome do piriforme”, explica o ortopedista Giancarlo Polesello. Algumas das patologias que podem se confundir com a síndrome do piriforme são a lesão do menisco do quadril, o impacto fêmoroacetabular (síndrome do impacto), as hérnias de disco e a artropatia na articulação sacroilíaca.
Fique atento.

terça-feira, 26 de abril de 2016

EXERCÍCIOS DE CAMINHADA E MASSAGEM



A caminhada é uma atividade física indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente, diminuindo a ansiedade e estresse. Segundo Kenneth Cooper, todos os exercícios aeróbicos são excelentes para o coração. Considerado o “pai da aeróbica”, Dr. Cooper é fundador do Cooper Aerobics Center, em Dallas e é considerado um dos pioneiros na saúde preventiva. 

Atualmente a Massoterapia é indicada antes e/ou depois de uma caminhada, tornando-se sua aliada primordial.

Médicos e profissionais de saúde já recomendam a Massoterapia para todos os desportistas e como forma preventiva para indivíduos que estão em mudanças de hábitos,adequando-se a uma vida mais saudável, portanto :Quando pensar em caminhada e exercícios aeróbicos ,pense em massoterapia.

Massagem vitalidade



Dia estressante? Uma massagem cai muito bem, obrigado, a técnica de massagem vitalidade, que trabalha com movimentos curtos e intensos, dando uma atenção especial às zonas doloridas. É ideal para esportistas e aqueles que gostam de massagens mais profundas. Lembrando que  usamos terapias multiculturais para garantir momentos de desconexão e relaxamento total, e a experiência de bem-estar é completa: antes, durante e depois dos rituais. 

Just relax!

segunda-feira, 25 de abril de 2016

MASSAGEM CIENTIFICA É SAÚDE


O corpo humano trabalha com movimento constante e quando as diversas áreas de tecidos moles estão submetidas a agressões gravitacionais, sobre peso e impacto, surgem os processos disfuncionais. Tal processo instala-se no corpo de forma sutil em alguns tecidos e apresentam-se com aderencias, tecidos restringidos, com tensões e compressões e ocorre a perda da vitalidade corporal, levando ao enfraquecimento do corpo e saída do estado saudável...
A manipulação cientifica dos tecidos moles do corpo auxiliam de forma preventiva e natural a manter a vitalidade dos tecidos e órgãos , auxilia o centro de equilíbrio, mantem as estruturas capacitadas para o esforço e ainda consegue conexão entre o bom funcionamento das vísceras promovendo saúde de forma integral.Dentre as ciencias que oferecem esse tratamento temos o Rolf, a masasgme ambuolatorial e a Massoterapia Clinica.
A Massoterapia Clinica trabalha de forma cientifica áreas do corpo priorizando as estruturas de tecidos moles. Você que possui lesões antigas , problemas de postura venha para massoterapia clinica...

ABRAMC

sábado, 23 de abril de 2016

As principais indicações para o atleta realizar um programa de massagem


A massagem esportiva vem sendo cada vez mais reconhecida como uma importante modalidade terapêutica e serve não apenas para tratar um determinado problema, mas para ajudar também em cada uma das fases de treinamento do atleta (cada fase com seu objetivo específico).

Entre seus principais efeitos, destacamos a diminuição dos riscos de lesão (pois remove produtos metabólicos e catabólitos, aumenta o fluxo de nutrientes e a circulação, além de aumentar a extensibilidade do tecido conjuntivo,aumenta os movimentos articulares- pelo relaxamento muscular, e ainda facilita a atividade muscular), melhora a consistência do treinamento, promove cura de lesões, reduz espasmos musculares, promovendo a função muscular normal, aumenta a confiança, aumentando a vida útil do atleta na atividade.

As principais indicações para o atleta realizar um programa de massagem são: ajudar tanto no relaxamento (pós treino ou prova), efeito estimulante (pré treino ou prova), alívio de dores, tratamento de lesões principalmente quando há edema (inchaço) e aderências (tecido cicatricial).


sexta-feira, 22 de abril de 2016

A Massagem Esportiva e a aplicação científica e intuitiva de massagem, movimento e alongamento em indivíduos fisicamente ativos.


A massagem tem uma história notável de eficácia no campo dos esportes e, consequentemente, é bem recebida pela maioria dos atletas.

 

Os métodos para abordar a fadiga e a rigidez muscular no campo dos esportes são os mesmos que em qualquer outra situação. As divergências existem apenas quanto à aplicação de técnicas para desenvolvimento dos músculos. Um pré-requisito adicional para a massagem em atletas é a consciência dos aspectos psicológicos da competição; também é importante ter em mente que alguns aspectos do tratamento, como lesões e reabilitação, pertencem aos domínios da medicina esportiva e, consequentemente, exigem a experiência de um terapeuta esportivo. Ainda assim é essencial que o terapeuta massagista compreenda os estados que os músculos tendem a assumir durante o treinamento e em outras ocasiões.


Em períodos de treinamento e entre eventos esportivos, a massagem é usada para manter um desempenho muscular ideal.


Após atividade vigorosa, os músculos ficam congestionados por metabólitos, como ácido láctico, dióxido de carbono e água. Esses derivados podem aumentar a fadiga e prejudicar o funcionamento muscular. Os movimentos de massagem, principalmente o deslizamento, são usados para auxiliar na eliminação dessas toxinas e na devolução do oxigênio e dos nutrientes para os músculos.


Entretanto, é aconselhável que a massagem não seja realizada logo após um treinamento ou atividade esportiva porque os vasos sangüíneos, particularmente as veias dos membros inferiores, encontram-se repletos de sangue após o exercício. Uma vez alongadas pela alta pressão do sangue, as paredes dos vasos ficam suscetíveis a danos quando manuseadas. Cerca de 30 minutos devem-se passar antes da aplicação da massagem, embora esse intervalo seja mais importante para alguns esportes do que para outros.


A massagem também é aplicada para o tratamento de lesões e durante o período de reabilitação. Músculos, ligamentos e tendões podem ser tratados até 1 ou 2 dias após a lesão, embora o tipo e a duração do tratamento dependam da gravidade da lesão.


Benefícios Gerais da Massagem Terapêutica Esportiva:

:: Diminui a ansiedade, o estresse e a depressão;

:: Aumenta a sensação de bem-estar e concentração;

:: Melhora os padrões do sono;

:: Identifica áreas de tensão ou inflamação a serem tratadas antes que ocorra uma lesão;

:: Fornece feedback cinestésico que ajuda a criar um estado mental positivo; isto é, os atletas sentem os músculos relaxados e as articulações descomprimidas, aumentando a sensação de facilidade na realização de um movimento.


Nota: As massagens desportivas são classificadas como específicas, isto é, não apenas para tratar um determinado problema, mas ajudar na preparação prévia para a atividade, nos intervalos da atividade ou depois da atividade. A massagem desportiva também é usada para ajudar a manter o corpo em harmonia.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Massagem desportiva




Diferente de uma massagem para relaxamento, a massagem desportiva é uma óptima ferramenta para preparar e recuperar a musculatura de quem pratica exercício físico.

Para quem pratica atividade física é fundamental conhecer mais sobre o que é a massagem desportiva, pois desta forma os rendimentos irão aumentar consideravelmente. Se já sentiste dores após um treino, uma corrida, uma competição, deves saber que a massagem desportiva é a técnica mais indicada para a sua preparação e alívio de dores, pois ela melhora a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas existentes na musculatura.

terça-feira, 19 de abril de 2016

10 benefícios das massagens desportivas




A massagem desportiva e os seus benefícios não são propriamente um segredo, mas acontece que poucos desportistas a utilizam!

Não esperes até teres algum problema ou lesão que te incomode ao longo dos treinos ou provas, coloca a massagem desportiva no teu plano de treino, reduz a ocorrência de lesões e aumenta a tua performance.


10 benefícios das massagens desportivas:



1. Reduzir a ocorrência de lesões. Ao longo do treino, algumas dores pequenas podem transformar-se em problemas sérios se não forem tratados a tempo.

2. Aumentar a circulação sanguínea nos músculos e a sua oxigenação, recuperando-os com maior rapidez, atrasando o momento de aparecimento da fadiga.

3. Ajudar a soltar músculos que ficam constantemente contraídos devido ao uso contínuo e que podem levar ao aparecimento de uma contratura.

4. Reabilitar os tecidos moles, incluindo músculos, tendões, ligamentos, fáscias e bursas.

5. Melhorar a circulação linfática, reduzindo problemas de retenção de líquidos.

6. Potenciar a consistência do treino e aumenta a confiança psíquica.

7. Melhorar a mobilidade articular, resultando no aumento da rentabilidade física.

8. Diminuir o tempo de recuperação entre os treinos.

9. Maximizar a ações dos nutrientes.

10. Ajudar a eliminar as toxinas e resíduos metabólicos.

domingo, 17 de abril de 2016

O cuidado por meio da massagem


No ritmo veloz do mundo de hoje, em que todos andam sob constante pressão, as pessoas começam a dedicar cada vez mais atenção à manutenção da boa saúde e do bem-estar. Há uma preocupação geral com as doenças e o meio ambiente. A população está mais disposta a se submeter a terapias holísticas, como o ioga e a massagem para ajudar a enfrentar a tensão e o excesso de trabalho, relaxando tanto o corpo quanto a mente.
O ser humano é um ser social e precisa, entre vários fatores para se relacionar, do toque. Ao tocarmos uma pessoa transferimos e recebemos energia. É uma necessidade dos seres vivos. Os animais também se tocam e isso faz parte do desenvolvimento motor: eles rolam, brincam, ensaiam defesas e aguçam instintos. As crianças brincam, rolam e se comunicam pelos sentidos, incluindo o tato e o toque. Esse é o fundamento da massagem que todos nós sentimos necessidade. Experimentos clínicos mostram a diferença de reação à doença quando enfermos são tocados pelos profissionais de saúde. Um simples gesto de acariciar a cabeça de um enfermo já é suficiente para, pelo menos momentaneamente, a pessoa se sentir confortada.
A massagem pode ser definida como um conjunto de toques, com ritmos e pressões variadas. Essa variação, juntamente com a escolha do óleo essencial utilizado, é que vai definir se a massagem será estimulante ou calmante. Dentre os efeitos que a massagem pode trazer podemos citar a estimulação da circulação sangüínea e linfática, a liberação de líquidos e toxinas acumulados, o relaxamento dos músculos e articulações, o alívio da dor e a melhora do bem-estar psicológico. Os benefícios da massagem se estendem a todos os tipos de pessoa, desde o mais sedentário dos executivos até o atleta que treina diariamente.
Diante das adversidades diárias no trabalho, as falhas na alimentação, a privação de sono ou mesmo o desgaste inerente ao treinamento esportivo, a massagem terapêutica é uma das principais formas de prevenir e amenizar os efeitos nocivos do estresse físico e mental. Tanto que algumas empresas, preocupadas com a qualidade de vida dos empregados, oferecem sessões a seus funcionários no próprio local de trabalho.
Nas culturas orientais a massagem faz parte do cotidiano e dos tratamentos médicos sendo beneficiadas pessoas de todas as idades. Na nossa cultura, infelizmente, durante muito tempo a imagem foi distorcida ficando restrita aos esportes. Nos últimos anos, porém, as diversas técnicas que se agrupam sob esse nome genérico entram no cotidiano da classe média. Hoje, faz-se massagem no cabeleireiro de bairro, na academia de ginástica e, até em supermercados, batizada de quick massage, realizada em não mais de quinze minutos.
As terapias complementares estão, sem dúvida alguma se tornando cada vez mais conhecidas. Nesse mercado em expansão, as massagens tradicionais são as campeãs de procura. Mas, como ocorre em qualquer campo de atividade no qual há competição, as pessoas estão descobrindo o valor dos diversos segmentos das massagens: osteopatia, shiatsu, reflexologia, ayurvédica, etc. E já é comum os médicos recomendarem ao paciente um osteopata ou quiroprático, por exemplo, para o tratamento de um problema nas costas, cuja a solução se apresente difícil.
Entre as terapias de toque, três são as mais conhecidas: a massagem propriamente dita, o shiatsu e a reflexologia. A arte de curar através das mãos parte do princípio do ato amigo de afagos que fazemos com os nossos filhos ou animais de estimação demonstrando amizade. É apenas uma evolução trabalhando-se principalmente de forma consciente os grandes grupos musculares relaxando e aliviando as dores originadas no estresse do dia ou mesmo da prática esportiva. No esporte a massagem é usada como parte do aquecimento dos atletas e ou depois das partidas para aliviar as tensões. Podem ser usados os métodos do deslizamento ou amassamento dependendo se o objetivo for o de atingir só a circulação periférica ou camadas mais profundas da musculatura.
*João Gustavo Kepes Noronha é fisioterapeuta, especialista em técnicas terapêuticas, e professor do curso de massagem no Sesc Centro
centro@sescpr.com.br

sábado, 16 de abril de 2016

Massagem Desportiva



Para os desportistas profissionais ou para os praticantes casuais, as massagens desportivas podem auxiliar na recuperação em dias, ou até semanas. Fadiga crónica ou lesões musculares podem resultar numa diminuição do fluxo de oxigénio e nutrientes até aos músculos. Combinando a massagem com o exercício que pratica aumenta o fluxo sanguíneo e promove a recuperação muscular.
Nas massagens desportivas, utilizam-se técnicas de massagem de relaxamento destinadas a relaxar os músculos e aliviar a tensão acumulada durante os exercícios. Os benefícios de uma massagem nesses casos incluem, entre outros, um alívio da tensão muscular e da dor crónica, e redução da pressão sanguínea.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Benefícios Gerais da Massagem Terapêutica Esportiva



Massagem Esportiva e a aplicação científica e intuitiva de massagem, movimento e alongamento em indivíduos fisicamente ativos.


A massagem tem uma história notável de eficácia no campo dos esportes e, consequentemente, é bem recebida pela maioria dos atletas.

Os métodos para abordar a fadiga e a rigidez muscular no campo dos esportes são os mesmos que em qualquer outra situação. As divergências existem apenas quanto à aplicação de técnicas para desenvolvimento dos músculos. Um pré-requisito adicional para a massagem em atletas é a consciência dos aspectos psicológicos da competição; também é importante ter em mente que alguns aspectos do tratamento, como lesões e reabilitação, pertencem aos domínios da medicina esportiva e, consequentemente, exigem a experiência de um terapeuta esportivo. Ainda assim é essencial que o terapeuta massagista compreenda os estados que os músculos tendem a assumir durante o treinamento e em outras ocasiões.

Em períodos de treinamento e entre eventos esportivos, a massagem é usada para manter um desempenho muscular ideal.
Após atividade vigorosa, os músculos ficam congestionados por metabólitos, como ácido láctico, dióxido de carbono e água. Esses derivados podem aumentar a fadiga e prejudicar o funcionamento muscular. Os movimentos de massagem, principalmente o deslizamento, são usados para auxiliar na eliminação dessas toxinas e na devolução do oxigênio e dos nutrientes para os músculos.

Entretanto, é aconselhável que a massagem não seja realizada logo após um treinamento ou atividade esportiva porque os vasos sangüíneos, particularmente as veias dos membros inferiores, encontram-se repletos de sangue após o exercício. Uma vez alongadas pela alta pressão do sangue, as paredes dos vasos ficam suscetíveis a danos quando manuseadas. Cerca de 30 minutos devem-se passar antes da aplicação da massagem, embora esse intervalo seja mais importante para alguns esportes do que para outros.

A massagem também é aplicada para o tratamento de lesões e durante o período de reabilitação. Músculos, ligamentos e tendões podem ser tratados até 1 ou 2 dias após a lesão, embora o tipo e a duração do tratamento dependam da gravidade da lesão.

Benefícios Gerais da Massagem Terapêutica Esportiva:
:: Diminui a ansiedade, o estresse e a depressão;
:: Aumenta a sensação de bem-estar e concentração;
:: Melhora os padrões do sono;
:: Identifica áreas de tensão ou inflamação a serem tratadas antes que ocorra uma lesão;
:: Fornece feedback cinestésico que ajuda a criar um estado mental positivo; isto é, os atletas sentem os músculos relaxados e as articulações descomprimidas, aumentando a sensação de facilidade na realização de um movimento.
Nota: As massagens desportivas são classificadas como específicas, isto é, não apenas para tratar um determinado problema, mas ajudar na preparação prévia para a atividade, nos intervalos da atividade ou depois da atividade. A massagem desportiva também é usada para ajudar a manter o corpo em harmonia.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

A utilidade da massagem na musculação



Dentre tantas técnicas, objetivos e benefícios que a massagem tem, também podemos agregá-la antes e/ou depois da musculação.

Uma massagem desportiva  antes, tem como objetivo de preparar a musculatura para o esforço físico. Após a musculação, ajuda a eliminar o lixo metabólico gerado pelo exercício (ácido lático, por exemplo).
Mas precisamos ter o cuidado com algumas contra-indicações como dores agudas, inchaço, hematomas, inflamações, entre outras que são adquiridos com o esforço excessivo.

Esses são alguns resultados do exageiro na atividade física e a massagem é uma grande aliada.

Uma compressa gelada pode ter muita utilidade em casos como de inchaço e inflamações, pois com a baixa temperatura, as fibras musculares que antes estavam “dilatadas”, se unem novamente, eliminando o inchaço aos poucos.

Em casos de tensões musculares seguidas ou não de hipersensibilidade, o ideal é uma compressa quente. O calor “solta” as fibras musculares que estão rígidas causando o relaxamento e  alongamento dos mesmos.

A massagem e esses cuidados não são apenas para quem faz musculação. São para qualquer atividade física.
Procure se informar em sua academia ou mesmo procure um médico e faça uma avaliação de sua estrutura física para obter melhores resultados em seus exercícios.

Desta forma, o conhecimento e intimidade com o próprio corpo aumentam e os resultados físicos desejados serão rápidos e satisfatórios.
De quebra, a respiração, qualidade do sono e bem-estar mental melhoram gradativamente!

A vida é feita de movimento, então vamos movimentar.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Massagem Esportiva de competição

     

A massagem esportiva de competição tem como objetivo dar ao atleta condições favoráveis para a preparação e a recuperação do esforço físico.
            
Podemos diferenciar a massagem de competição em massagem pré-competição, massagem entre competições e massagem pós-competição.

 A massagem pré competição pode melhorar o potencial do atleta para um desempenho vitorioso. Ela objetiva aumentar a circulação e a temperatura central, facilitar as trajetórias neuromusculares, além de fornecer feedback cinestésico melhorando a consciência corporal, flexibilizar e afrouxar a fáscia e outras estruturas do tecido conjuntivo e diminuir o excesso de tensão muscular.

É uma massagem mais vigorosa e de ritmo mais rápido, buscando os benefícios da massagem, sem levar a um relaxamento que retire o atleta de seu limiar competitivo.
            
A massagem entre as competições é realizada em torneios com várias competições num mesmo dia, ou mesmo no intervalo de jogos de futebol, basquete, dentre outros. O principal objetivo é identificar e tratar quaisquer área de tensão excessiva que tenham se desenvolvido durante o exercício.
            
Nestes dois tipos de massagem, o uso ou não de creme emoliente é importante. Um primeiro fator a ser considerado, obviamente, é a vontade do atleta, entretanto o terapeuta não pode se limitar a isso. Nos casos em que o atleta veste uniforme para o corpo todo, dispositivos para treinar ou em competições em que a lubrificação residual sobre a pele pode causar escorregões ou retenção de calor, recomenda-se as técnicas de massagem seca.

A massagem pós competição auxilia na recuperação, reduzindo as tensões musculares desenvolvidas durante o exercício, facilitando a captação de edema (inchaço) e o movimento linfático, auxiliando o retorno venoso para sustentar a recuperação, desativando pontos-gatilho e reduzindo o risco de dor muscular de início retardado.

Diferente das massagens comuns, a massagem de competição se foca nos grupos musculares mais exigidos na prática esportiva e em possíveis queixas do atleta. Isso é válido principalmente para a massagem entre competições, em que o tempo é extremamente escasso.
            
É importante que as massagens de competição sejam algo a mais, sem atrapalhar a rotina normal do atleta. Assim, a massagem não substitui o aquecimento e resfriamento, mas sim os complementa.

terça-feira, 12 de abril de 2016

MASSAGEM ESPORTIVA


Técnica auxilia na prevenção e tratamento de lesões, além de promover uma recuperação pós-treino mais rápida

A massagem é, geralmente, um procedimento associado ao relaxamento – muito utilizado para amenizar as tensões do dia a dia. Contudo, se você é corredor, precisa conhecer a massagem esportiva. O principal objetivo é prevenir lesões, pois atua na melhora da circulação sanguínea e promove o relaxamento da musculatura.

A técnica, que utiliza uma mistura de movimentos fortes e lentos, também ajuda no tratamento de possíveis lesões. Para se obter o melhor resultado, no entanto, é importante que o atleta procure uma ajuda profissional especializada, pois cada esporte exige um tipo de trabalho.

4 benefícios da massagem esportiva:
  • Acelera a metabolização do ácido lático, reduzindo a dor muscular tardia.
  • Melhora a consistência do treinamento.
  • Reduz os espasmos musculares.
  • Recupera mais rapidamente um corredor após provas ou treinos mais longos.
A massagem esportiva deve fazer parte da planilha do atleta, principalmente na preparação para provas longas. O procedimento é indicado tanto para atletas profissionais quanto para amadores. Além disso, pode ser feita antes e depois de competições ou treinos mais intensos – varia de acordo com a necessidade individual.

domingo, 10 de abril de 2016

MASSAGEM DESPORTIVA



A massagem desportiva utiliza-se de uma série de técnicas de alongamentos antes e depois de exercícios físicos que adotam o deslizamento, amassamento, percussão, fricção e a vibração para prevenir e reabilitar atletas e esportistas. Mas a massagem é válida também para quem pratica musculação pois a demanda de esforço físico também é alta.
O objetivo da massagem desportiva é aumentar a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas acumuladas após o exercício físico, resultando em uma recuperação mais eficaz depois de seu treino. A massagem tem atuação direta na área a ser a resolvido o problema na musculatura, tendões ou articulações.
A massagem desportiva na musculação é realizada com rigor e movimentos rápidos para causar os efeitos benéficos de:
– Aumento da quantidade de sangue no local que está sendo massageado.
– Aumento da temperatura do corpo
– Aumento de atividade cardiovascular
– Liberar adrenalina
– Preparar os músculos do corpo para a atividade física (musculação no caso)
– Diminuir os riscos de lesões
Desintoxicar o corpo
Após os exercícios, dá ênfase às terminações nervosas sensitivas da pele o que provoca uma analgesia. Ajuda na melhoria do fluxo de circulação arterial, onde facilitará à venosa e a linfática ajudando na eliminação de toxinas do corpo como por exemplo o ácido lático, que se presente no corpo daria fadiga muscular e as dores, que são causadas pelo esforço físico durante o seu treino de musculação. Além dos nódulos de tensão que também podem ser eliminado através da massagem desportiva.

Cuidados a serem tomados
Caso você tenha algum problema do tipo: dor aguda, edema, hematoma e inflamações devido ao esforço causado pela academia ou outra atividade física, a massagem desportiva não deve ser aplicada no seu caso.
Para estes tipos de problemas e dores, você deve tomar as seguintes providências. Caso seu problema seja edema e inflamação, use uma compressa gelada. Caso seja tensão muscular, use em seu caso compressa quente.
É muito importante tomar todo o tipo de cuidado com as massagens. Principalmente no caso da massagem desportiva ela precisa ser realizada com responsabilidade e profissionalismo, pois precisa de uma atenção especial para não atingir de forma errada os vasos arteriais, venosos e linfáticos, a massagem não deve causar hematomas pelo corpo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails