Páginas

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Alongamento e massagem na tensão muscular



Importância do alongamento e massagem na tensão muscular 

A tensão muscular pode vir a se tornar um problema fisiológico constante, gerando dores no corpo e até problemas mais sérios como desvios posturais e doenças miofasciais. Deve inicialmente buScar suas causas primárias. A soma das tensões musculares adquiridas a partir da infância traduz, ao longo dos anos, uma ‘couraça muscular’, uma espécie de armadura que se forma por um processo de defesa do corpo. 

Desta maneira, vários sentimentos podem ser somatizados como: ansiedade, insegurança, medo, solidão, ressentimento, vergonha, etc. Uma das funções da massagem é atuar nas áreas mais atingidas e tensas, realizando uma ação de relaxamento e melhora do fluxo sangüíneo. Nesse aspecto, a massagem pode ser considerada como um agente atenuador primário pois age primeiro superficialmente no corpo físico, atingindo, a seguir, o corpo emocional da pessoa. 

Existe uma relação entre a tensão psicológica e muscular, isto é, entre o estado emocional da pessoa e sua tensão muscular, sendo que quando uma aumenta a outra também aumenta e vice-versa. Por isso é um dos efeitos da massagem e prevenção do estresse e atuando no campo emocional pela diminuição da tensão muscular. Fisiologicamente a massagem atua no sistema nervoso autônomo, regulando-o e dessa forma o sistema endócrino também é organizado em sua liberação hormonal. A massagem ainda atua no tecido conjuntivo e muscular, relaxando-o e organizando-o. Tudo isso leva a uma grande sensação de bem-estar. 

O alongamento também possui ações fisiológicas semelhantes a massagem atuando de forma ainda eficiente nas fibras musculares e tecido conjuntivo melhorando a extensibilidade muscular e do tecido conjuntivo, com isso o músculo teria sua função melhorada. Ao organizar a postura atuando nos músculos encurtados, estes também tem sua função restabelecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário