Páginas

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

A dor



"A associação Internacional para o estudo da dor, define a dor como uma experiência sensorial e emocional associada, com dano real, ou potencial ao tecido." 

A dor é uma sensação subjetiva e apesar de sua universalidade a dor é composta de variados desconfortos humanos. O que eu quero chamar atenção neste post é que a dor tem um propósito, que é nos avisar que algo está errado. Se você ignora este aviso e continua insistindo no movimento que lhe causa dor, ela pode provocar uma resposta de retração ou um espasmo muscular, ( o que normalmente acontece quando você tem um torcicolo e não consegue virar a cabeça para um lado) para preservar ou proteger a área lesionada a fim de evitar mais lesão. Porém se não tratada, a dor pode persistir até que não seja mais útil e se tornar um meio de aumentar a incapacidade. Um espasmo prolongado gera uma deficiência circulatória e uma tendência a preservar o local da dor seja consciente ou inconsciente então cada vez mais evitamos de mexer no local que doí em outras palavras poupamos o membro com dor e esse desuso pode levar a uma atrofia muscular, ou seja a dor crônica pode torna-se um estado de doença em si própria! 

Quando você sentir uma dor que começa a ser persistente procure a ajuda de um profissional, descubra a causa da dor e trate! Insistir na dor pode trazer complicações que serão mais difícil de tratar do que se logo ela for localizada é tratada ! (Prentice,1998) *trechos extraído do livro Modalidade terapêuticas para fisioterapeutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário