Páginas

sábado, 6 de abril de 2024

Síndrome do pescoço de texto

 


Vamos falar sobre um assunto que afeta muitos de nós, mas que talvez nem tenhamos consciência: a síndrome do pescoço de texto. Você já repararam na quantidade de tempo que se  passa com telefone em mãos? Seja nas redes sociais, jogando, lendo, enviando mensagens, a verdade é que o telefone se tornou uma extensão de nós mesmos. E isso não é necessariamente algo ruim, certo? Bem, aí que mora o perigo! Essa dependência do telefone tem consequências, e uma delas é a postura corporal comprometida.  

Agora, vamos refletir juntos: já pararam para considerar o impacto dessa postura na nossa saúde? O uso prolongado do telefone nessa posição pode levar ao que vem sendo chamado de "pescoço de texto". Parece engraçado, mas é sério! A síndrome do pescoço de texto ocorre quando mantemos o pescoço flexionado e a cabeça inclinada para frente por longos períodos. Isso gera um estresse excessivo aos músculos e tendões do pescoço, ombros e coluna vertebral. Acreditem, é como se estivéssemos carregando um peso extra desnecessário. 

Os sintomas da síndrome incluem dor no pescoço, rigidez muscular, dor de cabeça e até mesmo problemas de visão, assim como na evolução, dores na coluna cervical gerando contraturas e tensão. Temos algumas dicas para minimizar o impacto do uso excessivo do telefone na nossa postura. 

A primeira delas é manter o celular na altura dos olhos, evitando ficar curvados para baixo. Outra sugestão é fazer pausas regulares para alongar os músculos do pescoço e das costas. E, é claro, tentar limitar o tempo que passamos com o telefone nas mãos e a última é fazer massagem regularmente, pois irá ajudar a não comprometer mais a coluna e tratar de forma que corrija a inclinação errada e as tensões e dores na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário