Massagem desportiva não é frescura de spa. É uma técnica usada por atletas profissionais e que pode maximizar o seu treino e os seus ganhos!
Quem frequenta a academia e pratica esportes deve conhecer a massagem desportiva e seus benefícios.
A importância da massagem desportiva é tanta, que os primeiros registros de sua prática se encontram nas antigas culturas gregas e romanas, civilizações que desenvolveram e melhoraram grande parte das modalidades esportivas que conhecemos hoje.
Você acha que times de futebol têm massagistas por acaso? Ou que lutadores de MMA fazem massagens pós-treino por frescura? E por que boas academias oferecem esse tipo de serviço?
Para explicar, decidimos falar desse assunto e mostrar como a massagem desportiva pode ser importante também para os marombas.
O que é a massagem desportiva?
A massagem desportiva é uma técnica utilizada antes e depois de competições ou treinos intensos, seja por atletas de nível amador ou profissional.
A técnica tem o objetivo de relaxar a musculatura, que fica sobrecarregada devido ao esforço exigido pelos treinos e competições. Além disso, a massagem desportiva estimula a circulação e a quebra de aderências, provocando um efeito estimulante, alívio de dores e acelera a recuperação muscular e o tratamento de lesões.
Não se trata de uma massagem relaxante como as oferecidas em spas de beleza. O foco é nos benefícios físicos e mentais.
Quais os benefícios?
Se realizada no pré-treino, a massagem desportiva é excelente para preparar o corpo para o esforço que será realizado.
O massagista adota técnicas que elevam a temperatura das regiões que sofrerão maior desgaste. Geralmente, a massagem pré-treino é realizada cerca de meia hora antes da realização do exercício físico.
No pós-treino, por sua vez, a massagem tem outro objetivo, que é a eliminação de resíduos tóxicos do corpo, o auxílio na redução das dores e favorecer uma melhor e mais rápida recuperação muscular.
O atleta que realiza a massagem desportiva no pós-treino consegue uma recuperação até três vezes mais rápida que aquele atleta que apenas repousa após o treino.
Quem deve praticar?
Muita gente acha que a massagem desportiva só serve para atletas profissionais, mas isso não é verdade. A técnica é indicada para qualquer pessoa que pratica algum tipo de esporte – musculação incluída, claro.
No entanto, o atleta deve confiar essa responsabilidade a um massagista profissional e qualificado para realizar a massagem desportiva, pois essa técnica é diferente da massagem relaxante, praticada pela maioria dos massagistas “convencionais”.
A massagem desportiva é feita com movimentos fortes, rápidos e bruscos, promovendo uma circulação sanguínea mais rápida nos períodos pré e pós-treino, eliminando o ácido lático, responsável pelas dores ocorrentes nos dias após a prática do exercício físico.
Massagem desportiva para marombas
Se você prestou atenção nas explicações acima, já deve ter de forma bem clara o quanto a massagem desportiva pode fazer bem para a marombada.
Ela é capaz de diminuir as dores musculares e tratar lesões, e isso pode fazer seu treino render muito mais e até evitar que você perca um dia de treino.
Mas, mais do que isso, ela favorece a recuperação muscular, que é justamente o processo que faz os seus músculos crescerem. O descanso é essencial. Com uma massagem desportiva, o resultado é ainda melhor e mais rápido.
Não é por acaso que bodybuilders famosos como Jay Cutler, Phil Heath e vários outros são adeptos.
Então, deixe de ser preconceituoso e ignorante, que acha que massagem é frescura ou só para quem frequenta spas.
Se você quer melhorar sua performance, acelerar seus ganhos e treinar mais e melhor, procure um profissional capacitado e faça esse tipo de massagem antes e/ou depois de cada sessão na academia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário