A dor no pescoço é uma dor muito comum, e diversos fatores são os responsáveis por esse desconforto. Ela não é uma novidade, é presente na vida de muitas pessoas há muito tempo. Mas, não podemos negar que ela cresceu muito nesses últimos anos e a maior causa é o uso excessivo do celular, as pessoas passam longas horas conectadas com uma postura desajeitada e o resultado: Fortes dores no pescoço.
Má postura ao usar celular sobrecarrega demais nossa cervical e gera diversos problemas (o que seria facilmente evitado com consciência corporal). Ficar com a cabeça flexionada para baixo, durante longas horas, faz com que uma grande quantidade de peso seja depositada sobre toda a coluna, gerando dor no pescoço, tensão muscular e rigidez. Nessa posição o peso da cabeça passa de 5kg para 27 kg, sobrecarregando toda a coluna. Além disso, há um alongamento excessivo dos extensores cervicais, e o seu alongamento exagerado induz um encurtamento dos flexores cervicais aumentando a tensão muscular na região do pescoço, ombro e toda a coluna, o que faz com que a cabeça projete para a frente.
Conscientizar os pacientes para esse problema, além de fazer massagem, incentivar a consciência corporal, com movimentos que ajudem na amplitude de movimentos, mobilidade articular, alongamentos e atenção para a postura. Esse é o segredo (que não deve ser guardado) para prevenir problemas na cervical. O ideal é sempre levantar o aparelho na altura dos olhos, ao invés de abaixar o pescoço e fazer pausas com frequência enquanto estiver fazendo o do uso do celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário