Liberação Miofascial é um método de tratamento! Fique ligado e busque mais qualidade de vida! Veja o real significado e benefícios da Liberação Miofascial abaixo:
- Liberação Miofascial tem sido muito utilizada na última década com objetivo de contribuir para a flexibilidade muscular. O papel da fáscia (tecido conjuntivo que recobre todos os músculos do corpo humano) é de sustentar e garantir a estrutura dos ventres musculares, contribuindo para a transmissão de forças entre os segmentos corporais e o deslocamento dos fluidos corporais. As fáscias, além de proporcionar melhora na movimentação, auxiliam também na manutenção da integridade do corpo, funcionando como uma barreira de defesa para a musculatura esquelética (SOUZA e MEJIA, 2012).
Nesta técnica, o profissional busca a liberação do tecido miofascial pressionando, sem ou com o auxílio de algum equipamento, as diversas regiões corporais que normalmente estão rígidas e limitando o movimento. A pressão gerada pelo equipamento ou pelas mãos, visa modificar a organização dos tecidos subjacentes (fáscias e aponeuroses) buscando maior mobilidade contra a rigidez gerada pelo treinamento físico e má postura. Segundo Marques (2016), pode existir modulação do tônus para aceleração do processo de recuperação do tecido muscular pós treino, auxiliando inclusive na redução da dor tardia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário