Muitos atletas, principalmente os iniciantes, podem sentir o corpo dolorido no período pós treino. Conhecidas como dores musculares de início tardio (DMIT), esse desconforto pode surgir logo após o treino ou também 24 horas de depois do exercício, mas não se desespere: estes sintomas pós treino são normais.
Isso porque a dor muscular pós treino é reflexo da resposta dos músculos para reparar o dano sofrido. Pois quando nos exercitamos, criamos microlesões que o corpo naturalmente trata, deixando os músculos mais fortes.
Em geral, as dores mais incômodas ocorrem quando o praticante está iniciando em alguma atividade que não está acostumado. Ou quando o atleta passa a fazer treinos de alta intensidade ou de longa duração.
Quando começamos a nos exercitar ou trocamos de exercícios ou a carga dos treinos é possível que as dores apareçam. E o mesmo pode ocorrer após um atleta correr uma maratona, por exemplo.
Massagem
Aconselha-se a massagem esportiva como uma forma de diminuir os efeitos do DMIT. A técnica move o fluido e o sangue no corpo. O que pode ajudar a melhorar o processo de cura dos pequenos traumas sofridos pelos músculos.
Uma pesquisa publicada no Journal of Exercise Rehabilitation (Jornal da Reabilitação de Exercícios, tradução livre) – o estudo concluiu que uma massagem pode colaborar em relação ao andar e a sensação de dores musculares no pós treino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário