"Os efeitos da massagem sobre a pele são de renovação celular, alívio da dor, aumento do limiar e sensibilidade fina, retarda o envelhecimento, desobstrução dos folículos pilosos, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas.
O efeito psicológico pode ser promovido pelo toque e a somação dos vários efeitos que proporcionam a sensação de bem-estar. O aspecto científico da massagem inclui toda a anatomia e fisiologia que ela envolve. A combinação da habilidade junto ao conhecimento da anatomia faz com que o terapeuta proporcione ao cliente a cada massagem, um acontecimento único. Como a pele possui vários receptores sensoriais estes podem ser considerados o ponto de contato entre o paciente e o terapeuta.
O movimento de fricção promove o aquecimento da pele melhorando a ativação sanguínea e linfática, consequentemente estimula a secreção de glândulas sebáceas. Os músculos, tendões e fáscias também são beneficiados. A massagem aumenta o fluxo do sangue oxigenado proporcionando uma melhor nutrição e desenvolvimento dos músculos. Através do aumento da excitabilidade torna mais sensíveis os indivíduos aos impulsos nervosos, diminuindo a fadiga, com melhora da coordenação e aumento da produção do ácido lático fazendo recuperação desses músculos.
O toque provoca uma resposta do sistema nervoso simpático mandando informações via aferente para o sistema nervoso central, o qual prepara o indivíduo para mobilizar ou defender-se. Quando o corpo percebe que o sinal não apresenta perigo, ele faz a interrupção do sistema nervoso simpático e faz ativação do parassimpático que deixa o corpo do indivíduo em estado de repouso, diminuindo a atividade cardiovascular e hormônios do estresse promovendo a sensação de bem-estar. A resposta do estímulo do sistema parassimpático através massagem, pode fornecer benefícios como a redução da ansiedade, depressão, dor e aumento da imunidade."
FONTE: BERTOJA V.; TOKARS E.; Os Benefícios da Massagem Relaxante. Curitiba, PR; 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário