força/mobilidade/flexibilidade deve existir, uma vez que o excesso ou a falha de um desses sistemas prejudica o funcionamento dos outros de forma simétrica. .
A manutenção da mobilidade corporal completa permite ao corpo se adaptar e realizar as tarefas funcionais de maneira mais ordenada e sem comprometimentos. Promovendo aumento do comprimento das estruturas que tiveram encurtamento adaptativo. .
Podendo ser definida também como uma técnica utilizada para aumentar a extensibilidade musculotendinosa e do tecido conjuntivo periarticular, contribuindo para aumentar a flexibilidade articular. Isto é, aumentar a amplitude de movimento (ADM). .
O encurtamento do sistema muscular gera como consequências o aumento do gasto energético, desestabilização da postura, utilização de fibras musculares compensatórias, compressão das fibras nervosas, aumento das incidências de cãibras e dor, além de prejuízo da técnica nas habilidades esportivas. Exercícios de alongamento são fundamentais para a prevenção e o tratamento de encurtamento muscular. .
A manutenção de parâmetros adequados de flexibilidade proporciona uma boa mobilidade, possibilitando movimentos com segurança em sua completa amplitude. Além de diminuir o risco de lesões em decorrência de limitações musculares e articulares, e um aperfeiçoamento do desempenho físico. .
Contamos então com a massagem desportiva como uma das estratégias utilizadas para contribuir com a melhora da flexibilidade e mobilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário