Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2018

Benefícios da massagem desportiva



Que a prática regular de esportes melhora nossa qualidade de vida de dentro para fora ninguém duvida, mas será que apenas adotar as atividades no cotidiano é o suficiente para que tudo caminhe bem quando o assunto são os esportes e a integridade do nosso corpo?

A prática por si só traz para o ser humano benefícios físicos e mentais fantásticos e que surtem efeito logo nos primeiros dias, porém, é o corpo que precisa suportar a dinâmica mais acelerada e regrada que um esporte traz para nossa vida, do contrário você deixa de ter um hobbie ou um novo estilo de vida para ter dores, desconfortos físicos e indisposições que podem levá-lo ao desânimo, insatisfação, mau humor e até desistência do esporte, retomando aquela vida sedentária de antes e que não faz bem de forma alguma.

Para o atleta que tem por premissa adotar uma dieta balanceada, horas consideráveis de treinamento e foco total em resultados satisfatórios é importante atentar às condições do corpo mediante tantos processos que exigem do seu condicionamento físico e disposição muito mais do que iniciativa e determinação. É preciso estar preparado e reconhecer que esforços físicos de qualquer natureza demandam cuidados especiais antes, durante e depois de sua prática, afinal, os músculos do corpo são a principal engrenagem em qualquer rotina esportiva, juntamente com a disciplina, dedicação e responsabilidade.

E quando falamos em metodologia e terapias que somam a esse alívio e condicionamento ideais que o corpo do atleta precisa chegamos no universo das massagens, que não só relaxam a musculatura como também preparam o esportista para baterias de exercícios e treinos sob os quais estão submetidos em um fluxo de tempo considerável, além de promover alívio do estresse, ansiedade e tensões comuns aos competidores que encontraram no esporte um meio de vida eficaz, saudável e prazeroso.

Confira a seguir os principais benefícios da massagem desportiva, frisando que há dois tipos existentes: a massagem desportiva, que previne lesões em geral e a massagem relaxante, orientada para o relaxamento de músculos e alívio de dores.

Recuperação mais rápida e eficaz

Quem adota a prática esportiva como hábito frequente encontra pelo caminho a fadiga muscular. Recuperando as fibras musculares e acabando com resquícios do metabolismo no corpo, a massagem melhora os efeitos da fadiga e amplia a reintegração muscular por meio de movimentos sutis e amplos.

Menos dor, mais disposição

É natural que após provas extensas ou exercícios físicos mais rigorosos o esportista sinta dores musculares. Diminuindo dores e aliviando progressivamente os pontos de tensão, as massagens promovem não só o relaxamento muscular e alívio de desconfortos como também contribuem para que o corpo receba cada vez melhor e com mais resistência os estímulos que a prática esportiva desperta. É, em suma, um processo de regeneração mais rápido, agradável e efetivo.

Promover melhor a circulação do oxigênio

Mediante os estímulos que a massagem promove ao corpo, a circulação do sangue é dada ainda com mais facilidade e naturalidade, uma vez que o fluxo sanguíneo atinge o cérebro e o contempla por igual. Nesse processo, parte essencial é o oxigênio e seu transporte, que se potencializa e oferece para a musculatura do corpo mais condições favoráveis ao bom desempenho e facilidade na regeneração e recuperação da disposição e do vigor.

Músculos mais tonificados e fortes

A massagem executada antes de exercícios físicos ajuda no preparo e na tonificação de músculos e fibras do corpo, aquecendo nossos tecidos através da vasodilatação, onde o sangue circula de forma mais fácil e intensa, ponto que afeta positivamente o desempenho e rendimento do atleta, pois os estímulos ao corpo diminuem as tensões e trazem mais confiança e foco para competições e demais atividades habituais.

Diminuição da ansiedade e do estresse

Se para quem não pratica nenhum tipo de esporte uma massagem relaxante é sempre bem-vinda, imagine para um esportista, que coloca regularmente à prova toda sua resistência física? Após um dia atribulado ou de treinos intensos pré-competições, receber uma massagem pode ser tudo que você precisa, ajudando a controlar o estresse e a ansiedade que permeiam esses momentos decisivos.

Redução das chances de lesão

É bem mais difícil passar por algum tipo de problema, distensão ou lesão quando a sua musculatura está forte e plena de nutrientes, gerando mais flexibilidade através da variedade de movimentos que a massagem aplica no corpo. Quem tem o esporte como paixão e estilo de vida sabe disso e não pode abrir mão. Concorda?

Para você, apaixonado por esportes e que ainda não conhecia tantos benefícios a favor da sua atividade favorita que a massagem pode oferecer, nós  fazemos um convite especial para que conheça nosso espaço e agende um horário para sentir na pele - e músculos, claro – todas as vantagens que abordamos na matéria de hoje. Que tal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails