O estudo “The relationship of massage and exercise to mood enhancement” de Weinberg & Kolodny (1988) investigou a relação entre o exercício, a massagem e o aumento da disposição. A mesma proposta de pesquisa foi realizada entre 2008/2009. Os pesquisadores concluíram que a massagem relacionou-se consistentemente com o aumento do humor positivo e com o bem-estar psicológico.
Acredita-se que a liberação de serotonina aconteça porque a massagem possui o mesmo impulso fisiológico que o exercício que também libera serotonina e ocitocina. Sobre os hormônios, sabe-se que há liberação de hormônio ocitocina (aumento de bem-estar), aumento de hormônio serotonina (a massagem altera a resposta do corpo ao estresse).
A massagem aumenta os níveis disponíveis de encefalinas e endorfinas, diminui o nível de cortisol, também os níveis de norepinefrina /noradrenalina. Não é a toa que a massagem era chamada de ginástica passiva. O estudo foi um ensaio científico, porém no futuro acontecerão novas pesquisas. No Brasil um grupo de pesquisa já iniciou novas pesquisas neste sentido e em breve teremos novas descobertas.
Westminster Reino Unido - 2009
MassageTherapy Foundation - 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário