A liberação miofascial é toda a terapia que como o nome indica, liberta a fáscia que é um tecido conjuntivo composto por colágeno e elastina que permite os movimentos do nosso corpo, ao “endurecer” diminui a elasticidade e flexibilidade dos movimentos.
As principais causas da dor miofascial poderá ser por má postura física, as pressões do dia-a-dia, os choques emocionais, estresse etc. Esta forma de pré patologia está crescente no mundo atual e requer profissionais preparados para atuarem precisamente nesta área. Inicialmente os EUA iniciaram tais métodos para os Licenciados em massagem nos anos de 1990, oriundos das técnicas de Rolf as praticas eram rudimentares em comparação com os métodos atuais, no Brasil existem duas propostas, a primeira, mais antiga oriunda da Fisioterapia, onde o foco é a reabilitação. A segunda é preventiva e campo do técnico de massoterapia.
Recente e pouco divulgada, está crescente entre os profissionais de massagem. A técnica consiste em aliviar a dor muscular e articular, recuperação da função de contração e relaxamento muscular, assim como correção postural. As técnicas podem ser aplicadas em diferentes áreas, desde crianças a idosos. Os métodos de Judith D.Walker e L.Chaitow são os protocolos usuais em Terapia por massagem.
ABRAMC
Olá!!!
ResponderExcluirSou Educadora Física e tive contato com liberação miofascial em um módulo de um curso de pós graduação apresentado por uma fisioterapeuta.
Achei a técnica muito interessante e gostaria de saber onde é possível encontrar cursos nesta área.
Obrigada!
Flávia
linosilva.flavia@gmail.com
http://www.vfcursos.com.br/curso/liberacao-miofascial-myofascial-realease
Excluirhttp://www.physion.com.br/curso-de-pontos-gatilhos.html
PRÓXIMA TURMA
20 e 21 de Abril de 2013
Sábado e Domingo, das 08:30h as 18:00h
Local:
Instituto Physion - Unidade Glicínias
Rua das Glicínias, 300
São Paulo - SP