Quando se trata de lesão, não tem receita certa para evitá-las. Há diversos fatores que influenciam em uma lesão, fatores internos como excesso de fadiga, má nutrição que deixa os músculos sem nutrientes o suficiente para a regeneração no descanso e fatores externos como a má execuções de movimentos errados durante o treino e/ou competição, choque contra o adversário ou ambiente onde se está, fatores genéticos, entre outros.
A massagem traz diversos benefícios ao praticante de atividade física, seja o profissional, amador ou atleta de final de semana. Esses benefícios podem ser sistêmicos e estruturais.
Sistêmicos: Aumento da circulação, fluxo venoso; diminui edema traumático; diminuição de dor.
Estruturais: Maior flexibilidade muscular tecidual geral; redução de câimbras e espasmos musculares; alívio de pontos de gatilhos (pontos dolorosos neuromusculares); redução de aderências e aumento de remodelagem do colágeno no ciclo de cicatrização.
Observando essas informações, vendo todos os benefícios trazidos pela massagem, concluísse que aplicando a massagem pré ou pós treino/competição o risco de lesões diminui muito, é muito mais fácil um músculo trabalhar quando se está descansado, flexível, oxigenado e bem irrigado de sangue e consequentemente nutrido.
Não é 100% garantido que a lesão não irá acontecer. Mas o corpo estará mais estruturado física, sistêmica e emocionalmente, ao ponto de evitá-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário