Páginas

sábado, 23 de outubro de 2021

Massagem terapêutica

 


Uma massagem relaxante no final de um dia puxado, cansativo e estressante pode ser exatamente o que precisamos, não é mesmo? Para as pessoas que lidam com lesões e dores crônicas, a massagem terapêutica pode servir como medicina alternativa.

Quando aplicada corretamente, a massagem pode resolver uma série de problemas de saúde, incluindo males musculoesqueléticos, e auxiliar em tratamentos pré ou pós-cirúrgico, além de casos como linfedema (acúmulo excessivo de fluidos que frequentemente ocorre nos braços ou nas pernas).

Na massagem terapêutica, um profissional treinado aplica pressão nos músculos e em tecidos moles para ajudar a curar as condições subjacentes. A massoterapia geralmente é destinada a aliviar a dor, relaxar os músculos e permitir que o sangue e o oxigênio fluam livremente pelo corpo.

Técnicas de cura envolvendo essa terapia têm milhares de anos e foram referência em textos antigos do Egito, Roma, China, Grécia, Índia e Japão. A prática tem se mostrado eficaz em várias situações.

  • Reduzir a dor em pacientes com câncer. Um estudo com 380 adultos em estágio avançado da doença, alguns dos quais em tratamento paliativo, mostrou que a massagem terapêutica, fornecida por massoterapeutas treinados, ajudou a reduzir a dor dos pacientes e a melhorar o humor deles.
  • Aliviar a dor lombar. A técnica tem se mostrado eficiente para diminuir os desconfortos na região lombar.
  • Combater enxaqueca. Algumas pesquisas sugerem que a massagem terapêutica, em combinação com outros tratamentos, pode ajudar a compensar a dor associada a enxaquecas e a outras dores de cabeça crônicas.
  • Reduzir a dor no ombro. Massagem nessa região ajuda a diminuir o incômodo e a melhorar a amplitude de movimento.
  • Reduzir a dor e os sintomas associados à síndrome do túnel do carpo. Um pequeno estudo mostrou que uma massagem profissional de 15 minutos, uma vez por semana, durante quatro semanas, com terapia adicional de automassagem em casa, melhorou o desconforto e a fraqueza muscular causados pela síndrome do túnel do carpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário