Em qualquer esporte de rendimento sempre se buscam diferentes formas para melhorar o desempenho e a performance dos atletas. A massagem antes da competição é, para muitos desportistas, parte do ritual executado antes de um esforço esportivo. O aquecimento é a preparação do corpo para a atividade física, sendo dividida em três partes: elevação da temperatura e da frequência cardíaca, movimentar as articulações e os músculos em sua maior flexibilidade.
Umas das técnicas de recuperação apresentadas por BOMPA (2001, p.239) é a massagem que pode trazer os seguintes benefícios:
• Alivio da fadiga muscular e redução do inchaço excessivo;
• A pressão e o alongamento do tecido auxiliam na mobilização de aderências musculares, por meio da remoção do sistema circulatório;
• A pressão aplicada estimula a abertura dos pequenos capilares, aumentando o fluxo sanguineo para 35%, permitindo uma maior troca de substâncias entre capilares e células dos tecidos;
• Alivia espasmos musculares, através de movimentos leves em direção paralela às fibras musculares. "A massagem é o meio externo mais efetivo para movimentar o fluido extravascular para os vasos linfáticos e, por esses vasos, para o sistema circulatório. Isso pode ser descrito como uma forma de limpeza."
Nenhum comentário:
Postar um comentário