Após uma sessão de massoterapia desportiva ou terapias manuais para o tratamento da dor, é normal ficar com o corpo dolorido?
SIM, e é até esperado na primeira sessão, inclusive! Quando nos submetemos à essas terapias, estamos promovendo diversas alterações estruturais nos nossos músculos. Em alguns casos, essas ações causam uma sensação de desconforto na musculatura, podendo aparecer até 8 horas depois do término da sessão e alcançando intensidade máxima entre 24 e 72 horas. Esse incômodo é chamado de dor muscular tardia, e é muito comum entre praticantes de atividades físicas e atletas, principalmente no pós treino.
Segundo pesquisas, ela é consequência de microtraumas nas fibras musculares, o que gera dores que são exacerbadas pela movimentação ou palpação. . Isso acontece porque as manobras realizadas podem provocar micro lesões em algumas células musculares, isso faz com que elas derramem enzimas (creatinoquinase) na corrente sanguínea, gerando uma resposta inflamatória, que causa a dor. Esse é o principal motivo da dor muscular tardia. É válido ressaltar que essa dor não é causada pelo acúmulo de ácido láctico, pois o ácido lático é removido do organismo quase que completamente em até 30 minutos após a sessão.
Um estudo da Universidade Católica Brasileira aponta que os tendões que ligam os músculos são “os principais locais de sensação de dor, porque eles são os pontos mais fracos da estrutura muscular, por isso, mais suscetíveis ao dano por estresse mecânico” durante o processo de reposicionamento de fibras musculares e correção estrutural fisiológica. . Sentir uma “dorzinha gostosa” ao final de uma sessão é um indício de que o seu corpo está reagindo e melhorando suas condições fisiológicas, mas quando o seu quadro é de dor intensa ou prolongada demais, é importante falar com o profissional que te atendeu para analisar se, para o seu quadro, será necessário procurar ajuda médica. . É recomendável manter-se em repouso por, pelo menos, 18h após a primeira sessão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário