As lesões osteomioarticulares são as mais frequentes na prática esportiva. O membro inferior é o mais acometido por lesões, principalmente em corredores e, por estar intimamente relacionado à biomecânica esportiva, como o salto e o movimento brusco. Estudos demonstram que as estruturas musculares, tendíneas e articulares, são as partes anatômicas mais vulneráveis às lesões na prática da corrida de rua.
A bandagem elástica funcional pode ser um dos recursos fisioterapeuticos utilizados na prevenção de lesões na prática dessa e de outras atividades esportivas. A bandagem proporciona estímulos neuromusculares que, ao ser aplicada com a técnica correta, ativa a musculatura regulando o tônus, conferindo suporte e corrigindo a mecânica articular, ações essas que proporcionam um eixo de movimento mais funcional.
Cada caso necessita ser avaliado e então, direcionado ao procedimento fisioterapêutico definido, antecedendo à aplicação da bandagem. Uma atividade esportiva planejada e personalizada é a melhor maneira de praticar a corrida com segurança, tanto para o atleta profissional quanto para o amador. Previna-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário