A dor faz parte da vida de quem pratica esportes. Mas você não precisa sofrer durante dias com os incômodos provocados por um treino intenso. Há inúmeras técnicas que ajudam a reduzir desconfortos musculares e permitem que o atleta volte o mais rápido possível a correr. Um dos métodos mais eficientes e acessíveis para isso é a massagem. Entenda melhor os benefícios da prática e o momento ideal de realizá-la.
Por que é bom?
Quando você faz uma atividade física exigente, as microfibras dos seus músculos se rompem. Isso gera um processo inflamatório e resulta em dor – que costuma durar de 24 a 48 horas. Além de relaxar a musculatura, a massagem aumenta o fluxo sanguíneo na região, fazendo com quem mais oxigênio e nutrientes cheguem ao local afetado. Desse modo, o desconforto pós-treino é reduzido em intensidade e duração. “Além disso, a massagem diminui os nódulos [nós] gerados pela contração muscular, que também provocam dor.”
Quando fazer?
A massagem pode ser benéfica tanto depois de uma prova quanto de um treino mais exigente, para que você não perca o rendimento naquela semana em que a planilha está puxada. Para aproveitar melhor a terapia, o ideal é que o atleta a faça no dia seguinte ao exercício, após ter dormido e se alimentado bem. Assim, ele saberá exatamente os pontos do corpo mais doloridos, que precisarão de maior atenção.
Existem contraindicações?
Não é recomendado fazer a massagem em caso de torção, distensão muscular ou qualquer outro tipo de lesão. Nesses casos, o primeiro passo é procurar um médico. Aí, se o especialista recomendar, a massagem pode fazer parte do tratamento. Você não tem ideia de como diferenciar o incômodo muscular pós-treino do de uma lesão? Geralmente, a dor de uma contusão é acompanhada de edema (manchas roxas) e/ou vermelhidão na pele. Porém, na dúvida, sempre procure um ortopedista.
Há vantagens no pré-treino?
Quando realizada antes da corrida, a massagem também pode contribuir para sua performance. Ela vai diminuir a tensão nos músculos e as dores pré-existentes, reduzindo o risco de que algum incômodo impeça seu bom rendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário