Páginas

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

MÚSCULOS ESQUELÉTICOS & MASSOTERAPIA



Os músculos compõem de 40% a 50% do peso corporal. Cerca de 80% deles são manipuláveis pela massoterapia, os outros recebem benefícios indiretamente através da mecânica corporal normalizada. Transformam energia química em energia mecânica. A massoterapia favorece isso pela vaso dilatação dos vasos sanguíneos. 

 Existem dois tipos de músculos esqueléticos: os tônicos e os fásicos. Alguns são alcançados pelas manobras, outros, através de técnicas de alongamento e mobilização. 

📌 Fibras do tipo II são de contração rápida e fadiga fácil. A massoterapia promove amplitude de movimento e melhora a energia muscular. 

📌 Fibras do tipo I são de contração lenta e de grande resistência, demorando para entrar em estado de fadiga. Existem técnicas avançadas que normalizam o tônus muscular e o alinhamento corporal. 📌 Quanto mais vascularizado for o músculo, maior será sua necessidade de energia para realizar seu trabalho. A massoterapia promove a nutrição tecidual pela vaso dilatação. 

📌 Podem ser classificados pela forma do ventre: longo, fusiforme, largo, leque. Só é possível uma correta aplicação das manobras de massagem conhecendo forma, tamanho e topografia muscular. 

📌 A informação para contração ocorre na junção neuromuscular. Sabendo estimular corretamente as placas neuromusculares, é possível promover diversos efeitos e ações fisiológicas: analgesia, tônus muscular, sedação ou tonificação energética, etc. 

O massoterapeuta é como um mecânico de automóveis, e os músculos esqueléticos representam o motor do corpo humano. Quanto mais você entender de músculos esqueléticos, mais as pessoas vão procurá-lo para resolver problemas de disfunção musculoesqueléticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails