A massagem desportiva é uma excelente ferramenta para os atletas e para os amadores que praticam algum tipo de esporte com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.
Essa massagem age nas dores dos atletas, mas é indicada não só quando se tem lesão, ela deve ser realizada para prevenir as mesmas, ou simplesmente amenizar cansaço muscular.
Massagem Antes do Exercício
Antes da prática do exercício a massagem estimula o organismo elevando aumentando a atividade circulatória e preparando os músculos, auxiliando assim a execução de alongamentos; a massagem é realizada de forma rápida e profunda.
Após o exercício
A massagem precisa ser realizada de forma lenta e profunda para promover a movimentação de resíduos metabólicos musculares como o ácido lático adquirido com a forte carga da atividade física, também auxilia na redução da dor e do nódulo de tensão quando houver.
A massagem desportiva pode também ser usada como tratamento e ajudar a deixar o corpo em harmonia, ela promove a circulação, recuperação da lesão e melhora a flexibilidade.
A massagem pós-exercícios é uma das intervenções mais utilizadas para recuperação de atletas. Porém, estudos apontam que os efeitos da massagem sobre recuperação de desempenho são pequenos e ainda incertos, e funcionam melhor em casos de recuperação a curto prazo após o treinamento misto intensivo, mas por enquanto, questionável em casos de recuperação de atletas competitivos.
Foam Roller
Em um estudo também de outra opção de massagem que você mesmo pode aplicar, a Auto Liberação Miofascial, aplicadas com aparelhos comuns como o rolo de espuma (foam roller) ou rolo massageador, muitas vezes indicados para que pessoas utilizem em suas casas.
A massagem tem um efeito de curto prazo sobre a amplitude de movimento conjunta sem afetar negativamente o desempenho muscular e pode ajudar a atenuar uma baixa no desempenho muscular e dor muscular tardia após o exercício intenso. Os resultados sugerem que o rolo de massagem pode ser uma intervenção eficaz para melhorar a amplitude do movimento conjunta e desempenho muscular pré e pós-exercício.
Resumindo, o método aumenta a flexibilidade, reduz a dor muscular sem impedir o desempenho atlético. Isso pode levar a uma melhor função arterial, melhoria da função endotelial vascular, que poderia ser útil na recuperação, por ter um estímulo diretamente ligado a lâmina de tecido fibroso na qual se fixam alguns músculos, onde se originam muitas lesões.
Mas ficou claro que o método parece ter uma gama de efeitos potencialmente valiosos para os atletas e para a população em geral, incluindo o aumento da flexibilidade e melhorar a recuperação.
Escolha o método que mais se adéqua ao seu dia a dia e comece a utilizá-lo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário