Páginas

quinta-feira, 11 de abril de 2019

O que é distensão muscular?



A distensão muscular é um tipo de lesão em que os músculos ou tendões que se prendem aos ossos sofrem um esforço tão grande que acaba provocando o rompimento das fibras musculares e vasos sanguíneos que irrigam esses tecidos. 

 É comum ouvir, quando ocorre uma distensão, que a pessoa sentiu uma “fisgada” na região da lesão. Como consequência do rompimento, podem surgir sintomas como dores, inchaço e hematomas acompanhados de inflamação no local da lesão. O diagnóstico de uma distensão é algo imediato, uma vez que essa ruptura causa dor instantânea, impedindo que a pessoa ou atleta continue realizando o exercício. 

 O que pode causar: ▪️Falta de condicionamento físico; ▪️Idade; ▪️Pouco aquecimento antes do treino; ▪️Fadiga muscular; ▪️Reabilitação incompleta. 

 Quais os músculos mais atingidos? Qualquer músculo pode sofrer uma distensão muscular, mas alguns estão mais propensos, pois são frequentemente exigidos. São eles: ▫️Musculatura interna da coxa; ▫️Músculos da panturrilha; ▫️Músculos anteriores da coxa (quadríceps); ▫️Posteriores da coxa. 

 Os sintomas da distensão muscular incluem: ▪️Dor imediata no local da lesão; ▪️Fraqueza; ▪️Hematoma, resultado do rompimento de veias capilares; ▪️Edema (inchaço); ▪️Equimose (infiltração sanguínea nos tecidos musculares); ▪️Sangramento; ▪️Deformidade; ▪️Dificuldade para movimentar o músculo lesionado. 

Tratamento: 🔹Permanecer em repouso; 🔹Colocar gelo sobre a área lesionada, para compressão; 🔹Usar faixas para comprimir a região lesionada; 🔹Elevar o membro onde a lesão ocorreu. 

 Outros tratamentos que podem ser necessários incluem fisioterapia ou massoterapia, e uso de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios para ajudar a aliviar a dor e a inflamação. A massagem no local da lesão pode ajudar a reduzir o inchaço e deixar a musculatura solta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário