Resultados de muitos estudos demonstram que a terapia manual melhora a dor e a função física a curto e longo prazo em pacientes com osteoartrose (OA) do Joelho, mas os efeitos da mobilização segundo o método de Mulligan, mobilização com movimento (MCM) precisam ainda de ser explorados na OA do joelho.
Como um primeiro passo, este estudo investigou os benefícios imediatos e a curto prazo das MCM em três fases do tratamento em 19 pacientes com OA do joelho. A pesquisa foi 14 mulheres e 5 homens que receberam tratamentos individuais de MCM e também executaram auto-MCM. Os resultados incluem:
- intensidade de dor (escala visual análoga) durante a marcha, subir e descer escadas, e levantar sentar;
- Amplitude de movimento passiva de flexão e extensão; e
- Atividades da vida diária - escala de levantamento de resultados do joelho (KOS-ADLS)
Foram identificadas melhorias significativas da "baseline" nas amplitudes de flexão e nas pontuações de dor em todas as tarefas a seguir ao tratamento inicial. O resultado da KOS-ADLS melhorou significativamente desde o primeiro até ao último tratamento. As MCM foram associadas com alivio imediato da dor e melhoria funcional do joelho, sugerindo o seu potencial como um componente de manuseio inicial à abordagem ao joelho com OA. Todos os direitos reservados a Informa Healthcare USA, Inc.
Traduzido por: Lídia da Silva Farinha - Fisioterapeuta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário