Mio significa músculo e fascial refere-se a fáscia. A fáscia está por toda parte, ela forma uma espécie de teia que percorre todas as estruturas do nosso organismo. Sendo o principal tecido conjuntivo. Localizada abaixo da pele, muito resistente e elástica, ela reveste, envolve e protege todo o sistema músculoesqueletica. O problema, no entanto, é que esse tecido mole é altamente suscetível de ser danificado e perder sua flexibilidade. Criando assim, alterações no deslizamento entre a fáscia e o músculo, que pode provocar dor e diminuição da mobilidade, tornando a fáscia mais rígida. Essa restrição pode acarretar o tensionamento de estruturas adjacentes e gerar dores não só no músculo como também nas articulações. As alterações na fáscia muscular podem gerar quadros inflamatórios.
Fatores como: treinos intensos, práticas desportivas incorreta, maus hábitos posturais, recorrência de lesões ortopédicas, tensão emocional e estresse.
Benefícios da liberação miofascial: -Melhoria nas tensões e dores. -Melhoria na mobilidade e redução de sobrecarga das articulações -Ativação muscular. -Ajuda na redistribuição da massa muscular. -Melhorias na circulação sanguínea. -Maior mobilidade e amplitude de movimento. -conscientização corporal. -Relaxamento muscular. - Quebra de aderências e fibroses.
Benefícios para quem pratica atividade física Pré treino: A liberação da fáscia antes do treino amplia o raio de ação dos músculos devolvendo sua mobilidade o que torna os exercícios mais fáceis de serem executados.
Pós treino: No pós treino, a técnica ajuda a evitar dores e tensões musculares, ajudando os músculos a se recuperarem após terem recebido uma sobrecarga. Causa uma agradável sensação de bem estar e relaxamento, sensação de conforto, eliminando toxinas e evitando as câimbras. Já cuidou do seu corpo hoie?
Nenhum comentário:
Postar um comentário