Sabe aquela dor muscular "insuportável" que você sente no dia seguinte ao seu treino? Apresento a Dor Muscular Tardia (DMT) Ela é causada pelas contrações excêntricas ( quando o músculo se torna alongado quando sob tensão). Porém não existe consenso sobre a causa fisiológica exata da DMT, mas uma explicação bem aceita é que receptores de dor no músculo enviam sinais para o cérebro ao perceber as microlesões que acontecem no músculo durante o treino , acumulando cálcio nos músculos, ocasionando inflamação e dor. Ela normalmente aparece 24 após o exercício.
Tanto a DMT como o dano muscular podem ser influenciados pelo tipo de exercício, pela velocidade do movimento, pelos intervalos entre as séries e até pelo condicionamento de cada um. Então aqui vão três formas de aliviar a dor da DMT: Fazer uma auto-liberação miofascial (massagem) em si mesmo, usando um daqueles rolinhos de espuma → se você massagear os músculos cansados com um rolinho de espuma em um período entre 1 e 6 horas após o exercício, pode reduzir significativamente as dores musculares no próximo dia.
Outra coisa muito importante que você pode fazer, especialmente quando está começando a treinar, é dormir bem o suficiente, já que é durante o sono que o seu corpo se recupera.
Mas a melhor maneira para aliviar a DMT no longo prazo é óbvia: fazer uma progressão gradual no seu exercício, dando tempo suficiente para a sua musculatura se adaptar ao novo estímulo.
Fonte: Relationship between physical exercise, muscle damage and delayed-onset muscle soreness (Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano · March
Nenhum comentário:
Postar um comentário