De acordo com Guy Roulier em seu livro “La Prática de la Osteopatia”, o nervo sensitivo pode provocar neuralgias se uma compressão irritativa interrompe a propagação do fluxo nervoso. Segundo Roulier, a dor ciática ou ciatalgia, surge na região lombar para descer pela perna, passando pela panturrilha ou pela parte externa da perna acabando no pé.
A causa pode ser em baixa porcentagem uma verdadeira hérnia discal causada por choques, esforços violentos que levam a microtraumatismos. Frequentemente, como conseqüência de certos esforços repetitivos, as articulações vertebrais não reajustadas se inflamam e o edema comprime a raiz nervosa instalando uma dor ciática durante dias ou semanas.
Outras possíveis origens e causas da dor ciática são variadas e as vezes pouco evidentes e segundo Roulier podem ser devido à:
- Contraturas musculares no trajeto ou proximidade do nervo (escápulas, pélvis, glúteos, músculos, pernas);
- Irritação por compressão de órgãos pelvianos (útero, intestinos, etc.) sobre as raízes do nervo ciático;
- Dor de origem coccígena: luxação do cóccix que, ao sentar-se provocam dores.
Observa-se muitas manobras osteopáticas efetivas no tratamento deste problema, pois sobre este osso se apóiam importantes ligamentos;
- Dor de origem meníngea que provém de lesões osteopáticas à distância (craniais, cervicais, dorsais);
- Dor como conseqüência de um desequilíbrio nos membros inferiores e na pélvis. O sacro, que é a base que repousa toda a coluna vertebral, onde normalmente deve estar perfeitamente equilibrado;
- Dor de origem dental: o osteopata deve sempre pensar em investigar a relação dentes-ciático;
- Dor de origem cicatricial (aderências, fibroses).
Nenhum comentário:
Postar um comentário