Páginas

sábado, 25 de junho de 2016

O que é massagem desportiva e para que serve?



A massagem desportiva é uma importante forma para tratar a tensão muscular de atletas, podendo ser utilizada com regularidade para ajudar a prevenir lesões por esgotamento


massagem desportiva é uma importante forma para tratar a tensão muscular de atletas e apresenta a vantagem sobre a maioria das terapias, podendo ser utilizada com regularidade para ajudar a prevenir lesões por esgotamento. Segundo Marcelo Quaranta de Vasconcelos Pena, professor, "Os principais sintomas apresentados por atletas que se submetem a intensos esforços físicos são as dores muscularesdores nas articulaçõesinflamações dos tendões e da cavidade anatômica. Outras indicações podem incluir o controle da ansiedade e da dificuldade em dormir, causadas pela tensão física e o mal-estar. Quando o sistema musculoesquelético está sobrecarregado, o desportista fica vulnerável ao traumatismo. Enquanto se segue um programa de treino aparentemente normal, por exemplo, ele pode sofrer uma lesão aguda, como umadistensão muscular, deslocações das articulações e fraturas, pelo esforço violento". 

Graças à massagem desportiva, o terapeuta pode combater as principais dores musculares e dores de ordem geral, que alguns atletas parecem aceitar como atributo normal das atividades físicas, o que, de forma geral, é erroneamente feito a partir do uso de drogas, que apresentam diversos efeitos colaterais.


No caso de lesões específicas, a massagem desportiva pode trabalhar as áreas diminuindo e melhorando os sintomas além de, graças à sensibilidade do terapeuta, poder identificar e trabalhar os pontos que ainda não se tornaram lesões, prevenindo-as. Por essa razão, cada tratamento pode ser exclusivamente adequado às necessidades específicas do desportista, em cada eventualidade, aplicando diferentes técnicas que produzem resultados específicos. Para cada situação, portanto, são utilizadas combinação de técnicas direcionadas de acordo com o atleta. Segundo ARCHER (2008), ao se aplicar a massagem desportiva, devem-se considerar os seguintes fatores:

- Ocasião
As técnicas e a duração da massagem variam de acordo com o momento de sua aplicação (antes, depois, ou entre as atividades; no início e, ou no final de cada evento).

- Ambiente
A massagem pode ser aplicada no local durante a agitação de uma competição, ou em uma clínica de tratamento, em um ambiente tranquilo e privativo. O local influencia a escolha dos equipamentos, das manobras e a duração da massagem.

- Áreas de estresse
A biomecânica e as práticas de treinamento habituais de um esporte específico criam áreas de estresse no atleta. Conhecê-las ajuda o terapeuta a decidir quais grupos musculares precisam de massagem específica e mais prolongada, e quais devem receber uma massagem mais rápida e geral.

- Programação de treinamento e competição
Essa informação ajuda a determinar a frequência da massagem e afeta os seus objetivos específicos, ou seja, programar a massagem em dias de treinamento leve e esperar até o período fora da temporada para realizar correções posturais.

- Outros tratamentos/modalidades/exercícios
A eficácia da massagem pode ser intensificada ou reduzida com a realização de outras modalidades de treinamento. Sendo assim, é importante ponderar se ela deve ser feita antes ou depois dessas outras modalidades. 

Portanto, apesar da alta tecnologia utilizada hoje, para que todos os tipos de atleta obtenham melhor desempenho, a massoterapia vem sendo utilizada e considerada fundamental.



Por Silvana Teixeira.
http://www.cpt.com.br/cursos-esporte/artigos/o-que-e-massagem-desportiva-e-para-que-serve

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails